Boxer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Palev
Mensagens: 10
Registado: sábado ago 02, 2014 1:08 am

sábado ago 02, 2014 1:25 am

Boa noite, sou um apaixonado por esta raça, porém ainda sou um novato em cães. Enquanto pesquisava sobre esta maravilhosa raça surgiram-me algumas dúvidas.
- É um cão aconselhado para donos inexperientes?
- Quantos quilos de ração come por mês?
- De quantas horas diárias devem ser constituídos os seus passeios?
- São cães que tendem a ter comportamento agressivo?
- Como é feito o treino da sociabilização, basta ir passear com ele para lugares movimentados ou tem de estar em contacto tanto com cães, como com pessoas?
- Quanto varia o preço de um exemplar num bom criador na zona de Braga ou Porto?
- Que critérios devemos ter, quando vamos escolher o nosso cachorrinho, em relação aos progenitores?
Por enquanto eram "só" estas dúvidas que tinha, desde já agradecia a quem me pudesse ajudar.
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sábado ago 02, 2014 8:06 am

Bom dia sendo eu tb um apaixonado pela raça boxer vou lhe dar a minha opinião, que será apenas isso uma opinião

1- O boxer precisa de um dono capaz, não será uma raça das mais dominantes contudo continua a precisar de um dono que saiba impor disciplina é um cão com um fisico poderoso e claro se não for educado convenientemente poderá trazer problemas.

2- A ração inicialmente não será muita, mas conte á medida que cresce em gastar mais dinheiro com a alimentação, o meu com 2 anos e 30Kg está a comer uma média de 400Gr de ração diária, um pormenor muito importante a raça costuma ter alguns problemas a nivel do aparelho digestivo sendo que a qualidade da ração é determinante para o bem estar do animal.
Neste ponto tenha atenção ao seguinte no minimo irá gastar mensalmente á volta de 50€, inicialmente nunca será tanto mas quando ele se começar a aproximar da idade da adulta será mais ou menos este o valor a ter em conta.
E será no minimo, se lhe quiser dar uma alimentação com qualidade.
Se tiver azar e lhe calhar um exemplar que tenha intolerancia alimentar e seja preciso uma ração hipoalérgica então ai o valor andará algures entre os 70 a 80€ mensais.

Se fizer como eu e tentar encontrar umas promoções porreiras online este valor poderá descer um pouco mas nunca andará muito longe dos 50€ de referencia.

3- Quanto aos passeios pelo menos 1H de actividade fisisca ( não é um simples passeio ) diária, fora os passeios para fazer as necessidades.
O boxer precisa de estimulação caso contrário terá um problema em mãos é que estes cães gostam de brincar e se voce não brincar com ele, ele vai brincar sozinho e olhe que eles lançam os foguetes e apanham as canas.

4- O temperamento do boxer, não é um cão agressivo contudo apesar de aparentemente se dar bem até com estranhos é um excelente cão de guarda pq assim que pisam o risco o boxer percebe e reage logo.

O meu consegue andar entre as pessoas muito calmamente permanece em espaços pequenos com estranhos de forma calma, mas quando algum se lembra de lhe ir fazer uma festa não deixa por a mão.

Com outros cães deve ser bem socializado e o meu normalmente dá se muito bem com os outros animais, á excepçao de quando é provocado ai cai o carmo e a trindade.

Com as crianças os meus filhos brincam com ele e nunca tivemos qualquer problema é um cão que se controla muito á beira dos pequenitos embora ás vezes possa haver algum excesso fruto da força que ele tem.
Dai que seja importante mante-lo sempre debaixo de olho nestas ocasiãos.
O meu adora brincar com os meus filhos, já com outras crianças são tratados como estranhos.

5- O treino de socialização é importante o cachorro não ser separado da mãe e dos irmãos em antes das 10 semanas é aqui que ele vai apreender a ser sociavel com os outros animais, apartir dai é mante-lo habituado a lidar com outros animais e não deve ter problemas de maior.

6- O preço será elevado e será tb o menos importante se quiser um cachorro com qualidade.
Hoje em dia ve-se boxers a todos os preços no Olx, e ve-se muito boxer que na minha opinião e sem ser um entendido porque não sou, mas ve-se por ai muitos boxers que tem um focinho de boxer e um corpo mais parecido com o american stafordshire terrier ( ainda ontem estive com o meu na vet e ela falou precisamente nisto e acho que realmente tem alguma razão) corpo curto peito muito largo e cabeça enorme sinceramente acho que este tipo de corpo está fora do estalão da raça mas não percebo muito disso.
Portanto peça a lista de criadores ao cpc .

7- Critérios a observar, olhe é importante ver as condições em que a ninhada foi criada, quanto aos pais peça ao criador que lhe mostre comprovativos dos despistes feitos aos progenitores
Eu neste ponto não posso ser de grande ajuda uma vez que o meu foi-me dado já com 1 ano e meio, mas a raça tem uma data de problemas a nivel de saude e um criador em condições terá comprovativos dos exames médicos.

Espero ter ajudado.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Dogzilla
Membro Veterano
Mensagens: 247
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

sábado ago 02, 2014 8:18 am

Aconselho a leitura destes artigos que esclarecem algumas questões apresentadas:

http://amigodorottweiler.com/cachorro/onde-procurar/

http://amigodorottweiler.com/cachorro/vinda-para-casa/

http://amigodorottweiler.com/cachorro/educacao/

http://amigodorottweiler.com/cachorro/sociabilizacao/

http://amigodorottweiler.com/cachorro/comportamento/

São muito boas dicas, escritas por quem sabe, e não se foca apenas na raça Rottweiler.
Palev
Mensagens: 10
Registado: sábado ago 02, 2014 1:08 am

sábado ago 02, 2014 10:39 am

Desde já agradeço pela disponibilidade, senhor(a) icecosta poderia-me esclarecer quais são as suas rotinas quanto aos passeios, exercicio e passeio para necessidades. Obrigado senhor(a) godzilla, os links foram realmente úteis.
Susana94
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Localização: Óscar(SRD)
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

sábado ago 02, 2014 10:52 am

- É um cão aconselhado para donos inexperientes?
Eu já tive uma boxer (tinha eu 6 anos) e eu dava-me com ela, e nunca me fez mal nenhum, só era um pouquito bruta quando via bolas. Portanto mesmo uma pessoa inexperiente com a raça acho que se daria bem com um boxer, mas claro, informe-se bastante sobre a raça primeiro :b

- Quantos quilos de ração come por mês?
Isso eu já não posso precisar, não me lembro, mas não são 2 com certeza haha
- De quantas horas diárias devem ser constituídos os seus passeios?
A minha era exercitada diariamente com brincadeiras, tinha muita energia claro mas posso confessar uma coisa, eu pessoalmente noto por exemplo que o meu bichon maltês tem mais energia que a boxer que tive
- São cães que tendem a ter comportamento agressivo?
Na minha opinião e com a experiência que tive: Não. Acho que são cães bastante brincalhões. Nunca presenciei agressividade num boxer, tenho familiares que também já tiveram um e nunca foram agressivos. São sim cães de alerta, e adoram bolas, pelo menos a minha era doida por bolas. E furou uma bola de basket (N6) hahah, têm muita força na mandíbula. Acho que são cães extremamente inteligentes. Ela aguentava que uma miúda de 6 anos (eu) lhe fizesse tudo. Ela nunca me mordeu, só me magoava com a força do corpo e patas, mas nada que uma escola de correcção ou paciência dos donos não resolve-se.

- Como é feito o treino da sociabilização, basta ir passear com ele para lugares movimentados ou tem de estar em contacto tanto com cães, como com pessoas?
Para já tem de estar junto da mãe pelo menos até aos 2 meses. É fundamental! E depois é habitua-lo desde cedo a todo o tipo de pessoas e animais.
- Quanto varia o preço de um exemplar num bom criador na zona de Braga e Porto ?

Se quer mesmo um bom exemplar não se prenda só a criadores que habitam perto de sí. Escolha um bom criador com bons exemplares. Para mim pesa mais a qualidade do cachorro e a qualidade de criação do que o combustível e o tempo que se gasta em viagem. Eu fiz duas grandes viagens e não me arrependi do que trouxe para casa :b É só um conselho :b
- Que critérios devemos ter, quando vamos escolher o nosso cachorrinho, em relação aos progenitores?
Primeiro estude bem o estalão da raça, e escolha o exemplar que mais lhe agradar de um BOM criador. Um bom criador já implica a venda do cachorro com pedigree, vacinas, desparasitações, boas condições de criação, respeita o período de descanso das fêmeas, mostra-se pronto a informar o futuro dono, preocupa-se com o cachorro após a venda, cria porque ama a raça, tem orgulho em mostrar os seus exemplares, etc etc...

Atenção, o que descrevi aqui sobre a raça boxer deve-se à minha experiência com uma boxer fêmea e convivência com outros boxeres que vejo muito raramente. Também importa referir que cada cão é um cão. Dentro de uma ninhada os temperamentos poderão divergir.
Espero ter ajudado :)
<p><strong>Susana Santos</strong></p>
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sábado ago 02, 2014 11:21 am

Eu discordo ai numa coisa o boxer não é um cão de alerta pelo menos não no sentido de ladrar a tudo o que passa, pelo contrário é um guarda extremamente silencioso só ladrando mesmo quando é preciso.

Outra observação, tendo em conta o caracter brincalhão do boxer as pessoas tendem a olhar para o cão como não sendo um cão de guarda, só digo uma coisa quando as coisas ficam sérias eu não me metia com um.

Agora tb sou da opinião que boxer que é boxer bem socializado não agride por agredir.

Já com outros machos a história é um bocado diferente tende a existir uma certa agressividade em alguns exemplares.

Eu só não recomendaria o boxer para alguem que não tenha tempo para ele, é um cão que precisa de exercicio para ser equilibrado, de resto se a pessoa tiver tempo para lhe dedicar, exercita-lo e treina-lo tem um cão para todo o serviço desde a companhia á guarda.
Última edição por icecosta em sábado ago 02, 2014 11:35 am, editado 1 vez no total.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Palev
Mensagens: 10
Registado: sábado ago 02, 2014 1:08 am

sábado ago 02, 2014 11:34 am

Para mim essa questão de ser um cão de alerta é irrelevante, pois pretendo que ele fique dentro de casa. Obrigado susana pelo esclarecimento e icecosta poderia-me esclarecer as minhas dúvidas quanto às rotinas que impõe no seu cão relativamente ao passeio, exercicio e necessidades?
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sábado ago 02, 2014 11:42 am

Olhe a nivel de necessidades relativamente ao exercio, pelo menos 1 hora todos os dias, eu faço corrida com o meu todos os dias 1 H, fora isso os passeios normais para fazer as necessidades normalmente, é 1 vez de manha outra vez á tarde e novamente á noite, isto será o minimo vá lá, num dia em que não tenha grande tempo disponivel, sem contar com a 1h em que vou correr com ele, se não for correr por algum motivo, saio sempre com ele durante mais algum tempo, e brinco com ele de forma a que ele corra e exercite a mente e os musculos, fora isto não deverá ser um cão para passar longos periodos de tempo sozinho.

Claro que um cachorro inicialmente irá dar mais trabalho, ainda tem de apreender onde pode fazer as necessidades e isso obriga a que venha com ele ao exterior mais vezes.

A nivel de espaço é um cão que consegue viver num apartamente desde que suficientemente exercitado, ainda que não seja o ideal.

É um cão que se adapta muito bem, tive uma fase em que estive doente e passei cerca de 15 dias que mal saia da cama, a minha mulher e os miudos de dia não estavam em casa só mesmo ao fim do dia é que ele tinha mais alguem, nos dias que ainda conseguia saia com ele um bocado mas tive dias em que não saia da cama e ele ficava o dia todo sossegado ao meu lado.

Isto claro está longe de ser uma situação ideal para o cão, mas é só para dar o exemplo de como o animal se consegue adaptar.

Outra coisa a nivel da alimentação, poderá haver diferenças de exemplar para exemplar, mas o meu come como se não houvesse amanha, tenho mesmo de me limitar ás quantidades recomendades senão se lhe desse o dobro ele comia, e eles tem alguma tendencia a aumentar de peso, o que depois origina problemas a nivel das articulações e outros problemas de saude, o meu actualmente está com um peso porreiro 30Kg nem é muito nem é pouco, de acordo com o estalão da raça ainda pode meter mais uns quilitos :) mas acho que está bem assim e a vet tb concorda.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Palev
Mensagens: 10
Registado: sábado ago 02, 2014 1:08 am

sábado ago 02, 2014 12:07 pm

O meu maior receio é não conseguir transmitir ao cão regras e respeito, dizer-lhe que eu sou o lider, mas de qualquer forma vou tentar informar-me o máximo possível em relação à raça. Mais uma vez, obrigado pela disponibilidade.
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sábado ago 02, 2014 12:24 pm

A minha experiencia com o meu, tem sido boa, não é um cão dominante como ás vezes se imagina um pit bull ou um rottweiler, é um cão brincalhão extremamente meigo, chega mesmo a ser chato de tão meigo que é :)

É desconfiado com estranhos, os maiores sustos que apanhei foi com estranhos que lhe acharam piada e esticaram a mão para lhe fazer uma festa sem serem convidados.

Ahh e a minha vizinha tb apanhou um susto valente quando tentou entrar dentro do nosso pátio sem nimguem em casa, ainda hoje quando passa por ele mantem a distancia :D

Pelo que ela descreve do encontro, mal chegou ao portão de entrada foi recebida por um boxer que nem lhe rosnou nem lhe ladrou mostrou-lhe logo os dentes.

Quanto a comportamentos a não incentivar, na minha opinião deve mostrar logo alguns limites nas brincadeiras, senão acaba com um animal que não sendo agressivo tem comportamentos que podem magoar como é o caso dos saltos, eu sempre que o meu me saltava obrigava-o a sentar e acalmar a minha mulher não, ria-se achava-lhe uma piada fantástica, agora com 30kg já não lhe acha piada nenhuma, e um boxer com este peso em completo estado de excitação a saltar para uma pessoa com as patas da frente levantadas magoa que se farta.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
LLing
Membro Veterano
Mensagens: 378
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

sábado ago 02, 2014 7:59 pm

Boxer não é um cão, é uma paixão. Sempre tive Boxers e adoro estes cães. São exigentes a nível de energia, pois são "possantes": precisam de passeios diarios de pelo menos 1 horas, adoram brincar, correr, fazer todo o tipo de exercicio. Como são super inteligentes aprendem tudo num instante. Se decide por ter um, acho que nunca mais vai querer ter outra raça !
Sobre as suas perguntas:
- É um cão aconselhado para donos inexperientes? Sim
- Quantos quilos de ração come por mês? Depende da idade, do peso, do estilo de vida, etc.
- De quantas horas diárias devem ser constituídos os seus passeios? Um de pelo menos uma hora, ou de outras actividades equivalentes.
- São cães que tendem a ter comportamento agressivo? Não hà cães agressivos, desde que bem educados e socializados. Nem os considerados de raça perigosas, podem ser os mais meigos do mundo. Assim como, os que são considerados de raça "meiga", podem-se tornar umas feras, se não tiverem bons donos.
- Como é feito o treino da sociabilização, basta ir passear com ele para lugares movimentados ou tem de estar em contacto tanto com cães, como com pessoas? Como não consigo responder em duas linhas. Faça uma pesquisa neste Forum e compre bons livros.
Sobre a raça tem o Clube do Boxer, e um Forum especifico da raça, apesar de não ter muitos topicos
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sábado ago 02, 2014 10:28 pm

LLing Escreveu:Boxer não é um cão, é uma paixão.
x2
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Palev
Mensagens: 10
Registado: sábado ago 02, 2014 1:08 am

domingo ago 03, 2014 5:19 pm

Indicam algum livro?
LLing
Membro Veterano
Mensagens: 378
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

segunda ago 04, 2014 10:28 am

Palev Escreveu:Indicam algum livro?
Neste Forum hà vários tópicos sobre o assunto. Faça uma pesquisa e boa leitura
kellyboxer
Membro
Mensagens: 66
Registado: domingo jul 13, 2014 10:26 am

segunda ago 04, 2014 1:34 pm

bem, posso tambem deixar aqui a minha experiencia (que estou a ter com a minha boxer)

veio para casa com praticamente 8 semanas... (ha 4)
na 2ª semana ficou com uma alergia, que acho ter sido de ela ter mordido uma estrelicia (planta) ou entao formigas do campo ou da lixivia que eu lavava o terraço... bem so aqui fiquei logo ("BEM VINDA AO CLUBE DAS RAÇAS PURAS" ufffff) mas passou!

em relação ao temperamento... pois.... a minha cachopa tem uns dentinhos que furam... furam os pés, as mãos...furam tudo.... ADORAM crianças, adoram demais... o meu filhote(quase 3 anos) nos primeiros dias foi ao chão 2 vezes porque ela queria brincar com ele e atravessava-se a frente do miudo,..quanto mais ele gritava e corria mais ela ficava doidinha.... agora ja se sabe defender.... (diz saiiiiii e puxa-lhe a pele no dorso e ela até obedece, hehehhe)

assim que lhe digo NÃO,tambem tive que introduzir a tecnica do jornal, ela fica fula comigo e ladra-me e se pudesse saltava-me para cima e mostrava que quem manda é ela...

ou seja... tem personalidade muito forte.... tem que ser bem educada se não... uiii

eu nao descarto a ideia de um dia ela ir parar umas horinhas a mao de um treinador (caso eu nao a "molde" como deve ser...)

parece um aspirador, comem bem... é de esperar sendo um caozinho de porte grande e atlético....

mas o que mais me fascinou desde o 1º instante é o carinho que eles tem com as crianças.....

peço desculpa deste testamento mas tudo para dizer que é uma raça adorável, especial, trabalhosa sim.... mas muito recompensadora....

felicidades
Responder

Voltar para “Cães”