Epilepsia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sueska
Membro Veterano
Mensagens: 456
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

quarta out 08, 2014 5:51 am

Ola.
A minha cadela teve uma especie de ataque. Vomitou, tremeu, contraiu.se toda, eram 6 da manha, telefonei para o vet de urgencia. Falamos com ele, ela acalmou.se, vamos agora as dez da manha.
Mas poderá ser epilepsia, faz agora um ano que tb teve um ataque, mas tinha apanhado um grande susto e ficou logo boa a seguir, nunca mais pensamos nisso.
Ja vos aconteceu? Ou alguém tem algum cão com epilepsia?
Agora nem conseguimos dormir, estamos ao pé dela para se tranquilizar.
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quarta out 08, 2014 9:07 am

Tive um cão com epilepsia que viveu até os 18 anos. Ele e o irmão foram resgatados dentro de um poço presos por cordas. Foram os dois criados a biberão e viveram connosco até velhinhos.
O irmão dele era muito ciumento e sempre que havia mimos dos donos ele queria morder nele para se afastar e as vezes com o stress causava ataques de epilepsia, mas não era com muita frequencia.
Eram velhinhos já sem dentes e ainda "resmungavam" pelo colinho.
Resgatamos um outro na rua e ele punha a paz e harmonia na casa, detestava quando os dois irmãos se punham a rosnar. Quando eles começavam este, punha-se no meio para os separar. Eles tinham muito respeito por ele e acalmavam-se. E os ataques de epilepsia evitavam-se claro.
O que resgatamos já adulto faleceu com cerca de 14 anos. O irmão ciumento faleceu com 16 anos e ele ao contrario do que todos diziam (que não iria viver muito tempo) viveu até os 18 anos. Mas teve sempre uma vida calma de modo a se controlar os ataques de epilepsia que eram desencadeados por stress.
sueska
Membro Veterano
Mensagens: 456
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

quarta out 08, 2014 12:26 pm

Pois, ainda nao sei o que será. Vou as 15 ao vet e depois peço analises a tudo pra despistar qq coisa :( coitadinha, ela nao está bem, está em baixo.
Tdias72
Membro Veterano
Mensagens: 310
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

quarta out 08, 2014 9:44 pm

Também tive um cão com epilepsia, durou 12 anos, tinha uma vida completamente normal, raramente tinha crises... São cães normais como outros, podem fazer tudo...
imvs
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: quarta ago 26, 2009 5:48 pm

sexta out 10, 2014 7:21 am

Tennho um cão com epilepsia. Para se chegar ao diagnostico fez inumeros testes e por fim uma TAC, para despistar um tumor cerebral. Tudo deu negativo e foi diagnosticado como epilepsia ideopática ou seja de causa desconhecida. ´Segundo a Veterinária medicação só é recomendada quando as convulsões começam a ser frequentes, mais de 2 por mês. Até lá tem uma medicação SOS que administra no caso de presenciar uma convulsão.
No meu caso, as 2 primeiras foram no espaço de 4 meses, e depois cada vez mais proximas. Tivemos de fazer medicação. Não é facil, há efeitos secundários imediatos e outros a longo prazo. Neste momento faz uma vida quase normal. Tem é mais necessidade de descansar, de fazer umas sonecas extra, pois a medicação deixa-o sonolento e por vezes um pouco descordenado.
Não é uma doença fácil.
sueska
Membro Veterano
Mensagens: 456
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

terça out 21, 2014 1:54 am

Ola só pude vir responder a isto agora. Ela foi ao vet, mas o vet não quer medicar só por sim, portanto vamos esperar que mais nada aconteça, ela teve um ataque há exactamente um ano. Faço tudo para ela não se stressar com nada.
Está boa, mas se tiver outro ataque no espaço de 3 meses, já temos que ver a coisa com outros olhos. O veterinário disse para não me preocupar.
sueska
Membro Veterano
Mensagens: 456
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

quarta jan 28, 2015 2:01 am

Pronto, a petra teve hoje outro ataque, teve em outubro o ultimo e esta noite de novo..
Nem foi nada de muito stressante, a minha tia veio passar uns dias na minha casa e entrou com malas e passado uns minutos a petra teve o ataque.
Telefonei ao vet durante, so durou uns minutos, eu ja nao entro tanto em panico, mas amanha de manha la vou para o vet e acho que vai ser medicada, nao sei se sera so em sos, pois ja nem me lembro do que o vet disse ao telefone.
Que chato, a minha cadela faz 4 anos daqui a 15 dias, é muito nova :(
Nao queria nada que ela tivesse que tomar estas medicações tao fortes, mas, vou fazer o que o vet disser confio nele.
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

quinta jan 29, 2015 1:53 am

A minha sogra tem um labrador epiléptico que fez agora 10 anos...foi detetado por volta dos 4 anos e atualmente toma medicação diária para a epilepsia e para os rins. Há cães epilépticos que têm 5 e 6 ataques por dia. Durante os ataques as luzes devem-se manter o mais fracas possível e deve acalmar o cão com festas e com um tom de voz baixo. Desde que é medicado tem ataques esporadicamente e mal se da por ela, apenas se vê a cabeça a abanar ligeiramente e por norma a lamber-se mais do que é normal. Os vómitos pós ataque já não existem...
Fique atento e veja se a frequência dos ataques não aumenta.
A epilepsia pode ser hereditária, mas também pode ser causada por outros fatores, nomeadamente quando ainda são cachorros. Basta um salto mal dado a sair de um carro ou a descer umas escadas (em cachorros), para que haja uma compressão na coluna e se possa desenvolver uma doença deste género...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
luiscosta76
Mensagens: 2
Registado: terça nov 18, 2014 11:28 am

segunda jul 20, 2015 4:34 pm

Boa tarde.

Tenho um problema semelhante com o meu bouledogue francês, o primeiro caso a que assistimos foi em Outubro passado, e desde então teve mais 3 (que saibamos). Apesar de a frequência ainda não ser muito elevada, preocupa-me que a duração dos ataques (parciais) parece estar a aumentar, o último durou 5 mins e mais uns minutos de recuperação.

Posso perguntar em que hospital e porque que médicos os vossos cães estão a ser seguidos?
Responder

Voltar para “Cães”