Eu tenho um cão que tem muito, muito sub-pêlo, um Terra Nova. Neste momento, e como muitos dos cães ele anda a fazer a muda, ou eu acho que andava até hoje. O problema é que ele neste momento não tem sub-pêlo praticamente nenhum em algumas zonas do corpo e dia sim dia não, que é os dias em que o escovo são toneladas de pêlo que saem. A verdade é uma, agora não tanto como por exemplo na semana passada.
A questão é que eu tenho verificado que ele tem uma espécie de caspa, mas como se isso não bastasse tem umas "cascas" na pele, que por sinal acho que são esses bocadinhos que originam a caspa. Aquilo tem uma cor meia acastanhada.
Tem uma foto para ilustrar melhor o problema. Tudo bem que não dá para ver muito bem, mas a máquina não é a melhor. Quem já viu um terra nova de perto sabe que não é fácil chegar à pele, mas vejam a facilidade com que eu consegui!!! Não há sub-pêlo aqui!!!

A minha questão é, será que esta perda de pêlo não é a muda e é só e apenas alguma doença? A verdade é que o pêlo exterior está melhor do que o que estava.
Agradeço a ajuda que possa se disponibilizada.