Ajuda com LOP provisório

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Agaboy
Membro
Mensagens: 127
Registado: terça jul 22, 2014 11:13 am

terça out 28, 2014 9:38 am

Bom dia

Amigos venho aqui pedir uma pequena ajudazita.

Adoptei uma cadela que o dono não queria, se nao me falha a memoria em julho. É de raça labrador e o dono comprou-a juntamente com um macho, mas ainda não consegui saber o porque não a queria e estava mesmo disposto a mandar abater a cadela.

Eu fiquei com ela.

Após este tempo todo há espera finalmente ele lá mandou os documentos da cadela para eu puder ir ao vet. A pequena fez 1 ano há dias :) A parte boa é que só tem vacinas para tomar para o ano e nós pensavamos que era este ano... ou tinha sido em setembro..... mas não adiantou apertar com quem a deu, não estavam nem ai para a cadela nem tanto para os vários pedidos de documentação.

Ora finalmente deu-ma. Deu-me um papel assinado e com os dados dele, agora pelo que entendo eu tenho de preencher os meus dados e levar ao veterinário para fazer a transferencia e pago salvo erro uns 20 euros.

Deu-me o boletim dela, ela tem chip e não sabia se tinha ou nao, mas pelos vistos tem LOP.
Agora não entendi foi esta folha em anexo:

Imagem

Isto é o LOP provisório é isso ? O que tenho de fazer ? Já que a cadela tem LOP gostava de o ter.

Outra questão é... como chegar a conversa com o criador mesmo? Tenho aqui o nome e tal, mas gostava de falar com ele para saber apenas se os pais têm testes de displasia feitos.

Se alguem me puder orientar com o que fazer principalmente com o LOP provisorio ficava grato.

( só meti aqui o poste para ficar mais esclarecido, pois queria ver se ia ao vet tratar disto o mais rápido possivel e lá ja devem saber-me orientar. )

Abraço
Dogzilla
Membro Veterano
Mensagens: 247
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

terça out 28, 2014 11:37 am

Não sei se vai ter sorte no registo da cadela no CPC.

Esse mesmo LOP Provisório deverá ser entregue até aos 6 meses de idade.

É algo que está referido nesse mesmo documento.

Se a cadela já está prestes a fazer um ano, é possível que rejeitem esse mesmo pedido, mas nada como tentar.

Eu quando enviei a documentação da minha Pastor Belga, fi-lo logo quando ela tinha 3 ou 4 meses precisamente para ficar descansado e prevenir esquecimentos.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça out 28, 2014 12:18 pm

O ideal será expor a situação directamente ao CPC...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

terça out 28, 2014 2:26 pm

Quando muito pagará multa pelo atraso (o que duvido), por isso é só preencher a parte da declaração de transferência de propriedade com os seus dados e enviar.

Não percebi qual é a espinha com o criador, tem o nome e a morada, é ver se tem telefone ou meter os pezinhos a caminho.
Agaboy
Membro
Mensagens: 127
Registado: terça jul 22, 2014 11:13 am

terça out 28, 2014 2:50 pm

Boa tarde

Isto é tudo novo para mim. Já tive outros patudos mas nunca com Lop.

No entanto já falei com vet. e ja liguei com o CPC.

Tenho 1 documento que é entregue no vet. que é para passar basicamente a patuda para meu nome, alterando os dados digamos no chip, ou seja passar o chip da cadela para meu nome, logo a cadela. Foi assim que entendi.

No CPC é só enviar a folha preenchida e o pagamento de 18,50 euros... pelo telefone expliquei a situação e disseram que por norma aceitam.
Tambem me deram o contacto da criadora.

Hoje ou amanha já vou tratar da parte do vet. e vou tambem ver já a parte do CPC.

A pequena se tivesse vindo para minha casa em pequena, eu tratava logo de tudo, como estou a fazer agora, mas ela ja veio com uns 8/9 meses e ainda por cima foi adoptada e o antigo dono andou desde julho ate agora para me entregar a papelada :(

Se ma tivesse dado logo ja tinha tudo direitinho.

Agora Lop não é coisa que me faça muita confusão se der dá se não der paciencia. Agora uma vez que já tem provisorio, se desse ficava, pois não tenho ideia criar nem expor, mas nunca se sabe o dia de amanha. Posso de um momento para o outro ter vontade de ver patudinhos lá por casa :D

Abraço e obrigada a todos.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 28, 2014 3:27 pm

Por ter LOP já pensa em criação? :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça out 28, 2014 3:30 pm

Agaboy Escreveu: nunca se sabe o dia de amanha. Posso de um momento para o outro ter vontade de ver patudinhos lá por casa :D
Deixe isso para quem sabe.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Agaboy
Membro
Mensagens: 127
Registado: terça jul 22, 2014 11:13 am

terça out 28, 2014 4:43 pm

LFGomes Escreveu:
Agaboy Escreveu: nunca se sabe o dia de amanha. Posso de um momento para o outro ter vontade de ver patudinhos lá por casa :D
Deixe isso para quem sabe.
[Editado pela moderação]

Ora por essa ordem de ideias os criadores actuais quando falecerem, não se cria mais nada. È que esses sabem e se um gajo quiser criar, não pode aprender, porque já temos de nascer ensinados :lol:

È claro que se um dia quiser criar... me vou informar, vou falar com o vet. vou falar com o criador da minha cadelinha, etc, etc....

È logico que não vou meter um anuncio qualquer ai na net a procurar um macho... não me preocupo com LOP do dito macho, com testes de displasia da anca, etc, etc, etc....

Se algum dia o fizer e não tendo nascido ensinado neste campo, mas tendo o minimo de bom senso... procurarei um criador com bons machos, procurarei o maximo de informação possivel junto do meu vet. do criador do cão/dono, do criador da minha cadela, etc, etc, etc.

E penso eu que é assim que se deve trabalhar, e penso tambem que é assim que se aprende.

Enfim...
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

quarta out 29, 2014 1:15 am

Existe muita gente a fazer criação só para ganharem mais uns trocos e não se preocupam com o bem estar dos animais é puro negócio.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Agaboy
Membro
Mensagens: 127
Registado: terça jul 22, 2014 11:13 am

quarta out 29, 2014 9:47 am

icecosta Escreveu:Existe muita gente a fazer criação só para ganharem mais uns trocos e não se preocupam com o bem estar dos animais é puro negócio.
Sim eu sei disso, infelizmente.

Mas acho que não nos conhecendo uns aos outros e lendo apenas o que se escreve se interprete sempre para o lado negativo. Não devemos meter toda a gente no mesmo saco.

Eu não vejo a criação como um negocio, seja do que for.

Por acaso sou criador de agapornis, tenho poucos casais, é logico que o que criar vou ficar com alguns para mim e outros vou ter de vender, porque não teria espaço para todos e porque assim o hobby torna-se dispendioso.
Não que ache que se compare a criação de patudos, as aves tiram 2/3 ninhas por epoca de criação os patudos não é assim.

Agora se algum dia o fizer pretendo fazer tudo direitinho. E não o prevejo fazer (se algum dia fizer) nos proximos anos.

Agora dai a atirarem pedras sem entender o que as pessoas querem dizer.... e dai ate dizer para não me meter nisso, etc...

Eu sei bem que criar patudos dá imensa despesa, mas se algum dia tiver essa vontade de o fazer, já sei com o que contar.

Agora nunca com a ideia de fazer dinheiro, ate porque acho que não resistia a ficar com uns 2 patudinhos. :)

Mas adiante.

Abraço
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

sexta out 31, 2014 12:01 am

Claro que os criadores tb não querem concorrencia, mas não será bem esse o principal problema de ter pessoas sem experiencia a criar cães de uma determinada raça, será mais por já termos um excesso muito grande de animais abandonados e a precisarem de um lar, entre outros motivos claro.
E depois com tanto animal abandonado, estarmos a por mais neste mundo para que?

Os verdadeiros criadores esses pronto ainda se "justifica" pelo facto de que procuram aprimorar a raça e normalmente os exemplares que saiem destes criadores são exemplares que á partida pelo preço que custam não vão ser abandonados nem lhes vai faltar cuidados básicos.

Enquanto os apelidados "criadeiros" simplesmente criam animais que depois vendem por meia duzia de tostões ( e ás vezes até vendem por preços bastante caros ) e a pessoa pensa que tem um cão da raça X e ás duas por 3 tem um SRD e pagou por ele, quando temos nos canis milhares de cães a precisar de ser adoptados.

Inclusive nos canis temos cães de raça

Será mais este o motivo porque muitas vezes se reage mal neste forum á criação por amadores e não tanto o aspecto monetário, até porque normalmente estamos a comparar dois segmentos diferentes digamos assim, uma coisa será um animal que custa 100€ outra coisa é uma animal que custa 1000€ ou mais logo o aumento de oferta por parte dos animais mais baratos nunca irá roubar vendas dos animais mais caros são segmentos diferentes.

Muitas vezes a pessoa pensa bem isto ganhar uns trocos com uma ninhada nem é nada má ideia, mas o problema é que quem acaba por sofrer são os animais, que muita das vezes são abandonados e vão parar a canis.

Aconselho a quem um dia pensar em criar, visitar primeiro um canil municipal e depois então decidir se vale a pena por mais animais neste mundo.

Nem precisam de tanto basta pesquisarem pela net a realidade dos canis em portugal e o que acontece com os animais que vão lá parar.

Eu visitei uma vez o canil municipal do porto e chegou-me...

Eu não sou nem nunca fui criador, mas tb não é preciso se-lo para perceber o problema.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Agaboy
Membro
Mensagens: 127
Registado: terça jul 22, 2014 11:13 am

sexta out 31, 2014 12:16 pm

icecosta.... entendo, mas nao partilho da mesma opinião.

A culpa não pode ser atribuida ao criadores, tanto sejam eles criadores de top ou iniciantes.

A culpa deve ser atribuida a quem compra.

A minha cadela por exemplo... eu adoptei-a com uns 9 meses, o ex-dono comprou-a por 350 euros, andava a ser seguida no vet. pois já tenho o boletim dela, com ship, lop provisorio e tudo... e deu-ma, se não viesse para aqui era para abater. Ele já tinha 1 cadela da raça e comprou esta e um macho ao mesmo tempo. Quis despachar esta ainda hoje não sei bem porque. No entanto, despachou esta em julho e em finais de agosto foi buscar pelo que sei um golden retriever. Infelizmente dinheiro na carteira não lhe falta.... falta-lhe é muita cabeça e amor pelos animais. :(

O pensamento de quem compra para mim é que tem de ser mudado. Muitos compram e não sabem o que esperar, depois abandonam os animais, etc.

Eu admito que conhecia assim por cima a raça labrador, nunca tive nenhum, adoptei esta patuda e ai meu deus... tantas asneiras que fez e faz, mas sei viver com isso... não é por isso que a vou abandonar.

Mas prontos.... eu reforço.... se algum dia criar é para faze-lo bem feito, ponto.
zitapets

segunda nov 03, 2014 10:52 am

[Editado pela moderação por conter mensagens de carácter provocatório e que não contribuem para o tópico em discussão.]
pomchi
Mensagens: 4
Registado: sábado nov 15, 2014 7:01 pm

sábado nov 15, 2014 8:04 pm

Agaboy Escreveu:A culpa não pode ser atribuida ao criadores, tanto sejam eles criadores de top ou iniciantes.

A culpa deve ser atribuida a quem compra.
peço desculpa me intrometer mas acho que é de ambos. os criadores de top vejo alguns que desde pagues podem até assar os cães que eles nao se interessam. por outro lado, sei de iniciantes que preferem conhecer os futuros donos e saber o que esperam do cao e como o planeiam tratar.

quem compra realmente se não compra de um lado arranja-se do outro, por isso será sempre um problema mas escusam os criadores de ajudarem à festa.

não tenho nada contra o resto, só queria adicionar esse pequeno detalhe :wink:
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado nov 15, 2014 9:03 pm

Agaboy, quer um conselho.

L.O.P. não é um certificado de qualidade

Para procriar terá que conhecer o estalão muito bem, fazer a cadela, condiciona-la fisicamente, treina-la muito bem e isso para ir a exposições de beleza ou trabalho consoante a vossa prestação irão obter resultados, mesmo que não faça o circuito nacional, terão que obter resultados muito bons para cima, só aí consegue captar algo interessado de jeito (criador) e ainda por cima a cadela terá que ter sangue apetecível senão nada feito.
Nem que pague pela monta eles vão deixar, acho isso muito improvável, senão tiver esses requisitos mínimos.
É bom que vá para competição com ela muito bem treinada, pessoalmente já vi truques muito sujos nos ringues de beleza, espectáculos de miséria humana para penalizar outros cães. ex. o cão vai a passar e é só brinquedos a cair ao chão à volta do cão, clickers a clicarem e apitos, tudo ao mesmo tempo, afinal estamos a falar de dinheiro.
A reprodução a alto nível e a um nível satisfatório envolve custos abismais, faça as contas para um e depois é só multiplicar.
Arranje lá o B.I. e mete-a em provas, nada contra e até o instigo a fazer isso, é coisa que já fiz e que gostei muito, e vou voltar a fazer quando outra prova da modalidade se realizar agora se pretende fazer isso a sério, é bom que se prepare muito bem senão só vai perder dinheiro.
Andamos num mundo cão e nas competições caninas, os piores nos ringues são os humanos.
Responder

Voltar para “Cães”