Embalsamar o meu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Movit
Mensagens: 4
Registado: domingo ago 31, 2014 11:41 pm

domingo ago 31, 2014 11:46 pm

Olá, o meu cão tem 9 anos e está bem de saúde, mas já tem alguma idade e tenho pensado no que fazer quando ele morrer. Eu gostaria de o embalsamar, e gostava de saber onde fazem este tipo de trabalhos com qualidade. Posso pagar o que for necessário, só quero é que fique bem feito. Aguém conhece locais onde se faça isso? Sou de Lisboa mas pode ser em qualquer parte do país. Obrigado.
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

segunda set 01, 2014 2:23 am

Procure na net por taxidermia em Portugal, aparecem-lhe uns quantos resultados no google...
Se o valor a pagar não é problema e se o animal tem 9 anos, ainda deve ter um tempo para pesquisar.
Isso acaba por ser como comprar um cão de raça... Se quer o trabalho bem feito, o melhor é mesmo deslocar-se junto de quem faz o trabalho e ver o resultado final (o que eu considero um bom trabalho, pode não ser considerado por si). Deve é ver mais que um profissional para poder fazer comparações.

Mas pode ser que apareça alguém por ai que lhe dê uma ajuda melhor
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda set 01, 2014 8:44 am

Se fosse a si pensava melhor nisso.
Basta ver que animais embalsamados são uma sombra do que foram, o tempo e o desgaste ainda pioram o estado do objecto e se for mal feito essa decadência ainda será mais visível.
Muito depressa vai perder o seu propósito e trair recordações.
Mas é consigo.
SeitaLouca
Membro
Mensagens: 72
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

segunda set 01, 2014 10:43 am

Que macabro. Bolas, como é que pode passar pela cabeça de alguém embalsamar o seu amigo de estimação? :(
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda set 01, 2014 12:04 pm

Acho que não tem nada de macabro, é uma tentativa de imortalizar quem nos fez muita coisa boa.

Mas a taxidermia é algo mais vocacionada para troféus

A conservação exige cuidados especiais e para mim, o grande contra é reduzir um companheiro a um mero objecto.
SeitaLouca
Membro
Mensagens: 72
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

segunda set 01, 2014 12:35 pm

botas96 Escreveu:Acho que não tem nada de macabro, é uma tentativa de imortalizar quem nos fez muita coisa boa.

Mas a taxidermia é algo mais vocacionada para troféus

A conservação exige cuidados especiais e para mim, o grande contra é reduzir um companheiro a um mero objecto.
Bolas, no antigo Egipto também faziam o mesmo às pessoas. Esperemos que o autor do tópico não esteja a pensar em colocar o seu animal de estimação em exposição numa prateleira. É que isso aí, desculpem, acho muito mais do que macabro, é desumano.
Desculpem lá, provavelmente estou a ofender as pessoas, mas embalsamar bichos conheço,... aqueles que se caçam.... e não se comem...
LLing
Membro Veterano
Mensagens: 378
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

segunda set 01, 2014 1:00 pm

Como é que alguém deseja embalsamar um amigo (que é o que os nossos cães são para nós) ? Mesmo se a lei permitisse também não embalsamava nem os meus pais, nem nenhum familiar nem amigo.
Quando morre um cão é um enorme desgosto e a tristeza demora imenso tempo a passar, mas embalsamar nunca o faria.
Mas, pelos posts jà reparei que é um assunto polémico, uns concordam outros não.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda set 01, 2014 1:05 pm

Não era coisa que me passasse pela cabeça e também me parece um bocado mórbido, mas respeito formas diferentes de lidar com a morte/perda.

Acima de tudo é uma questão cultural e o que a nós nos repugna noutras culturas é normal.

Não sei se será este o caso da pessoa que colocou o post, mas acho que esta é uma decisão muito pessoal.
Movit
Mensagens: 4
Registado: domingo ago 31, 2014 11:41 pm

segunda set 01, 2014 1:30 pm

dreamdog Escreveu:Procure na net por taxidermia em Portugal, aparecem-lhe uns quantos resultados no google...
Se o valor a pagar não é problema e se o animal tem 9 anos, ainda deve ter um tempo para pesquisar.
Isso acaba por ser como comprar um cão de raça... Se quer o trabalho bem feito, o melhor é mesmo deslocar-se junto de quem faz o trabalho e ver o resultado final (o que eu considero um bom trabalho, pode não ser considerado por si). Deve é ver mais que um profissional para poder fazer comparações.

Mas pode ser que apareça alguém por ai que lhe dê uma ajuda melhor
Obrigado pela resposta.

Eu estive a pesquisar e segundo percebi bem, a taxidermia e o embalsamento são duas coisas diferentes. Na taxidermia apenas se aproveita a pele do animal, enquanto que o embalsamento aproveita-se quase tudo, retira-se o sangue com uma máquina e depois injecta-se uma substância que vai conservar os orgãos vitais do animal.


Já tentei pesquisar no google mas não encontro ninguém em Portugal. Há uns tempos fiz esta mesma pesquisa e encontrei mas agora não consigo encontrar nada. Se tiverem conhecimento em Espanha digam também. Mas não pode ser muito longe porque um ser vivo deve ser embalsamado até 12 horas após a sua morte.
Última edição por Movit em segunda set 01, 2014 1:38 pm, editado 1 vez no total.
Movit
Mensagens: 4
Registado: domingo ago 31, 2014 11:41 pm

segunda set 01, 2014 1:35 pm

Eu relação ao ser desumano, eu acho mais desumano um animal ou uma pessoa serem comidos pelos insectos, que é o que acontece quando alguém é enterrado.

Eu pretendo embalsamar porque o meu cão é rafeiro e fisicamente não há mais nenhum igual, é um cão único como são todos os rafeiros, e por isso queria ficar com a recordação fisíca dele.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 01, 2014 2:45 pm

Um corpo morto ser comido por insectos não é desumano nem deixa de ser, é apenas uma lei da Natureza e uma maneira de limpar a terra. O mesmo quanto aos animais e aves necrófagas, não são só os insectos que cumprem essa função. É o equilíbrio natural, nada mais.

Percebo que o seu amor pelo seu cão o leve a querer manter a sua presença por muitos mais anos para além daqueles que ele viverá. Mas note que quando chegar a hora dele, esse animal já não terá o aspecto que tem agora. A velhice deformar-lhe-á as articulações, a coluna arqueia, o pêlo embranquece, sobretudo no focinho, os olhos perdem brilho e vivacidade, a expressão torna-se por vezes opaca, vazia. Tal como acontece connosco, tudo no seu aspecto se modifica, por vezes a um ponto que faz dó olhar para eles.

No seu lugar, fotografava e filmava o seu cão tanto quanto pudesse agora, para mais tarde, quando ele já não andar por cá, poder revê-lo em toda a sua pujança.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Uranak
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: sexta set 22, 2006 1:39 pm

segunda set 01, 2014 2:49 pm

Cada um sabe de si e desde que não prejudique ninguém e muito menos o companheiro também não vejo problemas.
Pessoalmente não o faria e "apenas" faço tudo ao meu alcance para que seja o mais feliz possível enquanto for vivo, tal como (espero eu) todos os users deste forum.

Cumps
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda set 01, 2014 3:15 pm

Olhe que só por ser rafeiro não quer disser que não haja mais iguais.

Isso é um erro.

Pessoalmente, fiz 400 km para ter um cão (neste caso, uma cadela) igual ao botas e entretanto consegui localizar mais 7 no país (uns a 40km outros a 400km). Ainda há menos de um mês vim um anuncio em faro (8º). Vou apadrinhando um deles.
No meu caso, tem o mesmo porte, as mesmas cores, as mesma marcações e um temperamento muito mas muito aproximado, níveis de energia espectáculo (anda pela serra 7 horas se for preciso, e só crasha quando chega ao carro) e a mesma vocação (caça), o drive é um bocado diferente do botas mas para mim está muito bom. (não foi iniciada, o que apanha é casual, mas acredito que com treino foca-se mais, pois o prey está lá, mais redireccionado para a bola mas está lá).
Ela já entrou em competições e agora estou a ponderar pistagem.
Como o que se deve fazer ao escolher um cão foi totalmente obliterado por esse factor, desdobrei-me em esforços para providenciar tudo o que era necessário para o seu bom desenvolvimento e certificar que teria outro cão (cadela) como ele.
Actualmente estou muito satisfeito com a escolha e com o resultado, e já tenho uma ideia das áreas geográficas onde começar a procurar outro quando a altura chegar.
E estamos a falar de um animal com características recessivas, logo muito menos comuns e difíceis de achar.
Não sei como é o seu rafeiro, mas se pesquisar bem e com paciência, ainda encontra uma mão cheia deles por aí.
Uma coisa posso-lhe afirmar com segurança, vou ter sempre e pelo menos um botas na minha vida até ao fim dos meus dias, apesar de rafeiro.

Outra coisa, nos primeiros dias é o seu rafeiro, é o seu rafeiro de volta, mas distancie-se disso, promova o bom e natural desenvolvimento dele para conseguir evoluir por onde isso for (dê-lhe espaço para ser o que for).
Comigo nunca houve o problema de comparações, se tivesse tido um diferente é que estava sempre a comparar, mas isso é uma coisa pessoal, pode não ser a mesma coisa consigo.
Portanto arregace as mangas e comece a pesquisar.
O botas será sempre o botas, mas a minha pilha galinhas é um espectáculo, são iguais mas há nuances que os torna diferentes.
Qual deles o melhor?
Não sei, só sei que continuo a gostar.
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda set 01, 2014 3:17 pm

nao sei, acho que nao o faria.
resultava me estranho olhar para ela e nao haver reaccao nenhuma.

iria estar a espera que latisse ou me seguisse por cada canto da casa, ia ser uma presenca fantasmagorica e somente por isso penso que nao o faria.

o que vem da terra deve voltar a terra, acho.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda set 01, 2014 3:26 pm

E se conseguir achar um enquanto o outro ainda é vivo.
(faça as coisas como deve ser apresentação em várias vezes em terreno neutro ambientação à casa e o entrosamento deles)

Aí é que vai ter isso vitaminado, pois é muito provável que o mais novo à casa adquira comportamentos do mais velho se vir que isso o beneficia.
se arranjar um mais novo mais influencia o mais velho terá no seu "descendente".

p.s. Mas goje agora, essa "vaca" ainda tem muito " leite" para dar
Responder

Voltar para “Cães”