Falta de apetite?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

segunda mai 19, 2014 4:43 pm

Boa tarde a todos,

De há uns tempos para cá o meu Spark não tem comido a porção diária da ração. Desde o início que lhe damos Hills Vet Essential Puppy Large Breed, escolhemos esta pois disseram-nos que era uma boa ração.
Actualmente está com quase 10 meses (faltam 2 dias), pesa 35 kgs, segundo a tabela da ração deveria comer +/- 680 gramas diárias, no entanto de há uns dias para cá nem 300 gramas come. Costumo deixar-lhe alguns biscoitos no Kong quando o deixo sozinho durante o dia, cheguei a pensar que fosse este o motivo pela falta de apetite no entanto este fim de semana não lhe dei guloseimas nenhumas e a situação foi a mesma. Acredito que doente não está pois além de não ter sintomas e de estar cheio de energia para a brincadeira assim que nos ouve mexer na caixa dos biscoitos aparece logo a correr e pronto a comer :twisted:,. O que me leva a crer que esta falta de apetite é apenas pela ração. Poderá estar enjoado dela? Falei com a Veterinária e segundo ela quando tem fome acaba por comer. Na opinião da treinadora esta situação deve-se ao facto de eu deixar a ração sempre disposição dele. Será que tem razão? Deveria retirar-lhe a ração quando ele não a come? Seria melhor mudar de ração (estava a pensar em mudar para Acana)? Alguem já passou pelo mesmo e me pode dar uma dica ? Obrigada.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda mai 19, 2014 7:56 pm

Com quase dez meses já não se justifica deixar-lhe a ração à disposição durante todo o dia. A razão desse aparente enjoo pode estar de facto aí: vai petiscar uns grãozinhos quando sente fome ou está aborrecido, o que lhe desorganiza os ritmos digestivos e os mecanismos da fome.

Passe a dar-lhe só duas vezes: metade da ração diária de manhã, antes de os donos saírem para o trabalho, e a outra metade à noite, depois de os donos jantarem. Retirando-lhe a tigela de ambas as vezes, tenha ele comido ou não, passado um quarto de hora depois de lha porem.

E a sua veterinária tem razão: nenhum cão saudável se deixa morrer de fome com comida à sua frente. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
clourinho
Membro

quarta mai 21, 2014 10:28 am

Olá Floripes3,

Obrigada pela sua ajuda. Vou fazer o que me sugere e ver no que dá. Assim que nos levantamos coloco-lhe logo 360 gramas numa taça e água limpa na outra. E o diabrete passa ao pé da ração cheira e nada... vai bebe água e ração nada. A porção que lhe deixo de manhã é a mesma que está quando vou almoçar :? Vou alterar a estratégia, se não come de manhã antes de sair tiro-lhe a taça e volto a apresentar-lha na hora de almoço. Vamos ver como corre :D . Obrigada mais uma vez.
Floripes3
Membro Veterano

quarta mai 21, 2014 12:52 pm

É provável que nos primeiros dias ele continue a desprezar a ração. Mas isso não se prolongará, só irá até a fome falar mais alto.

Vá dando notícias! :)
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
clourinho
Membro

quinta mai 22, 2014 3:05 pm

Olá Floripes3, Boa tarde,

Realmente é tal como você disse, continua a desprezar a ração :o. Ás vezes chego a pensar que ele nunca tem fome. Vamos continuar com o "tratamento".

Depois dou-lhe notícias.

Obrigada
Floripes3
Membro Veterano

quinta mai 22, 2014 8:05 pm

Deixe-o passar fome, que é uma grande mestra. :D Quando já não aguentar mais, até a ração lhe vai saber a manjar dos deuses caninos!

Calculo que daqui a um dia ou dois recomeçará a comer. Mas se assim não for, também não convém prolongar o jejum, ter-se-á de ver o que lhe fazer.
jfn1
Membro Júnior
Registado: sexta mai 23, 2014 2:15 am

sábado mai 24, 2014 1:15 am

Exato. Deixe a comida disponível apenas no horário da refeição e depois tira. Dessa forma ou ele come na hora ou vai ter que ficar aguardando a próxima oportunidade. A minha cachorrinha Nina só comia a noite. Ensinei ela a comer pela manhã também dessa forma. O segredo é colocar sempre a mesma quantidade de ração. Dessa forma, se não comer pela manhã, a noite vai receber a mesma quantidade que receberia se tivesse comido pela manhã. Ou seja, se não comeu pela manhã vai comer metade da ração do dia e vai ficar com fome. Quando perceber isso vai comer pela manhã e a noite. Funcionou com a Nina.
Dicas de <a href="http://www.comotreinarumcao.com.br/ades ... estramento de cães</a> em <a href="http://www.comotreinarumcao.com.br">Como Treinar um Cão.com.br</a>
<a href="http://www.myfunpetlife.com.br">Histórias de pets aqui</a>
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sábado mai 24, 2014 11:05 pm

Há quanto tempo tem o saco da ração aberto?
Ao ser exposta ao ar a ração perde bastante cheiro e esse pode ser o motivo do "enjoo", cuidado com a """privação de comida""" para não deixar o cão emagrecer demasiado.
Quando a minha cadela era pequena comia propla* quando se abria um saco novo de ração comia "este mundo e o outro", passados 3 dias comia para não morrer à fome e com esta "brincadeira" andou magrinha por uns tempos, até eu lhe trocar a ração.
Siga os conselhos que já lhe foram dados e boa sorte! :)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
clourinho
Membro

terça mai 27, 2014 10:28 am

Olá, Bom dia,

Obrigada pelos v/ comentários. Já vamos com uma semana a aplicar este "tratamento" e a verdade é que não consigo entender o que vai na cabeça deste patudo. Tenho-lhe retirado a ração quando ele não a come e já vi algumas mehoras pois em algumas alturas quando lhe volto a colocar a tigela devora a porção por completo, no entanto noutras simplesmente olha para a tigela mordisca uma bolita ou outra e pronto :o , não entendo pois tem dias que parece não ter fome . Calculo que ande a comer aproximadamente 400 gr diárias.

Em relação á saca da ração compramos sacas de 12 kg mas temos muito cuidado em que a ração não fique ao ar e inclusive arranjámos uma caixa hermética que leva 4 kg para evitar andar sempre a abrir a saca. Portanto talvez não seja este o factor.

Será que é o apetite dele que é mesmo assim? Não posso dizer que esteja magro, nem com falta de energia (por enquanto). O que me leva a pensar que talvez seja mesmo o metabolismo dele que é assim.
clourinho
Membro

segunda jun 02, 2014 10:09 pm

Boa noite a todos,

Aqui em casa continuamos com o mesmo problema com a ração. Tenho a impressão que cada dia que passa come menos. Tenho-lhe tirado a tigela da comida quando ele não a come e volto só a coloca-la na próxima refeição mas não está a funcionar. Este fim de semana não houve um único dia em que tivesse comido metade da porção diária. Começo a ter receio que isto afete o desenvolvimento. Vê-se que anda com fome pois assim que ouve mexer em sacos ou caixas aparece logo a correr e tenta roubar comida aos míudos :evil:
Chegada a esta altura começo a pensar que ele se aborreceu mesmo da ração. Estamos a pensar em mudar-lha, o que a veterinária diz ser um erro pois a melhor ração é a Hills. Temos andado a fazer pesquisa (andamos nisto há mais ou menos 2 horas :? ) e temos lido tanto comentário e tanta review no dog food advisor que já estamos baralhados. Conto com a v/ experiência e ajuda :wink: . Neste momento o patudo come Hills Vet Essential Puppy Large Breed, no entanto além de agora esta não o cativar as fezes por vezes são muito moles. Após alguma pesquisa estávamos a pensar mudar para Orijen Puppy Large Breed ( fazendo a transição progressivamente). pois pareceu-nos ser uma boa ração. Peço desculpa pois sei que existem uma série de tópicos sobre rações mas gostava mesmo de saber a opinião de pessoas que têm decerto mais experiência neste assunto. Desde já o meu muito obrigada.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda jun 02, 2014 10:46 pm

A nível de rações palatáveis a Criadores, Dingo e Natura Diet costumam funcionar muito bem.
Senão pode sempre ver opção de uma alimentação natural
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

terça jun 03, 2014 1:57 am

origen, acana e taste of the wild são tao boas ou melhores que a hills que sinceramente eu so gosto dela para tratamentos especificos
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
clourinho
Membro

terça jun 03, 2014 9:57 am

Olá bom dia,

Obrigada pelos v/ comentários.

Regina Vieira, enviei para a tienda... ,onde costumo comprar a ração online, um e-mail a export a situação da falta de apetite, e eles realmente recomendaram que alterasse para esta Criadores. No entanto fiquei com um pé atrás depois de falar com a vet. Em relação á alimentação natural, o problema é que nem sempre temos tempo para cozinhar e nos dias maus ele teria mesmo que aceitar comer ração, o que conhecendo a peça duvido que acontecesse (não depois de "meter o bico" noutras coisas).

Obrigada Sasha pelas sugestões, também considerei a Taste of the Wild mas durante a pesquisa li algures que existem animais com menos tolerância a esta ração :| .Acho que vou mesmo optar pela Orijen. Espero que ele goste...
Floripes3
Membro Veterano

terça jun 03, 2014 11:22 am

Em relação à comida fresca, pode sempre cozer uma panela para dois ou três dias e depois conservar no frigorífico. Ou mesmo dar-lha crua, as célebres dietas RAW e BARF.

Quando recebo cães de rua em FAT, que não vêm habituados à ração, também costumo começar por lhes dar arroz com carne ou paté e uns punhados de ração, tudo bem misturado. Ao princípio lambem tudo menos a ração, mas aos poucos começam também a comê-la, até que por fim acabam por se habituar a ela.

No vosso caso, penso que a recusa dele também poderá dever-se a uma certa inconstância e fragilidade da vossa parte em estabelecer as regras, pois ele tem fome, só não quer é a ração e impõe o "capricho". Mas isto é algo que só em presença se poderá confirmar e tentar reorientar.

Outra coisa que também deve ser investigada é o estado das fezes: se elas aparecem agora mais moles, é muito provável que ande por aí algum parasita a desencadear mal-estar intestinal e consequente recusa em comer. Talvez fosse bom a veterinária investigar melhor esse aspecto.
clourinho
Membro

terça jun 03, 2014 4:01 pm

Olá Floripes3, Boa tarde,

Até poderíamos experimentar a alimentação natural e fazer como sugere cozinhando e conservando em frio para 3 dias, o meu receio é que quando precisemos de lhe dar ração ele não a queira comer :? .

Tenho que admitir que tem alguma razão, existe alguma fragilidade da minha parte, e calculo que ele note isso :oops: . Ainda ontem só para o ver comer ao jantar lhe misturei na ração iogurte (sem lactose). E ele estava tão engulosado com o iogurte que comeu a porção toda, e acredite que fiquei bastante mais descansada de ver que afinal o diabrete come ração. No seguimento disto pensámos que então o que não o cativa será a própria ração, daí a pesquisa de ontem.

Depois de ler a sua mensagem liguei para a Vet mencionou e ela diz que realmente podem já ser parasitas. Eu desconhecia por completo que os parasitas também pode inibir o apetite (Bem digo eu que preciso de um veterinário em casa :lol: ).A próxima desparasitação estava agendada para dia 15 mas vamos antecipar e dar-lhe já hoje o comprimido desparasitante.
Responder

Voltar para “Cães”