Educar criança vs cachorrinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
Luanova34
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

segunda ago 25, 2014 11:03 am

Boa tarde,

gostaria que me ajudassem numa questão que tenho andado a pesquisar e não encontro informação útil.

A minha mãe na passada 6ªfeira adotou uma cadelinha que estava no Canil de Abate. Desde 6ªfeira que tem estado a educá-la quer relativamente às necessidades, bem como, a regras. A menina tem-se mostrado excepcional.

O problema prende-se com a minha sobrinha de 2 anos. Esta semana vai ficar em casa dos meus pais e a introdução das duas não foi pacifica. A ´minha sobrinha só quer bater e puxar as orelhas à cadelinha. A questão é não saber muito bem como ensinar a criança a não fazer isto. Desde os nãos repetidos, à tentativa de a colocar a fazer festinhas na cadela. Nada tem surtido efeito. Ou seja a cadelinha tem de estar de um lado e a minha sobrinha do outro. Alguém consegue dar dicas de como fazer a minha sobrinha perceber que não pode, de forma alguma, bater em animais? Neste caso, na cadelinha?

Se souberem de algum livro ou alguma informação util na internet ou até com as vossas experiencias agradecia imenso.

Obrigada a todos
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 25, 2014 11:19 am

Pelo que escreve a criança além de precisar de "treino", ainda precisará de tempo para crescer ao ponto de assimilar conceitos que ainda não tem capacidade de compreender.
Ainda é muito nova, o tempo e educação encarregar-se-a disso, até lá não deixe as duas sozinhas.
O tempo leva tempo.
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

segunda ago 25, 2014 11:30 am

botas96 Escreveu:Pelo que escreve a criança além de precisar de "treino", ainda precisará de tempo para crescer ao ponto de assimilar conceitos que ainda não tem capacidade de compreender.
Ainda é muito nova, o tempo e educação encarregar-se-a disso, até lá não deixe as duas sozinhas.
O tempo leva tempo.

O conceito de não fazer mal ao outro começa cedinho. É neste momento que ela tem que aprender que isso não se faz. Com calma claro. Muitas das vezes essa reacção é por ciume. Tente falar com ela e apelar ao sentimento. Dizer que a cadela gosta muito dela e que se a cadela lhe puxasse as orelhas se ela gostava, coisas nesse sentido. As vezes as crianças tambem fazes as ditas "asneiras" para chamarem a atenção. Tente ver de onde vem esse comportamento. Ciume, birra, atenção, experimentar, estar sozinha. Muitas coisas podem desencadear esse comportamento, que nem a criança compreende. As vezes não é o factor do cão, mas sim algo exterior aos dois... ele acaba por fazer ao cão pois sabe que ele não lhe faz nada e acaba por chamar a atenção. Só sabendo o pq se pode dar umas dicas.
Luanova34
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

segunda ago 25, 2014 1:12 pm

Sheeva22 Escreveu:
botas96 Escreveu:Pelo que escreve a criança além de precisar de "treino", ainda precisará de tempo para crescer ao ponto de assimilar conceitos que ainda não tem capacidade de compreender.
Ainda é muito nova, o tempo e educação encarregar-se-a disso, até lá não deixe as duas sozinhas.
O tempo leva tempo.

O conceito de não fazer mal ao outro começa cedinho. É neste momento que ela tem que aprender que isso não se faz. Com calma claro. Muitas das vezes essa reacção é por ciume. Tente falar com ela e apelar ao sentimento. Dizer que a cadela gosta muito dela e que se a cadela lhe puxasse as orelhas se ela gostava, coisas nesse sentido. As vezes as crianças tambem fazes as ditas "asneiras" para chamarem a atenção. Tente ver de onde vem esse comportamento. Ciume, birra, atenção, experimentar, estar sozinha. Muitas coisas podem desencadear esse comportamento, que nem a criança compreende. As vezes não é o factor do cão, mas sim algo exterior aos dois... ele acaba por fazer ao cão pois sabe que ele não lhe faz nada e acaba por chamar a atenção. Só sabendo o pq se pode dar umas dicas.
Creio que será um pouco por ciúme e ao mesmo tempo por não saber ainda como lidar com a cadelinha. Não é possível deixar elas sozinhas a brincar porque a minha sobrinha tende sempre a fazer alguma traquinice à cadela...vamos ver como correm estes dias. Muito obrigada a todos os que se predispuseram a ajudar.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

segunda ago 25, 2014 1:13 pm

Não, venho para ajudar. Que tal um par de estalos na criancinha sempre que ela chatear o cão depois de ter sido avisada para o largar?
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda ago 25, 2014 1:34 pm

St0pAF Escreveu:Não, venho para ajudar. Que tal um par de estalos na criancinha sempre que ela chatear o cão depois de ter sido avisada para o largar?
concordo plenamente, quer dizer... não são preciso estalos, mas uma palmada no rabo ou na mão com certeza ajuda. as crianças adoram testar a nossa paciência e limites
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda ago 25, 2014 1:48 pm

St0pAF Escreveu:Não, venho para ajudar. Que tal um par de estalos na criancinha sempre que ela chatear o cão depois de ter sido avisada para o largar?
Ora era isso mesmo que vinha aqui sugerir... é a falta deste par de estalos que faz com que muitas criancinhas sejam completamente insuportáveis... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Luanova34
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

segunda ago 25, 2014 2:02 pm

TheOne Escreveu:
St0pAF Escreveu:Não, venho para ajudar. Que tal um par de estalos na criancinha sempre que ela chatear o cão depois de ter sido avisada para o largar?
Ora era isso mesmo que vinha aqui sugerir... é a falta deste par de estalos que faz com que muitas criancinhas sejam completamente insuportáveis... :roll:
Dar pares de estalos a uma criança de 2 anos?! As vossas demagogias e pseudo moralismos em relação aos animais não se enquadram nas crianças. Pois!!

Uma palmada pedagógica e que ela já as levou eu compreendo. Acontece que a criança que com 2 anos é UM BÉBÉ não tem noção das coisas. Para salvaguardar tanto a criança como a cadelinha vim pedir ajuda a pessoas, quiça, com alguma experiência. Mas afinal era só necessário dar um valente para de estalos na criança de cada vez que ela fizer alguma coisa à cadela. Porque será que não pensei nisso antes?
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda ago 25, 2014 2:04 pm

TheOne Escreveu:
St0pAF Escreveu:Não, venho para ajudar. Que tal um par de estalos na criancinha sempre que ela chatear o cão depois de ter sido avisada para o largar?
Ora era isso mesmo que vinha aqui sugerir... é a falta deste par de estalos que faz com que muitas criancinhas sejam completamente insuportáveis... :roll:
par de estalos n digo mas uma criana de 2 anos ja percebe perfeitamente o não e uma palmada na mão ou rabo depois de se dizer não duas vezes eles entendem.
as crianças com 2 anos são bem mais conscientes do que parecem tenho o exemplo bem perto que o meu primo agora com 12 anos e agora a contar-lhe estas coisas ele ainda se ri pq ele com a mãe era um diabo autentico! fazia birras e uma pessoa n lhe podia dizer n nem fazer nada que tadinho do menino, quando estava só cmg portava-se mesmo bem, um autentico anjo loirinho, pedia as coisas, era fofinho, não fazia birras, comia direito, enfim era um sossego em casa XD
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
Menoita
Membro
Mensagens: 69
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

segunda ago 25, 2014 2:06 pm

A idade dos 2 anos é terrível!
Antes de mais tem de se mostrar calma e evitar estalos e afins.
É importante explicar à criança os seus limites e mostrar-lhe como agir.
Explique também as consequências se não respeitar e mantenha essas consequências.

Por exemplo, explique que ao puxar as orelhas à cadela a está a magoar. E que se lhe puxassem as orelhas a ela também não ia gostar e ia doer. E que essa atitude é má e que não se faz, e que se o fizer terá de ser castigada e que não poderá brincar com a boneca favorita durante 2 dias.
Mostre-lhe depois como tocar na cadela, primeiro fazendo você os gestos e depois pegando na mão dela e mostrando como é.
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda ago 25, 2014 2:06 pm

Luanova
a minha Mariana (tem hoje 12 anos) tinha 9 meses e a briu a mão com toda a sua força na altura e pregou-me uma bofetada. na altura apertei-lhe a mão dei-lhe uma palmada também na mão e falei baixo mas com firmeza. foi remédio santo.
ele testam-nos desde cedo.
uma palmada no rabo ou na mão no momento certo, é muitas vezes prelúdio de não repetição das acções.
pinkyone
Membro
Mensagens: 83
Registado: quinta ago 21, 2014 11:31 am
Localização: Pinky(cadela)
Lilith(gata)
Eve(Gata)
Bugsy(esquilo)

segunda ago 25, 2014 2:08 pm

Concordo com as palmadas.
A cachorrinha não sei que idade tem mas pode morder a sua sobrinha por esta a aleijar...E quem vai pagar é o animal.
As minhas sobrinhas nunca puxaram ou batiam num animal meu , tem haver com os limites que se impõem as crianças .
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 25, 2014 2:11 pm

A começar a dar pares de estalos em crianças de dois anos , começa bem começa. :o
Mal conseguem andar e correr sem cair já lhe querem virar o boneco.
Isso do par de estalos é uns aninhos depois (+ do dobro) e quando souberem porque estão a levar.

9 meses e a testar?:o Mas estamos a falar de quê afinal que já estou confuso
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda ago 25, 2014 2:21 pm

botas96 Escreveu:A começar a dar pares de estalos em crianças de dois anos , começa bem começa. :o
Mal conseguem andar e correr sem cair já lhe querem virar o boneco.
Isso do par de estalos é uns aninhos depois (+ do dobro) e quando souberem porque estão a levar.

9 meses e a testar?:o Mas estamos a falar de quê afinal que já estou confuso
as crianças testam os nossos limites, até onde podem ir.
por vezes parece que comem elásticos...
mas isso é apenas a minha teoria.
mas sou a favor que uma palmada bem dada no momento certo vale muito
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 25, 2014 2:36 pm

Isso é certinho e direitinho.

Mas aos 9 meses é demasiado forte para mim.

Há que ter em conta muita coisa desenvolvimento físico e psicológico, capacidade de compreensão de coisas, o ser humano de "origem" não trás nada a não ser uma "esponja" por "ensopar". Temos que ter muito cuidado com o "líquido" que utilizamos.
De qualquer das maneiras e neste caso específico é supervisionar sempre, orientar e esperar.
Bloqueado

Voltar para “Cães”