Stress?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

domingo nov 16, 2014 3:55 pm

Olá a todos, boa tarde,

Venho aqui ao forúm mais uma vez colocar uma dúvida e espero obter alguma ajuda de quem tem mais experiência do que eu.

Reparei que o meu Spark estava com umas feridas na parte dos "tornozelos", fomos á veterinária e ela disse que seria uma reação alérgica á picada de pulga, o que faz com que ele esteja constantemente a morder e a lamber aquela zona (o que agrava as feridas). Trouxe para casa para lhe aplicar um spray á base de hidrocortisona para aliviar. No entanto temos que estar sempre alerta pois assim que nos apanha desprevenidos lá vai ele morder de novo os "tornozelos". Hoje durante o nosso passeio falei com uma pessoa que me disse que este comportamento era provocado pelo stress... Perante isto fico desarmada, para a reação alérgica ainda consigo arranjar solução agora para o stress... alguém me consegue ajudar e explicar-me como posso lidar com o stress do patudo? Amanhã já é dia de trabalho e partindo do principio que o stress será porque passa 4 horas sozinho nem quero pensar no que vai fazer ás patas... Sendo hoje domingo não queria ligar á veterinária a expor esta hipótese, vou ter que esperar por amanhã, no entanto gostava de saber se já passou por isto? Alguma dica? Obrigada.
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

domingo nov 16, 2014 5:08 pm

Para o tempo em que está fora de casa, posso sugerir algo que não é bonito mas é eficaz:

Imagem

Ou então a versão mais tradicional:

Imagem
clourinho
Membro

domingo nov 16, 2014 5:19 pm

Olá Dogzilla, Obrigada pela sua ajuda. Realmente assim não se vai conseguir morder mais e não agrava as feridas que já tem :wink: .
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo nov 16, 2014 7:06 pm

Não, não é provocado pelo stress.
Pode ser outras coisas, desde de demodex localizado, alergia ambiental ou alimentar vá pelo vet que ele é que sabe.
o teste dos ácaros deu negativo?
As lesões derivados pelo stress, são ligeiramente diferentes e também tem remédio, não fique desarmado(a) podem ser mais simples de resolver.
Têm havido muitos cães com esse tipo de alergias.
Um passo importante é não deixar o cão lamber, a boca está cheio de bicharada e pode fazer uma infecção de estafilococos p.e.
era porreiro indentificar a origem da alergia
clourinho
Membro

domingo nov 16, 2014 8:32 pm

Olá Botas96, Obrigada pela sua ajuda.

No verão tivemos problemas semelhantes na zona lombar, chegou a ter peladas das feridas que fazia, nessa altura a Veterinária fez testes a uma amostra que retirou dessa zona e deu negativo. Nessa altura chegou-se á conclusão que teria sido picada de pulga á qual pelos vistos ele é alérgico. Fez um tratamento á base de ácidos gordos (eram umas cápsulas das quais não me recordo o nome) associámos á coleira Seresto a pipeta activyl e desde aí não tivemos mais problemas... até agora. Na opinião da Vet será outra vez a mesma situação pelo que lhe receitou o spray com hidrocortisona e de novo terá que fazer os ácidos gordos. Parece que tem picadas na zona onde tem as feridas pois fomos há pouco dar um passeio e mesmo a caminhar tentava virar-se para trás para morder o tornozelo. Provavelmente terei que dar mais um tempo para que o medicamento faça efeito... isto supondo que seja alergia pois em relação ao stress nem sei que fazer, fiz um pouco de pesquisa na net mas acho que ele não se enquadra com mais nenhum dos sintomas do género babar, não comer, ficar depressivo etc...
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

domingo nov 16, 2014 8:43 pm

O que não deve é andar sempre a chamar a atenção do seu cão cada vez que ele se coça, senão ele "aprende" que esse comportamento gera atenção, e depois o provocador das lesões vai ser ele.

Arranje o colar o mais depressa possível, senão essas feridas nunca mais saram.
clourinho
Membro

domingo nov 16, 2014 8:59 pm

Boa Noite ZezinhoManel, Obrigada pelo seu comentário. Amanhã vou á veterinária ver se tem algum destes colares para ver se consigo evitar que abra mais as feridas.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda nov 17, 2014 9:01 am

O stress pode manifestar-se dessa forma mas geralmente também tem outros comportamentos associados. Mas o mais seguro é fazer o despite no VET.
Quando vir o cão morder, desvie-lhe a atenção para outra coisa qualquer. Como disse o outro forista, não deve ralhar.

as melhoras
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
clourinho
Membro

segunda nov 17, 2014 10:38 am

Olá LFGomes, Bom dia,

Obrigada.
Responder

Voltar para “Cães”