Cães ciumentos, alguém já passou pelo mesmo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sofiaysabell
Membro Júnior
Registado: sábado mai 18, 2013 3:12 pm

domingo jun 15, 2014 11:57 am

Há pouco tempo o cão mais velho aqui de casa (tinha 17 anos) foi para o céu e foi antes do esperado :cry:
A razão? Foi atacado pelos grandes (dois pastores alemães que também tenho) e não resistiu.

Tudo começou quando um dos grandes (a fémea) se tornou adulta e, muitas das vezes que fazíamos festinhas no pequenino, assim que virávamos as costas, ela atacava-o. O pobrezinho foi parar ao hospital veterinário inúmeras vezes com ferimentos graves, e há medida que o tempo passava e que ficámos com o outro pastor (filho da primeira), os ataques começaram a ser mais frequentes e intensos, pois os dois grandes atacavam em conjunto. Eu era a única que conseguia parar o ataque visto que a minha mãe ficava histérica e só gritava.

Os ataques começaram a acontecer mesmo quando não estávamos ao pé, sempre fora de casa (no jardim), e decidimos separá-los definitivamente (o pequeno ficava SEMPRE em casa, os grandes lá fora).

Quando os trazíamos também para casa, o ambiente era completamente diferente: brincavam todos, os grandes com o pequeno, era adorável. Mas sabíamos que se estivessem juntos na rua o mal ia repetir-se.

Passou um ano e o pequenote envelheceu muito. Passava tanto tempo em casa que os outros morriam de inveja e até através do vidro se mostravam agressivos. Um dia, alguém se esqueceu da porta aberta e, quando fomos procurar o pequeno, encontrámo-lo caído nas traseiras. Ele tinha sempre uma mantinha vestida, quando o encontrámos a mantinha estava a metros de distância. Foi terrível, todos aqui em casa amamos animais e aquele, especialmente, era como um filho. Segundo o veterinário a morte foi rápida pois ele só estava ferido no pescoço.

Entre os grandes (são 3, incluindo outro que sofre de atrofia dos posteriores) nunca ocorre nenhum tipo de ataque (só na brincadeira), agressividade entre eles: 0. Em breve vou para a universidade e penso adotar um cão de pequeno porte adulto para me fazer companhia no apartamento, no entanto, morro de medo de que, cada vez que o trouxer para casa, a história volte a repetir-se.

Alguém já passou pelo mesmo? Sugestões de solução, que não impliquem separá-los (porque qualquer descuido seria fatal, como foi)? Obrigada :)
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo jun 15, 2014 12:07 pm

embora lamente a morte do seu cão, isso foi consequência de saberem pouco sobre cães, sua hierarquia e sua educação.
Informe-se como funcionam os cães em matilha, e se vir que não tem mão neles, procure ajuda de um treinador ou escola de treino.
Amar um animal e ter aptidão para lidar com um são coisas bem distintas.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
sofiaysabell
Membro Júnior

domingo jun 15, 2014 12:16 pm

Charlie2 Escreveu:embora lamente a morte do seu cão, isso foi consequência de saberem pouco sobre cães, sua hierarquia e sua educação.
Informe-se como funcionam os cães em matilha, e se vir que não tem mão neles, procure ajuda de um treinador ou escola de treino.
Amar um animal e ter aptidão para lidar com um são coisas bem distintas.
Os nossos dois cães pastores foram educados por um treinador e esse assunto foi posto em mesa, de facto, quando o mais novo estava a ser ensinado. A única coisa que o senhor treinador nos disse foi para mostrarmos fortemente o nosso desagrado logo após o ataque, à pastora alemã. Sempre o fizémos, nunca resultou por muito tempo :|

Mas seguirei a sua sugestão e talvez procure outro profissional, sim. Mas a verdade é que toda a gente vem com a conversa de não saber educar bem os meus cães (inclusive o dito treinador), sem, em vez disso, me propôr uma atitude melhor à minha - que é isso que preciso :roll:
Charlie2
Membro Veterano

domingo jun 15, 2014 12:18 pm

mas o seu relato é a prova viva de que não sabe mesmo educar cães. Aliás todo o relato me fez impressão precisamente porque foi uma situação que observaram desenrolar-se até acabar da pior das formas.
O educador estava certo, e admitir e corrigir os nosso erros é a melhor forma de começar.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
sofiaysabell
Membro Júnior

domingo jun 15, 2014 12:24 pm

Charlie2 Escreveu:mas o seu relato é a prova viva de que não sabe mesmo educar cães. Aliás todo o relato me fez impressão precisamente porque foi uma situação que observaram desenrolar-se até acabar da pior das formas.
O educador estava certo, e admitir e corrigir os nosso erros é a melhor forma de começar.
Se o educador estava certo e aqui foi feito precisamente o que ele disse, como pode ter isto continuado a acontecer?

Nesta casa vivem pessoas que lidam com cães há 40 anos, acho um pouco dramático e ofensivo dizer que não sabemos mesmo educar cães e que "observei" o processo até acabar com a morte de um cão, como se me tivesse limitado a observar e não tivesse feito nada para o evitar. Os meus cães estão bem educados em muitas outras coisas, lamento que não os conheça. Ninguém nasce ensinado, mas procurámos resolver a solução de várias maneiras, durante anos, e ninguém nos soube, então, "ensinar".
Charlie2
Membro Veterano

domingo jun 15, 2014 12:28 pm

Os nossos dois cães pastores foram educados por um treinador e esse assunto foi posto em mesa, de facto, quando o mais novo estava a ser ensinado. A única coisa que o senhor treinador nos disse foi para mostrarmos fortemente o nosso desagrado logo após o ataque, à pastora alemã. Sempre o fizémos, nunca resultou por muito tempo
Posso dizer-lhe que nunca vi um treinador dizer apenas isso e ficar-se por aí na educação de cães. até na tv o Cesar Millan ensina e paga apenas a conta da tv.
Nesta casa vivem pessoas que lidam com cães há 40 anos, acho um pouco dramático e ofensivo dizer que não sabemos mesmo educar cães e que "observei" o processo até acabar com a morte de um cão,
O Vitor Hugo cardinalli treina animais de circo há muito tempo. Isso não faz dele apto para lidar com animais.
Os meus cães estão bem educados
Não estão não, senão isso nunca teria acontecido.
PS: Editei para rectificar o primeiro quote.
Charlie2
Membro Veterano

domingo jun 15, 2014 12:35 pm

Se o educador estava certo e aqui foi feito precisamente o que ele disse, como pode ter isto continuado a acontecer?
Mas a verdade é que toda a gente vem com a conversa de não saber educar bem os meus cães (inclusive o dito treinador)
Era nisto que o educador estava certo. Quando muita gente, inclusive profissionais nos diz que estamos errados, é porque muito provavelmente estamos.
sofiaysabell
Membro Júnior

domingo jun 15, 2014 12:46 pm

Charlie2 Escreveu:
Mas a verdade é que toda a gente vem com a conversa de não saber educar bem os meus cães (inclusive o dito treinador)
Era nisto que o educador estava certo. Quando muita gente, inclusive profissionais nos diz que estamos errados, é porque muito provavelmente estamos.
Ah, entendi agora. Mas eu nunca pus em causa o facto de estar a agir mal perante aquela situação. Precisamente por saber que não estava a tomar a atitude certa, pedi auxílio a outra pessoa, incluindo aqui, neste fórum. O que eu quis dizer com essa nota de desagrado, foi que aqueles que apontaram o dedo, não souberam propôr-me nada melhor.

Os cães não são controláveis em tudo o que fazem, ou pelo menos, não há uma regra que se aplique a todos sem falhas. Há casos complicados, outros que parecem e não são. Enfim, são um pouco como nós, humanos. E às vezes, até os profissionais na matéria encontram dificuldades, e não é por isso que não são bons educadores. Para aqui em casa não se saber educar cães, em mil e uma outras casas muito menos se sabe. :lol: Não é por isso que vamos deixar de os ter - imagine a quantidade de animais sem lar que haveria. O que é importante é procurar soluções, preocupar-se com o bem-estar deles, é isso que faço. Não tenho culpa de não as encontrar. E, em muitas coisas, os meus cães são cães bem educados - tenho de discordar de si. Como qualquer pessoa, têm defeitos, são bons numas coisas e maus noutras. Confesso que possa saber mais de cães, mas dos meus cães, eu sei mais.
Charlie2
Membro Veterano

domingo jun 15, 2014 1:08 pm

nesta era de informação, tecnologia, programnas de tv dedicados a animais, sobretudo a cães problemáticos, a sua resposta parece-me de quem simplesmente quer ter razão, com os argumentos do costume. Que há muitos cães abandonados, que temos cães há muito tempo, que se não sabemos fazer isto bem imagine-se o resto, enfim.
Como há pessoas que realmente querem e precisam de ajuda, o melhor que posso fazer por si é dar-lhe a bicicleta e desejar boa sorte aos seus cães. Passe bem.
Para aqui em casa não se saber educar cães, em mil e uma outras casas muito menos se sabe
depois do relato que deixa inicialmente, eu não me orgulharia lá muito de dizer uma destas.
Última edição por Charlie2 em domingo jun 15, 2014 1:26 pm, editado 2 vezes no total.
sofiaysabell
Membro Júnior

domingo jun 15, 2014 1:15 pm

Charlie2 Escreveu:nesta era de informação, tecnologia, programnas de tv dedicados a animais, sobretudo a cães problemáticos, a sua resposta parece-me de quem simplesmente quer ter razão, com os argumentos do costume. Que há muitos cães abandonados, que temos cães há muito tempo, que se não sabemos fazer isto bem imagine-se o resto, enfim.
Como há pessoas que realmente querem e precisam de ajuda, o melhor que posso fazer por si é dar-lhe a bicicleta e desejar boa sorte aos seus cães. Passe bem.
Para aqui em casa não se saber educar cães, em mil e uma outras casas muito menos se sabe
depois do relato que deixa inicialmente, eu não me orgulharia lá muito de dizer uma destas.
E eu vinha para aqui dar-me ao trabalho de escrever este post para quê, se não quisesse realmente ajuda? :| Eu não me orgulharia é de ir a um post criticar alguém que pede ajuda acerca da forma como educa cães que não conheço, em vez de, de facto, mostrar a minha sabedoria e apresentar propostas de solução. Eu vim aqui com esperança de encontrar simpatia e acolhimento por parte de quem também ama animais, mas encontrei alguém que se deu ao trabalho de responder unicamente para ofender. É triste. Mas agradeço-lhe o mini-conselho de procurar um profissional, não nos foquemos apenas no lado mau das coisas, não é? :wink:
Charlie2
Membro Veterano

domingo jun 15, 2014 1:24 pm

sofiaysabell Escreveu:
Charlie2 Escreveu:nesta era de informação, tecnologia, programnas de tv dedicados a animais, sobretudo a cães problemáticos, a sua resposta parece-me de quem simplesmente quer ter razão, com os argumentos do costume. Que há muitos cães abandonados, que temos cães há muito tempo, que se não sabemos fazer isto bem imagine-se o resto, enfim.
E eu vinha para aqui dar-me ao trabalho de escrever este post para quê, se não quisesse realmente ajuda? :| Eu não me orgulharia é de ir a um post criticar alguém que pede ajuda acerca da forma como educa cães que não conheço, em vez de, de facto, mostrar a minha sabedoria e apresentar propostas de solução. Eu vim aqui com esperança de encontrar simpatia e acolhimento por parte de quem também ama animais, mas encontrei alguém que se deu ao trabalho de responder unicamente para ofender. É triste. Mas agradeço-lhe o mini-conselho de procurar um profissional, não nos foquemos apenas no lado mau das coisas, não é? :wink:
se puder dizer-me onde é que a ofendi, eu agradecia.
Charlie2
Membro Veterano

domingo jun 15, 2014 1:30 pm

Eu era a única que conseguia parar o ataque visto que a minha mãe ficava histérica e só gritava.
Nesta casa vivem pessoas que lidam com cães há 40 anos, acho um pouco dramático e ofensivo dizer que não sabemos mesmo educar cães
:roll:
sofiaysabell
Membro Júnior

domingo jun 15, 2014 1:42 pm

Charlie2 Escreveu:
sofiaysabell Escreveu:
se puder dizer-me onde é que a ofendi, eu agradecia.
"não sabe mesmo educar cães" (hipérbole que considero insultuosa);
"observaram desenrolar-se até acabar da pior das formas" (foi aqui que, especialmente, me senti ofendida, já expliquei porquê);
"O Vitor Hugo cardinalli treina animais de circo há muito tempo. Isso não faz dele apto para lidar com animais. " (comparação de mim e da minha família com esse senhor, que bem sabemos é um insensível homem);
"a sua resposta parece-me de quem simplesmente quer ter razão";
"Como há pessoas que realmente querem e precisam de ajuda" (insinuação que considero igualmente ofensiva);
"boa sorte aos seus cães" (outra insinuação).

Desculpe-me se entendi mal o sentido de todas estas afirmações, entre outras. Eu considero-as, de facto, ofensivas. A forma como se dirigiu a mim não me pareceu, de todo, simpática, embora tenha sido educada. Eu não escrevi aqui com o intuito de chatear ninguém e receber acusações deste tipo, sem (ainda por cima) serem acompanhadas por sugestões, deixa-me ainda mais certa de que às vezes, o Homem, pode ser mauzinho.

Mas como não quero afastar-me do tópico e muito menos discutir, e como certamente não sou a única, se não tiver nenhuma outra proposta a acrescentar, não se sinta na necessidade de responder. De novo agradecida, tenha um bom dia. :)
sofiaysabell
Membro Júnior

domingo jun 15, 2014 1:44 pm

Charlie2 Escreveu:
Eu era a única que conseguia parar o ataque visto que a minha mãe ficava histérica e só gritava.
Nesta casa vivem pessoas que lidam com cães há 40 anos, acho um pouco dramático e ofensivo dizer que não sabemos mesmo educar cães
(A minha mãe não é a única habitante desta casa e não tem culpa de ter uma personalidade mais frágil, pois facilmente se assusta e entra em pânico. O que recomenda? Que deixe de ter cães por causa disso?)
Charlie2
Membro Veterano

domingo jun 15, 2014 1:52 pm

sofiaysabell Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
(A minha mãe não é a única habitante desta casa e não tem culpa de ter uma personalidade mais frágil, pois facilmente se assusta e entra em pânico. O que recomenda? Que deixe de ter cães por causa disso?)
Se a Sofia era a única que conseguia travar as lutas dos cães (mesmo acabando de dizer que havia mais pessoas em casa), se a sua mãe presenciava e entrava em histeria (quando qualquer pessoa minimamente informada sabe que gritos e histeria só pioram escaramuças entre cães), se têm cães há 40 anos, e se a Sofia me diz que só separou os cães, mesmo sabendo que os de fora estavam mortos por deitar o dente ao de dentro, e finaliza dizendo que desde o início dos ataques até á morte do cão mais velho passou UM ANO, quer que eu lhe dê credibilidade na educação de cães? Está a brincar comigo não?
Responder

Voltar para “Cães”