Abandono

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quarta out 15, 2014 11:25 am

Olá, hoje deparei-me com uma situação diferente, estava a trabalhar, quando tive que me deslocar à câmara da cidade onde trabalho. Quando lá cheguei vi um senhor com uma cadela porte médio super meiga. Enquanto espero a minha vez ouvi a conversa do senhor com a recepcionista, ao qual não pude ficar indeferente, o senhor (rapaz de cerca de 30 e poucos, bem apresentado com uma mochila ás costas) estava a perguntar a senhora onde se poderia deslocar para receber ajuda, dado que estava a viver à 7 dias na rua por so ter um rendimento de cerca de 200/250€ e não aceitarem cães num quarto.
A senhora disse-lhe para contactar uma associação para o ajudarem a arranjar um sitio para o cão, ao qual ele respondeu que não era isso que ele queria, ele não queria dar a cadela, ele queria um sitio para estar com a cadela.
Já indignado com a insistencia da senhora, frisou em voz alta, que se ele quisesse dar a cadela ele tinha onde a deixar, mas a cadela era parte da familia dele e ele não queria se afastar dela.
Ouvi o debate entre os dois e aproximei-me para felicitar o extraordinário homem que estava ali. Dei-lhe os meus parabens e tentei encaminha-lo dentro de alguns contactos que tinha de modo a ajuda-lo de algum modo.
Mais uma vez lhe dei os meus parabens (com uma lágrima nos olhos) e ele respondeu-me : " Eu tinha facilidade em arranjar um quarto para mim, mas prefiro dormir na rua com a minha cadela que uma noite num quarto sem ela e ela não me abandona nos maus momentos, porque lhe haveria de fazer isso a ela? É uma cadela calma, não ladra e não é agressiva e não merece que a abandone, existe tantas propagandas contra o abandono mas quando realmente queremos mantê-los connosco e procuramos ajuda ninguem dá a cara".
Esta situação partiu-me o coração e são estes exemplo que nós deveriamos divulgar, dar o exemplo. Este homem é um homem com um grande H. Há 7 dias que dorme na rua ao frio e à chuva, não por não ter onde ficar, mas por amor à sua cadela.

Não quero acreditar que as pessoas boas sejam penalizadas. Era tudo tão mais facil se ele simplesmente desse a sua cadela a uma associação ou a alguem (familiar ou assim) mas ele preferiu lutar por ela. Impossivel não ficar a pensar nisto....
A cadela tinha leishmaniose e parte do seu rendimento vai para a medicação dela, nunca tive um cão com essa doença, a minha pergunta é: Se eu oferece-se a minha sala para ele dormir com a cadela, e se um mosquito picar na cadela dele e depois picar no meu cão (estou a supor) poderia ser transmitido?? Sei que se transmite pela picada do mosquito mas não sei ao certo como....
Não fiquei com o contacto do senhor, mas se me cruzar com ele eventualmente gostaria de ter uma solução para o problema dele.
Alguem com sugestões?
mjmartins
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: segunda fev 03, 2014 12:33 pm

quarta out 15, 2014 1:27 pm

"O que é a leishmaniose canina?
A Leishmaniose canina é uma doença endémica no Sul da Europa, Norte de África, Médio Oriente, China e América do Sul, que também afeta o Homem. É causada um parasita denominado Leishmania infantum que se localiza, sobretudo, na medula óssea, nos gânglios linfáticos, no baço, no fígado e na pele. O cão é o principal hospedeiro e hospedeiro reservatório e em Portugal, estima-se que 110 mil cães estejam infetados embora muitos não manifestem a doença. Outros animais como os gatos, as raposas e os roedores podem, igualmente, ser afetados.

Como é que o meu cão se infecta com Leishmania?
O parasita é transmitido aos cães e ao Homem, pela picada de insetos flebótomos fêmeas das espécies Phlebotomus perniciosus e P. ariasi. Estes pequenos insetos de cor amarela clara vivem nos refúgios de animais, habitações, caixotes de lixo, jardins, matas, etc. e alimentam-se, preferencialmente, ao final do dia.
Em regiões endémicas, a principal via de transmissão é através do inseto, embora, a transfusão sanguínea, o contacto direto, a transmissão venérea e a transmissão mãe-filho também possam estar implicadas. Os cães que vivem sempre no exterior ou na maior parte do tempo fora de casa, os cães de raças exóticas, os cães de pelo curto e os animais com idade igual ou superior a 2 anos correm maior risco de ser infetados."

Se a cadela do senhor está a fazer o tratamento não haverá problema. Mas se puder contactar algum veterinário seria o ideal.

Quero ainda dizer que fiquei emocionada com a situação, realmente ainda existem pessoas boas, que consideram os seus patudos como verdadeira família.
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quinta out 16, 2014 8:34 am

ola mjmartins , eu tambem.
Felizmente ontem consegui um quarto que aceitam animais por 150€.
Andei ontem a procura do senhor, mas não o encontrei. Mas se o encontrar já tenho resposta para ele. :)
Estas pessoas sim, merecem que se lutem por elas...
mjmartins
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: segunda fev 03, 2014 12:33 pm

quinta out 16, 2014 9:08 am

Boa! Espero que o encontre para poder dar a boa noticia :)
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quinta out 16, 2014 9:28 am

provavelmente não ajudará, mas e se for à câmara perguntar à pessoa com quem ele falou?
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta out 16, 2014 10:46 am

Puxa, não dá para ficar indiferente :(

Felizmente que não temos que ser postos à prova, porque o amor pelos animais tem rédea muito curta...

Que grande dono!

Espero que possa ajudá-lo :wink:
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quinta out 16, 2014 12:19 pm

Já estive na câmara esta manhã e a senhora não ficou com contacto dele... ficou ao menos aqui o testemunho de uma situação bonita, de amor e triste ao mesmo tempo.
Ontem não deixei de pensar nesta situação... será que todos nós tinhamos coragem de dormir na rua ao frio e à chuva para não nos separar-mos dos nossos?
É mesmo uma situação dura, que muita gente não conseguiria....
Espero voltar a encontrar este senhor.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quinta out 16, 2014 12:42 pm

Assim o espero Sheeva22. Que história tão comovente e ao mesmo tempo reveladora de que, felizmente ainda existem seres HUMANOS com um coração do tamanho do mundo quando afinal seria tão mais fácil "descartar-se" da cadelita.

Desejo do fundo do coração que este Senhor tenha encontado uma solução ou, caso ainda não a tenha encontrado, que a Sheeva22 o volte a ver.

Quanto à pergunta que fez sobre se a cadelita dele podia pegar a leish ao seu animal, desde que a cadelita esteja a ser tratada e o seu animal também faça a prevenção para esta terrível doença, tal não acontecerá.

Tive um patudo com esta terrível doença que conviveu durante 4,5 anos com a minha cadela e não houve problemas. Em casa da minha Mãe também temos uma patuda com leish e que convive há 2 anos com o outro patudo também sem problemas. :wink:

Oxalá corra tudo bem para este Senhor e,muito obrigada também pelo seu coração ENORME ao estar na disposição de oferecer "guarida" ao Senhor e à cadelita :wink:
Responder

Voltar para “Cães”