Juma - o meu primeiro cão da serra da estrela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quinta dez 18, 2014 7:08 pm

Também tive receio dessas situações e daí o macho que por sinal é alto chato. Mas pronto.

Ao princípio a Zefa não bebia da mesma taça que ele. Não fazia nada, apenas se afastava quando ele aparecia todo entusiasta (ele é entusiasta 24/24 horas) para beber água com ela. Depois habituou-se e já não liga.

Não te vou dizer que se adoram, porque ele é uma melga com pregos em lugar de dentes, está sempre a morder e ela é pernalta, o que é muito atraente para ... morder. Mas brincam, correm, andam à trolha na brincadeira e não há uma única zanga. Ela até procura a companhia dele para uma boa sessão de mocada e correrias. Depois farta-se e pede para entrar.
jfn1
Membro Júnior
Mensagens: 33
Registado: sexta mai 23, 2014 2:15 am
Localização: Nina

quarta dez 24, 2014 6:36 pm

Nossa! Como se diverte com a agua:) muito legal. Parabéns!
Dicas de <a href="http://www.comotreinarumcao.com.br/ades ... estramento de cães</a> em <a href="http://www.comotreinarumcao.com.br">Como Treinar um Cão.com.br</a>
<a href="http://www.myfunpetlife.com.br">Histórias de pets aqui</a>
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta dez 25, 2014 8:35 pm

liiinda...liiinda...e gaande
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta jan 02, 2015 12:48 am

Obrigada jfn1 e anja-azul.

Hoje o dia amanheceu particularmente frio. Por volta das 09:30h saí para ver como estava a horta e o pomar. Só a Juma me acompanhou ao exterior. As outras cadelas e os gatos preferiram ficar em casa no quente. Tudo estava coberto com uma considerável camada de gelo. Os dedos estavam tão frios que o sensor do telemóvel nem detectava que eu estava a tentar tirar umas fotos. Mas a minha serrana, nada incomodada, brincava calmamente com um pau, à sombra. :wink:

Imagem
Maria Jo&atilde;o
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta jan 02, 2015 1:47 pm

A cadela está-te a sair um espectáculo!
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sexta jan 02, 2015 11:56 pm

Muito bonito o animal parabens.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta jan 16, 2015 1:15 am

Obrigada, icecosta.

A Juma fez antes de ontem 11 meses. Neste último mês passou por mudanças significativas, principalmente nos últimos 15 dias. Está com o cio e, subitamente, tornou-se muito mais protetora do território e das suas coisas. Agora já não é a brincar; guarda a sério a nossa casa, sem demonstrar qualquer fraqueza e quando não lhe apetece partilhar cama ou brinquedos com as outras duas cadelas, demonstra-o perfeitamente. Até agora, as outras têm acatado a vontade dela e não houve incidentes mas já não estou descansada como antes pois a diferença de tamanho entre elas, é muito grande.
Está também a mudar a pelagem e está a perder a cor avermelhada de que eu gostava tanto. O novo pelo é amarelo acinzentado e os cinzentos do pescoço também estão a ser substituídos por um pelo creme claro. A continuar assim é capaz de ficar com uma cor fulva mais comum, em diversos tons de amarelo.
Continua doida pela minha mãe e está sempre de volta dela a dar-lhe a pata e a fazer habilidades para receber uns biscoitos de recompensa. Mas quando sente que a minha mãe está cansada, deita-se aos pés dela e é capaz de lá permanecer a tarde inteira.
Enfim, a Juma continua adorável e com uma sensibilidade muito especial e por isso gosto tanto dela.

Deixo 2 fotos do dia 14 de Janeiro:

No pomar.
Imagem

No páteo a brincar com a Minorca.
Imagem
Maria Jo&atilde;o
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta jan 16, 2015 2:09 pm

Essas mudanças são realmente preocupantes. Até numa fêmea, cuja cabeça será sempre muito mais equilibrada.

Se tiveres sorte a diferença de tamanhos vai impedir pancadarias sérias.
suprem0
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

sexta jan 16, 2015 2:16 pm

WaterMonitor Escreveu:Essas mudanças são realmente preocupantes. Até numa fêmea, cuja cabeça será sempre muito mais equilibrada.

Se tiveres sorte a diferença de tamanhos vai impedir pancadarias sérias.
Pode enviar-me MP com estudos/provas/artigos sobre isso?
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta jan 16, 2015 4:57 pm

suprem0 Escreveu: ...
Pode enviar-me MP com estudos/provas/artigos sobre isso?
suprem0, há coisas que não carecem de estudos, basta falar com proprietários que tenham animais de ambos os sexos da mesma raça. Deve haver excepções mas que me lembre, segundo a minha experiência, nunca encontrei ninguém que não achasse o temperamento das fêmeas das raças que me interessam, mais confiável do que os machos.

Nota: Confiável no sentido de se aproximar mais daquilo que os donos esperam deles. Os machos, por serem mais "desaustinados e dispersos" não são tão equilibrados como as fêmeas.

Editei para acrescentar a Nota
Maria Jo&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta jan 16, 2015 5:08 pm

WaterMonitor Escreveu:Essas mudanças são realmente preocupantes. Até numa fêmea, cuja cabeça será sempre muito mais equilibrada.

Se tiveres sorte a diferença de tamanhos vai impedir pancadarias sérias.
Com a Minorca não estou tão certa. Como cão pequeno que se preze, é refilona e provocadora e nem sempre se submete a cães grandes. É o único cão que tive que nunca solto em passeio, nem mesmo no meio de nenhures, pois se encontramos algum cão grande é digno de se ver como ela se estica e levanta a cauda, nitidamente a dizer que é a maior do sítio.
Maria Jo&atilde;o
suprem0
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

sexta jan 16, 2015 5:18 pm

mjoaomarques Escreveu: suprem0, há coisas que não carecem de estudos, basta falar com proprietários que tenham animais de ambos os sexos da mesma raça. Deve haver excepções mas que me lembre, segundo a minha experiência, nunca encontrei ninguém que não achasse o temperamento das fêmeas das raças que me interessam, mais confiável do que os machos.

Nota: Confiável no sentido de se aproximar mais daquilo que os donos esperam deles. Os machos, por serem mais "desaustinados e dispersos" não são tão equilibrados como as fêmeas.

Editei para acrescentar a Nota
Compreendo, e também já ouvi que as fêmeas são mais "calmas" o que não faz necessariamente do animal "mais equilibrado".

Mas se as excepções são raras certamente haverá alguém que aborde o tema. Não levem a mal, não estou a implicar só gostava de constatar factos.

De qualquer das maneiras a bisonte é linda :D parabéns.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta jan 16, 2015 5:53 pm

suprem0 Escreveu:
Compreendo, e também já ouvi que as fêmeas são mais "calmas" o que não faz necessariamente do animal "mais equilibrado".

Mas se as excepções são raras certamente haverá alguém que aborde o tema. Não levem a mal, não estou a implicar só gostava de constatar factos.
São mais calmas qiando necessário; mais prudentes, mais atentas, mais focadas, com maior vontade de agradar os donos, ... Tudo somado faz com que as achemos mais equilibradas.
suprem0 Escreveu: De qualquer das maneiras a bisonte é linda :D parabéns.
Obrigada. :)
Maria Jo&atilde;o
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta jan 16, 2015 6:50 pm

Maria João, oxalá tenhas a sorte que eu tive e que por os tamanhos serem tão diferentes, elas não se peguem. Com os machos não tive a mesma "paia", um com 12 e outro com 63 quilos e pegavam-se à séria.

supremo, vai-me desculpar mas não estou nem aí com estudos e pesquisas e teorias sortidas. Falo a mesma linguagem que a Maria João e ambas temos vasta experiência prática, mais ela do que eu.

Sim, as fêmeas que tive até hoje e as que conheço (muito bem) de amigos são muito mais equilibradas que os machos e se existirem estudos a dizer o contrário não vão alterar em nada a minha opinião.

Não faz sentido nenhum estar aqui a publicar testamentos intermináveis sobre uma coisa que temos as duas como ponto assente. O que me interessa é acompanhar a evolução da Juma e saber como a dona, que tem experiência prática, está a lidar com ela. Para aprender e tentar aplicar. Tão simples como isto.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quinta fev 19, 2015 7:19 pm

A Juma fez, no dia dos namorados, 1 ano. Neste mês que passou acentuou-se a independência e com isso nota-se o apurar de uma certa teimosia. Acaba por fazer o que queremos mas com um ar de enfado e contrariedade que dá mesmo vontade de rir e enche-la de mimos.

Continua recetiva à aprendizagem de novas ordens desde que tenhamos à mão guloseimas, claro! A minha mãe é que se tem encarregado de lhe ensinar algumas habilidades e ela, mal a vê na cozinha, começa a fazê-las sem que ninguém lhe diga nada, só para receber uns biscoitos extra. :)

Deixo umas fotografias dela, com 1 ano. Espero que seja altura de deixar de crescer porque chega a todo o lado e uma das últimas “gracinhas” dela foi roubar, durante a noite, os bifes que estavam a descongelar. Valeu-me eu ter ouvido a tigela que os continha cair no chão com grande estardalhaço e ter chegado antes de ela a ter roído. :x

Imagem

Imagem

Imagem
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”