Apitos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta mai 15, 2014 3:34 pm

Eu utilizo um apito para dar comandos ao meu cão.
A mim parece-me ser bastante eficaz, tendo em conta que o som capta mais rapidamente a atenção e permite que ele distinga mais facilmente os comandos.

Neste momento utilizo 4 códigos:
- sentar: 1 apito curto
- deitar: 2 apitos curtos
- junto: 1 apito longo
- aqui: 2 apitos curtos e 1 apito longo

Alguém utiliza?
Um audível ou silencioso?
Qual a vossa opinião sobre eles?
Que códigos é que utilizam?
Jeca20
Membro
Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am

quinta mai 15, 2014 4:03 pm

Boas, nunca ouvi falar desse método com o apito.. Pode-me dar mais informações?
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta mai 15, 2014 4:28 pm

Como faz se quiser ensinar 30 comandos ao seu cão?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta mai 15, 2014 4:37 pm

Utiliza o alfabeto Morse em apitadelas?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta mai 15, 2014 6:20 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta mai 15, 2014 6:28 pm

Floripes3 Escreveu:Utiliza o alfabeto Morse em apitadelas?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: estou literalmente em lágrimas d eme rir com esta. muito bom :lol: :lol: :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Jeca20
Membro
Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am

quinta mai 15, 2014 11:05 pm

Charlie2 Escreveu:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: estou literalmente em lágrimas d eme rir com esta. muito bom :lol: :lol: :lol:
Com lágrimas de rir fiquei eu agora, claro que é possível utilizar o código de Morse, através do Condicionamento Operante.. Sabe o que é isso?? Não.. É extremamente difícil é, mas impossível não..
Um "burro" a chamar "burro" ao outro.. Demais...

Pedagogia dos membros veteranos no auge... Fantástico!
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

sexta mai 16, 2014 7:44 am

Ressa Escreveu:Eu utilizo um apito para dar comandos ao meu cão.
A mim parece-me ser bastante eficaz, tendo em conta que o som capta mais rapidamente a atenção e permite que ele distinga mais facilmente os comandos.

Neste momento utilizo 4 códigos:
- sentar: 1 apito curto
- deitar: 2 apitos curtos
- junto: 1 apito longo
- aqui: 2 apitos curtos e 1 apito longo

Alguém utiliza?
Um audível ou silencioso?
Qual a vossa opinião sobre eles?
Que códigos é que utilizam?
Boas Ressa,
Há muitos anos utilizei esse método com um apito audível, se não me falha a memória utilizei em apenas 3 cães (Rottweiler's), um deles adaptou-se muitíssimo bem ao método, de tal maneira utilizava uma série de códigos (cerca de 20 diferentes) que eu próprio me esquecia e tinha que andar com uma folha comigo, mas o cão aprendeu com muita facilidade. Os outros 2 cães aprenderam 4 ou 5 com razoável facilidade mas comecei a encontrar dificuldades no treino depois que quis aumentar o numero de códigos.
Isto tudo para te dizer que pela minha experiência (que como podes ver não foi muita), depende do cão! Na altura vi e li alguns trabalhos de alguns treinadores bem sucedidos com esse método, cheguei a ver um que fazia estalidos com a boca em vez de apitos com códigos extremamente complexos.
Para mim a maior dificuldade encontra-se em eu próprio decorar o código! :lol:
Cumprimentos,

Ricardo
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta mai 16, 2014 8:32 am

Levantei a questão dos 30 comandos porque me pareceu uma dificuldade evidente. Nunca utilizei o apito, mas o rpoeiras já e, pelo que diz, a dificuldade principal é o próprio guia memorizar a variedade de apitos se o número de comandos fôr elevado...

Os comandos verbais não têm este inconveniente, para além de que as várias entoações em que podem ser dados possibilitam ainda outras variantes de execução.

De qualquer modo, nunca utilizei esta técnica, pelo que estou aberto às informações que os respectivos utilizadores queiram aportar.
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

sexta mai 16, 2014 9:19 am

:D :roll: Como não sei Morse, não gosto de andar com uma folha de códigos, nem pertenço à tribo antiga que falava por estalidos da língua, eu prefiro falar com os meus cães (com voz e/ou gestos) !
Charlie2
Membro Veterano

sexta mai 16, 2014 9:30 am

LLing Escreveu::D :roll: Como não sei Morse, não gosto de andar com uma folha de códigos, nem pertenço à tribo antiga que falava por estalidos da língua, eu prefiro falar com os meus cães (com voz e/ou gestos) !
duh.... e a burra sou eu :lol: :lol: :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Charlie2
Membro Veterano

sexta mai 16, 2014 9:31 am

Jeca20 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Com lágrimas de rir fiquei eu agora, claro que é possível utilizar o código de Morse, através do Condicionamento Operante.. Sabe o que é isso?? Não.. É extremamente difícil é, mas impossível não..
Um "burro" a chamar "burro" ao outro.. Demais...

Pedagogia dos membros veteranos no auge... Fantástico!
acho brutal essa ideia, a sério. O passo seguinte é começar a fazer fogueiras e ensinar o cão a ler sinais de fumo, assim quando se perder já sabe como regressar a casa :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta mai 16, 2014 10:13 am

Isto não é nada do outro mundo, os golfinhos são ensinados assim e com gestos.

É um som, não acho difícil acho limitado exatamente pela dificuldade de ter que memorizar os códigos todos.

A ter que usar um apito, preferia usar uma flauta (tudo a ver) sempre tinha sons diferentes e até dava para fazer umas melodias. :D

Mas partilhem, estamos sempre a aprender.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

sexta mai 16, 2014 10:18 am

Qualquer dia não podemos estar no jardim com tantos apitos...
E coitados dos cães... sentam, deitam, rebolam... ao som dos apitos
NelsonGomes
Membro Júnior
Registado: quarta dez 30, 2009 1:18 am

sexta mai 16, 2014 11:15 am

Já vi cães de pastores a trabalharem com comandos dados com apitos
Responder

Voltar para “Cães”