Dúvida Xixis!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

segunda jul 28, 2014 10:50 pm

Boa noite!

Estou com um problema cá em casa que gostava de partilhar com vocês por forma a que me possam compreender o que se passa.
Então aqui vai: tenho um cachorro com 6 meses, que está connosco (comigo e com a minha namorada) há 3 meses e uma semana). Aprende com muita facilidade apesar de ter imensa energia e só obedecer à maioria dos comandos quando há comida envolvida.
Quando veio cá para casa ainda não tinha o ciclo de vacinação completo (que já deveria ter) e só começou ir à rua duas semanas depois de ter chegado. Conseguimos ensina-lo a fazer as necessidades na casa de banho de serviço em mais ou menos 2 dias, no entanto agora que já vai à rua há imenso tempo continua a fazer xixi no wc ou à porta do wc. O que eu não consigo perceber é porque é que só acontece comigo...se eu o levar à rua e ele fizer xixi e coco lá fora e de seguida viermos para casa, quando eu volto a sair ele faz logo xixi, nem que tenha saído durante 5 mints para comprar cigarros ou tomar café. Sempre que ele está sozinho comigo e eu saio, quando volto há sempre um xixi ou dois (mesmo que tenha feito na rua há meia hora). Se ele estiver com a minha namorada e ela sair, demore o tempo que demorar ele não faz nada, porta-se lindamente!
Alguém me consegue ajudar a perceber porque é que só quando sou eu a deixá-lo sozinho (pelo mais curto de espaço de tempo que seja) é que ele faz sempre xixi?
Já ando a desesperar...
Já pensei em muitas coisas e já o tentei ensinar mil vezes a não fazer xixi quando eu saio, mas ele continua a fazer, sempre...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça jul 29, 2014 1:16 pm

olá Manuescrito.

pelo que percebi ele faz mas sempre no mesmo lugar.

vocês estão cheios de sorte!

continuem com as saidas, de preferencia as mesmas horas ( mais ou menos ) para criar rotinas de higiene no cachorrinho.

até um ano, ano e meio de idade ele vai ainda fazer em casa. mesmo depois pode acontecer ( marcação ) mas da minha forma de ver. ele é bem limpinho, está a portar-se bem.

seis meses é muito pouco ainda, é quase como pedir a um bébé que deixe as fraldas. vai com o tempo.

bom trabalho com ele e boa sorte!
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

terça jul 29, 2014 11:14 pm

Obrigado pela resposta Netherwing!
Espero que sim, que seja de ele ainda ser novinho:) e sim, tirando os momentos de loucura ele porta-se bastante bem!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta jul 30, 2014 1:07 pm

Manuescrito Escreveu:Obrigado pela resposta Netherwing!
Espero que sim, que seja de ele ainda ser novinho:) e sim, tirando os momentos de loucura ele porta-se bastante bem!

também me parece :)
a loucura faz parte, é de ser bebezito ainda.

claro que o treino deve continuar, a rotina e as idas à rua.
a prática leva à perfeição ;)

tudo de bom!
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
duraes87
Mensagens: 7
Registado: terça jul 29, 2014 5:00 pm

quarta jul 30, 2014 3:37 pm

Por mais tácticas que as pessoas usem nada melhor que um jornal enrolado bem assente no rabo. Óbvio que não é para o magoar mas também não é para lhe fazer uma festinha com o jornal. Faça isso cada vez que ele fizer xixi em casa, leve-o até ao sítio onde o fez e aplique o jornal :)

as pessoas têm de deixar de ter medo de educar os seus animais... não são eles que mandam, somos nós!
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta jul 30, 2014 4:15 pm

duraes87 Escreveu:Por mais tácticas que as pessoas usem nada melhor que um jornal enrolado bem assente no rabo. Óbvio que não é para o magoar mas também não é para lhe fazer uma festinha com o jornal. Faça isso cada vez que ele fizer xixi em casa, leve-o até ao sítio onde o fez e aplique o jornal :)

as pessoas têm de deixar de ter medo de educar os seus animais... não são eles que mandam, somos nós!
Será que fui a uinica que não precisei de andar de jornal enrolado (ou bater de qualquer forma) na minha cadela para ela perceber onde eu queria que ela fizesse as necessidades?

Então leva-se o cão ao local onde fez as necessidades (secalhar já há uma ou duas horas) e bate-se com o jornal? Coitados dos cães :roll:
Não me parece que o animal vá associar.

Ainda compreendo uma palmada ou outra em situações mais "graves" agora um cachorro que não sabe fazer as necessidades no sítio e muitas vezes só não o faz porque não aguenta até lá chegar...

Quanto ao quem manda: Está a falar da teoria da dominância?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
duraes87
Mensagens: 7
Registado: terça jul 29, 2014 5:00 pm

quarta jul 30, 2014 7:18 pm

maraya Escreveu:
duraes87 Escreveu:Por mais tácticas que as pessoas usem nada melhor que um jornal enrolado bem assente no rabo. Óbvio que não é para o magoar mas também não é para lhe fazer uma festinha com o jornal. Faça isso cada vez que ele fizer xixi em casa, leve-o até ao sítio onde o fez e aplique o jornal :)

as pessoas têm de deixar de ter medo de educar os seus animais... não são eles que mandam, somos nós!
Será que fui a uinica que não precisei de andar de jornal enrolado (ou bater de qualquer forma) na minha cadela para ela perceber onde eu queria que ela fizesse as necessidades?

Então leva-se o cão ao local onde fez as necessidades (secalhar já há uma ou duas horas) e bate-se com o jornal? Coitados dos cães :roll:
Não me parece que o animal vá associar.

Ainda compreendo uma palmada ou outra em situações mais "graves" agora um cachorro que não sabe fazer as necessidades no sítio e muitas vezes só não o faz porque não aguenta até lá chegar...

Quanto ao quem manda: Está a falar da teoria da dominância?
Pela forma como fala parece que falei em espancar o animal com um jornal... Não é bater de forma a magoar, é bater de forma a chamar a atenção. É um "tapa" se quiser entrar por brasileirismos. Se não precisou de usar tal coisa para ensinar a sua cadela, muitos parabéns, tem uma cadela inteligente.

Um cachorro com 6 meses está na idade ideal para se começar a ensinar coisas básicas.

Teoria da dominância? não sei do que fala, só sei que em minha casa mando eu e não o animal. Ponto final.
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta jul 30, 2014 7:43 pm

Não é questão de espancar... só não percebo para quê uma "tapa" ou mesmo apenas uma intimidação quando o cachorro não vai associar o porquê do castigo.

Quanto à minha cadela, não é questão de ser inteligente... Foi com alguma paciência que lá cheguei, mas nunca me chateei com ela de ter feito fora.
Ela fazia fora eu limpava, sem alaridos. Se ela acertava recompensava. O objectivo foi cumprido sem ter que intimidar a cachorra.

Raspanetes/castigos só terão algum efeito se forem dados na altura (ou logo a seguir) em que o comportamento indesejado está a acontecer, caso contrário é muito pouco provável que um cachorro associe a repreensão àquilo que o dono pretende repreender...

Mas pronto são maneiras diferentes de ver as coisas... :| [/b]
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta jul 31, 2014 9:02 am

Não maraya, não foi a única...

quando não se sabe melhor, bate-se com o jornal..enfim :roll:
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta jul 31, 2014 9:04 am

duraes87 Escreveu:Se não precisou de usar tal coisa para ensinar a sua cadela, muitos parabéns, tem uma cadela inteligente.
Eu diria que a dona é que foi inteligente (não que a cadela também não seja ) :)
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta jul 31, 2014 9:25 am

Nunca precisei de bater no meu cão, apesar de ele não se importar que eu lhe dê umas tapas às refeições.

E sim, acho que tem haver com inteligência e/ou com os valores que cada um tem. Se eu não concordo que se deva agredir ou sujeitar o outro a algo negativo devo ter a inteligência de contornar a coisa e aplicar aquilo que acredito. Independentemente do tempo de aprendizagem. Rapidez não é o equivalente a eficácia.

Se quero que ele faça xixi no sitio certo e se para mim é preferível aprender com algo positivo do que negativo, é isso que vou fazer, principalmente quando já existem técnicas e não preciso de estar a inventar a roda. Se não funciona, então devo ver o porquê é que funciona com outros e não comigo.
jaccarvalho1
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 30, 2014 1:18 pm

quinta jul 31, 2014 10:24 am

Manuescrito Escreveu:Boa noite!

Estou com um problema cá em casa que gostava de partilhar com vocês por forma a que me possam compreender o que se passa.
Então aqui vai: tenho um cachorro com 6 meses, que está connosco (comigo e com a minha namorada) há 3 meses e uma semana). Aprende com muita facilidade apesar de ter imensa energia e só obedecer à maioria dos comandos quando há comida envolvida.
Quando veio cá para casa ainda não tinha o ciclo de vacinação completo (que já deveria ter) e só começou ir à rua duas semanas depois de ter chegado. Conseguimos ensina-lo a fazer as necessidades na casa de banho de serviço em mais ou menos 2 dias, no entanto agora que já vai à rua há imenso tempo continua a fazer xixi no wc ou à porta do wc. O que eu não consigo perceber é porque é que só acontece comigo...se eu o levar à rua e ele fizer xixi e coco lá fora e de seguida viermos para casa, quando eu volto a sair ele faz logo xixi, nem que tenha saído durante 5 mints para comprar cigarros ou tomar café. Sempre que ele está sozinho comigo e eu saio, quando volto há sempre um xixi ou dois (mesmo que tenha feito na rua há meia hora). Se ele estiver com a minha namorada e ela sair, demore o tempo que demorar ele não faz nada, porta-se lindamente!
Alguém me consegue ajudar a perceber porque é que só quando sou eu a deixá-lo sozinho (pelo mais curto de espaço de tempo que seja) é que ele faz sempre xixi?
Já ando a desesperar...
Já pensei em muitas coisas e já o tentei ensinar mil vezes a não fazer xixi quando eu saio, mas ele continua a fazer, sempre...

Tive um problema semelhante ao teu. Levava-o à rua e ele fazia, mas quando regressava a casa se não o controlasse ele fazia no mesmo sítio, depois de ter estado uns 30 min na rua. Hoje com 1 ano já não faz praticamente em casa, só quando está com doente (p.e., diarreia) ou fica muito tempo sozinho.
Com 6 meses ainda é muito novo. No meu caso só consegui perto dos 10 meses. Ainda assim, há duas coisas que podes fazer:
1- Treino da caixa.
2- Quando ele faz na rua tens de o motivar, seja com comida ou o brinquedo preferido dele.

Mas diria que neste caso o treino da caixa seria o mais indicado.
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta jul 31, 2014 2:23 pm

duraes87 Escreveu:Por mais tácticas que as pessoas usem nada melhor que um jornal enrolado bem assente no rabo. Óbvio que não é para o magoar mas também não é para lhe fazer uma festinha com o jornal. Faça isso cada vez que ele fizer xixi em casa, leve-o até ao sítio onde o fez e aplique o jornal :)

as pessoas têm de deixar de ter medo de educar os seus animais... não são eles que mandam, somos nós!

jornal enrolado hãã???

kinki...
:twisted:
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

sexta ago 01, 2014 12:20 am

Ele aprende muito rápido e se for a minha namorada a deixá-lo sozinho, quando chega ele não fez xixis! Queria era perceber porque é que se for eu a deixá-lo sozinho ele no minuto em que eu fecho a porta vai fazer xixi!
Faz Sempre no wc de serviço ou à entrada e dantes quando o apanhava em flagrante, levava uma palmada depois de o levar até ao sítio da asneira, só que agora se estiver alguém em casa ele não faz xixi, pura e simplesmente.
Acho que se lhe der uma palmada e o xixi tiver sido feito há duas horas ele não vai perceber...se bem que quando eu chego a casa e vejo xixi, mal lhe pergunto "o que é isto?!" Ele vai logo para a cozinha com as orelhitas para trás...portanto deduzo que ele saiba que fez asneira!
As que as correções para resultarem devem ser mal eles fazem a asneira.
A minha sogra que toda a vida teve caes também usava a tática do jornal lol, segundo ela, faz barulho e não aleija! Se bem que eu quando lhe dou uma palmada também não o aleijo de certeza...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta ago 01, 2014 8:20 am

Quanto mais cenas fizer com esses xixis inoportunos, mais ele os repetirá. Penso também que ele se deve sentir algo inseguro e tenso a seu respeito e, sendo ainda cachorro, segura mal a bexiga. De qualquer das maneiras, isso traduz alguma tensão que ele sente em relação a si.

Aconselho-o a mudar o seu comportamento para com o cachorro, seja menos rígido e deixe de lhe ralhar sobre os xixis, faça de conta que não os vê e limpe-os só quando ele não estiver por perto, se possível.

Nada de ralhetes, palmadas nem de jornais enrolados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”