Problema de pele/Pêlo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tiago26
Membro
Registado: terça fev 10, 2009 9:45 am

sexta jul 11, 2014 11:51 am

Gostava de saber se é possível alguém me dar uma ajudinha visto que não está fácil perceber o que se passa com o meu cão.

Eu tenho um cão que tem muito, muito sub-pêlo, um Terra Nova. Neste momento, e como muitos dos cães ele anda a fazer a muda, ou eu acho que andava até hoje. O problema é que ele neste momento não tem sub-pêlo praticamente nenhum em algumas zonas do corpo e dia sim dia não, que é os dias em que o escovo são toneladas de pêlo que saem. A verdade é uma, agora não tanto como por exemplo na semana passada.

A questão é que eu tenho verificado que ele tem uma espécie de caspa, mas como se isso não bastasse tem umas "cascas" na pele, que por sinal acho que são esses bocadinhos que originam a caspa. Aquilo tem uma cor meia acastanhada.

Tem uma foto para ilustrar melhor o problema. Tudo bem que não dá para ver muito bem, mas a máquina não é a melhor. Quem já viu um terra nova de perto sabe que não é fácil chegar à pele, mas vejam a facilidade com que eu consegui!!! Não há sub-pêlo aqui!!!

Imagem[/img]

A minha questão é, será que esta perda de pêlo não é a muda e é só e apenas alguma doença? A verdade é que o pêlo exterior está melhor do que o que estava.

Agradeço a ajuda que possa se disponibilizada.
Cumps
Tiago Ferreira
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sexta jul 11, 2014 1:30 pm

Que champô usa? Banhos de quanto em quanto tempo? Que escova usa para escovar o patudo? Essas manchas/bolhas são espalhadas pelo corpo todo ou só em algumas zonas? O animal tem comichão/coça-se?
tiago26
Membro

sexta jul 11, 2014 1:42 pm

dreamdog Escreveu:Que champô usa? Banhos de quanto em quanto tempo? Que escova usa para escovar o patudo? Essas manchas/bolhas são espalhadas pelo corpo todo ou só em algumas zonas? O animal tem comichão/coça-se?
O champô que o uso é o da Men for Sun para pêlos pretos. Banhos um por mês é muito. O último acho que já foi à mais tempo que isso e no final seco sempre o pêlo com um expulsor. As manchas que eu consiga ver neste momento são só em algumas zonas, pq há zonas que ele ainda o sub pêlo e não me consigo aperceber. Por isso acho que é só em algumas zonas. Relativamente à comichão é rara. Este é um dos motivos que tb me intriga!
Cumps
Tiago Ferreira
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sexta jul 11, 2014 3:02 pm

tiago26 Escreveu:
dreamdog Escreveu:Que champô usa? Banhos de quanto em quanto tempo? Que escova usa para escovar o patudo? Essas manchas/bolhas são espalhadas pelo corpo todo ou só em algumas zonas? O animal tem comichão/coça-se?
O champô que o uso é o da Men for Sun para pêlos pretos. Banhos um por mês é muito. O último acho que já foi à mais tempo que isso e no final seco sempre o pêlo com um expulsor. As manchas que eu consiga ver neste momento são só em algumas zonas, pq há zonas que ele ainda o sub pêlo e não me consigo aperceber. Por isso acho que é só em algumas zonas. Relativamente à comichão é rara. Este é um dos motivos que tb me intriga!
Pode ser só uma alergia ou uma irritação da pele, mas não posso dar nenhuma opinião concreta. Tenho ideia de ver no Black umas manchas dessas e elas desaparecerem passado uns tempos. Mas o melhor seria mesmo dar um salto ao vet para ficar descansado ou ver se alguém daqui passou por alguma situação dessas ;)

Quanto ao champô, ja usei esse no meu patudo, mas ainda tenho a embalagem praticamente cheia xD, é o verde ou o preto(so por curiosidade)?
tiago26
Membro

sexta jul 11, 2014 4:44 pm

dreamdog Escreveu:
tiago26 Escreveu:
Pode ser só uma alergia ou uma irritação da pele, mas não posso dar nenhuma opinião concreta. Tenho ideia de ver no Black umas manchas dessas e elas desaparecerem passado uns tempos. Mas o melhor seria mesmo dar um salto ao vet para ficar descansado ou ver se alguém daqui passou por alguma situação dessas ;)

Quanto ao champô, ja usei esse no meu patudo, mas ainda tenho a embalagem praticamente cheia xD, é o verde ou o preto(so por curiosidade)?
É o preto. Eu até estou satisfeito. Mas obrigado pela ajuda.

Será que alguém pode ajudar? O meu medo é que ele esteja a perder o pêlo por causa daquilo!
Cumps
Tiago Ferreira
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jul 11, 2014 6:02 pm

No seu caso eu iria com o cão ao veterinário. Só ele lhe pode dizer o que se passa.

Na altura do calor o Terranova deita imenso pêlo e chama-se a isso a "muda". Também acontece uma "muda" intensa quando o pêlo de bebé cai e passa a pêlo de adulto.

Seja como for, o Terranova costuma ter sempre sub-pêlo.
Responder

Voltar para “Cães”