Dúvida Xixis!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 01, 2014 8:45 am

Se apanhou o cão a fazer xixi e o meteu logo na rua, o cão pode fazer xixi mal chega a casa para sair novamente, por exemplo…houve aí uma associação qualquer que não correu da melhor forma… ou se calhar assim que ele faz xixi na rua você vem para casa, então ele volta a fazer para sair…bom, isto são tudo exemplos.

Faça como a Floripes disse.
Ignore, limpe de preferência sem ele ver e seja paciente.

Quando diz: “Acho que se lhe der uma palmada e o xixi tiver sido feito há duas horas ele não vai perceber...se bem que quando eu chego a casa e vejo xixi, mal lhe pergunto "o que é isto?!" Ele vai logo para a cozinha com as orelhitas para trás...portanto deduzo que ele saiba que fez asneira!”

O cão assume essa postura corporal para apaziguar os seus sinais de agressividade, ele não sabe o que fez há 2 horas atrás.

felicidades
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta ago 01, 2014 9:25 am

LFGomes Escreveu:quando eu chego a casa e vejo xixi, mal lhe pergunto "o que é isto?!" Ele vai logo para a cozinha com as orelhitas para trás...portanto deduzo que ele saiba que fez asneira!”
Ele sabe que fez algo de errado pelo tom de voz mas, não sabe o quê.
Experimenta dizer a mesma coisa com um tom de voz como se ele tivesse feito algo bem.
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

sexta ago 01, 2014 1:06 pm

O reforço positivo é muito bonito, mas eles demoram 3 vezes mais tempo a aprender. Acho que uma palmada sem aleijar nunca fez mal a minguem...em relação ao sentir-se inseguro em relação a mim, deve ser normal, sou o único que disputa a liderança com ele cá em casa, a minha namorada deixa-o fazer o que lhe apetece e ele não a respeita minimamente. Acho que ele não deve ter medo de mim, enquanto estou em casa não me larga e quando saio fica a chorar...no outro dia fui jantar fora e ele deitou-se à porta até eu chegar, nem jantou...
De qualquer maneira obrigado pela sua opinião Floripes3. Estou ciente de que há imensos métodos que já se dão como ultrapassados e que hoje em dia se aposta mais no reforço positivo (nada que eu já não tenha tentado, embora se calhar não tenha sido pelo tempo suficiente).
Em relação ao passear e vir logo para casa depois do xixi...isso não acontece! Ele passeia 6 vezes por dia, durante mais ou menos 20/30 minutos com excepção do passeio da noite que normalmente dura 1h mais ou menos. Ele faz xixi mal saí de casa, tipo 1 minuto depois!
Normalmente quando limpo os xixis ele está a ver, vou mudar isso!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Dogzilla
Membro Veterano
Mensagens: 247
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

sexta ago 01, 2014 1:58 pm

Manuescrito, se realmente demorassem tanto tempo a aprender com recurso ao reforço positivo, a minha cadela de 7 meses ainda fazia as necessidades em casa e isso já não acontece desde os 5.

Vou com os cães 4 vezes por dia à rua exclusivamente para fazerem as necessidades e 1 vez que dura mais tempo para treinar (obviamente que também fazem necessidades durante esse período de tempo).

Tenho a cadela desde que ela tem 3 meses e nunca a repreendi por fazer no sítio errado, apenas a recompensei por fazer no correcto (não utilizei comida). Aprendeu bastante rápido onde deveria fazer tendo em conta a idade.

Ela nem tão pouco reage a um levantar de mão (seja brusco ou não) porque simplesmente não sabe o que é uma palmada.

Não concordo de todo com a frase:
O reforço positivo é muito bonito, mas eles demoram 3 vezes mais tempo a aprender.
Eles aprendem muito facilmente com uma diferença extremamente importante: quando está bem aprendido, dura para a vida.

Não estou a invalidar outros métodos de educar cães, longe disso. Mas o motivo pelo qual o reforço positivo está tão em voga actualmente é precisamente devido à sua grande taxa de sucesso e não o contrário.
jaccarvalho1
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 30, 2014 1:18 pm

sexta ago 01, 2014 2:00 pm

O reforço positivo demora de facto muito mais tempo que o castigo, mas compensa no longo prazo não só no campo dos xixis (falo com a experiência de quem limpou muita m&rda!). Em relação a dar uma palmada que não aleija, isso não resolve nada, porque se não aleija o cão até interpreta isso como uma brincadeira... Se for com força aí sim ele fica assustado. Quando chegar a casa respire fundo e não ralhe com o bicho! Use antes essa raiva (que também tinha) para o ir passear e brincar com ele.

Mais pergunto se faz ou não o treino da caixa. Para mim foi o melhor método que encontrei.

Em relação ao tratamento em casa eu também tive o mesmo tipo de problema com a minha parceira. Aí a solução é só uma: sentem-se e decidam como querem o cão, se é para subir para o sofá, dormir na cama, ..., ou se não querem nada disso. O mais importante é o cão receber a mesma educação dos dois lados!
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta ago 01, 2014 2:37 pm

Manuescrito Escreveu:O reforço positivo é muito bonito, mas eles demoram 3 vezes mais tempo a aprender. Acho que uma palmada sem aleijar nunca fez mal a minguem...em relação ao sentir-se inseguro em relação a mim, deve ser normal, sou o único que disputa a liderança com ele cá em casa, a minha namorada deixa-o fazer o que lhe apetece e ele não a respeita minimamente. Acho que ele não deve ter medo de mim, enquanto estou em casa não me larga e quando saio fica a chorar...no outro dia fui jantar fora e ele deitou-se à porta até eu chegar, nem jantou...
De qualquer maneira obrigado pela sua opinião Floripes3. Estou ciente de que há imensos métodos que já se dão como ultrapassados e que hoje em dia se aposta mais no reforço positivo (nada que eu já não tenha tentado, embora se calhar não tenha sido pelo tempo suficiente). ...
Não sei nada sobre reforço positivo nem sobre as modernas teorias sobre como treinar cães, nem sei se quero saber. É demasiada areia para a minha camioneta. Uso apenas bom senso, observação e sentido das proporções: um cão é um animal diferente do animal que eu sou, portanto não posso exigir-lhe que tenha os mesmos comportamentos que eu, nem posso esperar que ele veja as coisas pelo meu ponto de vista. Eu, que me acho sua dona e proprietária, é que tenho de tentar compreender aquele outro animal, como é que ele pensa e reage. Apenas isto.

Se o Manuescrito não está disposto a flexibilizar as suas opiniões e comportamentos, não só eu nada posso fazer como o seu cão continuará a fazer xixi à porta da casa de banho.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta ago 01, 2014 6:48 pm

Manuescrito Escreveu:O reforço positivo é muito bonito, mas eles demoram 3 vezes mais tempo a aprender.
De onde é que retiraste essa ideia, 3x?

A diferença é que ele reage pelo medo o que torna muito difícil ensinar algo a um cão. Como é que ensina o senta, vir ou o junto através do medo? Quantas vezes é que se tem que repetir o comando até ele a cumprir?
Manuescrito Escreveu:Acho que uma palmada sem aleijar nunca fez mal a minguem...em relação ao sentir-se inseguro em relação a mim, deve ser normal, sou o único que disputa a liderança com ele cá em casa, a minha namorada deixa-o fazer o que lhe apetece e ele não a respeita minimamente.
Se um palmada não aleija então não é uma palmada. E então para que é que serve?
Outra coisa, um líder não precisa de disputar a liderança. Um líder é por natureza líder e os outros naturalmente o seguem. Se estas em conflito com o cão pela liderança, as coisas não vão funcionar e a qualquer momento é ele que vai querer disputar a tua liderança. Esquece essas coisas da liderança e esforça-te em ser coerente no comportamento que tens com ele e do que exiges dele.
Floripes3 Escreveu:Não sei nada sobre reforço positivo nem sobre as modernas teorias sobre como treinar cães, nem sei se quero saber.
O reforço positivo não são teorias modernas, simplesmente agora tem um nome e começou a ser falado entre os donos de animais domésticos. Há anos que é aplicado no treino de animais, apesar de alguns não o seguirem uma vez que, como tu, consideram os animais como mercadoria sem sentimentos e merecedores do direitos.
Se não queres saber, vais continuar parada no tempo e a cometer muitos erros em relação à vida do teu cão e na tua.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta ago 01, 2014 10:34 pm

Ressa Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Não sei nada sobre reforço positivo nem sobre as modernas teorias sobre como treinar cães, nem sei se quero saber.
O reforço positivo não são teorias modernas, simplesmente agora tem um nome e começou a ser falado entre os donos de animais domésticos. Há anos que é aplicado no treino de animais, apesar de alguns não o seguirem uma vez que, como tu, consideram os animais como mercadoria sem sentimentos e merecedores do direitos.
Se não queres saber, vais continuar parada no tempo e a cometer muitos erros em relação à vida do teu cão e na tua.
Ó Ressa, leia lá bem o que eu escrevo, neste e noutros tópicos, e veja lá melhor, pelo menos com mais atenção, aquilo que sugiro às pessoas. Para além disso, se não sabe interpretar uma ironia, lamento, mas não saberá interpretar mais nada e será um dos muitos que por aí andam cheios de peito porque sabem tudo e os outros são todos uns estúpidos.

Mas pronto, já dei os meus cinco tostões para questão, lá mais atrás. Nada mais tenho a acrescentar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sábado ago 02, 2014 6:54 pm

Não interessa o que escreveste antes, o que interessa é o que escreves agora.

Se era ironia, ainda bem mas, existem formas de mostrar se estamos a ser irónicos, cómicos ou outra coisa qualquer.

Se mostras-te que era ironia, não interpretei dessa forma.

Outra coisa, os meus peitos não são assim tão grandes e deixas-me um pouco envergonhado ao expores assim à frente de toda a gente. :oops:
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado ago 02, 2014 8:47 pm

:lol: :lol: :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

terça ago 05, 2014 12:11 am

Boa noite mais uma vez...
Antes de mais, quando digo que o reforço positivo demora 3x mais, não o digo com uma certeza matemática! Eu, na minha perspectiva, acho que demora mais. A cadela da minha sogra aprendeu com os métodos tradicionais e foi rapidíssimo...o meu com três meses e meio já sentava, deitava e dava a pata, só nos xixis é que ainda "falha"!
Claro que estou disposto a tentar o que for preciso para ele aprender de uma vez por todas que o xixi é lá fora, felizmente não tenho duas palas nos olhos que não me deixem ver ou tentar outros métodos.
Agora uma coisa é certa, da mesma maneira que há caes eximiamente treinados com base no reforço positivo, também os há treinados à base de reprimendas, jornais e outras coisas do género.
Que fique claro que respeito as opiniões de todos, sei "ouvir" e tenho noção que em relação a caes ainda percebo muito pouco. É como em tudo na vida, vamos aprendendo a levantarmo-nos à medida que vamos caindo...
Neste momento o meu problema é outro...vim de férias e o meu canito há 4 dias (desde que chagámos) que não faz um único xixi em casa, mas agora para comer está a ser o texas...comeu normalmente no primeiro e no segundo dia, mas ontem e hoje mal pegou na comida...
Se calhar é de estar num ambiente completamente diferente, mas lá está, não tenho grande experiência nestas lides....
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

terça ago 05, 2014 9:14 am

Manuescrito Escreveu:A cadela da minha sogra aprendeu com os métodos tradicionais e foi rapidíssimo...o meu com três meses e meio já sentava, deitava e dava a pata, só nos xixis é que ainda "falha"!
Como é que ele aprendeu a dar a pata e a deitar? Qual é que foi o teu método?
Manuescrito Escreveu:Agora uma coisa é certa, da mesma maneira que há caes eximiamente treinados com base no reforço positivo, também os há treinados à base de reprimendas, jornais e outras coisas do género.
Se conseguem aprender e como tu dizes "eximiamente treinados com base no reforço positivo", porque é que não vou utilizar este método? Por questões de tempo? Acho que como tudo na vida, é preciso ter paciência e nem tudo é urgente e tem-se que conseguir no imediato.
Treinadores que utilizam jornais e outras coisas do género, não considero treinadores e duvido que exista algo que os certifique como treinadores a não ser o seu ego e o eterno comentário "sempre fiz assim e funciona".
Eu nunca levaria o meu cão a um treinador com esses métodos nem recomendaria a ninguém.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça ago 05, 2014 12:09 pm

Netherwing Escreveu:
duraes87 Escreveu:Por mais tácticas que as pessoas usem nada melhor que um jornal enrolado bem assente no rabo. Óbvio que não é para o magoar mas também não é para lhe fazer uma festinha com o jornal. Faça isso cada vez que ele fizer xixi em casa, leve-o até ao sítio onde o fez e aplique o jornal :)

as pessoas têm de deixar de ter medo de educar os seus animais... não são eles que mandam, somos nós!

jornal enrolado hãã???

kinki...
:twisted:
eu bato-lhes com uma chibata. Nas sex shops nunca entendem porque preciso de tantas.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Responder

Voltar para “Cães”