Treinar o meu cão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Daasg
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: domingo ago 12, 2012 4:02 pm

quinta jul 31, 2014 4:11 pm

Boas pessoal, tenho um Pastor Alemão com 9 meses que está comigo à cerca de um mês e como é natural quero treiná-lo mas sou um bocado inexperiente nesta área sendo que apenas sei como lhe ensinar os comandos básicos: senta, deita, fica, junto. Estou a utilizar o clicker nos treinos e claro a recompensa é a ração, já que ele agora lhe pega muito bem.

Passo a expor algumas duvidas que tenho:

Tenho treinado todos os dias no minimo 15 minutos mas noto que ele para o fim do treino começa a ficar desinteressado, talvez lhe deva dar algo mais guloso no fim do treino para o interesse dele se manter?

Como antes de iniciar os treinos o habituei a sentar sempre que vamos atravessar a estrada e para entrar/sair de casa, agora continuo a fazê-lo mas dou-lhe sempre a recompensa, penso que estou a fazer bem certo?

Ele é fanático por gatos, não pode ver gatos na rua que fica possuido, não o consigo controlar nem com comida e não sei como corrigir este comportamento, se me puderem ajudar agradecia.

Outra questão é o facto de ele se distrair com relativa facilidade quando o levo à rua o que acontece normalmente quando vê alguma pessoa.

Obrigado, desde já, a quem tenha paciência de ler o testamento!
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quinta jul 31, 2014 4:27 pm

Olá!

Não sou nenhuma expert, e alguém entendido irá responder com toda a certeza.

Mas do que li, salta-me 3 coisas à "1ª vista":

1º - deveria inscrevê-lo numa escola;

2º - sempre me disseram que mais vale 10/15 minutos de bom treino, do que muito tempo e o cão não estar interessado.

3º - Quando se distrai com os gatos, neste caso, deveremos desviar a atenção para outra coisa: mudar de direcção, promover outro comportamento e recompensar, chamar a atenção para ele focar em si....por exemplo.

Boa sorte!
Daasg
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: domingo ago 12, 2012 4:02 pm

quinta jul 31, 2014 5:18 pm

É me de todo impossivel metê-lo numa escola, infelizmente.
Eu gostava imenso mas não é possivel, no entanto, quero treiná-lo em casa mas para isso preciso de aprender um pouco mais, de forma a educá-lo corretamente.

De facto ele tem-se portado muito bem nos treinos, ainda que curtos, parecem-me produtivos.

Relativamente aos gatos, para além de ele ficar com o sentido no gato bastante tempo, coisa que consigo dar a volta com alguma paciencia, o meu maior problema está no facto de ele me arrastar, literalmente, assim que o vê a correr...
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta jul 31, 2014 6:29 pm

Quanto ao tempo, podes pensar em sequência de exercício. Em vez de 5 minutos fazes 5x o exercício A e depois 5x o exercício B.

Assim, também ajuda a manter o interesse, diversificas os exercícios e não se torna tão monótono e cansativo para ti e para ele.

Quando ele souber o exercício A e o B, tenta associar os vários exercícios e pedir sequencias mas, sempre que possível por ordens diferentes para ele não saber o que se está à espera e estar mais atento ao dono.

Por exemplo, durante o passeio que fazes pedes para estar junto, depois senta e depois deita e terminas com o junto.

Quanto aos gatos é um problema, só consigo controlar quando eu próprio me apercebo do gato. Ai, peço para ficar junto ou sentar. O problema é qd não me apercebo e o gato passa a correr.

No momento q dás recompensas deves continuar a dar.
Daasg
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: domingo ago 12, 2012 4:02 pm

quinta jul 31, 2014 7:43 pm

Boas, ainda agora acabei de treinar com ele e portou-se muito bem, quase me come as mãos quando faço o junto mas pronto xD
Sim porque se eu lhe disser devagar ele tira com muita delicadeza o que tenho para lhe dar :)
Agora estou a insistir mais com o junto e o aqui que ele já faz muito bem.

O senta ele já faz logo á primeira, o deita é um bocado mais teimoso mas tbm faz nem que seja à segunda ordem. No geral destes dois comandos tenho dificuldade em dar-lhe a ordem á distancia.

Também tenho insistido com o "OK" para o "libertar" por exemplo do senta mas algumas vezes ele antecipa-se.

Quanto aos gatos é isso mesmo, se eu vir o gato e o mandar logo sentar ou assim torna-se mais facil ainda que ele tente sempre ir ter com ele mas quando os vê a correr é a desgraça total.

Obrigado pelas respostas :)
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 01, 2014 8:36 am

Pessoalmente não treino com a ração. Mesmo que sejam aqueles cães doidos por qualquer coisa. Para mim, a recompensa tem que ser sempre muito interessante, do início ao fim.

Habitualmente meto os fígados no forno, corto depois aos bocados e aquilo seca e dura imenso. Eles adoram e não suja as nossas mãos. Fica a dica :)

O PA é mega inteligente, pelo que por vezes temos que fazer algo diferente para que os treinos não se tornem monótonos. Mas experimente recompensar com guloseimas para ver se ele trabalha durante mais tempo. (perceba se o problema é ausência de motivador, aborrecimento…)

Se quer que ele sente antes de iniciar os treinos é consigo (há malta que gosta, outros não ligam). Mas como com qualquer exercício, quando vê que ele começa a fazer já de forma mecânica, comece a recompensar de forma aleatória. O objetivo final é que ele faça sem receber nada.

Quanto aos gatos, acho perfeitamente normal. Agora ele tem é que obedecer à ordem do senta por exemplo e isso consegue-se depois de bastante treino. Ainda assim se quer que ele seja amiguinho dos gatos, pois tem que o socializar nesse sentido.

Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta ago 01, 2014 9:31 am

LFGomes Escreveu: Mas como com qualquer exercício, quando vê que ele começa a fazer já de forma mecânica, comece a recompensar de forma aleatória. O objetivo final é que ele faça sem receber nada.
Não concordo. Deve-se dar sempre. Apesar do condicionalismo estar estabelecido ele pode ser reversível e queremos que ele cumpra sempre, principalmente em contextos mais desafiantes para ele.
Pode dar-se o caso de haver algo mais apetecível do que simplesmente cumprir a ordem e receber uma recompensa. Mas, vão cumprir porque sabem que vão receber algo em troca e depois é a lei do menor esforço a funcionar. Sento-me e recebo uma recompensa ou fico de pé e não recebo nada?

Mas, em relação a este assunto há opiniões contraditórias. Por isso, faz o que achares mais correto e lógico para ti.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 01, 2014 9:36 am

Ressa,
Não me expliquei bem. Referia-me a comida.
Concordo que não se deve excluir a recompensa para sempre.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Daasg
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: domingo ago 12, 2012 4:02 pm

sexta ago 01, 2014 11:47 am

Muito obrigado pela vossa ajuda ;)

Quando fomos ao vet a tia do meu namorado foi connosco e levava uma gata na transportadora mas meteu-a num movel que eles tinham la para nao estar no chão. Quando ele viu a gata começou a querer ir lá e eu deixei, ficou euforico claro, mas até foi cumprindo as ordens que lhe dava, chegou até a chorar para a gata, não sei se isso é bom sinal ou não.
Entretanto a senhora meteu a transportadora numa prateleira mais perto dele e ai ele desalvorou completamente e a gata tbm se aborreceu claro.
Ele fica muito eufórico com outros animais, até com cães, acho seja um pocuo fruto da idade que tem.

Essa dica do figado é uma boa ideia eles devem gostar imenso, talvez experimente um dia destes. Quando vou a rua com ele tento sempre levar ração para o ir recompensando cada vez que lhe dou uma ordem. Confesso que as vezes quando vou as 7 da manha não tenho paciência e dou lhe um ossinho apenas quando chego a casa, eu sei que isso não é mto bom mas logo de manhã a paciência não abunda muito xD

Tenho uma dúvida relativamente ás recompensas, quando é que eu devo ir retirando a recompensa em comida? Sei que devo retirar aos poucos, ou seja, inicialmente deixar de recompensar todas as ordens (com comida) e recompensar apenas algumas mas quando sei que devo começar a fazer isso?
jaccarvalho1
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 30, 2014 1:18 pm

sexta ago 01, 2014 4:09 pm

Normalmente sigo este canal do YouTube que tem algumas boas dicas, ainda que com algumas falhas: http://www.youtube.com/channel/UCZzFRKsgVMhGTxffpzgTJlQ

Deves começar a retirar as recompensas se ele já apresentar bem o comportamento. Por exemplo, se ele já se sabe sentar ao teu comando experimenta recompensar com dois comportamentos seguidos, depois três, quatro, etc... Se ele falhar quando o mandas sentar três vezes volta às duas vezes. É mais uma questão de ir experimentando se ele já fizer o comportamento, o mesmo se aplica ao comportamento "senta -> afasta" e a todos os outros. Muito importante é não lhe mostrares a recompensa antes do clicker, pois assim ele só trabalha quando vê a comida. O objectivo é ele estar sempre à espera que lhe dês um comando porque nunca sabe se vai ou não receber. Mais tarde podes ir substituindo a comida pelo jogo.

Em relação ao treino em si, na minha opinião o mais importante é as bases estarem lá. O meu cão também sabia se sentar e deitar antes de começar o treino, mas levou-me imenso tempo e ele nem sempre respeitava. Após começar o treino com bases sólidas foi muito mais simples, ainda com muito trabalho pela frente. É um labrador com 1 ano e apesar de aprederem rápido também ficam espertos muito rápido...
Daasg
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: domingo ago 12, 2012 4:02 pm

sábado ago 02, 2014 11:30 pm

Obrigado pela ajuda!

Já fiquei esclarecida sobre a comida mas por exemplo, eu passo a dar a recompensa após 2 comandos seguidos, depois 3 e assim sucessivamente mas para substituir a comida totalmente por um brinquedo como faço?
Devo ir retirando a comida, aumentando a quantidade de comandos que lhe dou para obter a recompensa em comer e ir substituindo a comida por um brinquedo?
O meu problema com o brinquedo é que ele, apesar de saber ir buscar quando o mando depois não mo traz quer ficar com ele a roer e não sei como lhe ensinar isso. Mas também posso simplesmente ter uma "corda" daquelas para eles puxarem em simultaneo com o dono. De qualquer das formas gostaria de saber como lhe ensino a trazer-me o brinquedo e a dar-mo.
Dogzilla
Membro Veterano
Mensagens: 247
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

domingo ago 03, 2014 8:28 am

Acerca de trazer a bola:

http://vimeo.com/69753954
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda ago 04, 2014 8:48 am

Se espaçar as recompensas ele vai começar a perder o gás.
Recompense de forma aleatória e vá trocando a comida por um elogio por exemplo.
Os brinquedos eu só gosto de dar no final do treino, ou no final de uma sequência….
Há varias formas de ensinar o cão a trazer a bola, mas se quiser pode optar por ter 2 bolas com corda. Quando quiser que ele venha, mostra-lhe a bola que ficou na sua mão.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Daasg
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: domingo ago 12, 2012 4:02 pm

segunda ago 04, 2014 12:09 pm

Se calhar é burrice da minha parte mas como assim recompensar de forma aleatória?

Vou tentar treinar isso das bolas vamos ver como corre.

Agora anda com um vicio parvo que até foi culpa minha :? No outro dia encontrei um laser que tinha aqui por casa e acendi-o à frente do cão e ele começou a brincar com aquilo, a correr atrás do pontinho. Continuei a brincar com ele porque não achei que fizesse mal, mas o que aconteceu foi que ele no dia a seguir começou a olhar para o chão e paredes à procura do laser e começou a reparar nas nossas sombras. Desde que reparou que as sombras existem nunca mais deixou de as perseguir, inclusivé achar isso mais interessante do que meter a coleira para ir a rua, coisa que ele fazia sempre a primeira porque ja sabia que ia passear.
Agora estou tramada para o fazer esquecer isto, se alguém tiver alguma dica agradeço imenso!!
Dogzilla
Membro Veterano
Mensagens: 247
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

segunda ago 04, 2014 12:35 pm

Recompensar de forma aleatória consiste em não deixar que o cão detecte um padrão.

Exemplo prático "errado":

- Estamos a ensinar o cão a andar ao lado e recompensamos sempre ao fim de 3 passos. O cão rapidamente se vai aperceber que só ao 3.º passo é que recebe a recompensa e perde o foco nos 2 primeiros.

Exemplo prático "correcto":

- Estamos a ensinar o cão a andar ao lado e recompensamos uma vez ao fim de um passo, outra vez ao fim de três passos, mais uma ao fim de dois passos, depois aumentamos para os cinco passos, depois reduzimos de novo, etc. O cão vai estar sempre à espera de receber a recompensa e vai estar sempre focado no dono (que é o que se pretende).
Responder

Voltar para “Cães”