Desesperado, xixi so dentro de casa!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

karamura
Membro Júnior
Registado: sábado jan 15, 2011 2:08 pm

domingo set 14, 2014 11:51 pm

Boas pessoal, estou meio desesperado, tenho um labrador de 4 meses e meio que esta conosco dentro de casa e nao consigo de maneira algum que ele faça o xixi no jardim, vimos com ele muuuitas vezes ao jardim e nao faz nada, saimos de casa 3 ou 4 horas , com passagem pela praia, pelo parque e ainda pelo jardim de casa e nao faz nada, mal entra em casa, pimba, faz logo, vimos ao jardim e ficamos bastante tempo a brincar e entretanto deixamos acalmar para ver se faz e nada!!!
Precisava de ajuda para ver se existe alguma maneira de estimular a fazer ca fora?
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda set 15, 2014 7:27 am

é normal, com o tempo vai lá
SeitaLouca
Membro
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

segunda set 15, 2014 11:15 am

É recompensar quando ele faz na rua. Eu devia fazer uma festa tão grande que eles começaram a fazer na rua... Agora, mal saem à rua é logo... Nem me lembro ao certo quando isso começou a contecer.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 15, 2014 11:40 am

Deve estar mal socializado. Esses casos resolvem-se pelo exemplo: saia com ele para a rua e deixe-o ver como os outros cães fazem. Deixe-o cheirá-los, cheirar os sítios onde eles fazem, etc. Não o limite ao seu jardim. Normalmente, pela força do exemplo e imitação, isso resolve-se em poucos dias.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda set 15, 2014 11:52 am

Alem do que foi dito podem também tentar "enganá-lo". Vão à rua, voltem para casa, e logo a seguir voltem a sair. Não lhe deem tempo de ir procurar sitio em casa para fazer xixi.
Quando fizer na rua recompensam e dêem mais uma voltinha (não voltem logo para casa)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
SeitaLouca
Membro
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

segunda set 15, 2014 12:09 pm

Floripes3 Escreveu:Deve estar mal socializado. Esses casos resolvem-se pelo exemplo: saia com ele para a rua e deixe-o ver como os outros cães fazem. Deixe-o cheirá-los, cheirar os sítios onde eles fazem, etc. Não o limite ao seu jardim. Normalmente, pela força do exemplo e imitação, isso resolve-se em poucos dias.
Você dá dicas óptimas, mas não é só isso floripes..... Os meus, por exemplo, quando vão a uma casa desconhecida não fazem nada dentro de casa.... Acontece uma coisa incrível: Há uns amigos que têm uma casa, onde costumo ir, aqui na zona de lisboa, com um jardim arranjado com chão em tijoleira e um terreno em "bruto" (terra). Pois não é que os cães, mesmo numa casa estranha, fazem as suas necessidades apenas no terreno? Incrível... É que eu nunca os ensinei a fazer nada disto!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 15, 2014 12:51 pm

É o atavismo a funcionar, SeitaLouca. Se reparar, nos sítios das cidades ou povoados em que não há terra solta, eles preferem os relvados ou os terrenos com ervas ou mato baixo.

Por exemplo: aqui na minha rua abateram várias árvores. Agora, a minha cadela procura sempre para fazer xixi os locais em que estiveram essas árvores e que estão em terra com algumas ervas.

Tive cá um cachorrinho quase recém-nascido e a mãe dele, e não é que o mafarrico com pouco mais de um mês já ia fazer os sólidos no pátio da casa? Porque viu a mãe e a minha cadela fazerem o mesmo e assim aprendeu cedo com o exemplo delas.

Todos os meus cães, penduras ou residentes, aprenderam sempre o que deviam ou uns com os outros, ou imitando os que encontrávamos na rua. Basta vermos como eles marcam todos os sítios já marcados por outros, muitas vezes logo a seguir à mijadela do que estão a seguir ou a observar: é um instinto primário que pode ser aproveitado para lhes inculcar hábitos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
karamura
Membro Júnior

segunda set 15, 2014 3:03 pm

Boas, eu não me fico só pelo jardim, de manhã como nunca da grande tempo ele só vai ao jardim, mas à hora de almoço já vai dar um passeio de 20/30 minutos e a noite dá sempre uma caminhada de 1 hora ou mais, e pelo caminho nunca faz, então quando chego a casa ainda o deixo andar mais um pouco no jardim para ver se lhe dá vontade, eu nem chego a ter possibilidade de o recompensar, ao fim de semana ele vai conosco para todo o lado, praia, parque, casa dos meus pais que tem 3 cães, e nada. Mal entra em casa, é logo certinho direitinho.
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

segunda set 15, 2014 7:30 pm

Não se preocupe.

Para além deste tipo de questões passar com a idade, é um macho que tem.

Não tarda começa a marcar território e deixa de fazer dentro de casa.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 16, 2014 4:14 pm

Tem só 4 meses... ainda tem pela frente mais uns mesinhos de balde e esfregona.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

karamura
Membro Júnior

terça set 16, 2014 6:38 pm

dinodane Escreveu:Tem só 4 meses... ainda tem pela frente mais uns mesinhos de balde e esfregona.
Nem é isso que me preocupa, porque era uma coisa que já esperava, eu estava era preocupado por ele não fazer fora de casa, nem que ele fizesse apenas uma ou duas vezes fora, já dava para recompensar e motiva-lo a melhorar, mas desta forma assim não consigo, mas pelos comentários já estou a ver que não está muito fora do normal.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 16, 2014 7:09 pm

Ele ainda é muito novo e provavelmente ainda não se sente à vontade com o barulho, cheiros e coisas cá de fora. É dar tempo ao tempo.

Olhe que eu sou um grande defensor do que anda a fazer (exercício e exploração do meio e socialização), mas talvez para agora achava melhor diminuir isso um pouco.
Para um cachorro de 4 meses acho muito, vá aumentando a coisa devagar e deixe-o adaptar-se a esse ritmo daqui a uns meses.
Em excesso pode trazer problemas a nível ósseo e não só
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quarta set 17, 2014 1:01 pm

O meu cão só apartir dos 6 meses é que começou a fazer na rua.
Ele apertava-se todo e gania mas não fazia.
Só quando se começou a sentir mais a vontade na rua é que começou a fazer o xixi e depois mais tarde o coco.
Muita paciencia. São muitos cheiros de machos dominantes na rua.
Muita confusão que para um cãozinho caido de paraquedas num sitio é dificil se arriscar.
No mundo animal a marcação de territorio é muito importante ele tem que se sentir confiante para quebrar o territorio dos outros. E a confiança vem com o tempo.
RaquelD40
Registado: quinta dez 04, 2014 9:07 pm

sexta dez 05, 2014 8:53 pm

Eu adoptei uma cadelinha com 3 anos que estava a ser maltratada. Tb so faz dentro de casa. Eu vou a rua com ela de manha 30 min, na hora do almoco 10 min, e a noite 1 hora. Mas ela esta tao contente por andar a passear que nao faz nafa na rua. Chegamos a casa e pronto ! No meio da sala , na cozinha, no hall de entrada, so nao faz no sitio onde devia fazer. So a tenho desde domingo por isso dou a duvida de que ainda se esta a habituar. Eu bem limpo o chao com vinagre mas nao vale a pena porque ela faz na mesma. Ontem ate comprei um spray na clinica para ela fazer no sitio onde eu quero que faca e ela em em de fazer foi-se la la. Ate me apetecia chorar. E que eu ja nao nao o cheiro a vinagre. Vou esperar mais um tempo para ver como ela evolui.
RaquelD40
Registado: quinta dez 04, 2014 9:07 pm

sexta dez 05, 2014 8:55 pm

Eu adoptei uma cadelinha com 3 anos que estava a ser maltratada. Tb so faz dentro de casa. Eu vou a rua com ela de manha 30 min, na hora do almoco 10 min, e a noite 1 hora. Mas ela esta tao contente por andar a passear que nao faz nafa na rua. Chegamos a casa e pronto ! No meio da sala , na cozinha, no hall de entrada, so nao faz no sitio onde devia fazer. So a tenho desde domingo por isso dou a duvida de que ainda se esta a habituar. Eu bem limpo o chao com vinagre mas nao vale a pena porque ela faz na mesma. Ontem ate comprei um spray na clinica para ela fazer no sitio onde eu quero que faca e ela em em de fazer foi-se la la. Ate me apetecia chorar. E que eu ja nao nao o cheiro a vinagre. Vou esperar mais um tempo para ver como ela evolui.
Responder

Voltar para “Cães”