Cão de guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
migua7
Registado: sexta dez 26, 2014 12:22 am

sexta dez 26, 2014 12:26 am

Boas pessoal, qual acham a melhor raça de cães de guarda? , por exemplo para guardar uma quinta.
Última edição por migua7 em sábado dez 27, 2014 12:57 am, editado 1 vez no total.
LPipas
Membro
Registado: quarta ago 20, 2014 9:56 pm

sexta dez 26, 2014 1:52 pm

Depende. Se for para o cão viver fora de casa, nenhum.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta dez 26, 2014 6:50 pm

Para que objectivo? que tipo de guarda?
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
migua7

sábado dez 27, 2014 12:58 am

Quinta
LPipas
Membro

sábado dez 27, 2014 8:59 am

Ou seja ficar o tempo todo num terreno, sozinho, ou à solta com o risco de fugir ou outras coisas, ou num canil. Sempre sozinho, sem passeios, sem nada.
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sábado dez 27, 2014 9:16 am

Disparates :roll: Os cães foram criados pelo Homem para trabalharem, sabia? Essa de achar que os Bobis são todos para aquecer os pés ... :roll:

As melhores raças de guarda estão no 2º Grupo da FCI, tem muito por onde escolher

http://www.fci.be/nomenclature.aspx
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado dez 27, 2014 12:24 pm

Discordo totalmente.

O cão existe para auxiliar o homem no que ele quiser, nem que seja para aquecer os pés. Há muito que deixamos a caverna e perdemos o nosso aspecto funcional primário.
Actualmente, o trabalho é nosso para preservar o aspecto funcional do cão que convêm não se perder e que muitos negligenciam, remetendo o bobby a meros sacos quentes

O que me leva a outra questão.

fazendo eco dos dois users, lembro que há muitos cães bons de guarda ou de alarme. (menos os de caça).
Mas ter um cão de guarda, não é só deixá-lo no terreno até ele morrer de velho.
Há que pegar no cachorro e treiná-lo consoante o tipo de guarda que se quer, e isso implica obediência forçosamente.
Há que escolher o cão consoante as unhas que se têm.
Se é cão para ficar no exterior, então está limitado às raças de exterior.
Independentemente do cão ou raça que adquira há que satisfazer as necessidades básicas do cão não fisiológicas.
Se não obedecer a estes parâmetros em breve poderemos tê-lo aqui a pedir ajuda porque o cão virou fera.
LPipas
Membro

sábado dez 27, 2014 12:43 pm

Exactamente, nem todos os cães servem para aquecer os pés como foi referido pelo outro user mas de certeza NENHUM que cão foi feito para crescer, viver e morrer num terreno com o titulo de ''cão de guarda'' e sem tudo o que já foi mencionado , e era a isso que me referia.
AngusOg91
Membro
Registado: sábado jul 19, 2014 7:15 pm

domingo dez 28, 2014 2:16 am

1 ponto prévio muito importante: Um cão de guarda é mais caro que um sistema de vigilância ligado a uma empresa de segurança ou à GNR local, e exige muito mais tempo de "manutenção". Ao mesmo tempo, nada impede que o intruso leve uma caçadeira e mate o cão, ou um bife envenenado ou com vidros lá dentro. Por outro lado, a videovigilância também tem as suas falhas. O ideal é ter os dois. Apenas assim ficará mesmo seguro.

Ninguém aqui acha aceitável deixar um cão numa quinta preso a uma corda e/ou sozinho durante dias a fio, em que a única altura de interacção é a hora de dar comida. É desumano e uma forma de maus-tratos revoltante, apesar de ainda não estar consagrada na nossa legislação.

Dito isto, eu quero acreditar que o migua7 gosta de animais e pretende socializar com o seu cão de guarda e criar uma ligação afectiva com ele, bem como providenciar para que o seu cão tenha o ambiente adequado para o seu desenvolvimento, o que inclui o contacto humano, tratamento do cão no veterinário, treino, alimentação, etc. Caso não esteja disposto a dispender o dinheiro mas principalmente o tempo necessários, compre um sistema de alarme.

Em terceiro lugar, é igualmente importante que o cão tenha o treino mínimo adequado para ser um cão de guarda. O facto de ser da raça X não o vai ajudar em nada se não o treinar, pelas mãos de alguém que perceba do assunto. Veja como neste teste supostas raças de guarda como o Doberman e Pit Bull deixam intrusos entrar em casa quando não têm treino. 95% dos cães sem treino vai deixar intrusos entrar, se não tiver o treino adequado.

Finalmente, se após todas estas considerações ainda quer ter um cão de guarda na sua quinta, pode escolher a raça: Pastor Alemão, Pastor Belga, Komondor, Schnauzer Gigante, Doberman, Rottweiler, Bullmastiff.

Schnauzer Gigante e Komondor são difíceis de encontrar, Rottweiler e Doberman encontram-se na lista de raças potencialmente perigosas o que obriga a ter seguro para o cão. Acho que as convenientes serão o Pastor Alemão, o Pastor Belga, ou Bullmastiff. Dentro desta lista, o Pastor Alemão e o Bullmastiff serão visualmene mais intimidantes, embora o Pastor Alemão esteja muito propenso a ter problemas de saúde principalmente quando envelhece, nomeadamente a displasia da anca.

Além disso, ter só 1 cão vai tornar o crescimento do cão, incluindo a sua socialização e treino muito mais difíceis e o cão estará mais propenso a falhar devido ao facto de ir passar tanto tempo sozinho na quinta. 2 cães é melhor, porque podem fazer companhia um ao outro. Independentemente disso, terá sempre de passar um bocado de tempo com os cães todos os dias, ou se não conseguir, o máximo de tempo possível.

De resto, quero só repetir o seguinte: Não deixe os cães presos a uma corda, tenha vedações altas ao longo de todo o perímetro da quinta, passe muito tempo com os cães, treine-os devidamente e dê-lhes o tratamento adequado, em todos os aspectos. Sem isto, não vale a pena ter um único cão.
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

domingo dez 28, 2014 9:12 am

O Doberman não faz parte dos cães PP.....
Do resto, expressou-se muito bem.

Cumps, Lesly
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo dez 28, 2014 10:53 pm

Não é Doberman é Dobermann 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

segunda dez 29, 2014 10:58 pm

lesleyanne Escreveu:O Doberman não faz parte dos cães PP.....
Isto.
TheOne Escreveu:Não é Doberman é Dobermann 8)
Isto.

E acrescento que o Dobermann é um cão de guarda pessoal e não de terreno, dando-se mal com a solidão e com o frio.

Pedro
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

segunda dez 29, 2014 11:13 pm

Eu vou sugerir uma raça nacional, o serra da estrela, é um guardião excelente com uma aspecto fisico capaz de dissuadir o mais intrépido dos larápios, estes cães podem atingir os 60kg...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda dez 29, 2014 11:57 pm

ElMariachi Escreveu:
lesleyanne Escreveu:O Doberman não faz parte dos cães PP.....
Isto.
TheOne Escreveu:Não é Doberman é Dobermann 8)
Isto.

E acrescento que o Dobermann é um cão de guarda pessoal e não de terreno, dando-se mal com a solidão e com o frio.

Pedro
Nem mais....

Aliás, no Inverno o que elas(eles) mais guardam é mesmo o aquecedor...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
migua7

quinta jan 01, 2015 3:39 am

Eu não disse Q ia deixar o cão preso , sozinho ,... Entre muitas coisas absolutamente estupidAs que pessoas que não percebem nada de cães rsponderam a esta minha pergunta , enfim. Apenas queria saber qual a vossa opinião para um cão de guarda para alerta ,... Eu tenho alarme tenho dois rafeiros do Alentejo , apenas queria saber a raça q achavam melhor para isso , tenho os aos dois, "guardam" a quinta e tenho um excelente relação com eles .
"Correm o risco de fugir" :o um cão quando está a passear tem mais riscos de fugir mas pronto , "o cão não vai passear" , primeiro vão passear , e segundo um cão numa quinta precisa de passear diariamente quando já tem um terreno enorme para isso . Só me riu com vocês meu Deus
Responder

Voltar para “Cães”