Alguém já passou por isto?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

segunda nov 24, 2014 10:31 am

Bom dia,

Recentemente foi diagnosticada ao meu cão giardiase. Começou por ter fezes moles, por vezes diarreia, e como achei estranho resolvi falar com a veterinária que fez análises ás fezes sendo este o diagnostico. Já fizemos tratamento de 7 dias e desparasitação de 5 dias consecutivos, no entanto ainda não vejo melhoras. Já falei com a veterinária e ela diz que temos que aguardar mais um tempo até haver melhoras. Ele come bem, brinca e tanto quanto consigo ver não aparenta ter dores, no entanto está mais magro e parece-me mais sonolento, com menos energia.

Não estou á procura de diagnósticos aqui no forum, apenas pretendo saber se já alguem passou pelo mesmo com o seu patudo? Obrigada.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda nov 24, 2014 11:18 am

Sim, já passei por isso. No caso do meu cão (e parece que assim acontece com todos os parasitados do giardia), o tratamento foi demorado. Não me lembro já quanto tempo demorou exactamente, mas lembro-me que demorou várias semanas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda nov 24, 2014 12:00 pm

Uma vez instalada, a giardia é difícil de eliminar.
Poderá ser como ao herpes p.e. no sentido de se poder manifestar quando as coisas estiverem menos bem (defesas) e acaba aqui as semelhanças, pois não é um vírus.
A prevenção passa por não o deixar comer ervas, tanto por causa da giardia como por gastroenterites caso faça isso com regularidade.
clourinho
Membro

segunda nov 24, 2014 12:04 pm

Olá Floripes3,

Obrigada por partilhar comigo a sua experiência. Fiquei preocupada pois não o vejo melhor e o tempo vai passando. Ele já teve a mesma coisa o ano passado mas passou mais rapidamente. No caso do meu parece que é recorrente portanto vai voltar cada vez que o sistema imunitário estiver debilitado :( . Agora vamos começar a dar-lhe ração gastrointestinal para ver se conseguimos acabar com a diarreia e flatulência (senão ainda morremos gaseados).
clourinho
Membro

segunda nov 24, 2014 2:59 pm

Olá Botas96, Obrigada pela sua ajuda. De facto é uma das grandes guerras cada vez que saímos á rua e nos deparamos com zonas de erva, parece uma ovelha, passo o tempo a tirar-lhe erva e porcarias que apanha da boca :( . Vou ter mais cuidado de futuro, tenho mesmo que ter ou então vamos andar sempre nisto.
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda nov 24, 2014 4:20 pm

Desejo as melhoras do patudo

e aproveito para colocar uma questão: os cães têm necessidade de comer erva, como os gatos? e se sim, existe alguma que possamos comprar que seja mais inócua?

obg
Floripes3
Membro Veterano

segunda nov 24, 2014 5:11 pm

Sim, Vandocasmm, os cães têm necessidade de comer erva. E, em princípio, não lhes faz mal, desde que ela cresça em locais limpos e tratados.

Mas se os locais a que leva os seus não lhe oferecem confiança, pode sempre cultivar erva (gramíneas) numa floreira em casa, ou mesmo num canto do jardim que destine a isso, comprando as sementes numa loja agrícola ou de jardinagem.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda nov 24, 2014 5:17 pm

Floripes3 Escreveu:Sim, Vandocasmm, os cães têm necessidade de comer erva. E, em princípio, não lhes faz mal, desde que ela cresça em locais limpos e tratados.

Mas se os locais a que leva os seus não lhe oferecem confiança, pode sempre cultivar erva (gramíneas) numa floreira em casa, ou mesmo num canto do jardim que destine a isso, comprando as sementes numa loja agrícola ou de jardinagem.
Muito obg pela sua resposta Floripes 3. encontro-me agora com um dilema.. nós lá em casa não somos alérgicos a nada. com excepção da mais nova que tem uma alergia ligeira (testes de alergologia) a algumas gramineas...
sendo que as da rua não são de confiança....

Mais uma pergunta idiota, as ervas que se compram para os gatos não servem?

obg
nechako
Membro
Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am

segunda nov 24, 2014 5:57 pm

Boa tarde. Estou a passar o mesmo com a minha menina. Fui busca-la no dia 15 deste mês e desde então que anda a ser seguida no veterinário. No princípio a desparasitação não estava a funcionar e teve que se fazer análise ás fezes, coccideas. Mais precisamente giardia. Foi medicada com o Bactrim, 5 ml 12h em 12h. Desde o dia 20 que está a fazer o antibiótico e já está aparentemente bem, com as fezes já regulares. Como também tinha junto com a diarreia pequenos pingos de sangue foi - lhe dado por 5 dias florenteno. Espero ter ajudado e as melhoras para o seu cachorrinho.
<p>Cumprimentos</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda nov 24, 2014 7:18 pm

Se já passámos... :lol: :lol: :lol:

E é grande seca e tratamento prolongado. Siga direitinho o que o vet disser e informe-o se as coisas não melhorarem.

Digamos que me estou a debater com o problema.
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

segunda nov 24, 2014 7:23 pm

Esta infeção vem da ingestão de ervas (gramíneas), relva, ou da água?

É que o meu cachorro farta-se de comer relva e as suas sementes, e até agora não tivemos qualquer problema.

Cumps, Lesly
Floripes3
Membro Veterano

segunda nov 24, 2014 7:40 pm

Vandocasmm Escreveu:...

Mais uma pergunta idiota, as ervas que se compram para os gatos não servem?

obg
A pergunta não é nada idiota, Vandocas. Essas servem perfeitamente, são é tabuleiros muito pequenos. Mas pode sempre comprar vários e tentar passar os conteúdos para as tais floreiras.

Mas atenção: quando falei em gramíneas falei mesmo no tipo de planta e de folha, que é aquela que os animais preferem. Se assim não fosse, comeriam indiscriminadamente tudo o que fosse erva, o que não acontece: eles escolhem-nas.

Por outro lado, o que provoca alergias são os pólens, não as folhas da fase de desenvolvimento. Ora, numa cultura controlada como essa consegue-se eliminar facilmente as hastes que irão dar origem às espigas. Dá é algum trabalho, e o mais provável é que as ervas nem cheguem a esse ponto.
Floripes3
Membro Veterano

segunda nov 24, 2014 7:51 pm

lesleyanne Escreveu:Esta infeção vem da ingestão de ervas (gramíneas), relva, ou da água?

É que o meu cachorro farta-se de comer relva e as suas sementes, e até agora não tivemos qualquer problema.

Cumps, Lesly
A Giardia é um protozoário, desenvolve-se na água, em particular em águas estagnadas ou zonas húmidas sujas.

Por outro lado, reproduz-se por cistos, que se desenvolvem nos intestinos e por isso são eliminados nas fezes. Esses cistos permanecem no ambiente e um animal que lamba ou coma alguma coisa contaminada, ou beba água contaminada (poças de água, lagoas, etc.), pode engolir vários cistos sem se dar conta, dando início à infestação do seu organismo.

A contaminação, quer em animais, quer em pessoas, dá-se sempre por ingestão. Claro que as pessoas não vão comer ervas ou fezes nem beber água estagnada, mas se manusearem algum elemento infectado e depois forem mexer em alimentos sem lavarem previamente as mãos, ou se não lavarem bem as saladas, ou ainda se não cozinharem bem a carne, poderão transmitir ou engolir esses cistos.

Resta acrescentar que os cistos morrem com a fervura.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 24, 2014 9:07 pm

Como se manifestou a doença?
Que sinais deu?

Nunca vi essa erva para gatos. Onde se compra? Se calhar também dava jeito comprar cá para casa, porque na saída de hoje foi anormalmente com o nariz sempre no chão, sempre a tentar comer erva. Sei que tem necessidade apesar de eu não lhe preparar legumes extra, para comer "verdes" porque na verdade não sei bem o que hei-de preparar ou como...
clourinho
Membro

segunda nov 24, 2014 10:56 pm

Olá Vandocasmm, Obrigada.

Olá Nechako, o meu fez tratamento com metronidazol durante 7 dias e desparasitação com caniquantel (acho que é assim que se escreve) durante 5 dias consecutivos. Acabou o tratamento na passada quarta feira e pensei que por agora já estivesse melhor mas continua na mesma... segundo a veterinária temos que aguardar 2 semanas para ver se melhora.
As melhoras para a sua menina.

Boa noite Watermonitor, Obrigada. Tenho feito tudo como a veterinária indicou. Sim, já reparei que desta vez pelo menos vai ser demorado ver melhoras. Espero que ao começar com a ração gastrointestinal ajude um pouco.

Boa noite lesleyanne, eu desconhecia por completo que se pudesse apanhar isto nas ervas. Quando ele queria comer ervas deixava-o estar ali um bocado a pastar, que pateta que fui...

srYuki, Olá, no caso do meu começou com fezes cor mostarda moles acompanhadas de uma espécie de muco, após análise das fezes foi-lhe diagnosticado depois de feita uma análise ás fezes.

Obrigada a todos por partilharem a v/ experiência. Depois de ler os vossos testemunhos fiquei um pouco menos angustiada, não fazia ideia de que isto fosse tão frequente nos patudos. Bem só resta aguardar pelas melhoras.

Boa noite a todos.
Responder

Voltar para “Cães”