trago várias dúvidas, peço apenas que tentem me ajudar e dispenso as criticas às quais nem sequer responderei. Todos erramos e eu sei que errei mas quero tentar remediar a situação da melhor forma sem ter de me desfazer da minha patuda.
Há 3 anos atrás fiquei com uma cadela Cocker Spaniel que um familiar comprou e depois se arrependeu. Era bebé. Fiquei com ela por pena da bichinha e porque achei que seria uma boa companheira. E ainda o é. O que realmente me está a desiludir é o facto de ela se estar a tornar agressiva tanto com estranhos como com outros animais (cães, gatos). Não sei mais o que lhe fazer. Tenho uma criança com 22 meses, e apesar de eu ter achado que ela teve ciúmes, até a aceitou mais ou menos bem. Na altura do nascimento demos-lhe a roupa a cheirar, etc. Mas, o meu filho está numa fase em que não mede a intensidade das brincadeiras com a cadela (tento sempre não os deixar sozinhos) e ontem o inevitável aconteceu, quando o meu filho lhe puxou uma orelha. Ela ladrou-lhe violentamente e ainda lhe apertou uma bochecha... Não quero de todo que isto volte a acontecer! Em tempos, quando morei na casa de uns familiares, tinha lá uma senhora já com uma certa idade que a acirrava. Quando me apercebi disso, chamei logo a atenção da senhora mas creio que isso teve as suas influências nos comportamentos da cadela. Infelizmente as pessoas antigas tem esse pensamento, de que os cães devem guardar a porta. Mas não é isso que eu quero. Entretanto mudei-me para minha casa e trouxe-a comigo.
Com a chegada do meu filho, inconscientemente remeti a cadela para segundo plano. Claro que ela se ressentiu e tenho um tremendo peso de consciência por isso mesmo. Atualmente tenho tentado dar-lhe mais atenção e até incluir o meu filho nas brincadeiras, mas ela é um pouco brusca e trapalhona. Noto, no entanto, que me segue para todo o lado, apenas a mim, por isso deduzo que se eu a tentar reeducar talvez consiga que ela acalme um pouco. Então, quero recuperar a minha cadela, sendo que não tenho hipóteses (€€€€) de recorrer a um profissional. Em tempos ensinei-lhe coisas básicas como sentar, deitar, dar a pata, etc., e até foi relativamente fácil mas sinto que ela nem sempre obedece aos meus comandos. Do tipo, quando vou retirar o carro de casa, abro o portão e ela sabe perfeitamente que não pode passar da linha do portão para a rua, ensinei-a assim mas se passar um cão, um ciclista, ou alguém ela dispara atrás da pessoa a ladrar, embora nunca tenha ferrado em ninguém mas é o suficiente para assustar e já me ter causado alguns constrangimentos e por mais que eu a chame, não há nada que demova. Outra coisa é o facto de ela teimar em colocar as patas em tudo, o que no Inverno não dá nada jeito.... já tentei levantar o joelho para a atrapalhar mas ela não perde este vicio. Sei que é a forma de ela me "cumprimentar" mas caraças, já deitou o meu filho ao chão várias vezes. Há cães que tem uma enorme sensibilidade com as crianças e a minha não tem

Preciso de dicas, sites, vídeos AJUDA, o meu marido começa a perder a paciência