dúvida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

sexta out 03, 2014 10:23 am

Bom dia a todos,

Surgiu-me uma situação e mais uma vez conto convosco para me ajudarem :wink: : Até aqui o meu Spark tem permitido festas de toda a gente. Portanto íamos na rua no nosso passeio e se alguém se aproximava e lhe queria fazer festas, mesmo estranhos, eu não tinha qualquer problema em dizer que o podia fazer pois sabia que ele gostava. Desde que fez um ano o comportamento dele em relação a isto alterou-se. Durante os passeios se alguém se dirige a ele para o cumprimentar ele esquiva-se, por vezes desvia-se para que não lhe mexam e por vezes enrufa-se e ladra (mesmo com pessoas que conhece). Quando tem este comportamento se a pessoa insiste em fazer-lhe festas (como um doido que me encontrou no outro dia, ao qual eu dizia para não insistir que o cão não estava a gostar) chega mesmo a embocar, não é morder é um aviso do género "tira-me as patas de cima". Outras vezes deixa que lhe façam festas e fica todo radiante. Este comportamento só se verifica com adultos pois as crianças ele permite sempre que se aproximem e lhe mexam e até pede mais. Isto deixa-me um pouco baralhada pois sempre que vamos na rua e surge a questão "posso fazer uma festinha?" nem sei que diga porque nunca sei o que esperar :| . Também não consigo perceber o que desencadeou este comportamento pois posso assegurar que nunca ninguém lhe fez mal algum (só sai de casa connosco e de trela e nunca foi deixado sozinho com estranhos) Surge aqui a nossa questão será que devemos "treiná-lo" a permitir festas de toda a gente que se aproxima dele? Ou é melhor permitir e começar a incentivar que seja esquivo com as outras pessoas? O que é o mais indicado? Agradeço a v/ ajuda.
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

sexta out 03, 2014 2:16 pm

se ele foge quando lhe querem dar festas da-me a sensação que ele esta inseguro. A insegurança as vezes pode-se tornar violenta. Se ele antes nao era assim e passou a ser alguma coisa o fez mudar...
Por outro lado um cao com 1 ano de idade esta muita coisa a mudar dentro dele..mas o estranho e ser direccionado para as pessoas.
Nao posso ajudar muito pois cada caso e um caso...mas pelo que descreveu esta e a minha opiniao.
Quanto aos treinos...
Aconselho claro uma ida a um treinador de sua confiança para avaliar bem a situaçao e tentarem juntos resolver essa situaçao antes que possa se tornar algo mais grave.
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

sexta out 03, 2014 3:17 pm

Olá Sheevaa22, obrigada pelo seu comentário. Eu não consideraria o comportamento dele propriamente fugir, mas sim esquivar ou mesmo evitar. Ele não foge das pessoas, ele até se aproxima e quer cheirar mas quando percebe que as mãos vão em direcção a ele esquiva-se e em vez de permitir que lhe façam festas o que quer é cheirar as mãos e as pessoas :roll: . Por vezes depois de fazer isto deixa que lhe façam festas outras nem por isso e se as pessoas insistem começa a ladrar e levanta o pelo do dorso (entusiasmo?). Não entendo o que possa ter acontecido. Também não considero positivo que ele permita estranhos que se aproximem dele (nunca sabemos a intenção das pessoas) mas por outro lado também não queria que ele fosse "bichinho do mato".
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

segunda out 06, 2014 11:55 am

Parece-me que ele seja "desconfiado". Mas essa reacção não é positiva.
Um cão deve ser sociavel com todas as pessoas. Principalmente se o dono estiver tranquilo e contente.
Em casa o cão deve seguir as deixas do dono, pois o dono é que avalia quem permite entrar e socializar e quem não entra. Tudo tem a ver com a postura do dono. O dono é ou deve ser o alfa e a matilha segue sempre o alfa.
Normalmente costumo sempre aconselhar um treinador, pois não só os cães mudam como nós aprendemos a mudar com eles e a criar uma harmonia muito melhor em casa e na rua.
Treinar o seu cão não significa que tenha que ensinar-lhe a dar a pata, mas a comportar-se!
Invista no treino, na socialização acima de tudo. O treino tambem pode ser uma maneira de socializar.
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda out 06, 2014 12:20 pm

A minha nao simpatiza muito com desconhecidos, e nao vejo necessidade de qualquer um lhe mexer. Se me perguntam se lhe podem fazer uma festa digo que nao, que morde, ou que nao gosta de desconhecidos. Se for preciso ponho-me à frente e nao deixo mexer. É que essas pessoas chatas sao mesmo aquelas que a cadela nao quer que lhe mexam. E ela se quiser festas aproxima-se por si própria.
Se eu nao gosto que desconhecidos (ou até conhecidos) me agarrem, porque é que a cadela deve ser diferente?
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda out 06, 2014 12:40 pm

O seu canídeo não precisa de treino nenhum, ganhou juízo.
Se fosse a si incentivava esse comportamento.

Não gosto que um estranho qualquer toque no cão sem minha permissão, ou sem um esforço para conhecer devidamente.

E só tenho pena que a minha cadela não dê para rosnar e mostrar os dentes a "pessoas estranhas ao serviço"
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

terça out 07, 2014 9:27 am

Não ligue, eu pensava que voçê estava a referir-se em casa... ehehehe
Porque só lhe entra em casa quem voçê quer e se sente bem e nesse ambiente o animal deve ser sociavel para que possa conviver e brincar com as visitas à vontade sem ter que ser preso como muitos fazem. (meu ponto de vista).
Na rua concordo convosco. Também não deixo todos darem festinhas. Apesar que no outro dia uma rapariga veio por tras a correr e eu pensei que ela fosse passar ao lado e veio abraçar o meu cão. Apanhei um susto daqueles, mas o meu cão como não é agressivo não fez nada. Mas podia e estava fora do meu controlo porque eu não estava nada a espera daquilo.
Eu não sou a favor da agressividade e incentivar a rosnar e a morder. Eu prefiro ser eu a controlar.
Se ela não gosta de festas de desconhecidos (normal, nem todos gostam) então respeite e não permita festas, mas agressividade não concordo.
Deixando um ponto bem claro que na minha opinão é crucial e que não concordo com a opinião do botas é o rosnar e mostrar os dentes a pessoas "estranhas ao serviço" tolerar quem lhe toca ou não lhe toca é opção dela e é uma coisa, mas agressividade de quem se chega perto é outra....
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

terça out 07, 2014 10:05 am

Olá bom dia a todos e obrigada pelos v/ comentários.

Sim, concordo plenamente. Também não me parece nada bem que qualquer um lhe venha fazer festas tira-me para fora do sério então quando o fazem sem perguntar se o podem fazer. Tenho conhecido crianças com muito melhor senso comum que determinados adultos. Ainda no outro dia um maluco que insistia em fazer festas quase levou uma dentada porque eu punha-me á frente e dizia que ele não gostava de festas e o doido dava a volta e insistia em mexer no cão. Até que viu o diabo aceso porque o Spark que não estava para aí virado levantou o pelo todo, ladrou e mostrou-lhe os dentes (nunca o tinha visto assim). Provavelmente se acontecesse alguma coisa vinham dizer que a culpa é do cão. Daí a minha preocupação, se devemos incentivar este tipo de comportamento para com estranhos ou se devemos fazer e treinar para que tolere (acho que tolerar é a palavra mais indicada) festas de todas as pessoas.
O engraçado é que não tem este comportamento com todas as pessoas, ainda no sábado fomos a uma cãominhada com imensos donos e cães e comportou-se impecavelmente, como se todos fossem amigos de longa data... não há quem o perceba.
O que pretendo com este post é saber como procedem com os vossos ensinaram-lhe a ter esta tal tolerância ou incentivam que não tolerem os estranhos? Por acaso o incentivar a não tolerância a ser manuseado por estranhos parece-me o mais correcto pois como já referi nunca se sabe o que vai na cabeça de cada um, mas neste caso não correrei o risco de o cão vir a ser visto como um bicho do mato? Como lhe posso ensinar que está ok em receber festas de umas pessoas e de outras não? (embora ele já faça isto um bocado). Obrigada.
DesSaints
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça out 07, 2014 9:55 am

terça out 07, 2014 10:20 am

o meu fez agora um ano, também eu gostava que ele não quisesse festas de estranhos, por vezes ando com ele solto e ele vai a correr para as pessoas e lá tenho eu que gritar: ele não morde!!!
suprem0
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

terça out 07, 2014 10:48 am

DesSaints Escreveu:o meu fez agora um ano, também eu gostava que ele não quisesse festas de estranhos, por vezes ando com ele solto e ele vai a correr para as pessoas e lá tenho eu que gritar: ele não morde!!!
É obrigado(a) por lei a passear o cão com trela.
E é um descuido muito maior quando tem que andar a gritar enquanto anda atrás do seu cão...
DesSaints
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça out 07, 2014 9:55 am

terça out 07, 2014 11:00 am

Costumo passea-lo sem trela apenas na zona de residência, mas sei que é um descuido caso corra mal.. obrigado.
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

terça out 07, 2014 11:01 am

O meu pessoalmente, não lhe aquece nem arrefece as pessoas. :P
passamos ao lado das pessoas e ele não lhe liga, quando era mais novo queria ir cheirar tudo e todos e pular para cima com as patas da frente. Corrigi-mos esse comportamento e agora passa por eles e nem olha.
Quanto a incentivar, nunca incentivei a nada, nem a ser amigavel, nem a ser agressivo.
Cruzamo-nos sempre com pessoas, mas nunca paramos (mas o meu cão segue sempre ao meu lado direito em excepção de quanto está "à vontade", basicamento junto às casas e prédios está ao meu lado e quando tem espaço para correr e cheirar vai à frente de trela extensível solta). Quando nos vêm falar ou conhecemos. Mando-o sentar-se ao meu lado e ele lá fica enquanto eu falo com as pessoas. Não é agressivo mas também não é lambe tudo e é assim que gosto. Um cão estável.
No outro dia uma senhora ia sendo atropelada na passadeira e eu estava com o meu no outro lado da estrada e fui a unica que viu tudo e dirigi-me claro à multidão que logo logo se juntou. O meu cão manteve-se sempre sentadinho ao meu lado super calmo.
Na minha opinião o ideal é assim...nem 8 nem 80. Um cão estável dá para todas as situações...
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

terça out 07, 2014 11:03 am

DesSaints Escreveu:Costumo passea-lo sem trela apenas na zona de residência, mas sei que é um descuido caso corra mal.. obrigado.
Mais vale investir numa extensível.
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

terça out 07, 2014 11:06 am

Quando digo que nem olha para as pessoas quero dizer que ele não quer mesmo saber, não é por medo nem por traumas de nada, que ele é um cão muito dono de si...:P
mesmo quando esta de extensível e estamos com conhecidos ele não lhes liga, so quer saber dos cheiros que está no chão e dos xixis e dos paus que por la andam...
ZezinhoManel
Membro Veterano
Mensagens: 295
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

segunda out 13, 2014 7:25 pm

O seu cão de momento é um cão socialmente correcto, o que quer isto dizer, dá todos os sinais do "chega para lá". Começa por desviar o olhar, desviar o contacto, talvez levantar uma pata, e rosnar.
Mas atenção, um cão que aprende "se te mordo tu afastas-te", então vai saltar os passos dos avisos, porque simplesmente não funcionaram, e na vez seguinte vai logo morder as pessoas que tentam o contacto. E depois se houver queixa quem fica tramado é ele.

É aconselhável fazer treino profissional para que ele "tolere" essas festas, pois se ele tem agora 1 ano vai começar a exacerbar os comportamentos já aprendidos, sejam eles de agressividade ou não.

O facto de ele ter começado "agora" a não gostar do contacto de estranhos pode não ser bem assim. Eles dão muitos sinais que nós não intendemos e não nos apercebemos, pois isso só acontece quando começam a rosnar ou até a morder.
Ele pode ter tido pouca socialização no período crítico (8 a 12 semanas de vida), ou pode ter associado algo mau à presença de "adultos estranhos". Este algo mau poderá ter sido um puxão de trela, um barulho violento, um susto, algo que ele tenha relacionado com a presença da ou das pessoas (aquilo aconteceu porque aquele estranho estava ali, então aquele estranho faz coisas más).
Responder

Voltar para “Cães”