Pelo Labrador e varias questões!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
BrunoTirso
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: domingo ago 21, 2011 3:31 pm

segunda out 27, 2014 2:35 pm

Boa tarde a todos.

Antes de mais, gostaria de dizer que tenho algumas perguntas, sendo que o texto será um pouco longo, contudo agradeço imenso as vossas respostas e experiências com a raça (ou com cães em geral).

Assim sendo, gostaria de dizer que tenho uma Labradora chamada Luna ( http://i.imgur.com/mRgkMVC.jpg ), quase a completar 2 anos de vida no dia 18 de Novembro. Desde há algum tempo para cá que ela larga quantidades loucas de pelo durante meses afim. Inicialmente, ela largava de pelo de 3 em 3 meses, com uma duração de 3 ou 4 semanas a largar pelo constantemente. Contudo, na ultima troca de pelo (para além da atual), e após ir à veterinária/ler opiniões aqui no fórum, decidi trocar a ração na esperança de resolver (e ainda dei um liquido à base de óleo de salmão).
A qualidade do pelo realmente melhorou, sendo que eventualmente a troca de pelo "acalmou". Contudo, esta novamente a trocar de pelo, em quantidades loucas (sim, eu escovo todos os dias..).. e a duração é o que mais irrita, já esta a cerca de 1,5 meses a trocar de pelo, sem melhoras.
De referenciar claro que enquanto esta a trocar de pelo, o aspeto do mesmo não me agrada. Não esta brilhante, esta seco, com aspeto velho.

De momento estou a usar:
- Dingo Natura Adult & Daily http://www.dingonatura.com/adult-daily/product.html?p=2
- shampoo Friskies de pessego
- 2 escovas http://i.imgur.com/HIWjBJL.jpg - essas escovas foram aconselhadas pela Sra da loja dos animais daqui, contudo devo admitir que não gosto nada delas, em especial da do lado direito

Tenho noção que a ração não é das melhores, contudo não queria despender mais dinheiro mensal em rações, sendo que esta já demonstrou bons resultados (inclusive a veterinária elogiou o pelo da Luna). Quero acreditar que não é por aí.
______________________________________________________

Deste modo, gostaria de saber qual a vossa opinião / sugestão sobre as trocas de pelo, assim como as escovas que usam, a frequência com que escovam etc.

Torna-se um pouco aborrecido visto que a Luna tem terreno q.b para andar, contudo também passa bastante tempo dentro de casa connosco, sendo que o espaço fica inundado de pelo.

Aspeto atual do pelo: http://i.imgur.com/4Y9Ne25.jpg
Basta passar um pouco a mão para ficar assim: http://i.imgur.com/HuzIaeU.jpg (sendo que escovo diariamente e já esta a 1,5 meses a largar pelo).

PS: já agora, qual o tipo de coleira / trela que usam num Labrador adulto? Estou a precisar de algo mais resistente visto que ela não esta habituada a passeios, quando a levo faz imensa força.. e a trela e coleira atual não são muito fortes para a força que ela faz.


Agradeço desde já o vosso tempo.
Cumprimentos.
lesleyanne
Membro
Mensagens: 178
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

segunda out 27, 2014 3:08 pm

Boas tardes,
Eu só lhe posso dar a minha experiencia com cães de pelo longo(Serra da Estrela).

Uso champô Yes!Ph ou Friskies.
Escovo-o todas as semanas pelo menos 1x. Sendo que por vezes, nomeadamente aquando nas trocas de pelo, escovo-o dia sim dia não.

As escovas, não me parecem muito boas.....Eu uso um pente metálico e uma escova para o pelo inferior.

Deve comprar uma específica para retirar o pelo morto inferior, aquele que se encontra junto à pele do cão.

Ser da ração é muito vago....contudo experimentar uma nova ração, certamente que não lhe fará mal....




Coleiras e trelas:
Se não está habituada a passear de trela, deve comprar uma trela própria para os cães de puxam. E um peitoral em vez de uma coleira.

Irei-lhe enviar uma MP com um sistema inovador para o problema dos pelos dos cães.

Cumps, Lesly
BrunoTirso
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: domingo ago 21, 2011 3:31 pm

segunda out 27, 2014 3:16 pm

@lesleyanne:

Muito obrigado pela resposta! Tem alguma imagem das escovas que aconselha? Pessoalmente quando expus o problema, aconselharam me a da minha foto à esquerda para remover pelo morto superficial, e a outra (da direita) para remover o pelo morto inferior. Contudo não gostei nada porque a da esquerda pouco remove, a da direita dá a sensação que arranca o pelo (incluindo pelo novo!), sendo que mesmo tendo cuidado, a própria cadela mostra-se incomodada pela escova.


Quanto à ração, ela comeu Friskies (Junior e depois Adulto) até cerca de Maio. Quando começou a largar pelo e o aspeto do mesmo a não me agradar, decidi mudar para Dingo Natura, sendo que fiquei minimamente satisfeito, não é cara e a melhoria na qualidade do pelo foi notória, exceto quando ando a troca de pelo!

Obrigado, vou agora ver a mensagem privada. :)
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

segunda out 27, 2014 7:40 pm

Boas tardes ..

Bem, começo por dizer que quem tem um labrador pode esperar encontrar pelos até na manteiga dentro do frigorifico como alguém uma altura disse aqui no forum.. Por isso já devia saber o que a casa gasta :p

Aproveito para dizer também que é a 'desvantagem' que têm os labs chocolate e beije... durante as mudas o pelo fica baço e (na minha opinião, feio) algo que não se nota tanto nos pretos ...

Posso-lhe dar a minha experiência que o meu lab já esta a mudar pela 3 vez o pelo este ano ... sim 3 vezes ( ou o tar mês e meio/ dois meses)! Estas mudanças de tempo e temperaturas dão cabo do animal loool e quando digo mudar é mudar mesmo o 'casaco' todo!

Pode atunuar a coisa com as escovas (que é o que já faz), ou umas idas à praia ou ao rio (já la fica uma bela quantidade de pêlo).
A ração também é uma boa aposta, mas no meu caso as de salmão e afins nunca fizeram grande coisa.. A unica que aprovou e notei significativamente uma redução de pelo nas mudas foi uma da kennel's....

Quanto a escovas, uso as que voçê usa e uma outra tipo furminator (basta meter no google furminator e vê logo do que falo) que é excelente com o sub-pelo e pelo morto, mas não convem abusar pois ela é extremamente eficaz (até demais)

Quanto ao shampoo uso o da arthero para pelos pretos e posso dizer que é fantástico .. como a Danni dizia: quando ta sol até preciso de óculos para olhar para o brilho do pêlo ahaha .. no entanto, conheçendo a gama friskies aposto que esse não é grande espingarda :/

Vitaminas... nunca usei, logo não posso dizer nada

Trelas e coleiras: estranguladora e trela normal ou então anda com um peitoral da julius k9 que comprei quando ele tinha praí um ano e meio e serviu para o habituar a andar ao lado sem puchar e sem trela
BrunoTirso
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: domingo ago 21, 2011 3:31 pm

segunda out 27, 2014 8:46 pm

@dreamdog:

Obrigado pela elaborada e esclarecedora resposta!

Começo a concordar com isso da manteiga, é realmente de loucos a quantidade de pelo que eles largam. Ainda achava que fosse só a minha, mas começo a achar que não :D

A ideia de levar ao rio é engraçada, dá ultima vez que o fiz fiquei com tanto pelo no carro que mesmo após umas quantas aspiradelas ainda não saiu todo :(

Quanto à ração, ainda não experimentei mais, mas até estou satisfeito com ela, e inclusive tem salmão e afins (omega 3 e 6), contudo noto que o pelo em si fica mais vistoso, mas a quantidade de pelo perdido não mudou.

Assim sendo vou comprar uma escova dessas, espero conseguir melhores resultados, porque com as atuais noto que perco imenso tempo e 70% do pelo solto continua no cão e não fora :\
Devo admitir que se calhar mesmo não sendo a mais indicada, conseguia melhores resultados quando usava este tipo de escovas: http://bimg2.mlstatic.com/escova-dupla- ... 062012.jpg

O shampoo já o tenho a algum tempo, sendo que pretendo trocar para algo melhor e não da marca Friskies. Em breve vou fazer uma visita à loja dos animais e ver as alternativas decentes. Obrigado pelo conselho!

Quanto à coleira, devo admitir que já tinha pensado na estranguladora, contudo ainda não investiguei como é que funciona, contudo o nome deve ser suficientemente esclarecedor.. a ideia assusta-me um pouco. Pretendo que ela aprenda a andar ao meu lado, contudo também não quero magoar o animal (visto que atualmente ela não se importa de engasgar, desde que puxe eternamente esta sempre tranquilo com ela xD ).

Uma vez mais obrigada! Cumprimentos
YorkLab
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quarta jan 23, 2013 11:55 am

segunda out 27, 2014 9:10 pm

BrunoTirso Escreveu:@dreamdog:

Obrigado pela elaborada e esclarecedora resposta!

Começo a concordar com isso da manteiga, é realmente de loucos a quantidade de pelo que eles largam. Ainda achava que fosse só a minha, mas começo a achar que não :D

A ideia de levar ao rio é engraçada, dá ultima vez que o fiz fiquei com tanto pelo no carro que mesmo após umas quantas aspiradelas ainda não saiu todo :(

Quanto à ração, ainda não experimentei mais, mas até estou satisfeito com ela, e inclusive tem salmão e afins (omega 3 e 6), contudo noto que o pelo em si fica mais vistoso, mas a quantidade de pelo perdido não mudou.

Assim sendo vou comprar uma escova dessas, espero conseguir melhores resultados, porque com as atuais noto que perco imenso tempo e 70% do pelo solto continua no cão e não fora :\
Devo admitir que se calhar mesmo não sendo a mais indicada, conseguia melhores resultados quando usava este tipo de escovas: http://bimg2.mlstatic.com/escova-dupla- ... 062012.jpg

O shampoo já o tenho a algum tempo, sendo que pretendo trocar para algo melhor e não da marca Friskies. Em breve vou fazer uma visita à loja dos animais e ver as alternativas decentes. Obrigado pelo conselho!

Quanto à coleira, devo admitir que já tinha pensado na estranguladora, contudo ainda não investiguei como é que funciona, contudo o nome deve ser suficientemente esclarecedor.. a ideia assusta-me um pouco. Pretendo que ela aprenda a andar ao meu lado, contudo também não quero magoar o animal (visto que atualmente ela não se importa de engasgar, desde que puxe eternamente esta sempre tranquilo com ela xD ).

Uma vez mais obrigada! Cumprimentos
Aconselho a coleira Canny collar. Foi o que comprei para o meu que tem 2 anos. Pode encontrar muita informação na internet. Quanto à ração estou a pensar mudar para a Taste of wild de salmão.
BrunoTirso
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: domingo ago 21, 2011 3:31 pm

segunda out 27, 2014 9:21 pm

@YorkLab:

Obrigado pela sugestão da coleira, contudo deixe-me dizer que acho que nunca usaria essa coleira num labrador (ou pelo menos na minha em especifico). É tão meiga e a parte que se coloca sobre o focinho tem uma conotação tão pesada e distante da realidade da minha cadela.
Não acho que precise algo assim, contudo agradeço novamente a sugestão.

Quanto à comida, quando troque de Friskies para algo melhor, essa era uma das que estive a investigar, contudo é um pouco cara. Atualmente pago 30€ / 15 kg da Dingo Natura Adult & Daily... Dificilmente arranjo algo bom nessa gama de preços ou em 3X,00€, por muita pena minha :( mas não queria despender muito mais em comida (visto que não tenho só um cão)
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda out 27, 2014 10:12 pm

Para tirar pêlos do estofos, experimente calçar umas luvas de borracha, dessas vulgares, de cozinha, e tirar pelo menos a maior parte do pelame passando-as pelo tecido. O que lá ficar entranhado pode depois ser retirado com fita gomada, da larga para embrulhos que se compra em rolos.

Tenha também cuidado ao usar a cardadeira: se carregar muito nela, os picos vão arranhar a pele, deve ser por isso que a sua cadela não gosta dessa escova.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
BrunoTirso
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: domingo ago 21, 2011 3:31 pm

segunda out 27, 2014 10:16 pm

Felizmente não é o caso. A cadela para além de acesso ao terreno todo, pode entrar dentro da cozinha / sala de jantar. O único problema é largar imenso pelo no chão (que por sua vez se agarra ao calçado todo), assim como os passeios exteriores e afins.

Claro que não estou à procura de uma solução para que não largue pelo, visto que é perfeitamente natural, estou apenas à procura da melhor maneira de lidar com ele, em especial de modo a garantir uma melhor qualidade de vida à Luna, visto que o pelo morto só estorva xD
YorkLab
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quarta jan 23, 2013 11:55 am

segunda out 27, 2014 10:17 pm

BrunoTirso Escreveu:@YorkLab:

Obrigado pela sugestão da coleira, contudo deixe-me dizer que acho que nunca usaria essa coleira num labrador (ou pelo menos na minha em especifico). É tão meiga e a parte que se coloca sobre o focinho tem uma conotação tão pesada e distante da realidade da minha cadela.
Não acho que precise algo assim, contudo agradeço novamente a sugestão.

Quanto à comida, quando troque de Friskies para algo melhor, essa era uma das que estive a investigar, contudo é um pouco cara. Atualmente pago 30€ / 15 kg da Dingo Natura Adult & Daily... Dificilmente arranjo algo bom nessa gama de preços ou em 3X,00€, por muita pena minha :( mas não queria despender muito mais em comida (visto que não tenho só um cão)
Não tem de forma nenhuma essa conotação e é muito utilizada em labradorés, o meu cao também é muito dócil. Não aleija nem impede movimentos, é só de correção. Pode verificar na net o exemplo com labradorés. A ração irei comprar 13,6 kg 46,5.
bombocaa
Membro
Mensagens: 87
Registado: terça set 20, 2011 1:25 pm

quarta out 29, 2014 2:55 pm

Por acaso n tenho notado muito a mudança de pelo na minha. Mas cai sempre...todos os dias :)
A minha tem a vantagem de ir para a quinta e todos os dias nada um pouco na barragem daí por lá ficarem alguns. Quanto aos pelos no carro...faça como já alguém disse, uma luvinha das de borracha faz milagres. A minha come ração visan imagine e consigo o saco de 12.5 da ligth a 35€. escovo regularmente com uma escova prima da furminator e o shampoo nem sei que marca é...
Não lhe noto o pelo mais baço mas lá está...a minha é preta :)
Responder

Voltar para “Cães”