Juma - o meu primeiro cão da serra da estrela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça set 30, 2014 9:26 am

Estando bom tempo, deixo-os escolher onde querem dormir. A Biga escolhe sempre a cama dela em casa. A Minorca idem em 80%. A Juma escolhe sempre ficar cá fora. Se está de chuva ou temperaturas muito baixas, não há escolhas e dormem na cozinha.

Os criadores desta raça, aconselham que serra da estrela esteja sempre no exterior onde deve haver casota abrigada. Mas sei perfeitamente, tal como acontece com os pastor alemão de pelo comprido que mesmo com chuva e frio intensos, eles não se abrigam e a 1ª coisa que fazem é tirar as camas e as mantas cá para fora. Não tenho tempo de manhã para estar a secar cães e almofadas e mantas e também não sou capaz de estar no quentinho e deixá-los à intempérie. Não me dei mal com os pa, também não será com a Juma que vou ter problemas comportamentais; espero. :?

Water a ninhada é um espectáculo. Espero que o Vlad seja o que dorme de barriga para cima de linguita de fora. É o meu preferido pelo contraste de cores que apresenta. :wink:
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça set 30, 2014 12:51 pm

Obrigada pela resposta Maria João. Sou bem capaz de fazer como tu: bom tempo vai para a rua, chuva vem para casa.

É que com o Vlad não posso correr riscos de lhe dar muita "corda". Se mete na cabeça que é cão de guarda sou capaz de ter chatices.

E sei bem do que falas: os meus Terranova com temporal era um horror, dois monstros enormes todos molhados (adoravam a chuva), com um cheirão de cairmos para o lado e felizes da vida a quererem entrar para molharem bem a casa. :lol: :lol: :lol:
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça out 14, 2014 12:37 pm

Hoje a Juma faz 8 meses. Está enorme e muito engraçada. Continua obediente mas começa-se a notar o querer fazer as coisas à maneira dela.

Imagem

Realmente, o tempo passa num instante e já não consigo ver nela nada do bebé que trouxe para casa.
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça out 14, 2014 7:46 pm

Engraçada? Fogo ela está linda Maria João!

De bebé não noto nada, mas a expressão é de "garota" ainda. Não sei explicar bem, vê-se que não é adulta.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sábado nov 15, 2014 2:21 am

A Juma fez ontem (dia 14) 9 meses. Desta vez uma foto na cozinha, sentada e quieta à espera do jantar. Está grande mas o que mais notei neste mês foi o desenvolvimento na maturidade. Ainda é tonta de brincadeira mas está muito mais atenta a tudo o que se passa e se não se sente completamente segura nalguma situação, não nos perde de vista, 100% protectora mas sem espalhafato. Não há palavras para descrever o quanto gosto dela.

Imagem
Maria João
KatiaS
Membro
Mensagens: 81
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am
Localização: Bibi

sábado nov 15, 2014 6:44 pm

Ela é muito linda !!!!
Os Serra da Estrela e os Pastores Alemães são os cães dos meus sonhos. São fiéis amigos incondicionais, protectores, brincalhões e lindos demais.

Parabéns pela sua amiga :) felicidades para as duas :D
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

domingo nov 16, 2014 5:37 pm

Obrigada KatiaS. deixe-me que lhe diga que tem um excelente gosto para cães :wink: embora os pastores alemães sejam outro campeonato, para mim são a Fórmula 1 das raças caninas; aliás nem são cães são quase pessoas.

Adicionei fotos da Juma no seu petsite, estas ao ar livre. Se ela é um cão bonito, no exterior ainda o é mais :D

Imagem
Maria João
KatiaS
Membro
Mensagens: 81
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am
Localização: Bibi

domingo nov 16, 2014 11:32 pm

Que querida que ela é! Ambas as raças são cães adoravelmente irresistíveis :D

Em criança tive alguns Pastores Alemães e passei momentos bastante felizes na companhia deles enquanto passávamos tantos dias a brincar! Que saudades imensas tenho eu do meu Black e da minha Farrusca :(

Desde então, e depois de já não os ter, sempre fui fascinada pela raça e hei-de voltar a ter outro!

Nunca tive nenhum Serra da Estrela, mas sou apaixonada pela raça pela extrema beleza que têm e também pelas características do comportamento deles, quem os tem dizem que são inesquecíveis.
Acho que devem ser idênticos aos P.A. por isso adoro-os e também hei-de ter um :)

Estive a ver o perfil e é muito engraçado ver a evolução dela desde bebé :) é muito fofa !!
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

segunda dez 15, 2014 12:33 pm

A Juma fez ontém 10 meses. Aqui fica uma foto do dia e existem mais no petsite.

Imagem

Neste mês que passou fez pela 1ª vez maldade da grossa; "comeu-me" os óculos de ver ao perto e que me fazem imensa falta. Não ficaram desarrumados, ela é que chega a todo o lado; está enorme.

Imagem

Além disso, foi um dia em que o passou fechada em casa. O que se pode esperar mais de um cachorro nestas condições? É um episódio que me a fará recordar mais tarde. :roll: :wink:
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda dez 15, 2014 5:14 pm

Caramba está linda Maria João!

As fêmeas são muito melhores que os machos isso sim.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça dez 16, 2014 4:50 pm

WaterMonitor Escreveu:Caramba está linda Maria João!
Ela, principalmente do lado direito tem uma mescla de cinzentos e de avermelhados muito bonitos, agora de focinho ainda não a acho muito bonita, só engraçada. Para mim cão bonito tem que ter orelhas em pé. :lol:
WaterMonitor Escreveu:As fêmeas são muito melhores que os machos isso sim.
São mais calmas, mais cuidadosas e mais prudentes. Mas em termos de estragos em cachorro nunca notei grandes diferenças. Comparada com os outros cães que já tive, esta cadela é uma santa. Muito brincalhona mas não tem feito estragos. As mantas delas são as mesmas de quando veio. A cama dela comprei-a em Junho, tinha ela 4 meses, na altura da mudança dos dentes. Embora seja uma cama com tamanho suficiente para adulta, comprei-a baratíssima numa super promoção. Sempre pensei que no fim desse mês estaria pronta para o lixo. Pois está impecável, sem um fio puxado, sequer. Os estragos que ela faz são no exterior; a horta e o pomar estão vedados aos cães mas o jardim ..., é só buracos na tentativa de apanhar toupeiras, e às vezes até o consegue. O Bonga e a Nina (esta com 10 meses) arrancaram-me, numa manhã, a calçada toda do pátio. Quando cheguei a casa nem queria acreditar :o
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça dez 16, 2014 7:05 pm

Pode ser a minha experiência que me tenha dado esta ideia, mas para mim não há como uma fêmea. Muito mais equilibradas em tudo.

Amei todos os machos mas Maria João: são uns tontos a vida inteira :lol: :lol: :lol:

Fizeste muito bem de optares por uma pequena, isso sim.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quarta dez 17, 2014 11:47 am

WaterMonitor Escreveu:Pode ser a minha experiência que me tenha dado esta ideia, mas para mim não há como uma fêmea. Muito mais equilibradas em tudo.

Amei todos os machos mas Maria João: são uns tontos a vida inteira :lol: :lol: :lol:
Pois são! Com os meus últimos pastor alemão, o Bonga e a Nina, a cadela colocava-se sempre entre o Bonga e uma criança pequena, como que a protegê-la da impetuosidade dele para cumprimentar o miúdo. É que não controlava o tamanho, ia tudo à frente dele :)
WaterMonitor Escreveu: Fizeste muito bem de optares por uma pequena, isso sim.
Não optei, não. Eu tinha escolhido um macho (lindo de morrer, se a Juma era bonita , aquele macho era-o muito mais) porque a Minorca (10 kg de cão) tem a mania que é a rainha da cocada preta e por vezes, não se submete perante cães grandes o que pode complicar a vida dela. Mas não houve empatia. O cachorro não nos ligou nenhuma ao passo que a Juma não se descolou dos meus pés. Ainda bem que não estava reservada, assim não tive que insistir muito para conseguir ficar com ela. ;)
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta dez 17, 2014 2:49 pm

Eu também escolhi macho pelos mesmos motivos que tu: tenho uma fêmea que não vai para nova e não quero que corra riscos.

Até ver, nessa parte acertei porque eles gostam um do outro e ela tem uma paciência infinita para a brutalidade do pequeno.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quinta dez 18, 2014 11:47 am

A Minorca e a Biga são infinitamente pacientes com a Juma que só quer brincadeira 24h/dia. Mas às vezes, há situações que causam um certo atrito entre a Minorca e a Juma, como por exemplo ambas, simultâneamente, quererem beber da mesma tigela (tenho várias espalhadas pelo quintal e jardim). Até agora não passaram de rosnadelas e se eu estou perto, basta dizer "Que é isso?" que ambas vêm ter comigo submissas para umas festas. Mas a Juma ainda é cachorra; quando for adulta tenho receio que não se fique só pelas rosnadelas. Até porque é sempre a Minorca a provocar a situação. :|
Maria João
Responder

Voltar para “Cães”