Pseudo-Gravidez

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

missgirl
Membro
Registado: quinta jul 05, 2007 6:34 pm

segunda out 20, 2014 8:03 pm

Boa noite,

Venho pedir a opinião de mais donos que tenham ou já tenham tido casos parecidos.
Tenho uma cadela Setter Irlandês com 9 meses que fez o primeiro cio o mês passado ( começou dia 14 de Setembro ), sendo que o ciclo são aproximadamente 21 dias ela já terminou há mais ou menos 15 dias. Acontece que as maminhas continuam muito inchadas e eu estou a começar a ficar um pouco preocupada com a situação.. Uma vez q estudo Medicina Veterinária falei com uma professora que me disse que podia estar a desenvolver uma pseudo-gravidez já que ela nas duas tardes anteriores a esta conversa tinha andado a fazer uma especie de "ninho" na cama onde dorme. A minha questão é, estarei eu a exagerar e o ninho que eu vi não passou de um monte de mantas que ela estava a roer (o que não é anormal nela) e as mamas estarem inchadas ainda é uma consequência das mudanças fisiologicas que estão a ocorrer no corpo dela, ou há motivos para me preocupar?

Quando são os nossos a dúvida prevalece.

Obrigada!
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

segunda out 20, 2014 8:10 pm

As mamas não incham com o cio, pelo que não estou a ver como é que "continuam muito inchadas" 15 dias depois de acabar o cio :roll:
missgirl
Membro

segunda out 20, 2014 8:19 pm

St0pAF Escreveu:As mamas não incham com o cio, pelo que não estou a ver como é que "continuam muito inchadas" 15 dias depois de acabar o cio :roll:
As mamas incham com cio :)
missgirl
Membro

segunda out 20, 2014 8:29 pm

Estou errada?
JessyLAF
Membro
Registado: sexta ago 31, 2007 12:48 pm

segunda out 20, 2014 8:48 pm

Não está errada, as mamas incham com o cio.
luisvf
Registado: segunda out 20, 2014 9:20 pm

segunda out 20, 2014 9:22 pm

Pode ser um desenvolvimento normal das glândulas mamárias depois do primeiro cio.
missgirl
Membro

segunda out 20, 2014 9:24 pm

Quando digo que as mamas incham falo com conhecimento de causa, tenho uma cadela com 13 anos onde o observei em todos os cios. É um inchaço ligeiro que acompanha o inchaço vulvar, que também já observei noutras cadelas. Simplesmente a minha me parece mais inchada que o normal e daí a hípotese da pseudo-gravidez.

Mais uma vez lhe pergunto, estou errada?
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda out 20, 2014 9:31 pm

eu estudo enfermagem veterinária e nunca me disseram que as mamas incham com o cio...que eu saiba só incham quando há a subida do leite
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
missgirl
Membro

segunda out 20, 2014 9:35 pm

Sasha99 Escreveu:eu estudo enfermagem veterinária e nunca me disseram que as mamas incham com o cio...que eu saiba só incham quando há a subida do leite
Eu percebo o que está a dizer. Eu sempre verifiquei um inchaço ligeiro não só nas minhas cadelas, mas em várias e sempre foi uma situação normal.
Agradeço a ajuda, vou continuar atenta a ela :D
missgirl
Membro

segunda out 20, 2014 9:36 pm

AST88 Escreveu:Das minhas duas cadelas inchavam...parecia que andavam a amamentar
A minha também inchava mas ligeiramente. Agora esta é que inchou bastante por isso estranhei..
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

segunda out 20, 2014 9:40 pm

Parece-me que o verdadeiro problema aqui é nos significados de inchar.
Para uns é apenas o aumento da área ou volume, neste caso mamario.
Para outros, é algo mais. Talvez uma ligeira dilatação e posterior descaimento. Sendo isto mais evidente em jovens cadelas.

Talvez inchar seja ''demais'', já que falamos numa pseudo-gravidez. Logo se não está grávida ,certamente que a produção de leite encontra-se parada.

Penso que falamos precisamente de um aumento ligeiro devido a alguma hormona ou stress. Contudo, se estuda Medicina Veterinária deve saber bem mais do que qualquer um que aqui esta.

Cumps, Lesly
missgirl
Membro

segunda out 20, 2014 10:02 pm

lesleyanne Escreveu:Parece-me que o verdadeiro problema aqui é nos significados de inchar.
Para uns é apenas o aumento da área ou volume, neste caso mamario.
Para outros, é algo mais. Talvez uma ligeira dilatação e posterior descaimento. Sendo isto mais evidente em jovens cadelas.

Talvez inchar seja ''demais'', já que falamos numa pseudo-gravidez. Logo se não está grávida ,certamente que a produção de leite encontra-se parada.

Penso que falamos precisamente de um aumento ligeiro devido a alguma hormona ou stress. Contudo, se estuda Medicina Veterinária deve saber bem mais do que qualquer um que aqui esta.

Cumps, Lesly
Sim, tem razaão, talvez a interpretação do "inchar" seja subjetiva, compreendo.
Há uma coisa que gostaria de deixar claro, embora estude Medicina Veterinária sou apologista de que há uma coisa que devemos conhecer e ter em conta, o senso-comum, a experiência. Porque a ciência e a medicina não são lineares e não se verifica da forma 'x' em 100% dos casos. Portanto aqui não me considero mais que ninguém, sou uma priveligiada por poder tirar este curso mas há por aí muita gente cuja vida provavelmente trouxe muito mais bagagem do que eu hoje tenho. E o conhecimento é bom quando é partilhado.

Obrigada pela sua ajuda Lesly :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda out 20, 2014 11:08 pm

Sim, pode haver um pequeno inchaço, mas nota-se mais ao nível dos mamilos. E numa pseudo-gravidez também produzem leite. Verifiquei isso durante longos seis anos em que a minha cadela as fez sistematicamente.

Mas as mamas só se desenvolvem visivelmente na segunda metade de uma verdadeira gravidez.

Como de costume, varia muito de cadela para cadela, mas em geral é assim que se passa. Na sua pode não ser anormal, ela pode mesmo estar a produzir leite e por isso ter as mamas muito aumentadas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça out 21, 2014 8:19 am

a minha cadela a Guida, foi esterilizada há quase 3 anos, e ainda há pouco tempo, na altura de ter o cio, as maminhas ficaram um pouco inchadas e o comportamento dela alterou-se.
missgirl
Membro

terça out 21, 2014 5:20 pm

Realmente tenho de fazer um agradecimento a todos aqueles que se dirigiram a este tópico no intuito de ajudar e partilhar experiências e não de "assistir ao circo".

A minha cadela está óptima, sim senhora tem os mamilos inchados e sim é um sintoma normal, o passar do tempo dirá se este inchaço regride naturalmente ou se terá de tomar alguma medicação adicional (como prostaglandinas) para ajudar no regresso à normalidade.

Às pessoas que aqui vieram sem qualquer proposito construtivo agradeço a participação, embora desprovida de qualquer conteudo. Já agora aproveito para vos felicitar pelo novo conhecimento que ganharam, não sabiam desta han?

Obrigada a todos :)
Responder

Voltar para “Cães”