Quantidade de ração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
arimotokika
Membro Júnior
Registado: sexta jul 25, 2014 6:25 pm

sábado ago 02, 2014 9:22 am

Olá a todos;

tenho uma cadelinha Beagle há 1 semana (tem 10 semanas), está a ser desparasitada, e a veterinária recomendou Royal Canin Gastrointestinal Júnior... até aqui tudo bem.. a questão é que ela disse (olhando para o quadro no saco da ração) que com a idade dela e o peso (cerca de 2kgs) a quantidade de ração diária é de (+/-) 50g... a minha questão é que hoje de manhã reparei que a tabela no saco refere "peso (adulto)" e "meses"... não seria mais lógico que os kgs a que se refere fossem o peso que terá (aproximadamente) em adulta? é que 50g/dia, parece-me manifestamente pouco, mas tb não quero estar a dar-lhe comida a mais e fazer-lhe mal...
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

sábado ago 02, 2014 11:59 am

Se eu entendi bem a sua questão a resposta é não, a quantidade que lhe tem de dar nesta fase corresponde á idd que tem actualmente e não ao peso que será ideal em idd adulta, mais tarde é que já poderá guiar-se por essa lógica ( julgo eu, espero não estar a meter o pé na poça ) ou seja posteriormente já em fase adulta se achar que o seu canideo se encontra magro poderá dar-lhe a quantidade de ração indicada para o peso que considera ideal.

Facto a ter em conta, as quantidades indicadas são sempre um bocado relativas um animal activo poderá consumir quantidades superiores ao indicado, assim como um animal menos activo consumirá menos.

Já tive um cão que para comer a ração tinha de estar 2 ou 3 dias sem lhe dar mais nada que não fosse ração, andava ali uns dias em que pouco comia e só quando tinha fome é que consumia as quantidades indicadas.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sábado ago 02, 2014 12:23 pm

Sim, é verdade que a RC tem as tabelas de doses diárias com esse esquema, em que apresenta a relação de peso adulto com os meses do cachorro.

50gr diárias parece-me realmente pouco para um Beagle, eu seguiria-me pela tabela da marca, e estava atenta ao peso da cachorrinha. A dose também vai depender do nível de actividade dela, se for mais activa requer mais energia, logo mais alimento.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
sofiaysabell
Membro Júnior
Registado: sábado mai 18, 2013 3:12 pm

sábado ago 02, 2014 12:37 pm

A minha cadelinha com 4 meses come a mesma ração e eu tinha exatamente a mesma dúvida. Fui ao veterinário e pus essa questão e o que me disseram é que temos de ver na tabela que peso irá ter, aproximadamente, o cachorro quando for adulto e dar a quantidade de ração que está estipulada para esse peso na tabela, pelo menos até ter 10 meses, depois deve mudar-se de ração. Por exemplo, a minha cadelinha irá ter uns 8kg quando crescer, como indica o padrão da raça, por isso dou-lhe diariamente 1 "cup" daqueles pequenos e 2/8 (não me lembro exatamente de quantos gramas são).

Eu cometi esse erro por um ou dois dias e achava que a pobre menina andava esfomeada, até lhe dava mais do que pensava que devia, mas logo que pude fui ao vet e realmente estava a pensar de forma errada (nunca tinha usado esta ração). Claro que é preciso ter em conta a atividade física que o cachorro leva e aumentos ou diminuições do peso, mas isso é outra história.

Espero ter ajudado! De qualquer modo, contacte outro veterinário :D
Última edição por sofiaysabell em sábado ago 02, 2014 1:27 pm, editado 2 vezes no total.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

sábado ago 02, 2014 1:16 pm

Ora então de acordo com a tabela qual seria a proporção de ração a dar?

Fiquei baralhado quando fui ver a tabela da ração.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
arimotokika
Membro Júnior
Registado: sexta jul 25, 2014 6:25 pm

sábado ago 02, 2014 1:49 pm

obrigada a todos os que responderam :)

pouco depois (desassossegada como estava) passei na veterinária a colocar a questão, e ela realmente enganou-se e é como eu estava a dizer, ver mais ou menos os peso que terá em adulta, ver os meses que tem agora e dar aquela dose repartida em 3x.. no caso da minha Miss, o recomendado será cerca de 140 a 150g por dia :) se eu não me punha com atenção a bichinha passava fome tadinha... Obrigada a todos mais uma vez :)
Responder

Voltar para “Cães”