Cão e bebé

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta set 24, 2014 9:07 am

Olá a todos. Preciso de conselhos para apresentar bebé a cão.
A minha cadela é um bocado desconfiada com visitas. Adora os conhecidos que nos costumam visitar, mas se lhe mexem na comida ou se debruçam sobre a cama dela faz cara de má. Nessas alturas é logo repreendida, se bem que eu tenha algumas dúvidas em relação a isso, pois não quero corrigir apenas o "aviso", e depois tê-la a atacar sem avisar primeiro. Já com os donos não é assim, podemos mexer em tudo à vontade. Como vamos ter um bebé em casa em breve, quero que ela o trate como "dono" e não como "visita". Ou seja, que o bebé possa andar a gatinhar pela casa e mexer na comida e cama da cadela sem ela fazer má cara. Obviamente que vai ser supervisionado e não se vai deixar o bebé andar a puxar as partes ao cão, mas a melhor maneira das coisas correrem bem é se o cão vir o bebé como dono e não como alvo a atacar.
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quarta set 24, 2014 9:25 am

1º passo importantíssimo, respeito pelo espaço do cão. O cão já lá estava e tinha tudo para ele, mesmo que não rosne ou não morda o cão sente quando o espaço dele é invadido por alguem e principalmente para sempre. Tem que ser feito gradualmente com calma. Primeiramente o bebe ainda nem gatinha por isso vai haver um periodo de adaptação a choros, risadas, comida para o chão (os cães adoram esta parte). Quando o bébé começar a gatinhar ai tem que haver uma supervisão de um adulto, não vejo vantagens a um bébé ir para o comedouro do cão, como há outros sitios que o bébé não convem andar (tomadas, varandas, etc etc) também pode incluir ele não ir para a comida do cão. Se o cão não o vir como uma ameaça inicialmente com o tempo vai respeitar o bébé. Tem é que haver respeito de quem vai para a familia para haver respeito de quem já lá está.
Quando o cão foi para a casa os donos já lá estavam, agora é ao contrario, o cão já lá está, dê-lhe um tempinho que ele vai-se habituar e respeitar e acarinhar o seu bebe.
Não pode é ir logo com tudo para cima dele. Com calma e respeito tudo se arranja.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta set 24, 2014 10:12 am

Lourença.

Não vejo mal nenhum em a sua cadela ser assim para estranhos, muito pelo contrário, não faça nada para alterar isso. Se receber visitas acho preferível que ponha a cadela noutra divisão, se necessário. Do que fazer com que a sua cadela seja uma oferecida.
Com a minha tento sempre promover isso (mas não tido tanta sorte, para fazê-la chegar a esse ponto, monstar o dente quando alguém que não autorizei aproxima-se dela)

Quanto ao bébé é melhor procurar ajuda profissional por via das dúvidas, assim terá mais certezas que nada correrá mal (apesar de eu achar que nada de mal acontecerá
SeitaLouca
Membro
Mensagens: 72
Registado: quinta ago 07, 2014 11:37 am

quarta set 24, 2014 11:24 am

Qual é o interesse do bébé andar a gatinhar pela casa a mexer nas coisas da cadela e na sua comida? Não acho boa ideia, nem para o cão nem para a criança. Tal como já disseram.
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta set 24, 2014 12:56 pm

É verdade que o cão tem de conviver com o bebé durante vários meses até que este comece a gatinhar. Espero que isso seja o suficiente para sentir que é parte da família. Queria era começar já a pensar em estratégias para que a convivência fosse pacifica. :-)
Como a casa é MUITO pequenina, tem mesmo de partilhar o espaço. Com respeito um pelo outro, e não como uma ameaça um para o outro.
Quanto ao interesse de um bebé a gatinhar pela casa, acho que tem a ver com o desenvolvimento motor? É o normal no desenvolvimento da espécie, não o vou fechar numa redoma. Deve ter cuidado com tomadas eléctricas e respeitar o cão, da mesma forma que o cão não o deve ver como alvo.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta set 25, 2014 8:40 am

Olá,
Reduza já a atenção que dá à cadela, digamos que em 50%. Este passo é meio caminho andado para ela não associar o bebe à ausência de atenção por parte dos donos.
Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta set 26, 2014 11:43 am

Recentemente, (11 meses) fui avó e tenho dois cães. Um já idoso (13 anos) e de porte grande e outra de 4 anos, pequena (8kg).
Quando a bebé nasceu, ia ve-la e pegava-lhe ao colo todos os dias. Trazia a roupa da bebé para lavar. Nos primeiros dias, o meu velhote cheirava-me toda e à roupa da bebé que trazia tb.
Depois desinteressou-se. Quando a bebé veio cá a casa, com 15 dias, o mais velho não ligou nenhuma. Penso que ele achava que se tratava dum molhinho de roupa suja. Quando a bebé chorou pela primeira vez, o yuri fez uma expressão de espanto e escondeu-se atrás de mim.
Hoje, os meus cães adoram a minha neta e protegem-na e ela é uma loucura com eles.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

domingo set 28, 2014 12:46 am

Ela acaba por se habituar, o importante será fazer uma apresentação com calma, e ter em mente que a cadela continuará a ter as suas necessidades, se tudo correr bem por altura que a bebé gatinhar já a cadela se habituou a ela e aprendeu a considerá-la como um elemento da familia.

Apartir daqui será mesmo só manter os contactos entre eles debaixo de olho e realmente convem não deixar a criança ir mexer na agua e na comida da cadela até por uma questão higiénica.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

segunda set 29, 2014 1:14 pm

Olá a todos, deixo o meu contributo.

Tive um Dogue Alemão durante mais de 11 anos (faleceu há pouco) e tenho um filho de 6 anos.

Embora o Dogue seja por natureza um cão de casa e família, houve alguns conselhos que o meu vet me deu, estava eu ainda grávida. Segundo ele, os cães conhecem o bebé que está na barriga antes ainda do nascimento, através do olfacto. Ele dizia-me que o meu Oleg já conhecia melhor o meu filho que eu. Mas avisou-me do seguinte: nunca a rotina do cão deverá ser alterada, horas de passeio, comida, etc., assim como a atitude perante ele, ou seja por exemplo, se quando chegamos a casa é ele quem primeiro recebe as atenções, isto terá que ser mantido. Quando eu estava em casa com o bebé e o meu marido chegava, nunca ele se dirigia antes ao bebé, era sempre o cão que estava em primeiro lugar.

Outra situação é relativa ao espaço: se o cão está habituado a usufruir de determinado espaço, este não deve ser retirado, e muito menos o cão deve perceber que ficou sem o seu espaço por causa do bebé. Se houver necessidade de o fazer, deverá ser uma transição lenta e gradual.

Apesar do meu cão ser extremamente meigo com tudo e todos, sempre tivemos esse cuidado e resultou numa enorme cumplicidade entre cão e criança.
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda set 29, 2014 4:59 pm

a minha cadela é um bocado bruta mas desde que estou gravida ela tem estado bem mais calma e apesar de ser uma cadela bastante independente tem vindo imensas vezes para a minha beira até quando vou tomar banho!
tmb tem dormido toda apertada num espaço entre o berço e uma cadeira por escolha dela.
estou confiante que tudo vai correr bem apesar de ter de fazer as coisas com calma, vou dar a roupinha a cheirar vou mostrar-lhe a minha filhota a dormir essas coisas todas e em vez de dar menos atenção a minha monstrinha ainda lhe vou dar mais atenção!
Lourença podemos ir trocando experienias :D
a minha filhota já vem ao mundo amanha em principio
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 01, 2014 7:35 pm

Já nasceu Sasha? Espereo que tenha corrido tudo pelo melhor!!

Iniciante, melhor conselho que há!! O Oleguezinho era um cão fantástico mas não há dúvida que vocês fizeram tudo como deve ser.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta out 01, 2014 8:51 pm

Penso que os cães têm noção de que os bebés são crias. Notei que são cuidadosos com a bebé e gostam muito dela. Já ela tem uma paixão por cães, qquer um.

Eu tive que fazer algumas alterações à rotina e fazer algumas adaptações, uma vez que passei a ter um recém nascido em casa, quase 12 horas. Não notei, que os cães reagissem ou tivessem um comportamento problemático.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quinta out 02, 2014 11:42 pm

dinodane Escreveu:Já nasceu Sasha? Espereo que tenha corrido tudo pelo melhor!!

Iniciante, melhor conselho que há!! O Oleguezinho era um cão fantástico mas não há dúvida que vocês fizeram tudo como deve ser.
ja sim e ja estamos em casa!
aqui tudo correu pelo melhor, muita curiosidade mas boa e 0 de agressividade nem foi bruta nem nada, muito pelo contrario, na hora da banhoca a minha filhota chorou e a mana mais velha chorou com ela toda aflita...tenho duas choronas cá em casa :D
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

sexta out 03, 2014 1:26 pm

Muitos parabéns!

É o inicio de uma nova vida para todos e de uma relação de cumplicidade entre a criança e a cadela, que espero que seja tão bonita como a que vivi durante mais de 6 anos na minha casa.

O meu filho, todos os dias, faz uma festinha na foto do Oleg e diz-lhe "Olá". Espero que ele se lembre do seu amigo por toda a vida.
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta out 03, 2014 5:14 pm

Iniciante Escreveu:Muitos parabéns!

É o inicio de uma nova vida para todos e de uma relação de cumplicidade entre a criança e a cadela, que espero que seja tão bonita como a que vivi durante mais de 6 anos na minha casa.

O meu filho, todos os dias, faz uma festinha na foto do Oleg e diz-lhe "Olá". Espero que ele se lembre do seu amigo por toda a vida.
o meu sogro tem medo de rottweilers e ta sempre a dizer olha lá nem um minuto sozinha, muito cuidado com a cadela bla bla bla
e eu: é mt cuidado com a cadela pq se alguem tenta tocar na miuda leva dentada!

se eu antes já suspeitava que ia haver uma grande amizade entre elas agora tenho muito mais!
a pediatra não concorda muito mas está fora de questão n ser habituada desde logo, alem de eu odiar ver crianças em redomas era um perigo se a sasha visse a bebé como uma coisa má. eu, as minhas primas e primos crescemos no meio da bicharada (e n era caozinho com vacinas todas em dia e banhinho e essas coisas) e estamos muito bem os tempos é que eram outros e n se exagerava como agora!
cuidados sim mas em exagero só faz mal e ninguem me convence do contrario!
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
Responder

Voltar para “Cães”