Ajuda com mordida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jaccarvalho
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 24, 2014 9:09 pm

quinta jul 24, 2014 9:28 pm

Boa noite,

É o meu 1º post no fórum e logo pelas piores razões...

Precisava de ajuda com uma situação de uma mordidela...

Tenho um labrador preto com 1 ano, com tudo e todas as vacinas em ordem (falta apenas o registo na câmara! parece que só está aberta das 9 às 18h, o que é muito conveniente para quem trabalha durante o dia...). Como a maioria dos labradores gosta de estar sempre a brincar e mal vê um cão só quer ir ter com ele!

Hoje no parque estava a passeá-lo sem trela quando viu outro cão, também sem trela, e desatou a correr para brincar com ele. O outro cão, agressivo segundo o dono, lança-se ao meu cão a tentar mordê-lo. O meu cão começa a ganir e a fugir para ao pé de mim, mas entretanto enrolam-se os dois e no final o meu cão lá consegue vir ter comigo. Entretanto o outro dono repara que o cão dele está a sangrar da orelha... Presumo que o meu cão para se defender lhe terá dado uma dentada.
O dono, muito nervoso, diz que o meu cão mordeu o dele, pergunta-me se tenho seguro, e no final pede-me o número de telefone para depois me apresentar a conta do veterinário... Não tenho problema nenhum em pagar a conta se não for nada de exorbitante... Mas também sei que ambos errámos ao não levar os cães com a trela...

No entanto, estarei a tomar a melhor opção? Têm conhecimento de uma situação idêntica? O que fariam nesta situação?

Obrigado!
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jul 24, 2014 10:17 pm

Pagava e não piava.

E nunca mais deixava a trela no bolso.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

quinta jul 24, 2014 10:25 pm

Ora bem no meu entender ( e quero já realçar que não sou entendido na coisa, senão aparece já ai uns individuos que são experts na matéria e começam já com provocações baratas) como estava a dizer a meu ver, voces estavam os dois em situação ilegal, mas voce ainda pior porque o cão não está registado ( e a falta de registo dá multa ), mas tb não sabemos se o outro tem tudo em ordem.

1º Nunca mas nunca ande com o animal solto senão o consegue controlar, é um risco muito grande para o seu animal para si e para os outros.

2º Voce arriscou andou com ele solto e ele ferrou outro cão.

3º Sim voce diz que o outro cão é agressivo, mas não foi o outro cão que abordou o seu, foi o seu que foi ter com o outro cão a correr ( pelo menos foi o que percebi ) azar dos azares ainda foi o outro cão a ser mordido.

4º Eu vou lhe ser muito sincero voce comigo estava desgraçado, chamava logo a PSP.

5º Mas teve sorte o outro dono só quer que lhe pague as despesas do veterináro.

6º Nem pense duas vezes seja muito ou pouco, só o facto de voce afirmar que até paga se for pouco, demonstra o irresponsável que voce é.
Então o outro dono cujo cão não se meteu com nimguem é que vai suportar as custas do seu cão ter mordido o dele, porque voce gosta de andar com o caozinho á solta e não consegue controlar?!
Tenha vergonha pague isso e apreenda a lição.
argyle
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2014 8:49 am

sexta jul 25, 2014 8:17 am

Obviamente deve pagar. Estavam ambos em situação ilegal (cães sem trela), mas você sabe que o seu cão insiste em aproximar-se de outros cães e que nessas ocasiões não tem qualquer controlo sobre ele. Ainda assim escolhe passeá-lo sem trela. Saberá que existem muitos cães que não apreciam ser abordados dessa forma, amigavelmente ou não, e que podem ser/tornar-se agressivos. Eu tenho um desses cães e já estou farta de gente irresponsável que acha que tem mais direitos do que os outros.

Pague a conta do vet e ponha uma trela ao seu cão.
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta jul 25, 2014 9:22 am

Pagar as despesas.
E nunca andar sem trela.

As trelas servem para isto mesmo, ajudar os donos a permitir uma socialização correta dos cães e evitar conflitos.
Mesmo assim, apesar de eu andar com trela, caso o teu abordasse dessa forma o meu, ele não ia achar muita piada e o mais certo era ouvir um aviso. Tens que educar o teu cão, ele é um mal educado. :roll:

Gostas que outras pessoas, que não conheces, corram na tua direção e comecem a fazer-te cocegas e a saltar para cima ti na brincadeira?
E se for um amigo que já conheces à uns bons anos e dás-te bem com ele?

A comparação é para que se perceba que só pelo facto de serem cães nem tudo é permitido. Se eu visse alguém a correr na minha direção eu pensava logo "Mas, o que é que este gajo quer?", o pensamento dos cães é algo semelhante.
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sexta jul 25, 2014 9:35 am

Obviamente ressa concordo, o meu cão é super sociável com os outros cães, e á sitios onde ando com ele sem trela mas nunca sai da minha beira sem eu deixar se não não lhe tirava a trela, ainda noutro dia andava eu a correr num parque com ele sem trela, e uma senhora com 2 caes tb sem trela sentada num banco a falar ao tlm.

O meu cão viu os dela ficou logo atento, mas continou a acompanhar-me até que um dos pequenitos dela sai a correr em direcção ao meu, julgam que ela se levantou ou parou de falar ao tlm, népias.

A coisa pronto foi um a cheirar para um lado e o outro a cheirar para o outro, e inicialmente correu bem.

Até que o outro decide afastar-se e o faisca já todo excitado á espera de brincadeira corre em redor dele o cão não achou piada e deu-lhe uma rosnadela, o meu afasta-se rapidamente e consegue-se ver as bochechas já a levantarem tipo asas de um avião :D ai finalmente a senhora decide-se a levantar e muita flita começa a chamar o cãozito entretanto eu já estou em cima do faisca e mando-o sentar ao que ele não muito contente obedece.

Mas reparem bem na consciencia destas pessoas conhecem os cães que teem sabem que eles vão arrancar na direcção dos outros cães mas estão-se prefeitamente borrifando se incomodam os outros animais e os donos.

Eu acabei por parar momentaneamente a minha corrida porque a senhora não controlou o seu caozinho e deixou-o vir ter com o meu, claro que era mais importante o que ela estava a fazer, de seguida se os cães se pegassem a culpa era de quem?!

Temos uma lei é certo, mas estamos ambos em falta.
Eu controlo o meu cão, mas não posso impedir que os outros se aproximem.

Consigo é exactamente o mesmo se quer andar com o cão á solta não o pode deixar abordar outros cães dessa forma.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jul 25, 2014 11:30 am

AST88 Escreveu:Eu acho que andar na via publica com um cão sem trela é uma irresponsabilidade :|

Se passa um gato a correr à frente duvido que consigam controlar o cão! E é meio caminho andado para ser atropelado.
Nem mais. E claro que deve pagar a conta, afinal estando ambos em situação ilegal o seu cão foi quem disparou a correr atrás do outro.
Já agora, tem o labrador há um ano ou tem um labrador com um ano que adquiriu recentemente?
É que se tem o animal há um ano não vejo qualquer desculpa para ainda não estar registado na junta há muito tempo. E o tudo tem de incluir o chip, claro.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sexta jul 25, 2014 12:07 pm

AST88 Escreveu:Eu acho que andar na via publica com um cão sem trela é uma irresponsabilidade :|

Se passa um gato a correr à frente duvido que consigam controlar o cão! E é meio caminho andado para ser atropelado.
Depende do cão e dependo do treino, claramente o labrador em questão se vir um gato vai atrás se vai atrás dos cães vai atrás dos gatos de certeza.

Já o meu cão na via publica sem trela podes por 10 Gatos á frente dele, que ele não vai a não ser que eu lhe diga para ir :D , o que obviamente não faço :D

Caes gatos seja o animal que for, a unica coisa que o meu cão faz é ignorar ou senta-se e fica a olhar para o animal, mais do que isto não faz.

Ainda assim só o solto em parques ou numa zona com pouco movimento, e sei que consigo andar com ele em plena rua sem qualquer problema mas não o faço.

Agora dizer que se passar um gato á frente a correr não se consegue controlar o cão?! Isso é muito relativo depende do cão e depende do treino.
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta jul 25, 2014 1:27 pm

icecosta Escreveu:
AST88 Escreveu:Eu acho que andar na via publica com um cão sem trela é uma irresponsabilidade :|

Se passa um gato a correr à frente duvido que consigam controlar o cão! E é meio caminho andado para ser atropelado.
Depende do cão e dependo do treino, claramente o labrador em questão se vir um gato vai atrás se vai atrás dos cães vai atrás dos gatos de certeza.

Já o meu cão na via publica sem trela podes por 10 Gatos á frente dele, que ele não vai a não ser que eu lhe diga para ir :D , o que obviamente não faço :D

Caes gatos seja o animal que for, a unica coisa que o meu cão faz é ignorar ou senta-se e fica a olhar para o animal, mais do que isto não faz.

Ainda assim só o solto em parques ou numa zona com pouco movimento, e sei que consigo andar com ele em plena rua sem qualquer problema mas não o faço.

Agora dizer que se passar um gato á frente a correr não se consegue controlar o cão?! Isso é muito relativo depende do cão e depende do treino.
O único que afiançava algo com tantas certezas era Pavlov... mas tinha uma campainha...
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 25, 2014 1:29 pm

jaccarvalho Escreveu:Boa noite,

É o meu 1º post no fórum e logo pelas piores razões...

Precisava de ajuda com uma situação de uma mordidela...

Tenho um labrador preto com 1 ano, com tudo e todas as vacinas em ordem (falta apenas o registo na câmara! parece que só está aberta das 9 às 18h, o que é muito conveniente para quem trabalha durante o dia...). Como a maioria dos labradores gosta de estar sempre a brincar e mal vê um cão só quer ir ter com ele!

Hoje no parque estava a passeá-lo sem trela quando viu outro cão, também sem trela, e desatou a correr para brincar com ele. O outro cão, agressivo segundo o dono, lança-se ao meu cão a tentar mordê-lo. O meu cão começa a ganir e a fugir para ao pé de mim, mas entretanto enrolam-se os dois e no final o meu cão lá consegue vir ter comigo. Entretanto o outro dono repara que o cão dele está a sangrar da orelha... Presumo que o meu cão para se defender lhe terá dado uma dentada.
O dono, muito nervoso, diz que o meu cão mordeu o dele, pergunta-me se tenho seguro, e no final pede-me o número de telefone para depois me apresentar a conta do veterinário... Não tenho problema nenhum em pagar a conta se não for nada de exorbitante... Mas também sei que ambos errámos ao não levar os cães com a trela...

No entanto, estarei a tomar a melhor opção? Têm conhecimento de uma situação idêntica? O que fariam nesta situação?

Obrigado!

Paga a conta e aprende para a próxima a não deixar o cão solto... de caminho tira a licença também.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sexta jul 25, 2014 1:40 pm

Vandocasmm Escreveu:
icecosta Escreveu:
AST88 Escreveu:Eu acho que andar na via publica com um cão sem trela é uma irresponsabilidade :|

Se passa um gato a correr à frente duvido que consigam controlar o cão! E é meio caminho andado para ser atropelado.
Depende do cão e dependo do treino, claramente o labrador em questão se vir um gato vai atrás se vai atrás dos cães vai atrás dos gatos de certeza.

Já o meu cão na via publica sem trela podes por 10 Gatos á frente dele, que ele não vai a não ser que eu lhe diga para ir :D , o que obviamente não faço :D

Caes gatos seja o animal que for, a unica coisa que o meu cão faz é ignorar ou senta-se e fica a olhar para o animal, mais do que isto não faz.

Ainda assim só o solto em parques ou numa zona com pouco movimento, e sei que consigo andar com ele em plena rua sem qualquer problema mas não o faço.

Agora dizer que se passar um gato á frente a correr não se consegue controlar o cão?! Isso é muito relativo depende do cão e depende do treino.
O único que afiançava algo com tantas certezas era Pavlov... mas tinha uma campainha...
Limito-me a afirmar com as certezas de quem lida com o cão todos os dias nas circunstancias que acima descrevo.

Já tive outros que não tinha segurança em andar com eles sem trela.

Já ai a uns valentes 15 anos tive um husky que nem valia a pena pensar em tirar a trela na rua, tão depressa estava a meu lado com a seguir arrancava atrás de alguma coisa, se calhar o erro era meu mas nunca consegui ter confiança no cão, e a verdade é que o animal acabou por fugir saltou a vedação da casa onde morava na altura e nunca mais o vi en ão era uma vedação propriamente baixa.

É a tal coisa á cães e cães e tb vai muito do dono
O unico problema que eu ainda não consegui resolver com o meu cão na rua, são as pessoas.
Ora porque teem medo do cão e o cão sente isso, ora porque não teem medo do cão e resolvem meter a mão ao cão, e ai é que eu tenho tido alguns sustos o cão está quieto deitado e chega um marmelo qualquer que acha piada e tenta por-lhe a mão, se eu estiver atento antecipo e controlo o cão, agora se eu não vir normalmente acaba com o cão a reagir, sai da posição em que está e começa a rosnar.
Esta é a parte em que ainda tenho de encontrar uma forma de lidar melhor com isto.

É tudo uma questão de treino e da personalidade do cão.

E de certeza que não sou o unico a afirmar que tem controle sob o cão sem trela.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta jul 25, 2014 8:44 pm

Não ponho a sua palavra em causa e tenho a certeza que acredita nisso.

Mas um treinador disse-me que há sempre uma fracção de segundos em que por um motivo ou outro não controlamos o cão, por mais obediente e bem treinado que ele seja.

Com os meus cães não corro riscos. Sempre com trela.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sexta jul 25, 2014 8:49 pm

É curioso, boa parte, senão a maior parte mesmo dos acidentes/incidentes que ocorrem com animais soltos na via publica são, regra geral, com aqueles cães que os donos acham que têm controlo sobre eles.

Mas pronto, o pessoal acha que sim... até ao dia.
<strong>Paulo Santos</strong>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta jul 25, 2014 8:51 pm

Paulo, exactamente a ideia do treinador que referi.

Martelou nas nossas cabeças duras que cães nossos nunca andavam soltos. Pelo menos comigo teve sucesso.
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sexta jul 25, 2014 10:47 pm

Ok, mas quando falamos de via publica, falamos de andar com ele na via publica num passeio, ou voces se forem a um parque nunca soltam o cão?
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Responder

Voltar para “Cães”