Viagem de comboio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anacseg
Membro
Mensagens: 60
Registado: quarta mai 08, 2013 3:09 pm

quinta jul 03, 2014 11:19 am

Olá :)

Vou precisar de fazer uma viagem de comboio (alfa-pendular) com o meu cão. Pelo que li no site da CP se o cão tiver 5kg e for acondicionado pode viajar no comboio.
Será que posso tirar o cão de dentro da transportadora durante a viagem? A CP é flexivel nesse aspecto?
Vão ser mais de 3 horas de viagem e tenho medo que o cão possa ganir ou ladrar durante a viagem...
Sabem se eles pedem alguma documentação relativa ao cão?

Obrigada
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta jul 03, 2014 2:59 pm

Mas tem a certeza que pode ir no alfa?
No outro dia disseram-me que não...
Mas como é pequeno até podem facilitar não sei.

Eu já andei no urbano, mas a minha como é maior que isso, pagou bilhete normal, e levei os documentos mas eles nunca me pedem.

Mas aproveito para deixar uma dúvida também.
Se pode viajar o inter-cidades e se paga bilhete ou tem 50% de desconto e se há desconto para mim também :P
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta jul 03, 2014 3:07 pm

Esqueça :P
Estive a ver e acho que podem mesmo viajar no alfa.
Mas quanto à sua dúvida não sei...
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quinta jul 03, 2014 5:51 pm

No inter-cidades não há desconto para ninguém. O cão paga bilhete inteiro, mesmo que o dono tenha descontos (eu tenho cartão jovem e a minha cadela iria pagar mais do que eu para fazer a viagem 8) )

Quanto a tirar o cão da caixa durante a viagem, depende. Aconselho a manter o cão na caixa quando o revisor passar, para que não passe por cão que paga bilhete e ao longo da viagem pode ir tirando o cão, caso este se porte bem.

Mantenha-o sempre de trela, para o caso de ele conseguir sair da caixa. Vá falando com ele e dê-lhe festinhas, mas nunca depois de ele chorar.

Fui para o Alentejo e no mesmo comboio ia uma senhora com um cão. A senhora estava na vidinha dela e o cão no chão, sem fazer nada. O cão chorava e a dona dizia um "chiu" muito docemente e dava uma festa ao cão para se calar. Resultado? Na primeira meia-hora o cão chorou uma vez. Na segunda meia-hora de viagem o cão chorou mais de 4 vezes, assim que percebeu o jogo aguentava cada vez menos tempo sem chorar.

Resumindo e baralhando, reforce o cão enquanto ele for calado no início da viagem. Dê-lhe festinhas em intervalos de tempo aleatórios e ignore-o se choramingar. Assim que estiver calado mais tempo, dê festinhas e não deixe passar tanto tempo até lhe dar atenção outra vez, para evitar que chore de novo (isto se o cão tiver o mesmo comportamento do cão que viajou "comigo")

Se tiver brinquedos de rechear pode levar um congelado para ele se entreter durante a viagem. Um kong ou um frasco de boca mais estreita com manteiga de amendoim costuma ser irresistível e mantém-nos ocupados.

Se ele não estiver habituado à caixa, convém fazer essa habituação antes. Não o obrige a entrar nem feche a porta à força, dê-lhe os brinquedos e ossos mais irresistíveis na transportadora e faça dela a cama do cão a partir de agora, para que ele a sinta como um lugar seguro e confortável e não como um sítio para onde vai quando tem de sair de casa e ir para sítios muito stressantes :wink:

Boa sorte e depois diga como correu a viagem :wink:
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta jul 03, 2014 9:00 pm

No intercidades paga bilhete como se cães dentro de caixa não pagam bilhete?
Só pagam se forem atrelados.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quinta jul 03, 2014 9:03 pm

anacseg Escreveu:Olá :)

Vou precisar de fazer uma viagem de comboio (alfa-pendular) com o meu cão. Pelo que li no site da CP se o cão tiver 5kg e for acondicionado pode viajar no comboio.
Será que posso tirar o cão de dentro da transportadora durante a viagem? A CP é flexivel nesse aspecto?
Vão ser mais de 3 horas de viagem e tenho medo que o cão possa ganir ou ladrar durante a viagem...
Sabem se eles pedem alguma documentação relativa ao cão?

Obrigada
Questione directamente a CP. A empresa, seguramente a informará conveniwntemente.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quinta jul 03, 2014 9:04 pm

anacseg Escreveu:Olá :)

Vou precisar de fazer uma viagem de comboio (alfa-pendular) com o meu cão. Pelo que li no site da CP se o cão tiver 5kg e for acondicionado pode viajar no comboio.
Será que posso tirar o cão de dentro da transportadora durante a viagem? A CP é flexivel nesse aspecto?
Vão ser mais de 3 horas de viagem e tenho medo que o cão possa ganir ou ladrar durante a viagem...
Sabem se eles pedem alguma documentação relativa ao cão?

Obrigada
Questione directamente a CP. A empresa, seguramente a informará conveniwntemente.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Responder

Voltar para “Cães”