O que é?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sensonite
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

sábado mai 10, 2014 4:05 pm

Boas,

Estávamos hoje no passeio e reparei nuns minúsculos bixinhos vermelhos, pelo sim pelo não passamos para a estrada onde eles não estavam.
Há pouco reparei que na minha varanda, nas paredes também havia -.-

Imagem
Imagem

Alguém sabe que tipo de bixo é? Tive receio que fosse algum tipo de carraças ou algo que faça mal aos cães :roll:

Pulverizei tudo cm biokill, mas ficou a curiosidade.
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado mai 10, 2014 4:48 pm

ui.
Acho que nunca vi disso por aqui.
Mas tinha logo um ataque. Já não aprecio os que conheço, quanto mais os que não conheço :roll:
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mai 10, 2014 6:09 pm

A cor deles era mesmo essa?

A mim, ignorante em bichezas como sou, parecem-me aranhas, mas nunca se sabe. E de um vermelho tão vivo, não me parece que sejam coisa boa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sensonite
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

sábado mai 10, 2014 6:18 pm

Olhando a foto assim realmente assusta, mas eram mesmo pequenos, eu é que fiz zoom para se ver melhor o animal.

A "vista desarmada" são assim:
Imagem
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado mai 10, 2014 6:39 pm

São trombiculas, um género de ácaros que se vêem muito nesta altura do ano nos muros. São muito pequenos logo passam despercebidos à maioria das pessoas. Os adultos são inofensivos, mas as larvas nem tanto, pois podem "morder" e provocam bastante irritação na pele.

Edit: apesar da cor vermelha viva, eles alimentam-se de células da pele e não de sangue
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado mai 10, 2014 7:18 pm

Existe desses em preto? É que agora que meteu a imagem original, lembro-me de uns pretos assim minis na altura do calor nas escadas.
sensonite
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

sábado mai 10, 2014 7:36 pm

joana_boris Escreveu:São trombiculas, um género de ácaros que se vêem muito nesta altura do ano nos muros. São muito pequenos logo passam despercebidos à maioria das pessoas. Os adultos são inofensivos, mas as larvas nem tanto, pois podem "morder" e provocam bastante irritação na pele.

Edit: apesar da cor vermelha viva, eles alimentam-se de células da pele e não de sangue
Obrigada, ainda bem que alguém conhece estes "amigos".

Ainda assim é bom ter cuidado quando estender roupa e assim não é, para o caso de algum andar por lá?!

Quanto aos cães posso deixa-los andar descansados na varanda que eles não lhes fazem mal, certo?

Bichinhos vermelhos ... devia vir uma chuva e leva-los a todos :twisted:
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado mai 10, 2014 7:54 pm

Nas fotos que mostrou são todos adultos, as larvas são semelhantes mas só têm três pares de patas. Eles apreciam sítios onde bate o sol várias horas, por isso essas zonas sã ode evitar. O problema é que as mordidas deles podem causa reacções alérgicas e muita irritação. Para além disso não são esquisitos, mordem gente e bicharada.

Eu evitaria os muros e apostava numa prevenção com acaricida (advocate, promeris duo, preventic). Mas penso que na maior parte dos caos estes ácaros não causam problemas de maior. Só em animais alérgicos.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mai 10, 2014 8:07 pm

<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sensonite
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

sábado mai 10, 2014 8:07 pm

Ainda ontem lhes meti Advantix..Vou ter atenção.

Obrigada, mais uma vez.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mai 10, 2014 8:12 pm

ReginaVieira Escreveu:Existe desses em preto? É que agora que meteu a imagem original, lembro-me de uns pretos assim minis na altura do calor nas escadas.
Esses devem ser chumbinhos, ninfas de carraça.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado mai 10, 2014 8:25 pm

Floripes3 Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Existe desses em preto? É que agora que meteu a imagem original, lembro-me de uns pretos assim minis na altura do calor nas escadas.
Esses devem ser chumbinhos, ninfas de carraça.
Ai que horror.
O que vale a partir do próximo mês vou meter advantix de 3 em 3 semanas e na altura do banho usar este shampoo: http://www.divasa-farmavic.com/index.ph ... 63&lang=en
Responder

Voltar para “Cães”