Quantidade de comer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
26vitoria06
Mensagens: 1
Registado: domingo set 06, 2009 10:07 pm

sábado mai 17, 2014 9:43 pm

Boa noite, tenho uma cadelinha de mês e meio (epagneul breton) e não consigo perceber que quantidade lhe dar de comer. De manhã preparo meio copo de ração (royal canin para bebés até dois meses), coloco em água (como me ensinaram no veterinário) e junto um paté também para bebés até 2 meses e coloco à disposição dela. Ela come cerca de metade e o resto vai comendo até anoitecer. Não sei o que fazer porque à quem diga para pôr comer à disposição e há quem diga para dar de comer 3 vezes por dia. Será que estou a dar a mais, ou a menos? Obrigada
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

sábado mai 17, 2014 10:18 pm

26vitoria06 Escreveu:Boa noite, tenho uma cadelinha de mês e meio (epagneul breton) e não consigo perceber que quantidade lhe dar de comer. De manhã preparo meio copo de ração (royal canin para bebés até dois meses), coloco em água (como me ensinaram no veterinário) e junto um paté também para bebés até 2 meses e coloco à disposição dela. Ela come cerca de metade e o resto vai comendo até anoitecer. Não sei o que fazer porque à quem diga para pôr comer à disposição e há quem diga para dar de comer 3 vezes por dia. Será que estou a dar a mais, ou a menos? Obrigada
Se você deixa a comida e ela vai comendo à sua vontade ao longo do dia, e não a engole toda duma vez, eu continuava a deixar estar o dia todo a comida no prato :)

No entanto, se ela começar a comer tudo duma vez, convém dar-lhe 3 a 2x por dia, para que não lhe faça mal ao estômago.
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mai 18, 2014 10:05 am

Olá,
A cachorra ainda é bem novinha. Com essa idade eu não me preoocupava em deixar a ração à disposição, mais tarde lá pensava em fazer 3 ou 4 refeições. Agora atenção, patê e ração hedecida (especialmente com este calor) estragam-se facilmente. Se conseguir faça pequenas doses várias vezes ao dia e veja quando consegue que ela comece a comer ração seca.

Offtopic: A cachorra saiu demasiado cedo da ninhada, nesta altura ainda havia muito que a mae lhe ia ensinar. Pesquise bastante sobre sociabilização, inibição de mordida etc
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
jfn1
Membro Júnior
Mensagens: 33
Registado: sexta mai 23, 2014 2:15 am
Localização: Nina

sexta mai 23, 2014 2:33 am

Olá!

Como disse Magalhetas a quantidade é relativa ao peso do animal e essa informação consta no pacote de ração. Com relação a quantidade de vezes que comerá por dia, a minha cachorrinha só gostava de comer uma vez por dia à noite. Aí o veterinário ensinou a dar metade da ração a noite e a outra pela manhã tirando o prato durante o restante do tempo. Dessa forma, se ela não come pela manhã vai ficar com fome porque a noite só tem meia ração. Funcionou. Agora ela come mais de uma vez por dia.
Dicas de <a href="http://www.comotreinarumcao.com.br/ades ... estramento de cães</a> em <a href="http://www.comotreinarumcao.com.br">Como Treinar um Cão.com.br</a>
<a href="http://www.myfunpetlife.com.br">Histórias de pets aqui</a>
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta mai 23, 2014 9:39 am

Boa noite, tenho uma cadelinha de mês e meio (epagneul breton)
O criador que conslehos lhe deu? 8)
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Robertojsf
Membro
Mensagens: 69
Registado: sexta nov 30, 2012 12:19 pm
Localização: Black - Retriever do Labrador 1998-2012
Sam - Dogue Alemao 8-12-2012

sexta mai 23, 2014 1:52 pm

Charlie2 Escreveu:
Boa noite, tenho uma cadelinha de mês e meio (epagneul breton)
O criador que conslehos lhe deu? 8)
oh Mr charlie2 ,assim fica deficil com rasteiras em estrangeiro (conslehos) :evil:
"Atitude é uma pequena coisa,que faz uma grande diferença"
Robertojsf
Membro
Mensagens: 69
Registado: sexta nov 30, 2012 12:19 pm
Localização: Black - Retriever do Labrador 1998-2012
Sam - Dogue Alemao 8-12-2012

sexta mai 23, 2014 2:01 pm

26vitoria06 Escreveu:Boa noite, tenho uma cadelinha de mês e meio (epagneul breton) e não consigo perceber que quantidade lhe dar de comer. De manhã preparo meio copo de ração (royal canin para bebés até dois meses), coloco em água (como me ensinaram no veterinário) e junto um paté também para bebés até 2 meses e coloco à disposição dela. Ela come cerca de metade e o resto vai comendo até anoitecer. Não sei o que fazer porque à quem diga para pôr comer à disposição e há quem diga para dar de comer 3 vezes por dia. Será que estou a dar a mais, ou a menos? Obrigada
Como basicamente vai surgir 30 respostas de que: não devia ter ainda o cão em casa/o criador que foi é um nabo/ devia se informar antes/ não devia alimentar negócios de criadeiros da esquina,etc etc ( o que não deixa de ser real) o que deverá fazer é o seguinte:
- pesar o animal
- ver no saco qual o valor diário recomendado para o peso do seu cão
- dividir a dose recomendada indicada na saca em pelo menos 2 vezes ao dia
- retirar a taça após 10/15m depois (eu dividi em 3 até aos 12 meses)

P.s-Ajudar n custa nada!!!!!! :wink:
"Atitude é uma pequena coisa,que faz uma grande diferença"
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sábado mai 24, 2014 11:41 pm

Em média um cachorro come diariamente cerca de 2,5% do seu peso. Deverá ter-se o cuidado de acertar a quantidade se se verificar que o animal está a ficar obeso ou magro. é muito simples porque num cachorro com o peso ideal, nota-se ligeiramente a as costelas passando levemente os dedos sobre elas mas não se vêem a olho nu.

Quanto a como se deve dar a comida; também é simples; basta observar a natureza e na falta de oportunidade pensar como alimentamos os bebés humanos muito novinhos. Assim, idealmente, o nº de refeições de um cachorro de tamanho médio/grande com a idade:
2 aos 3 meses - 5 ou 4 refeições por dia
3 aos 4 meses - 4 ou 3 refeições por dia
4 aos 6 meses - 3 refeições por dia
6 aos 12 meses - 2 refeições ao dia
A partir dos 12 meses - 2 ou 1 refeição por dia

Até aos 6 meses acho um perfeito disparate retirar a tigela ao fim de 15 minutos caso eles não comam. Nesta idade o que se torna fundamental é encontrar soluções para eles comerem. Os cachorros são super activos e se não comeram o suficiente estão sujeitos a rapidamente sofrerem uma baixa de glicémia e até a entrarem em coma e morrerem; particularmente perigoso se não estiver ninguém em casa para os ir vigiando. Por isso,a recomendação de deixar a comida à disposição caso não haja possibilidade de dar o nº de refeições recomendados e se os cachorros não forem demasiado glutões,

Aos cães de tamanho pequeno deixa-se sempre a comida à disposição pelas razões enunciadas acima,
Maria Jo&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

domingo mai 25, 2014 9:34 am

26vitoria06 Escreveu:Boa noite, tenho uma cadelinha de mês e meio (epagneul breton) e não consigo perceber que quantidade lhe dar de comer. De manhã preparo meio copo de ração (royal canin para bebés até dois meses), coloco em água (como me ensinaram no veterinário) e junto um paté também para bebés até 2 meses e coloco à disposição dela. Ela come cerca de metade e o resto vai comendo até anoitecer. Não sei o que fazer porque à quem diga para pôr comer à disposição e há quem diga para dar de comer 3 vezes por dia. Será que estou a dar a mais, ou a menos? Obrigada
Se fosse eu, em primeiro lugar veria se ela já come a ração sem ser moída. Com essa idade já deve fazê-lo. Depois veria quantas refeições lhe consegue dar no tempo que está em casa (com um horário de trabalho normal, se não consegue vir almoçar a casa, em princípio conseguirá dar-lhe 3 refeições: 1 de manhã, outra ao fim da tarde quando chega a casa e outra ao deitar) e só nessas refeições lhe daria o paté, simples ou com ração. O que sobrar vai para o lixo pois com o calor, rapidamente se oxida (muda de cor) e se degrada. Na altura em que saísse de casa, deixaria o restante da ração à disposição.
Maria Jo&atilde;o
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo mai 25, 2014 10:11 am

Robertojsf Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Boa noite, tenho uma cadelinha de mês e meio (epagneul breton)
O criador que conslehos lhe deu? 8)
oh Mr charlie2 ,assim fica deficil com rasteiras em estrangeiro (conslehos) :evil:
portanto o criador não deu conselhos nenhuns, certo? Despachou o «abretado» e tá feito.
Já agora, o meu erro foi azelhice no teclado, já «deficel» parece-me mesmo não saber escrever.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Robertojsf
Membro
Mensagens: 69
Registado: sexta nov 30, 2012 12:19 pm
Localização: Black - Retriever do Labrador 1998-2012
Sam - Dogue Alemao 8-12-2012

segunda mai 26, 2014 6:05 pm

Charlie2 Escreveu:
Robertojsf Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Boa noite, tenho uma cadelinha de mês e meio (epagneul breton)
O criador que conslehos lhe deu? 8)
oh Mr charlie2 ,assim fica deficil com rasteiras em estrangeiro (conslehos) :evil:
portanto o criador não deu conselhos nenhuns, certo? Despachou o «abretado» e tá feito.
Já agora, o meu erro foi azelhice no teclado, já «deficel» parece-me mesmo não saber escrever.
Oh Charlie,que mau humor,referia-me ao facto das "rasteiras" que geralmente manda nos tópicos,não o estava a criticar,e não,não sou um dos iluminados discípulos de Camões que agora passam a vida atrás dos erros gramaticais dos outros :wink:
"Atitude é uma pequena coisa,que faz uma grande diferença"
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda mai 26, 2014 6:09 pm

Robertojsf Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Robertojsf Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Boa noite, tenho uma cadelinha de mês e meio (epagneul breton)
O criador que conslehos lhe deu? 8)
oh Mr charlie2 ,assim fica deficil com rasteiras em estrangeiro (conslehos) :evil:
portanto o criador não deu conselhos nenhuns, certo? Despachou o «abretado» e tá feito.
Já agora, o meu erro foi azelhice no teclado, já «deficel» parece-me mesmo não saber escrever.
Oh Charlie,que mau humor,referia-me ao facto das "rasteiras" que geralmente manda nos tópicos,não o estava a criticar,e não,não sou um dos iluminados discípulos de Camões que agora passam a vida atrás dos erros gramaticais dos outros :wink:
a única coisa que que perguntei, e que realmente importa, foi a única resposta que ainda não deu: Que conselhos lhe deu o criador do animal?
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Robertojsf
Membro
Mensagens: 69
Registado: sexta nov 30, 2012 12:19 pm
Localização: Black - Retriever do Labrador 1998-2012
Sam - Dogue Alemao 8-12-2012

segunda mai 26, 2014 6:12 pm

Charlie2 Escreveu:
Robertojsf Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Robertojsf Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Boa noite, tenho uma cadelinha de mês e meio (epagneul breton)
O criador que conslehos lhe deu? 8)
oh Mr charlie2 ,assim fica deficil com rasteiras em estrangeiro (conslehos) :evil:
portanto o criador não deu conselhos nenhuns, certo? Despachou o «abretado» e tá feito.
Já agora, o meu erro foi azelhice no teclado, já «deficel» parece-me mesmo não saber escrever.
Oh Charlie,que mau humor,referia-me ao facto das "rasteiras" que geralmente manda nos tópicos,não o estava a criticar,e não,não sou um dos iluminados discípulos de Camões que agora passam a vida atrás dos erros gramaticais dos outros :wink:
a única coisa que que perguntei, e que realmente importa, foi a única resposta que ainda não deu: Que conselhos lhe deu o criador do animal?
Pois só que como muitas vezes acontece,quem abriu o tópico nunca mais deu sinal de vida
"Atitude é uma pequena coisa,que faz uma grande diferença"
Responder

Voltar para “Cães”