quando saber que chegou a hora... ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

biboquinhas
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
Localização: Teddy "the Blue secret" e Bibi sagrada da Birmania

sábado dez 13, 2014 7:11 pm

tenho uma westie de 8 anos, sempre foi saudável ate em agosto ter tido um tumor no ovário, era enorme...mas foi operada e por sinal era benigno e raramente mestastizava...ficamos todos super contentes até que há umas semanas a trás ela começa a respirar mal levei-a ao veterinário que depois de um raio x me disse que tinha uma massa enorme encostada ao pulmão e que comprime o coraçao, operação esta fora de questão....então ela perguntou se queríamos quimioterapia ou só cuidados paliativos... decidimos pela quimioterapia e vai começar na terça feira com mas a médica diz que não tem grandes esperanças, ela tem dificuldade em respirar e não se consegue deitar só fica sentada prq assim respira melhor...iremos ter de tomar uma decisão mas não sei quando, ela vai à rua mas anda devagar, cansa-se não respira bem...
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado dez 13, 2014 8:31 pm

Isso é uma decisão que só compete ao dono. Cada pessoa tem a sua visão das coisas e deve ser respeitada.

Para mim a decisão deve ser tomada assim que começa o sofrimento e um dono sabe sempre quando isto acontece. Mas é apenas a minha maneira de ver.
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado dez 13, 2014 11:03 pm

WaterMonitor Escreveu:Isso é uma decisão que só compete ao dono. Cada pessoa tem a sua visão das coisas e deve ser respeitada.

Para mim a decisão deve ser tomada assim que começa o sofrimento e um dono sabe sempre quando isto acontece. Mas é apenas a minha maneira de ver.
x2

prefiro sofrer um cm a perda do que eles por egoísmo meu
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
biboquinhas
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
Localização: Teddy "the Blue secret" e Bibi sagrada da Birmania

domingo dez 14, 2014 5:34 pm

é tao difícil dizer eles estão a sofrer vamos eutanásia-los que é o melhor para eles...eu vou saber quando chegar o momento...mas não sei se vou ter coragem de pegar nela e levar ao veterinário...acho que nunca vou ter a coragem de fazer...mas sei que a Dica não vai durar muito tempo...espero a ajuda do veterinário nesta decisão...
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CARM
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 23, 2008 1:27 pm

segunda dez 15, 2014 11:05 am

Já tive um caniche com o mesmo problema dormia sentado tinha que pegar nele e deita-lo para ele descansar, tinha o coração muito dilatado e os pulmões cheios de liquido. começou com problemas aos 12 anos vivei ate ao 17 anos, tomava remedios diários mas com qualidade de vida o que o fez partiu foi os ataques epiletricos que começou a ter aos 16 anos.
Não sendo veterinária, mas já pensou em leva-lo a outro veterinário ouvir uma segunda opinião.
Espero que tudo corra pelo melhor, sei por experiencia que não é fácil.
SummerRB
Membro
Mensagens: 104
Registado: segunda abr 15, 2013 4:16 pm
Localização: As princesas Summer e Montblanc
O gentleman Taylor
Rodolfo - o nosso baby site gigante <3

segunda dez 15, 2014 7:43 pm

Biboquinhas antes de mais lamento imenso que esteja nesta situação.
Acho que mais que optar por cuidados paliativos ou quimioterapia, deve pedir pelo menos mais uma opinião uma vez que um veterinário diferente pode considerr o caso operavel.

Relativamente à quimioterapia... Tive uma cadela com osteosarcoma que decidimos tratar, e acabamos por desistir. Não estava a resultar e ela estava em.sofrimento. Optamos então pelos cuidados paliativos, alterou-se a ração (coisa que acho que ajudou muito) e adicionaram-se alguns suplementos. Ela viveu mais dois anos, relativamente confortável. E na hora de dizer adeus, ela partiu ao meu colo, a sentir-se amada como sempre.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda dez 15, 2014 11:46 pm

A Mia foi eutanasiada em casa dia 27/10 após recorrência de lipossarcoma diagnosticado em 06/2013. Dei analgesia paliativa até compreender que não era justo prolongar a situação.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

biboquinhas
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
Localização: Teddy "the Blue secret" e Bibi sagrada da Birmania

terça dez 16, 2014 9:43 pm

eu tenho esperança na quimioterapia apesar da veterinário dizer para não ter muita, mas não lhe vou negar esse tratamento, vamos tentar, já falei com outro veterinário e ele disse praticamente o mesmo que esta veterinária...ela de momento está bem apesar da respiração, mas come, vai à rua...a única coisa que me incomoda mesmo nela é o facto e não se deitar...ou se deitar por pouco tempo...amanha começa a quimioterapia vamos ver como se dá...vou dizendo coisas para vocês me irem ajudando pode ser? obrigada!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
biboquinhas
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
Localização: Teddy "the Blue secret" e Bibi sagrada da Birmania

terça dez 16, 2014 10:15 pm

eu acho que ela não descansa e isso faz-me muita impressão, ela está sempre inquieta eu sei que se quer deitar...
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zebrazul
Membro
Mensagens: 152
Registado: quarta out 29, 2008 3:13 pm

quarta dez 17, 2014 9:09 am

bom dia,

durante cerca de dois anos dormi quase sentada por forma a que a minha Tucha pudesse descansar deitada no meu peito era a forma dela poder dormir, de outro modo ficava irrequieta e tinha tosse e falta de ar. desejo que corra tudo pelo melhor
AngusOg91
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado jul 19, 2014 7:15 pm

domingo dez 21, 2014 7:09 pm

Olá, biboquinhas,

Espero ainda vir a tempo de poder dar um conselho.

Eu tenho um Westie que tem hoje 12 anos, e ao qual, com 11 anos, foi diagnosticado um linfoma do maior grau de gravidade. O cão quase não se mexia, tinha dores, e estava sempre muito em baixo. Parecia estar simplesmente à espera de morrer. A operação estava fora de questão devido à idade do cão e os prognósticos também não eram os melhores, como pode imaginar.

O meu cão foi seguido e tratado pelo Doutor Joaquim Henriques, um médico veterinário de referência em Portugal, professor catedrático e autor de vários estudos relevantes na área de oncologia. Qualquer veterinário em Portugal sabe o nome dele, e basta uma pesquisa no Google para o encontrar rapidamente. Há pessoas que levam os seus cães todas as semanas de Beja até Lisboa apenas para serem tratados por este médico veterinário.

O meu cão fez quimioterapia, durante muitos meses, e teve uma resposta muito positiva, até melhor do que se esperava, também devido ao facto de os cães desta raça responderem bem, de forma geral, a este tipo de tratamentos. Não perguntei porquê, mas por alguma razão os Terriers dão-se melhor com a quimioterapia do que outras raças.

Tudo isto para dizer que por muito más que as coisas pareçam, há sempre a possibilidade de "comprar" muitos mais meses de vida, se não anos, à sua cadela, com o tratamento, e apesar de a quimioterapia deixar um cão fisica e emocionalmente em baixo, os efeitos não são tão fortes como nos humanos, e pode ser que a massa se reduza apenas o suficiente para deixar de fazer pressão excessiva no coração e deixar a cadela a respirar melhor e a sentir-se melhor. O meu cão fez a quimioterapia apenas o tempo necessário e não de forma muito invasiva, pelo que quando o linfoma começou a dar sinais de regressão os ciclos de quimio diminuiram apenas para o necessário.

Para além desta mensagem de esperança, que é também uma situação semelhante à sua e que, penso eu, mostra que as suas probabilidades afinal não são assim tão reduzidas, fica também o conselho acerca de onde encontrar o melhor tratamento possível.

Boa sorte.
sarinhasc
Membro
Mensagens: 75
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

terça dez 23, 2014 8:06 pm

Lamento muito.
Eu já tive de tomar esta decisão, não com um cão mas com o meu coelho que viveu comigo durante 9 anos.
Até chegar ao veterinário nunca pensei que teria de tomar a decisão que tomei.
O Life de manha estava bem e em questões de horas deixou de andar. O médico disse logo que os intestinos do Life tinham parado e que provavelmente nada iria resultar. Fez um clister, não ajudou, piorou. Foi nesta altura que tomei a decisão e recusei que fizessem mais alguma coisa para o ajudarem. Estava em sofrimento, começou a ficar com os lábios azuis e com espasmos.
Custou muito mas sei que não sofreu mais. Ás vezes ainda penso "e se tivéssemos tentado mais uma vez?" mas sei que foi a decisão mais sensata para ele naquele momento.
Não pense muito nisso, essa decisão acabara por aparecer pelo menos foi isso que aconteceu comigo.
Muita força.
biboquinhas
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
Localização: Teddy "the Blue secret" e Bibi sagrada da Birmania

segunda jan 05, 2015 5:53 pm

A minha Dica morreu no dia 30...fez a 1ª sessão de quimioterapia e teve passado 3 dias efeitos secundários, diarreia e sangue, ficou dois dias internada e melhorou, já comia bem e fazia cócó duro, mas começou a ter ataques de falta de ar... teve um e colocaram-na na camara de oxigénio e melhorou, ao 2ª fizeram a mesma coisa...foi o meu sogro lá leva-la deixou-a na camara de oxigénio e passo uns minutos pediu para entrar para ve-la pois tinha ido atender um gato que chegou de urgencia, quando lá chegou ela já não respirava, tinha 8 anos...
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AngusOg91
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado jul 19, 2014 7:15 pm

segunda jan 05, 2015 6:01 pm

É uma dor enorme, tenho imensa pena, e espero que consiga, juntamente com a sua família, recuperar bem desta grande perda. Infelizmente a vida é assim, mas ficarão com certeza excelentes memórias de todo o tempo passado juntos. Um grande abraço de apoio para todos.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jan 05, 2015 7:06 pm

:cry: Lamento muito...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”