Alguém já passou por isto?
Moderador: mcerqueira
Bom dia,
Recentemente foi diagnosticada ao meu cão giardiase. Começou por ter fezes moles, por vezes diarreia, e como achei estranho resolvi falar com a veterinária que fez análises ás fezes sendo este o diagnostico. Já fizemos tratamento de 7 dias e desparasitação de 5 dias consecutivos, no entanto ainda não vejo melhoras. Já falei com a veterinária e ela diz que temos que aguardar mais um tempo até haver melhoras. Ele come bem, brinca e tanto quanto consigo ver não aparenta ter dores, no entanto está mais magro e parece-me mais sonolento, com menos energia.
Não estou á procura de diagnósticos aqui no forum, apenas pretendo saber se já alguem passou pelo mesmo com o seu patudo? Obrigada.
Recentemente foi diagnosticada ao meu cão giardiase. Começou por ter fezes moles, por vezes diarreia, e como achei estranho resolvi falar com a veterinária que fez análises ás fezes sendo este o diagnostico. Já fizemos tratamento de 7 dias e desparasitação de 5 dias consecutivos, no entanto ainda não vejo melhoras. Já falei com a veterinária e ela diz que temos que aguardar mais um tempo até haver melhoras. Ele come bem, brinca e tanto quanto consigo ver não aparenta ter dores, no entanto está mais magro e parece-me mais sonolento, com menos energia.
Não estou á procura de diagnósticos aqui no forum, apenas pretendo saber se já alguem passou pelo mesmo com o seu patudo? Obrigada.
Sim, já passei por isso. No caso do meu cão (e parece que assim acontece com todos os parasitados do giardia), o tratamento foi demorado. Não me lembro já quanto tempo demorou exactamente, mas lembro-me que demorou várias semanas.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Uma vez instalada, a giardia é difícil de eliminar.
Poderá ser como ao herpes p.e. no sentido de se poder manifestar quando as coisas estiverem menos bem (defesas) e acaba aqui as semelhanças, pois não é um vírus.
A prevenção passa por não o deixar comer ervas, tanto por causa da giardia como por gastroenterites caso faça isso com regularidade.
Poderá ser como ao herpes p.e. no sentido de se poder manifestar quando as coisas estiverem menos bem (defesas) e acaba aqui as semelhanças, pois não é um vírus.
A prevenção passa por não o deixar comer ervas, tanto por causa da giardia como por gastroenterites caso faça isso com regularidade.
Olá Floripes3,
Obrigada por partilhar comigo a sua experiência. Fiquei preocupada pois não o vejo melhor e o tempo vai passando. Ele já teve a mesma coisa o ano passado mas passou mais rapidamente. No caso do meu parece que é recorrente portanto vai voltar cada vez que o sistema imunitário estiver debilitado
. Agora vamos começar a dar-lhe ração gastrointestinal para ver se conseguimos acabar com a diarreia e flatulência (senão ainda morremos gaseados).
Obrigada por partilhar comigo a sua experiência. Fiquei preocupada pois não o vejo melhor e o tempo vai passando. Ele já teve a mesma coisa o ano passado mas passou mais rapidamente. No caso do meu parece que é recorrente portanto vai voltar cada vez que o sistema imunitário estiver debilitado

Olá Botas96, Obrigada pela sua ajuda. De facto é uma das grandes guerras cada vez que saímos á rua e nos deparamos com zonas de erva, parece uma ovelha, passo o tempo a tirar-lhe erva e porcarias que apanha da boca
. Vou ter mais cuidado de futuro, tenho mesmo que ter ou então vamos andar sempre nisto.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm
Desejo as melhoras do patudo
e aproveito para colocar uma questão: os cães têm necessidade de comer erva, como os gatos? e se sim, existe alguma que possamos comprar que seja mais inócua?
obg
e aproveito para colocar uma questão: os cães têm necessidade de comer erva, como os gatos? e se sim, existe alguma que possamos comprar que seja mais inócua?
obg
Sim, Vandocasmm, os cães têm necessidade de comer erva. E, em princípio, não lhes faz mal, desde que ela cresça em locais limpos e tratados.
Mas se os locais a que leva os seus não lhe oferecem confiança, pode sempre cultivar erva (gramíneas) numa floreira em casa, ou mesmo num canto do jardim que destine a isso, comprando as sementes numa loja agrícola ou de jardinagem.
Mas se os locais a que leva os seus não lhe oferecem confiança, pode sempre cultivar erva (gramíneas) numa floreira em casa, ou mesmo num canto do jardim que destine a isso, comprando as sementes numa loja agrícola ou de jardinagem.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm
Muito obg pela sua resposta Floripes 3. encontro-me agora com um dilema.. nós lá em casa não somos alérgicos a nada. com excepção da mais nova que tem uma alergia ligeira (testes de alergologia) a algumas gramineas...Floripes3 Escreveu:Sim, Vandocasmm, os cães têm necessidade de comer erva. E, em princípio, não lhes faz mal, desde que ela cresça em locais limpos e tratados.
sendo que as da rua não são de confiança....
Mais uma pergunta idiota, as ervas que se compram para os gatos não servem?
obg
-
- Membro
- Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am
Boa tarde. Estou a passar o mesmo com a minha menina. Fui busca-la no dia 15 deste mês e desde então que anda a ser seguida no veterinário. No princípio a desparasitação não estava a funcionar e teve que se fazer análise ás fezes, coccideas. Mais precisamente giardia. Foi medicada com o Bactrim, 5 ml 12h em 12h. Desde o dia 20 que está a fazer o antibiótico e já está aparentemente bem, com as fezes já regulares. Como também tinha junto com a diarreia pequenos pingos de sangue foi - lhe dado por 5 dias florenteno. Espero ter ajudado e as melhoras para o seu cachorrinho.
<p>Cumprimentos</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Se já passámos...
E é grande seca e tratamento prolongado. Siga direitinho o que o vet disser e informe-o se as coisas não melhorarem.
Digamos que me estou a debater com o problema.

E é grande seca e tratamento prolongado. Siga direitinho o que o vet disser e informe-o se as coisas não melhorarem.
Digamos que me estou a debater com o problema.
-
- Membro
- Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am
Esta infeção vem da ingestão de ervas (gramíneas), relva, ou da água?
É que o meu cachorro farta-se de comer relva e as suas sementes, e até agora não tivemos qualquer problema.
Cumps, Lesly
É que o meu cachorro farta-se de comer relva e as suas sementes, e até agora não tivemos qualquer problema.
Cumps, Lesly
A pergunta não é nada idiota, Vandocas. Essas servem perfeitamente, são é tabuleiros muito pequenos. Mas pode sempre comprar vários e tentar passar os conteúdos para as tais floreiras.Vandocasmm Escreveu:...
Mais uma pergunta idiota, as ervas que se compram para os gatos não servem?
obg
Mas atenção: quando falei em gramíneas falei mesmo no tipo de planta e de folha, que é aquela que os animais preferem. Se assim não fosse, comeriam indiscriminadamente tudo o que fosse erva, o que não acontece: eles escolhem-nas.
Por outro lado, o que provoca alergias são os pólens, não as folhas da fase de desenvolvimento. Ora, numa cultura controlada como essa consegue-se eliminar facilmente as hastes que irão dar origem às espigas. Dá é algum trabalho, e o mais provável é que as ervas nem cheguem a esse ponto.
A Giardia é um protozoário, desenvolve-se na água, em particular em águas estagnadas ou zonas húmidas sujas.lesleyanne Escreveu:Esta infeção vem da ingestão de ervas (gramíneas), relva, ou da água?
Cumps, Lesly
Por outro lado, reproduz-se por cistos, que se desenvolvem nos intestinos e por isso são eliminados nas fezes. Esses cistos permanecem no ambiente e um animal que lamba ou coma alguma coisa contaminada, ou beba água contaminada (poças de água, lagoas, etc.), pode engolir vários cistos sem se dar conta, dando início à infestação do seu organismo.
A contaminação, quer em animais, quer em pessoas, dá-se sempre por ingestão. Claro que as pessoas não vão comer ervas ou fezes nem beber água estagnada, mas se manusearem algum elemento infectado e depois forem mexer em alimentos sem lavarem previamente as mãos, ou se não lavarem bem as saladas, ou ainda se não cozinharem bem a carne, poderão transmitir ou engolir esses cistos.
Resta acrescentar que os cistos morrem com a fervura.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Como se manifestou a doença?
Que sinais deu?
Nunca vi essa erva para gatos. Onde se compra? Se calhar também dava jeito comprar cá para casa, porque na saída de hoje foi anormalmente com o nariz sempre no chão, sempre a tentar comer erva. Sei que tem necessidade apesar de eu não lhe preparar legumes extra, para comer "verdes" porque na verdade não sei bem o que hei-de preparar ou como...
Que sinais deu?
Nunca vi essa erva para gatos. Onde se compra? Se calhar também dava jeito comprar cá para casa, porque na saída de hoje foi anormalmente com o nariz sempre no chão, sempre a tentar comer erva. Sei que tem necessidade apesar de eu não lhe preparar legumes extra, para comer "verdes" porque na verdade não sei bem o que hei-de preparar ou como...
Olá Vandocasmm, Obrigada.
Olá Nechako, o meu fez tratamento com metronidazol durante 7 dias e desparasitação com caniquantel (acho que é assim que se escreve) durante 5 dias consecutivos. Acabou o tratamento na passada quarta feira e pensei que por agora já estivesse melhor mas continua na mesma... segundo a veterinária temos que aguardar 2 semanas para ver se melhora.
As melhoras para a sua menina.
Boa noite Watermonitor, Obrigada. Tenho feito tudo como a veterinária indicou. Sim, já reparei que desta vez pelo menos vai ser demorado ver melhoras. Espero que ao começar com a ração gastrointestinal ajude um pouco.
Boa noite lesleyanne, eu desconhecia por completo que se pudesse apanhar isto nas ervas. Quando ele queria comer ervas deixava-o estar ali um bocado a pastar, que pateta que fui...
srYuki, Olá, no caso do meu começou com fezes cor mostarda moles acompanhadas de uma espécie de muco, após análise das fezes foi-lhe diagnosticado depois de feita uma análise ás fezes.
Obrigada a todos por partilharem a v/ experiência. Depois de ler os vossos testemunhos fiquei um pouco menos angustiada, não fazia ideia de que isto fosse tão frequente nos patudos. Bem só resta aguardar pelas melhoras.
Boa noite a todos.
Olá Nechako, o meu fez tratamento com metronidazol durante 7 dias e desparasitação com caniquantel (acho que é assim que se escreve) durante 5 dias consecutivos. Acabou o tratamento na passada quarta feira e pensei que por agora já estivesse melhor mas continua na mesma... segundo a veterinária temos que aguardar 2 semanas para ver se melhora.
As melhoras para a sua menina.
Boa noite Watermonitor, Obrigada. Tenho feito tudo como a veterinária indicou. Sim, já reparei que desta vez pelo menos vai ser demorado ver melhoras. Espero que ao começar com a ração gastrointestinal ajude um pouco.
Boa noite lesleyanne, eu desconhecia por completo que se pudesse apanhar isto nas ervas. Quando ele queria comer ervas deixava-o estar ali um bocado a pastar, que pateta que fui...
srYuki, Olá, no caso do meu começou com fezes cor mostarda moles acompanhadas de uma espécie de muco, após análise das fezes foi-lhe diagnosticado depois de feita uma análise ás fezes.
Obrigada a todos por partilharem a v/ experiência. Depois de ler os vossos testemunhos fiquei um pouco menos angustiada, não fazia ideia de que isto fosse tão frequente nos patudos. Bem só resta aguardar pelas melhoras.
Boa noite a todos.