Mais um caso de horror... Alguém pode ajudar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça jun 03, 2014 12:37 pm

São mais de 30 cães, maioritariamente Serra da Estrela.

http://www.doglink.pt/noticias/resgate- ... io-tavares
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jun 03, 2014 12:48 pm

quando eu penso que nada mais me pode chocar tenho lágrimas nos olhos. Pata que pôs estas pessoas, e pata que pôs quem lhes compra animais!
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça jun 03, 2014 12:52 pm

Segundo li neste link que consta da notícia acima (http://www.doglink.pt/noticias/140-km-d ... -seus-caes), é mais um caso de criação que correu mal. Parece que o homem (ex-criador ou criadeiro, não sei) até fez de tudo para acompanhar os animais, mas já não tem quaisquer condições.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

terça jun 03, 2014 12:55 pm

Ponho aqui o texto do link que deixei no post anterior:

"António Tavares, com 77 anos de idade, faz há 24 anos diariamente 140 quilómetros para tratar e alimentar 30 cães.

Todos os dias, faça sol ou chuva (ou até neve!), António Tavares arranca pelas 6 da manhã de casa, no Porto, rumo à Serra da Freita. Pelo meio, faz as duas pausas a que o corpo obriga e aproveita para ler o jornal no café. É quando chega a Chão de Espinho, pelas 9 horas, que os seus olhos brilham. Só regressa ao Porto ao início da tarde, depois de alimentar e mimar os seus "meninos".

Já "no limite" físico e financeiro, António pede que adoptem os 26 cães Serra da estrela e os quatro da raça castro-laboreiro que mantém em Chão de Espinho (Arouca, Freita) ou que o ajudem no sustento com donativos em dinheiro ou ração.

"Não sei como resolver isto na minha cabeça", confessa António Tavares, antigo criador de cães, que não tem coragem para abater os seus "meninos", que resistiram ao passar dos anos ao seu lado, desde a morte do seu único filho num acidente no IP5, e que foram aumentando a família. Olhando para o avanço da idade António receia "partir" e deixar os 30 cães ao abandono.

Fez vida a vender máquinas de escritório e, agora, a reforma de 400 euros que aufere não chega para cobrir os 600 euros mensais de despesas com os cães. Só por dia, são oito euros para gasóleo e 12 euros para o saco de 20 quilos de ração, " a mais barata", diz. Assim, foi obrigado a vender grande parte dos seus bens, mas nem isso foi suficiente para resolver o "problema dos cães", sublinha.

Já há cerca de dez anos que António Tavares não faz criação de cães. Não conseguia vende-los. Pela mesma altura, deixou de participar em concursos caninos com as suas estrelas do Campo Lindo, paixão surgida em meados dos anos 70. Orgulha-se de ter feitos de cinco dos seus campeões nacionais. É em nome desse passado que pede ajuda.

O grupo Ajuda AniMELde Vila Nova de Gaia já contactou António Tavares e está a promover esta história para angariar alimentação para os cães e encontrar futuros donos.

Para ajudar contacte a associação através da sua página de facebook ou pelo telefone 933230543."
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 03, 2014 12:55 pm

Sugiro que contactem a http://www.apcse.com.pt/ se ainda não o fizeram.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tassebem
Membro Veterano

terça jun 03, 2014 1:03 pm

Dino, deixei a tua sugestão na página de FB da Ajuda AniMEL.
Charlie2
Membro Veterano

terça jun 03, 2014 1:05 pm

as notícias são contraditórias, mas as beneméritas «salavadoras de cães» merecem-me menos confiança do que parece ser o relato verdadeiro do ex-criador.

Devia ter posto logo a segunda notícia Tassebem, a primeira induz em erro de julgamento.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Tassebem
Membro Veterano

terça jun 03, 2014 1:09 pm

As fotos não deixam dúvidas...
Charlie2
Membro Veterano

terça jun 03, 2014 1:13 pm

Tassebem Escreveu:As fotos não deixam dúvidas...
sim, mas se virmos apenas a primeira notícia e a forma como é relatada pelas senhoras salvadoras, a ideia com que ficamos é de um criadeiro da pior espécie. No entanto, se lermos a notícia que a Tassebem colocou a seguir, a opnião pode mudar, afinal o senhor parece já ter sido criador, e entre perder um filho e a coisa dar para o torto, dá o que pode e não pode pelos animais, que deixou de vender e só não consegue controlar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 03, 2014 1:14 pm

Ponha lá o link para a segunda notícia, Charlie, se bem que, como diz a Tasse, as fotos sejam assustadoras.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tassebem
Membro Veterano

terça jun 03, 2014 1:20 pm

Este é o texto da notícia publicada na doglink:

"A história de António Tavares já foi divulgada em vários meios de comunicação em busca de um apelo para alimentar e salvar os animais. Este fim-de-semana esta história teve uma reviravolta: a situação foi exposta pelo grupo GRUVA Nazaré que nos contou que três pessoas (Marie Mombers, Monika Zwesken and Sofia Cunha) foram ao local e resgataram alguns dos animais.

A viagem até Chão de Espinho mostra as imagens coleccionadas pelo grupo em Campo Lindo, também conhecido como Campo de Concentração para Serras da Estrela.

Quando as defensoras dos animais chegaram ao local encontraram mais de 30 cães que viviam em condições deploráveis dentro de edifícios de cimento e contentores. Os cães mais sortudos – na sua maioria fêmeas prenhas – tinham acesso a um pátio interior, os restantes viviam 23 horas por dia em escuridão. Não foi encontrada qualquer comida, apenas vestígios de animais mortos.

A reportagem fotográfica que fizeram demonstra bem as condições em que os cães vivem:

(...)

As voluntárias têm aos seus cuidados 4 cães mas os restantes ainda estão no local. Marie Mombers, Monika Zwesken e Sofia Cunha fazem um apelo geral a todas as associações, grupos e voluntários para que as ajudem a encontrar não só um local mais apropriado para os animais como também divulgá-los para que se consiga arranjar casa e tratamento o mais urgente possível.

Fotografias gentilmente cedidas pela GRUVA Nazaré"

Independentemente do que se passou para trás, os factos actuais são claros e o próprio dono dos cães pede ajuda para os alimentar e tratar, e que sejam adoptados, pois ele não tem já condições para os manter.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça jun 03, 2014 2:14 pm

Eu tenho acompanhado esta situação través de uma pagina no face, criada por um rapaz para ajudar este caso, e foi esse rapaz que ficou responsável por organizar os peditórios, por receber os valores e canalizar as ajudas para o que fosse prioritário.

O Homem já admitiu que há uma porrada de anos deu um passo maior que a perna. Agora sem dinheiro, saúde e sem meio de transporte viável não consegue dar condições, nem tao pouco alimentar estes cães.
Num dos vídeos que lá meteram no face, é realmente incrível o percurso que tem que fazer diariamente para lá ir.

Não o quero desculpar de todo, mas ele já pediu ajuda inúmeras vezes, admitiu que errou e que não quer os animais naquelas condições. Pelo que percebi também muitas pessoas já ajudaram. Agora, vendo estas imagens se são atuais, não percebo para onde foram as ajudas, principalmente porque a 1ª medida seria esterilizar todas as cadelas para não continuarem a reproduzir.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça jun 03, 2014 3:59 pm

muito triste.

não percebo nada e acho que nem quero.

se não conseguia vender os cães, oferecia-os e
encerrava o canil com dignidade, para ele e para os animais .escolhia um ou dois para companhia e acabava-se a conversa.

qualquer um erra mas persistir no erro só se perdoa talvez pela idade do senhor.

não percebo a relação entre a morte do filho e a situação dos cães, não tem nada a ver uma coisa com a outra. mas pronto... tudo o que os ajude a dormir melhor à noite.

pobres dos animais ... espero que os adoptáveis encontrem bons donos e que os não-adoptáveis, que devem ser bastantes, caiam em mãos que lhe proporcionem uma morte digna e não este arrastar de miséria.

Tasse desejo boa sorte para estes patudos. se for preciso uma FAT ( mesmo temporaria, muito temporária )para alguma femea estou disponivel. Lamento não poder ajudar mais. Boa sorte.
An ye harm none, do what ye will
Tassebem
Membro Veterano

terça jun 03, 2014 6:21 pm

Eu tive conhecimento do caso através da net há algum tempo, mas depois não acompanhei, até ele ter voltado a chegar-me hoje.

Não vou julgar, não é disso que se trata, mas de tentar dar um destino digno a estes animais. Só digo que me parece uma situação que descambou, admitidamente, e que me merece compaixão, tanto a nível da pessoa como dos animais. É muito fácil as situações descambarem, às vezes com as melhores das intenções, disso eu sei. O problema é as pessoas não admitirem e não pedirem ajuda, mas não é o caso.

Nether, muito obrigada pela oferta. Eu não tenho acesso directo nem à AniMEL, que estaria a acompanhar antes o problema, nem ao GRUVA (pedi-lhes hoje amizade no FB). Se eu conseguir, quer que lhes transmita? Ou prefere a Nether fazer isso directamente?
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta jun 04, 2014 5:13 pm

Olá Tasse , pode fazer. se for necessário digam, no que eu puder auxiliar ;)
An ye harm none, do what ye will
Responder

Voltar para “Cães”