Apitos
Moderador: mcerqueira
Eu utilizo um apito para dar comandos ao meu cão.
A mim parece-me ser bastante eficaz, tendo em conta que o som capta mais rapidamente a atenção e permite que ele distinga mais facilmente os comandos.
Neste momento utilizo 4 códigos:
- sentar: 1 apito curto
- deitar: 2 apitos curtos
- junto: 1 apito longo
- aqui: 2 apitos curtos e 1 apito longo
Alguém utiliza?
Um audível ou silencioso?
Qual a vossa opinião sobre eles?
Que códigos é que utilizam?
A mim parece-me ser bastante eficaz, tendo em conta que o som capta mais rapidamente a atenção e permite que ele distinga mais facilmente os comandos.
Alguém utiliza?
Utiliza o alfabeto Morse em apitadelas?
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

Floripes3 Escreveu:Utiliza o alfabeto Morse em apitadelas?

«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
-
- Membro
- Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am
Com lágrimas de rir fiquei eu agora, claro que é possível utilizar o código de Morse, através do Condicionamento Operante.. Sabe o que é isso?? Não.. É extremamente difícil é, mas impossível não..Charlie2 Escreveu:Floripes3 Escreveu:Utiliza o alfabeto Morse em apitadelas?![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
estou literalmente em lágrimas d eme rir com esta. muito bom
![]()
![]()
Um "burro" a chamar "burro" ao outro.. Demais...
Pedagogia dos membros veteranos no auge... Fantástico!
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
-
- Membro
- Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Boas Ressa,Ressa Escreveu:Eu utilizo um apito para dar comandos ao meu cão.
Alguém utiliza?
Há muitos anos utilizei esse método com um apito audível, se não me falha a memória utilizei em apenas 3 cães (Rottweiler's), um deles adaptou-se muitíssimo bem ao método, de tal maneira utilizava uma série de códigos (cerca de 20 diferentes) que eu próprio me esquecia e tinha que andar com uma folha comigo, mas o cão aprendeu com muita facilidade. Os outros 2 cães aprenderam 4 ou 5 com razoável facilidade mas comecei a encontrar dificuldades no treino depois que quis aumentar o numero de códigos.
Isto tudo para te dizer que pela minha experiência (que como podes ver não foi muita), depende do cão! Na altura vi e li alguns trabalhos de alguns treinadores bem sucedidos com esse método, cheguei a ver um que fazia estalidos com a boca em vez de apitos com códigos extremamente complexos.
Para mim a maior dificuldade encontra-se em eu próprio decorar o código!

Cumprimentos,
Ricardo
Levantei a questão dos 30 comandos porque me pareceu uma dificuldade evidente. Nunca utilizei o apito, mas o rpoeiras já e, pelo que diz, a dificuldade principal é o próprio guia memorizar a variedade de apitos se o número de comandos fôr elevado...
Os comandos verbais não têm este inconveniente, para além de que as várias entoações em que podem ser dados possibilitam ainda outras variantes de execução.
De qualquer modo, nunca utilizei esta técnica, pelo que estou aberto às informações que os respectivos utilizadores queiram aportar.
Os comandos verbais não têm este inconveniente, para além de que as várias entoações em que podem ser dados possibilitam ainda outras variantes de execução.
De qualquer modo, nunca utilizei esta técnica, pelo que estou aberto às informações que os respectivos utilizadores queiram aportar.
duh.... e a burra sou euLLing Escreveu:![]()
Como não sei Morse, não gosto de andar com uma folha de códigos, nem pertenço à tribo antiga que falava por estalidos da língua, eu prefiro falar com os meus cães (com voz e/ou gestos) !

«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
acho brutal essa ideia, a sério. O passo seguinte é começar a fazer fogueiras e ensinar o cão a ler sinais de fumo, assim quando se perder já sabe como regressar a casaJeca20 Escreveu:Com lágrimas de rir fiquei eu agora, claro que é possível utilizar o código de Morse, através do Condicionamento Operante.. Sabe o que é isso?? Não.. É extremamente difícil é, mas impossível não..Charlie2 Escreveu:Floripes3 Escreveu:Utiliza o alfabeto Morse em apitadelas?![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
estou literalmente em lágrimas d eme rir com esta. muito bom
![]()
![]()
Um "burro" a chamar "burro" ao outro.. Demais...
Pedagogia dos membros veteranos no auge... Fantástico!

Isto não é nada do outro mundo, os golfinhos são ensinados assim e com gestos.
É um som, não acho difícil acho limitado exatamente pela dificuldade de ter que memorizar os códigos todos.
A ter que usar um apito, preferia usar uma flauta (tudo a ver) sempre tinha sons diferentes e até dava para fazer umas melodias.
Mas partilhem, estamos sempre a aprender.
É um som, não acho difícil acho limitado exatamente pela dificuldade de ter que memorizar os códigos todos.
A ter que usar um apito, preferia usar uma flauta (tudo a ver) sempre tinha sons diferentes e até dava para fazer umas melodias.

Mas partilhem, estamos sempre a aprender.
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta dez 30, 2009 1:18 am
Já vi cães de pastores a trabalharem com comandos dados com apitos