Cachorro agressivo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JKlc
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 10, 2014 11:33 am

quinta jul 10, 2014 11:39 am

Olá.

Tenho um cachorro de raça grande com 3 meses. Teve que vir cá para casa pouco antes dos 2 meses por problemas com a mãe.

Desde que veio que mordia muito as nossas mãos, pernas etc.. e nós spr levámos na brincadeira pq era pequenino apesar de tentarmos spr desencorajar esse comportamento.

O problema é que ele já é enorme e as dentadas doem imenso, fora as nódoas negras e ele cada vez está pior. Rosna, ladra e não pára de nos morder, parece mesmo que fica irritado. Já tivemos que lhe bater algumas vezes por causa da força das dentadas.

Ontem foi ao veterinário levar uma vacina e a médica ficou mt preocupada pq ele ficou agressivo para nós qdo o tentávamos por quieto.

Não sei bem o que fazer.. acho que vou ter que tentar uma escola de cães. Mas para um cachorro apenas de 3 meses este comportamento não deve ser mto normal.

Alguem teve uma situação semelhante com um cachorro tão pequeno?
Obrigada!
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jul 10, 2014 11:45 am

Duvido que um cachorro de 3 meses morda por agressividade... Parece que não foi feito de forma correta o trabalho de inibição de mordida, ou seja o cachorro não tem noção que a força com que morde é excessiva, nem que não deve mordiscar as mãos, pernas etc porque nunca lhe ensinaram isso. Alem disso pode ver essas brincadeiras como um "jogo" engraçado que o excita e talvez daí o ladrar etc (entusiasmo).
Mas claro que se não conseguirem controlar e corrigir isso agora, pode ir evoluindo pois o cachorro aprende que usar a boca é uma boa forma de conseguir o que quer
Se não conseguem lidar com o cachorro o melhor é procurarem um bom treinador na vossa área e/ou inscreverem-no numa puppy class
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
JKlc
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 10, 2014 11:33 am

quinta jul 10, 2014 11:56 am

Obrigada pela sua resposta.

Pois nós tb pensamos que não é por "maldade", mas a verdade é que ele fica um bocado assustador e não podemos simplesmente dizer "Não!" e virar as costas (como aconselhado) qdo temos um cão com a força dele a morder-nos as mãos/pernas.

Até a Vet teve medo dele.
Ela tb perguntou se o mimamos mto, e a verdade é q sim. Qdo ele está sossegado só quer festas e anda spr alguém de volta dele.
Dps começa a morder, rosnar mt e a ladrar e é horrível, manda-se para cima de nós..enfim.

Mas pronto, gostamos mt dele e vamos tentar fazer o q é melhor.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jul 10, 2014 1:11 pm

Treinador, e para ontem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
JKlc
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 10, 2014 11:33 am

quinta jul 10, 2014 1:44 pm

=/ fico mesmo triste com isto!

Vamos só esperar mais uma ou duas semaninhas para ver se alguma coisa muda e depois vamos procurar um treinador.

É um bocado triste pensar q tratamos tão bem um animal e ele reage "assim" mas pronto é a natureza de um animal.

Se alguém tiver boas referências de um treinador na margem sul, agradeço.
Deram-me o contacto do Jorge Piçarra, mas pelo que vejo na página dele acho que a especialidade são cães de caça.
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jul 10, 2014 2:18 pm

Duas semanas num cachorro é muito tempo. Nesta fase eles aprendem tudo e bem rápido, tanto para o bem como para o mal.
Duas semanas a "deixar andar" são duas semanas para o comportamento se fixar e quem sabe até escalar.
Têm que agir mais breve possível, não pidem simplesmente deixar andar.

Na margem sul não conheço...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ACRR
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sexta fev 07, 2014 9:04 am

quinta jul 10, 2014 2:26 pm

Boa tarde

minha lab está a fazer obediência básica na Quinta d'Alcateia (estrada de Sesimbra)
paws
Membro
Mensagens: 63
Registado: quinta jun 26, 2014 5:14 pm

quinta jul 10, 2014 4:36 pm

procure um treinador para o seu cão, apesar de ser cachorro esses comportamentos não são bons e têm por norma tendência para se agravarem... faça uma pesquisa e veja qual desses inúmeros treinadores é melhor.
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta jul 10, 2014 6:12 pm

AST88 Escreveu: (...)Deverá também considerar a hipótese de devolver o cachorro ao criador(...)
:lol: :lol:
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta jul 10, 2014 7:26 pm

É um bocado triste pensar q tratamos tão bem um animal e ele reage "assim" mas pronto é a natureza de um animal.
estragar com mimos não é o memso que tratar bem, aliás quanto mais mimado mais dominante e «agressivo» o animal se torna. Com 3 meses já mandar na família é muito mau.
treinador.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
DoggyLover
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

sexta jul 11, 2014 1:59 am

Bem...parece que estou a ver o mesmo filme com uma cachorra bull terrier de 3 meses de uma amiga minha. A cadela demonstra posse com brinquedos, com espaços e com a dona (relativamente a outra cadela adulta da casa). Esteve com a mãe, irmãos e outras cadelas até muito para lá dos 2 meses e todos se davam bem mas tendia a impor-se perante todos os outros cães da matilha. Ainda hoje a dona já foi a uma escola de treino com ela porque...como eu lhe disse, quanto antes melhor! Falta-lhe uma educação firme, assertiva e coerente.
É melhor procurar ajuda profissional o quanto antes. Se quiser, posso-lhe dar o contacto do treinador a que a minha amiga foi (também na Margem Sul).
Boa sorte!
JKlc
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: quinta jul 10, 2014 11:33 am

sexta jul 11, 2014 9:38 am

Obrigada pelas respostas.
Dá-lo de volta está fora de questão pq apesar de ele ser assim "mauzinho" já gostamos mt dele e queremos tentar outras possibilidades de resolução.

DoggyLover se me puder dar esse contacto agradeço :)

Ele não é possessivo com brinquedos nem comida e por vezes até é "sossegado", só que quando começa a querer brincar e morder fica eufórico e entra num género de espiral...
fradik
Membro
Mensagens: 117
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

sexta jul 11, 2014 9:52 am

JKlc Escreveu:Olá.

Tenho um cachorro de raça grande com 3 meses. Teve que vir cá para casa pouco antes dos 2 meses por problemas com a mãe.

Desde que veio que mordia muito as nossas mãos, pernas etc.. e nós spr levámos na brincadeira pq era pequenino apesar de tentarmos spr desencorajar esse comportamento.

O problema é que ele já é enorme e as dentadas doem imenso, fora as nódoas negras e ele cada vez está pior. Rosna, ladra e não pára de nos morder, parece mesmo que fica irritado. Já tivemos que lhe bater algumas vezes por causa da força das dentadas.

Ontem foi ao veterinário levar uma vacina e a médica ficou mt preocupada pq ele ficou agressivo para nós qdo o tentávamos por quieto.

Não sei bem o que fazer.. acho que vou ter que tentar uma escola de cães. Mas para um cachorro apenas de 3 meses este comportamento não deve ser mto normal.

Alguem teve uma situação semelhante com um cachorro tão pequeno?
Obrigada!
Bater no cão? Está a corrigir agressividade com agressividade. Não entre em desespero, ele é muito novo e tem um mundo de aprendizagem à sua frente. Procure um treinador e vai ver que facilmente corrige esse problema. Não espere duas semanas.
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta jul 11, 2014 2:20 pm

Pela descrição que tens feito não me parece um problema de agressividade mas sim, não saber controlar a dentada na brincadeira.

O que deves fazer é não permitir dentadas quando brinca com humanos. Tenta desviar para outro tipo de brincadeira e sempre que ele morder faz um som/palavra que signifique que se portou mal e para de brincar com ele.

Se notares que ele tentou controlar a dentada, não mordeu quando se esperava que mordesse ou não aplicou força, felicita-o (mas sem excitação) e continua a brincar.

Também ajuda ele brincar com cães adultos. A socialização permite que ele aprenda os limites e adaptar a brincadeira. Sempre que ele fizer a posição de brincar, felicita-o para que ele saiba como deve indicar que quer brincar e não existe mal entendidos por parte dos outros cães.

Provocar dor quando se porta mal não é a solução. Ele pode tornar-se "esquivo" quando é necessário segurá-lo e pode aprender que é uma forma correta de proceder quando algo não lhe agrada e em vez de dar um aviso pode aplicar logo uma dentada.
DoggyLover
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

sexta jul 11, 2014 5:55 pm

JKlc Escreveu:Obrigada pelas respostas.
Dá-lo de volta está fora de questão pq apesar de ele ser assim "mauzinho" já gostamos mt dele e queremos tentar outras possibilidades de resolução.

DoggyLover se me puder dar esse contacto agradeço :)

Ele não é possessivo com brinquedos nem comida e por vezes até é "sossegado", só que quando começa a querer brincar e morder fica eufórico e entra num género de espiral...
O meu cão também era assim. Sempre foi muito meigo connosco mas quando se trata de ficar excitado, seja pela brincadeira ou pela comida é muito bruto e há uns tempos abocanhava-nos imenso. Tivemos de o levar a um treinador e hoje já o sabemos controlar.
Olhe eu vou-lhe enviar mp com dois contactos, um da margem sul e outro de Lisboa.
Responder

Voltar para “Cães”