Juma - o meu primeiro cão da serra da estrela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

quinta fev 19, 2015 7:52 pm

Hehehe lá se iam os bifes :)
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta fev 20, 2015 3:18 pm

Maria João, ela cada vez está mais bonita!

Vou ser curta e grossa: ou tu a tens em grooming de topo ou ela é mesmo alta cadela. :lol: :lol: :lol:

Tens toda a minha compreensão com essa situação de obedecer com ar de enfado. O meu faz isso desde sempre e cada vez é mais dificil fazê-lo obedecer. É radicalmente independente e quer sempre levar a dele avante. E se não for eu a dar o comando, esquece, nem sequer liga ao que lhe dizem.

E a capacidade para a asneira tem aumentado com o tamanho...
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta fev 20, 2015 10:05 pm

Comida a descongelar em cima da bancada, ou simplesmente comida na bancada, no fogão ou na mesa, é coisa que deixou de acontecer cá por casa há muito tempo... 8)

Lindíssima a Juma :D
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado fev 21, 2015 9:20 pm

Em tipos fui treinada por uma Basset Hound. Comida a descongelar em bancadas é fora de causa. O Basset parece baixinho não parece? Pois é, mas também é compridinho.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça fev 24, 2015 8:11 pm

icecosta Escreveu:Hehehe lá se iam os bifes :)
Foi mesmo por um triz. Valeu-me a tigela ser de plástico duro tendo feito grande barulho ao cair de cima do frigorífico. :?
WaterMonitor Escreveu:Vou ser curta e grossa: ou tu a tens em grooming de topo ou ela é mesmo alta cadela. Laughing Laughing Laughing

Não me dá trabalho nenhum; banho mensal e escovagem 2 ou 3 vezes por semana. Tal como fazia aos meus pa de pelo comprido, tenho usado os sprays da Artero antes de a escovar para prevenir nós e para não estragar a pelagem com a fricção da escova.
WaterMonitor Escreveu:Tens toda a minha compreensão com essa situação de obedecer com ar de enfado. O meu faz isso desde sempre e cada vez é mais dificil fazê-lo obedecer. É radicalmente independente e quer sempre levar a dele avante. E se não for eu a dar o comando, esquece, nem sequer liga ao que lhe dizem.
A melhor coisa que fiz, foi ter optado pelo treino positivo. Tenho a certeza de que se não houvesse troca (entre aquilo que queremos que faça e comida, brincadeira, mimo, ...) ela pura e simplesmente não obedecia. É a grande diferença entre ela e os meus cães de pastor alemão. Eles adoravam agradar e por isso eram tão obedientes. Com esta não resulta somente dar a ordem; tem de haver partilha. É exactamente como lidar com crianças do contra; temos que os saber levar, não adianta pedir/mandar e ela sendo do contra, sabe perfeitamente que está a ser levada e por isso faz um ar de enfado monumental; é giríssima :D . Eu estou a adorar esta bicha, tem a esperteza das minhas rafeirinhas recolhidas diretamente da rua com uma inteligência (capacidade de relacionar aliada a memória visual impressionante) até maior que os pa. Ela resolve situações que só visto. Tenho que arranjar tempo para apontar coisas que ela fez e que são dignas de nota e de partilha. :wink:
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta fev 25, 2015 4:30 pm

Já sei que vamos levar com os "estudos publicados", mas bem que devia ter optado por uma fêmea.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

segunda mar 02, 2015 9:54 pm

A Juma é tolerante com os outros animais. Deixo um vídeo dela com o Plock, o cão dos meus tios que ela só vê uma meia dúzia de vezes por ano.

https://www.youtube.com/watch?v=rKSWcxrltkg

Estiveram lindamente todo o dia mas à hora da refeição da noite, houve um "chega para lá" devido a invasão do espaço dela. Compreensível mas assustou-nos já que ela é muito maior que ele. Passado o incidente, estiveram novamente amigos e continuaram juntos ou a brincar ou a descansar.
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça mar 03, 2015 4:51 pm

Maria João a cadela é mesmo, mesmo bonita!

E como é ela com fêmeas?

O meu ainda não faz uma distinção clara de sexos. Tanto detesta machos como fêmeas. Continua é a fazer aquela distinção estranha dos Bulldog. Se for Bulldog dá-lhe igual sexo ou idade, dá-se lindamente com todos.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça mar 03, 2015 10:27 pm

A maioria dos meus vizinhos tem cadelas e ela dá-se bem com elas e com qualquer cão desde que não a olhem de lado e não se açambarquem com o brinquedo que normalmente levo. Ainda é muito nova e o que quer é brincadeira movimentada. Mas com os cães velhotes é mais calma e cuidadosa. Contudo, aqui na aldeia onde vivo, há muitos cães presos nos quintais que ladram e se atiram às vedações quando passamos. Quando ela vai solta é digno de ver a pose dela, de cauda bem levantada (aprendeu com a Minorca) mas completamente silenciosa; não faz barulho nenhum nem a andar. Embora não ladre em resposta nem rosne, a sensação que tenho é se um se soltasse, virava hamburger num instante.

Com os gatos é uma mariquinhas, os de casa fazem o que querem inclusive comerem-lhe a comida e ela é super tolerante com eles. Com os que encontramos na rua, ela quer cheirá-los e brincar com eles e fica muito admirada se algum se assanha e lhe bufa ou grita.

Até agora os únicos animais que ela não suporta são gansos. É capaz de estar horas no portão a rosnar para os gansos do vizinho, toda eriçada e de dentuças bem à mostra. :roll:
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta mar 04, 2015 12:11 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Maria João, dou graças que aqui não há gansos "acessíveis".

Mas já apanhei um grande susto com um rebanho de cabras porque ele passou-se completamente e com a barulheira (nunca anda solto pelo que não lhes chegava) afugentou-as para a estrada. Fiquei aflita que causassem um acidente.

De silencioso não tem nada. Ladra e rosna a tudo. Mas a tudo. E com um vozeirão...
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça mar 17, 2015 5:13 pm

Mais um mês se passou e a Juma tem agora 13 meses. Continua a ser a minha mãe a ensinar-lhe truques e habilidades. Ela aprende rapidamente e é bastante obediente porque sabe que em troca, recebe mimos e grãos de ração. Neste mês ficou consolidado o conhecimento que tem uma pata e uma outra, respetivamente as patas direita e esquerda que dá aos comandos Juma, dá a pata e Juma, dá a outra.
Como é gulosa e carente, sempre que apanha a minha mãe em repouso, convida-a para uma sessão de “mimoquice”. É um destes momentos que foi gravado e vos mostro. Espero que gostem. :)

https://www.youtube.com/watch?v=1fX0aoXEPX0
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça mar 17, 2015 6:58 pm

Vais concorrer com ela?
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

terça mar 17, 2015 9:34 pm

Porra que a cadela é lindissima :o :o

E eu que nunca tinha olhado para os serra "dessa forma"!

Parabéns mjoaomarques! :wink:

Pedro
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta mar 18, 2015 12:57 pm

ElMariachi Escreveu:Porra que a cadela é lindissima :o :o

E eu que nunca tinha olhado para os serra "dessa forma"!

Parabéns mjoaomarques! :wink:

Pedro
Provavelmente nunca tinhas visto Serras à séria, só dos da beira da estrada... :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

quarta mar 18, 2015 9:21 pm

TheOne Escreveu:
ElMariachi Escreveu:Porra que a cadela é lindissima :o :o

E eu que nunca tinha olhado para os serra "dessa forma"!

Parabéns mjoaomarques! :wink:

Pedro
Provavelmente nunca tinhas visto Serras à séria, só dos da beira da estrada... :wink:
Não sei.. Como vou andando pelas exposições ainda vou vendo uns canitos mas confesso que nunca perdi muito tempo a olhar para os Serra. Vou ter de andar mais atento. :wink:

Agora que falo nisso, lembrei-me que curiosamente no Fundão (ou em Fafe já nem sei) tivemos a "dissecar" as diferenças fisicas entre os Serra e os Leonberger e se teriam antepassados em comum enquanto que a malta dos dobs esperava a vez de entrar no ringue :lol: :lol:

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”