Golden retriever com manchas pretas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jul 24, 2014 6:15 pm

Uma amiga minha decidiu comprar um golden retriver. Portanto, seguiu todos os passos - lista do CPC, informações do clube a respeito do criador escolhido, etc.

Tudo correu bem até nascerem os cachorrinhos. Nessa altura, a minha amiga foi informada de que a cachorra que lhe estava destinada apresentava manchas pretas. Perante a estranheza dela, que sabe quais as cores "normais" desta raça, o criador começou por lhe garantir que era normal e que as manchas irão desaparecer com o crescimento, depois, à pergunta de porque é que elas aparecem, deu uma de grande cientista e respondeu sumariamente que é por razões que só os criadores percebem.

Insatisfeita com as respostas, a minha amiga tem tentado encontrar na Net as respostas que não obteve do criador, mas em princípio vai recusar a cachorra.

Alguém sabe alguma coisa sobre isto que possa esclarecer a minha amiga e ajudá-la a decidir se a cachorra é saudável ou se vai arranjar uma carga de trabalhos em termos de saúde?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Mensagens: 390
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

quinta jul 24, 2014 6:43 pm

Realmente... Nunca ouvi falar em manchas pretas em Goldens, acho muito estranho.
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jul 24, 2014 7:27 pm

O criador parece que é bem conceituado, e pelo menos é minimamente honesto (embora eu utilize este termo com algumas reservas), pois foi dele a iniciativa de falar nas manchas. A minha amiga é de Lisboa e tinha tratado de tudo pelo telefone, dadas as boas referências que lhe deram dele no CPC.

Entretanto, também fiz alguma pesquisa, pois ignorava que tal anomalia pudesse acontecer sem interferência de outro cão de outra raça. Mas parece que acontece mesmo, embora não seja frequente.

Não se encontra muita informação na Net, o artigo mais detalhado que encontrei foi este: http://translate.google.pt/translate?hl ... n-attacks/

Mas o que eu gostava era mesmo de saber um pouco mais por parte de alguém dentro do assunto.

E sim, a minha amiga parece disposta a continuar a procurar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jul 24, 2014 7:31 pm

Parece que é possível sim:
http://color.ashgi.org/color/Aussie_som ... tions.html

http://retrieverman.net/2011/06/30/the- ... n-attacks/

Mas eu só avançaria com essa compra se tivesse muita confiança no criador, não vá ter andado por aí mistura...

Edit: Só agora vi a sua ultima resposta Floripes, e daí a repetição dos links :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quinta jul 24, 2014 7:58 pm

Não te posso ajudar: não percebo népias da raça.

Aliás, eu e a genética das cores de cães, não somos compatíveis. :D

Já me explicaram aí umas 10 vezes as cores dos DA e ... não entrou.

Já de gatos Persas, aí podemos falar.
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta jul 25, 2014 6:52 am

Eu tenho uns vizinhos com uma golden que tem uma mancha preta na perna, parece que se andou a rebolar em alcatrao. Eles disseram que a mancha nunca vai sair. E mais nunca perguntei (se tem LOP, etc, nao faco ideia)...
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta jul 25, 2014 8:04 am

E se contactarem o clube da raça? talvez lhe prestem algum esclarecimento.

Eu não consigo ajudar, também tenho pouco conhecimento nestas coisas das cores, genéticas e afins.

Boa sorte
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
AngusOg91
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado jul 19, 2014 7:15 pm

sexta jul 25, 2014 5:44 pm

A resposta curta e directa à sua pergunta, na minha opinião, é não: Isso não é uma alteração que traga problemas de saúde ao cão, é apenas uma irregularidade estética.

Já vi um Golden com uma marca assim, se bem que muito pequena, e penso que é algo um bocado mais comum nos Labradores do que nos Goldens, se bem que seja, em ambos os casos, algo um pouco raro. O Golden que eu vi com essa marca, muito pequena, tem hoje 11 anos e não tem problemas de saúde.

Mosaicismo somático, é o nome da condição do cão, descrita nos links já publicados. Há alguns artigos interessantes sobre isso, um deles publicado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de VirginiaTech, em 1988, acerca dum Labrador com a mesma condição. O artigo chama-se "An extension locus mosaic Labrador retriever dog.", mas não consegui encontrar uma versão gratuita.

A Wikipedia diz mais algumas coisas acerca disto, http://en.wikipedia.org/wiki/Labrador_R ... s-marks.22

Mas em geral, é uma situação mais comum nas pessoas e explica o facto de algumas pessoas terem olhos de cores diferentes, por exemplo, ou outras marcas na pele, mas não tem implicações de saúde.

É uma pigmentação do pêlo que não corresponde ao estalão da raça, no entanto, e apesar de não ser hereditário nem, em princípio, ter implicações de saúde, é um defeito uma vez que se trata duma característica física que não se deseja num Golden Retriever.

Eu não sou veterinário por isso convém telefonar a um veterinário e perguntar se esta condição pode ser uma causa de desenvolvimento de outras doenças, só para ter a certeza.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta jul 25, 2014 7:55 pm

Muito obrigada pelo seu esclarecimento, AngusOg91.

De facto, a minha amiga ficou mal impressionada com a situação, principalmente porque o criador em questão não lhe explicou nada e se remeteu a uma posição bastante sobranceira. Quando falei com ela, há cerca de uma semana, ela estava quase decidida a não comprar essa cachorra. Não sei, nem me lembrei de lhe perguntar, confesso, se ele lhe iria fazer algum abatimento, só sei que ele respondeu às objecções dela que se a minha amiga não quisesse a cachorra ficava ele com esta.

É certo que os cães dele são lindos exemplares, que têm todos os prémios e mais alguns e que a reputação dele enquanto criador parece ser boa, mas acho que as respostas desse senhor às legítimas interrogações da compradora não foram as mais desejáveis.

Obrigada, mais uma vez. Vou passar a informação à minha amiga.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
AngusOg91
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado jul 19, 2014 7:15 pm

sexta jul 25, 2014 11:34 pm

De nada. É uma situação muito interessante por ser muito pouco comum.

Fiquei só sem perceber se a sua amiga comprou o cão ou não. Caso o criador não queira reduzir o preço talvez seja melhor denunciar a situação ao CPC e contactar um serviço de disputa ao consumidor no município do Porto. Não me lembro de nenhum criador italiano de Goldens no Porto, como falou em exemplares muito bonitos com muitos prémios e reputação fiquei intrigado.

Diga só à sua amiga que talvez seja boa ideia confirmar a informação que dei. Estou muito seguro dela mas como não sou veterinário posso estar enganado.

De qualquer forma, boa sorte para a resolução do problema.
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sábado jul 26, 2014 12:56 am

O criador não é italiano, tem um nome italiano diz a Broncas. se por nome se refere ao afixo todo o mundo sabe quem é.

parece-me que estão mortinhos por falar em nomes, mas nem valerá a pena.

se é quem eu penso é uma pessoa muito séria, tem cães perfeitos e sim senhor, quase todas as ninhadas premiadas.

Com vários premios internacionais. Se ele diz que a cadela vai ficar uniforme é porque vai.

quanto a mutações, criador nenhum pode controlar ( apenas tentar minimizar ), mas da pureza da raça não haverá qualquer duvida.
até porque a pessoa em questão, como qualquer criador que se preze, cria apenas golden retriever (uma raça).

Não conheço ninguém que tenha mais orgulho e paixão pelos cães do que ele.

se a sua amiga vai ser dona duma cachorra dele, é uma mulher sortuda, além de lindos são de caracter imaculado.

ela que fale com ele que isso é que é o mais importante, é uma pessoa de palavra.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado jul 26, 2014 2:13 am

Netherwing Escreveu:O criador não é italiano, tem um nome italiano diz a Broncas. se por nome se refere ao afixo todo o mundo sabe quem é.

parece-me que estão mortinhos por falar em nomes, mas nem valerá a pena.

se é quem eu penso é uma pessoa muito séria, tem cães perfeitos e sim senhor, quase todas as ninhadas premiadas.

Com vários premios internacionais. Se ele diz que a cadela vai ficar uniforme é porque vai.

quanto a mutações, criador nenhum pode controlar ( apenas tentar minimizar ), mas da pureza da raça não haverá qualquer duvida.
até porque a pessoa em questão, como qualquer criador que se preze, cria apenas golden retriever (uma raça).

Não conheço ninguém que tenha mais orgulho e paixão pelos cães do que ele.

se a sua amiga vai ser dona duma cachorra dele, é uma mulher sortuda, além de lindos são de caracter imaculado.

ela que fale com ele que isso é que é o mais importante, é uma pessoa de palavra.
isso sobre o criador n sei mas sei que as manchas n desaparecem.
o meu namorado tem uma golden tmb e ela tem uma manchinha, muito pequena mas tem desde nascença e a cadela tem agora 2 anos e a mancha continua lá.
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sábado jul 26, 2014 11:00 am

sobre as manchinhas também não posso dizer nada Sasha.

o que digo é: o homem em questão ( a ser quem penso, pela descrição só pode ser uma pessoa ), é uma pessoa seríssima, gente correcta e não ia fazer esquemas com ninguém por causa duma cachorrinha.

Até porque com o nome dele na praça, ele não precisa. As pessoas fazem fila para ter um cão dele. E a bem da verdade, com razão, apesar de não a "minha raça" consigo ver a beleza e qualidade de caracter dos cães dele.

Têm uma cabeça linda, são douradinhos perfeitos.
Esta femea em particular está nesta condição.... ok, é coisa de se resolver entre quem quer comprar e o criador. Porque sei que ele jamais venderia um animal com problemas de saúde. A mim parece-me um coisa estética.

Se amanhã eu tiver um pastor com olhos azuis para vender, é uma falta gravissima... pode acontecer one in a million, nem sei se o venderia ou ficaria com ele só para olhar todos os dias para o patudo bizarro.... contudo seria uma coisa estética, nunca que pussese em causa a saude do animal.

E garantidamente seria puro, com LOP, etc etc etc. A criação não é uma ciência exacta. Esta coisas acontecem a toda a gente e tÊm sempre solução. É um ser vivo, deve ser uma cachorrinha linda e vai concerteza ser muitissimo bem amada, quer seja vendida ou não.

Não tenho duvida alguma disto.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sábado jul 26, 2014 11:07 am

Netherwing Escreveu:sobre as manchinhas também não posso dizer nada Sasha.

o que digo é: o homem em questão ( a ser quem penso, pela descrição só pode ser uma pessoa ), é uma pessoa seríssima, gente correcta e não ia fazer esquemas com ninguém por causa duma cachorrinha.

Até porque com o nome dele na praça, ele não precisa. As pessoas fazem fila para ter um cão dele. E a bem da verdade, com razão, apesar de não a "minha raça" consigo ver a beleza e qualidade de caracter dos cães dele.

Têm uma cabeça linda, são douradinhos perfeitos.
Esta femea em particular está nesta condição.... ok, é coisa de se resolver entre quem quer comprar e o criador. Porque sei que ele jamais venderia um animal com problemas de saúde. A mim parece-me um coisa estética.

Se amanhã eu tiver um pastor com olhos azuis para vender, é uma falta gravissima... pode acontecer one in a million, nem sei se o venderia ou ficaria com ele só para olhar todos os dias para o patudo bizarro.... contudo seria uma coisa estética, nunca que pussese em causa a saude do animal.

E garantidamente seria puro, com LOP, etc etc etc. A criação não é uma ciência exacta. Esta coisas acontecem a toda a gente e tÊm sempre solução. É um ser vivo, deve ser uma cachorrinha linda e vai concerteza ser muitissimo bem amada, quer seja vendida ou não.

Não tenho duvida alguma disto.
Bonita mensagem!!! :-)
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado jul 26, 2014 1:08 pm

Netherwing Escreveu:sobre as manchinhas também não posso dizer nada Sasha.

o que digo é: o homem em questão ( a ser quem penso, pela descrição só pode ser uma pessoa ), é uma pessoa seríssima, gente correcta e não ia fazer esquemas com ninguém por causa duma cachorrinha.

Até porque com o nome dele na praça, ele não precisa. As pessoas fazem fila para ter um cão dele. E a bem da verdade, com razão, apesar de não a "minha raça" consigo ver a beleza e qualidade de caracter dos cães dele.

Têm uma cabeça linda, são douradinhos perfeitos.
Esta femea em particular está nesta condição.... ok, é coisa de se resolver entre quem quer comprar e o criador. Porque sei que ele jamais venderia um animal com problemas de saúde. A mim parece-me um coisa estética.

Se amanhã eu tiver um pastor com olhos azuis para vender, é uma falta gravissima... pode acontecer one in a million, nem sei se o venderia ou ficaria com ele só para olhar todos os dias para o patudo bizarro.... contudo seria uma coisa estética, nunca que pussese em causa a saude do animal.

E garantidamente seria puro, com LOP, etc etc etc. A criação não é uma ciência exacta. Esta coisas acontecem a toda a gente e tÊm sempre solução. É um ser vivo, deve ser uma cachorrinha linda e vai concerteza ser muitissimo bem amada, quer seja vendida ou não.

Não tenho duvida alguma disto.
exacto mas n foi o mais correcto dizer que as manchas desaparecem pq n é verdade.

a cadela do meu namorado tem LOP o pai tinha premios (sinceramente n sei quais nem me importa) ambos os progenitores tinham os despistes feitos e ela nasceu com uma manchinha minima mas que nunca saiu e n é por isso que ela n é amada...é e muito! até a mimam demasiado :roll:
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
Bloqueado

Voltar para “Cães”