PA com doença congénita

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
EasyGo
Mensagens: 9
Registado: segunda set 30, 2013 1:47 pm

segunda dez 29, 2014 5:31 pm

Peço que me permitam um dasabafo:
Adoptei o meu PA no canil municipal quando tinha 2 meses e de uma ninhada que tinha sido abandonada. Para mim foi a "Luz" que entrou na minha casa. Desde então tenho tratado dele como sendo da familia. Inclusive frequentei escola de ensino para melhor nos entendermos. Tem sido assistido medicamente regularmente e naturalmente tem usufruído de todos os cuidados incluindo na alimentação. Infelizmente agora que tem dois anos e meio foi diagnosticado que sofre de Miocardiopatia congenita! Uma disfunção no coração ao bombear o sangue que o sobrecarrega e aos outros órgãos, fígado, rins, pulmões. Depois de vários exames nos Vets e consulta de dois cardiologistas o prognostico é o pior possível. Ou seja o meu PA vai morrer! Segundo o médico a qualquer momento pode cair morto. A ultima vez o cardiologista até disse após o ECG que o coração dele tinha o tamanho de um coração de um vaca. Neste momento está a fazer medicação paliativa com tomas 4 vezes ao dia por forma a que o fim seja o menos doloroso possível. O bicho tem vindo a sofrer alterações no comportamento porque obviamente se cansa com facilidade e já não mostra a alegria que tinha antes pelas brincadeiras embora como sempre seja cooperante mas a alegria parece que desapareceu. Aliás eu próprio não puxo muito por ele nem sequer já damos passeios longos. Isto para protelar o desfecho e poder ainda usufruir da companhia dele com um mínimo de qualidade. Agora que ele estava a mostrar todas as potencialidades da sua raça e sobretudo se inseria também na nosso dia a dia, vou perde-lo! Creiam, que neste momento toda a minha disponibilidade está condicionada pela assistencia que quero prestar-lhe diariamente. Não me afasto dele mais do que estritamente necessário porque não confio em ninguém para lhe dar a medicação 4 vezes ao dia... e agora imaginem a angustia de saber o que vai acontecer ao animal e não poder fazer nada para o evitar e a todo o momento recear que o inevitável vai acontecer. De manhã quando me levanto ou quando regresso a casa nunca sei se o vou encontrar vivo. Provavelmente esta não é a maneira de sentir em relação a um cão, mas ele ganhou de tal maneira a nossa afeição que não podemos evitar o sofrimento que esta situação nos está a causar. Resta dizer que este foi o meu primeiro animal de estimação.
Peço desculpa pelo desabafo.
EasyGo
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

segunda dez 29, 2014 6:47 pm

Força são coisas da vida, infelizmente acontecem.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
DeepDown
Membro
Mensagens: 52
Registado: sábado abr 28, 2012 9:17 pm

segunda dez 29, 2014 8:47 pm

Tenho um PA com 3 meses e meio e não consigo imaginar o que será passar por essa situação.

Desejo-lhe força e que se ele tiver mesmo de partir, que o faça sem dor...

Abraço.
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

terça dez 30, 2014 1:56 am

😔 força camarada...não há muito que se possa dizer, mas compreendo-o bastante bem, um animal destes é família, disso não tenho qualquer espécie de dúvida...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta dez 31, 2014 10:06 am

Pois, é muito triste...a vida é lixada. Força aí.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Sheeva22
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quinta jan 08, 2015 12:54 pm

Concelho por quem já passou por algo muito parecido:

Aproveite todo os minutos com ele. Faça-o um cão feliz e certifique-se que lhe dá uma boa qualidade de vida enquanto ele viver.
No fim de tudo, fica-lhe apenas a consciencia e a recordação de todos os momentos,por isso certifique-se que lhe proporcionou momentos bons e que fez tudo o que pôde.
Eu durante 3 anos gastei todo o dinheiro que tinha com uma cadela, viajei varias vezes até espanha para um veterinario que falavam muito bem e ao qual fui bastante bem atendida e me ajudaram a prolongar por mais um tempo a vida da minha cadela. O melhor dinheiro alguma vez gasto. Pessoas/amigos diziam " Voçes são parvos em gastar tanto dinheiro com uma cadela que sabem que vai morrer!não viajam, nao vão a cinemas não vao a restaurantes porque?"
Porque??? porque hoje posso respirar e dizer que fiz de tudo. Não ha nada melhor que a nossa consciencia tranquila. Não havia filme que me safa-se, nem viajem a lado nenhum! e os meus melhores momentos foram com ela...nem toda a gente tem capacidade para perceber isso....
Posso dizer que olho para tras com um sorriso na cara, cheia de saudades, mas em paz. Tive optimos momentos com ela, e, mesmo sabendo que ela era doente e não teria cura voltaria atras e voltaria a ir busca-la. Não fui so eu que fiz muito por ela, ela tambem fez muito por mim.
Lembre-se que ate mesmo os cães saudaveis de um momento para o outro podem falecer, nós não controlamos quando e como, ha pessoas que nunca conseguiram aproveitar os ultimos dias dos seus cães porque não sabiam que algo estava mal, voçe tem essa vantagem....aproveite aproveite aproveite....nem que leve anos...mas viva como se fosse o ultimo! Por algum motivo o seu cão caiu nas suas mãos....faça valer!!
Muita força, sei o quanto custa, porque por muito que nos digam que esse dia chegará nos nunca estaremos preparados, por isso viva, dentro das suas limitações, dentro das suas soluções, mas da melhor maneira possivel.
Beijinhos e muita força!!!
nechako
Membro
Mensagens: 144
Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am
Localização: Aquário Marinho; Psitacidios e Bouledogue francês.

quinta jan 08, 2015 11:24 pm

muita Força e muita coragem, ele merece isso.
<p>Cumprimentos</p>
EasyGo
Mensagens: 9
Registado: segunda set 30, 2013 1:47 pm

segunda jan 19, 2015 2:14 pm

Sheeva22, muito obrigado pelas suas palavras. É exactamente o que sinto e o que estou a fazer. Fazê-lo o mais feliz possível nos últimos tempos que lhe restam. Ao faze-lo feliz eu também estou feliz e sobretudo porque lhe fico muito grato por tudo aquilo que ele me tem proporcionado apesar de ter sido tão pouco tempo. Cada vez lhe tenho mais apego e não quero imaginar como vai ser quando ele partir. Por agora faço tudo o que está ao meu alcance para que seja feliz e faça o que mais gosta de fazer. Assim também eu usufruo da felicidade dele, embora efemera... Obrigado.

Sheeva22 Escreveu:Concelho por quem já passou por algo muito parecido:

Aproveite todo os minutos com ele. Faça-o um cão feliz e certifique-se que lhe dá uma boa qualidade de vida enquanto ele viver.
No fim de tudo, fica-lhe apenas a consciencia e a recordação de todos os momentos,por isso certifique-se que lhe proporcionou momentos bons e que fez tudo o que pôde.
Eu durante 3 anos gastei todo o dinheiro que tinha com uma cadela, viajei varias vezes até espanha para um veterinario que falavam muito bem e ao qual fui bastante bem atendida e me ajudaram a prolongar por mais um tempo a vida da minha cadela. O melhor dinheiro alguma vez gasto. Pessoas/amigos diziam " Voçes são parvos em gastar tanto dinheiro com uma cadela que sabem que vai morrer!não viajam, nao vão a cinemas não vao a restaurantes porque?"
Porque??? porque hoje posso respirar e dizer que fiz de tudo. Não ha nada melhor que a nossa consciencia tranquila. Não havia filme que me safa-se, nem viajem a lado nenhum! e os meus melhores momentos foram com ela...nem toda a gente tem capacidade para perceber isso....
Posso dizer que olho para tras com um sorriso na cara, cheia de saudades, mas em paz. Tive optimos momentos com ela, e, mesmo sabendo que ela era doente e não teria cura voltaria atras e voltaria a ir busca-la. Não fui so eu que fiz muito por ela, ela tambem fez muito por mim.
Lembre-se que ate mesmo os cães saudaveis de um momento para o outro podem falecer, nós não controlamos quando e como, ha pessoas que nunca conseguiram aproveitar os ultimos dias dos seus cães porque não sabiam que algo estava mal, voçe tem essa vantagem....aproveite aproveite aproveite....nem que leve anos...mas viva como se fosse o ultimo! Por algum motivo o seu cão caiu nas suas mãos....faça valer!!
Muita força, sei o quanto custa, porque por muito que nos digam que esse dia chegará nos nunca estaremos preparados, por isso viva, dentro das suas limitações, dentro das suas soluções, mas da melhor maneira possivel.
Beijinhos e muita força!!!
Responder

Voltar para “Cães”