A razão? Foi atacado pelos grandes (dois pastores alemães que também tenho) e não resistiu.
Tudo começou quando um dos grandes (a fémea) se tornou adulta e, muitas das vezes que fazíamos festinhas no pequenino, assim que virávamos as costas, ela atacava-o. O pobrezinho foi parar ao hospital veterinário inúmeras vezes com ferimentos graves, e há medida que o tempo passava e que ficámos com o outro pastor (filho da primeira), os ataques começaram a ser mais frequentes e intensos, pois os dois grandes atacavam em conjunto. Eu era a única que conseguia parar o ataque visto que a minha mãe ficava histérica e só gritava.
Os ataques começaram a acontecer mesmo quando não estávamos ao pé, sempre fora de casa (no jardim), e decidimos separá-los definitivamente (o pequeno ficava SEMPRE em casa, os grandes lá fora).
Quando os trazíamos também para casa, o ambiente era completamente diferente: brincavam todos, os grandes com o pequeno, era adorável. Mas sabíamos que se estivessem juntos na rua o mal ia repetir-se.
Passou um ano e o pequenote envelheceu muito. Passava tanto tempo em casa que os outros morriam de inveja e até através do vidro se mostravam agressivos. Um dia, alguém se esqueceu da porta aberta e, quando fomos procurar o pequeno, encontrámo-lo caído nas traseiras. Ele tinha sempre uma mantinha vestida, quando o encontrámos a mantinha estava a metros de distância. Foi terrível, todos aqui em casa amamos animais e aquele, especialmente, era como um filho. Segundo o veterinário a morte foi rápida pois ele só estava ferido no pescoço.
Entre os grandes (são 3, incluindo outro que sofre de atrofia dos posteriores) nunca ocorre nenhum tipo de ataque (só na brincadeira), agressividade entre eles: 0. Em breve vou para a universidade e penso adotar um cão de pequeno porte adulto para me fazer companhia no apartamento, no entanto, morro de medo de que, cada vez que o trouxer para casa, a história volte a repetir-se.
Alguém já passou pelo mesmo? Sugestões de solução, que não impliquem separá-los (porque qualquer descuido seria fatal, como foi)? Obrigada