Convivência entre cães e patos, como resolver???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JujulinhaBR
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 11, 2014 12:53 pm

segunda ago 11, 2014 1:28 pm

Boa tarde pessoal!
Sou brasileira, por isso talvez o meu português lhes pareça um pouco diferente hehe
Morei a vida toda na cidade, porem há 1 ano resolvemos mudar para uma chácara com lago. Temos 5 cachorras (todas fêmeas) e alguns patos que viviam presos em um galinheiro, mas agora colocamos eles no lago. Porem nossas cachorras jé mataram dois e não sabemos como fazer para que elas se acostumem com eles e não os cacem mais. Não queremos deixar nem as cachorras nem os patos presos, e já vimos na vizinhança muitas chácaras com cachorros patos e galinhas convivendo em harmonia.
Qual o segredo, alguém saberia dizer? E ainda queremos criar algumas galinhas também soltas...
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda ago 11, 2014 6:19 pm

Habituar os cachorros aos patos de uma forma controlada.

Com a trela colocada vai com eles ter com os patos. Assim, que eles começam a ficar excitados, repreende-os com um "não" firme e pede para sentar (antes, eles têm que saber o que é "sentar").
Quando estiverem sentados e apenas a observar, recompensa-os com comida e umas festas. Quando mostrarem que estão a ficar outra vez excitados, volta a repreender.
Repete várias vezes à mesma distância dos patos. Quando achares que eles estão mais calmos quando te aproximas dos patos, vai encurtando as distâncias e fazendo sempre a mesma coisa.
Exitação = repreender
Sentado/calmo = recompensa

Entre as distâncias que eles vão conquistando, faz várias coisas com eles, andar, brincar, sentar, etc. Mas, sempre com trela.

Até os poderes soltar, vai demorar bastante tempo, depende da frequência do treino.

Se eles morderam os patos e fizeram sangue ou comeram os patos ou parte deles, vai ser mais complicado. Tens que os ensinar que apenas devem comer quando houver ordem para isso. O grande problema é quando não estiveres presente.

Numa 1ª fase, espero estar a ajudar.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

segunda ago 11, 2014 7:06 pm

Excitação=Repreender; depende. Se a repreensão conseguir desviar a atenção dos patos; até funcionará. Agora se a cachorra continuar focada neles, até vai aumentar a excitação.

Outra coisa; 5 cadelas juntas funcionam como matilha. Seria até fácil ultrapassar a situação se fosse apenas um. Assim, se fosse eu, tentava descobrir qual delas é a 1ª a focar-se nos patos e a comandar o ataque às aves. Passado este passo, fecharia as outras e concentrava-me em mudar o comportamento dela, com os patos no galinheiro, obviamente. Quando esta atingir o ponto que pretendemos, então e sempre com as aves presas mas de modo a que todas as cachorras as vejam, é muito mais fácil corrigir o comportamento indesejado das outras porque a "líder" de antes, mantém-se calma e as restantes tendem a imitá-la. Caso continue a não funcionar em conjunto, tem que fazer o exercício com uma de cada vez em presença da que fica calma.
Maria João
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta ago 13, 2014 12:20 pm

Para resolver a agressividade predadora tem que se trabalhar a obediência básica 1º, sem isso, nada feito.

Até lá, mantenha-os separados.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta ago 13, 2014 1:20 pm

Este tópico é tipo, tenho 5 leoas e tenho zebras, o que posso fazer para serem todas amigas?:)

Comece a procurar na net receitas para confeccionar os patinhos. São muito bons. nham, nham.

Tem 2 espécies diferentes a conviver uma é predadora e outra é...
comida.
Se é possível o convívio? É! Mas para quê? Pergunto eu. (pergunta retórica).

Associar os patos a coisinha boa, habitua-los à presença, etc. Passos pequenos e trabalhosos.
Não se esqueça é que as "leoas" são as suas melhores amigas fora da sua espécie. (e mesmo dentro da sua própria espécie)

Por mim, e depois de um pato com laranja acompanhado por um tintol, arroz de pato com um tintol e talvez de um pato à Pequim, punha peixes no lago, tem os goldfish, tem carpas, tem muita coisa que não exige muita manutenção e são resistentes.
Se pretende manter-se nas aves, optaria por outro tipo de aves, daquelas que cantam e chilriam e que fazem ninhos em árvores.
Pense nisso, pelo menos é o que eu faria.
Assim se um dia, por qualquer motivo e se vier a precisar não "fecha a porta" à hipotese de mandar as "leoas" ao "super" :).
Responder

Voltar para “Cães”