O meu pessoalmente, não lhe aquece nem arrefece as pessoas.

passamos ao lado das pessoas e ele não lhe liga, quando era mais novo queria ir cheirar tudo e todos e pular para cima com as patas da frente. Corrigi-mos esse comportamento e agora passa por eles e nem olha.
Quanto a incentivar, nunca incentivei a nada, nem a ser amigavel, nem a ser agressivo.
Cruzamo-nos sempre com pessoas, mas nunca paramos (mas o meu cão segue sempre ao meu lado direito em excepção de quanto está "à vontade", basicamento junto às casas e prédios está ao meu lado e quando tem espaço para correr e cheirar vai à frente de trela extensível solta). Quando nos vêm falar ou conhecemos. Mando-o sentar-se ao meu lado e ele lá fica enquanto eu falo com as pessoas. Não é agressivo mas também não é lambe tudo e é assim que gosto. Um cão estável.
No outro dia uma senhora ia sendo atropelada na passadeira e eu estava com o meu no outro lado da estrada e fui a unica que viu tudo e dirigi-me claro à multidão que logo logo se juntou. O meu cão manteve-se sempre sentadinho ao meu lado super calmo.
Na minha opinião o ideal é assim...nem 8 nem 80. Um cão estável dá para todas as situações...