Rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TFPF
Registado: quarta nov 13, 2013 11:27 am

terça jan 06, 2015 10:52 pm

Olá a todos!
Eu e o meu namorado temos um rottweiler de quase 2 anos. Ele obdece mais ao meu namorado do que a mim. De um dia para o outro passou a rosnar-lhe cada vez que lhe tocava. A mim de vez em quando também me rosna mas não tanto como a ele. Não entendo o comportamneto dele, nem o que fez mudar de um dia para o outro. Nem o que fazer para alterar essa situação :?
Será que me podiam ajudar?!
Hugo84
Membro
Registado: terça jan 21, 2014 3:47 pm

terça jan 06, 2015 11:31 pm

O ideal será procurar um treinador experiente em comportamento canino, penso que so ele poderá ajudar. Em que circunstâncias ele rosna? Sempre que lhe toca esteja ele a fazer qualquer coisa?
TFPF

quarta jan 07, 2015 12:24 am

Hugo84 Escreveu:O ideal será procurar um treinador experiente em comportamento canino, penso que so ele poderá ajudar. Em que circunstâncias ele rosna? Sempre que lhe toca esteja ele a fazer qualquer coisa?
O problema é que aqui perto penso que não ha nada do género. Ele rosna sempre que lhe fazemos festas, e principalmente se for nas costas. Não tem brinquedo nenhum nem nada.
Hugo84
Membro
Registado: terça jan 21, 2014 3:47 pm

quarta jan 07, 2015 12:56 am

Isso é muito esquisito. Normalmente agem assim com comida por vezes. De que zona é?
DeepDown
Membro
Registado: sábado abr 28, 2012 9:17 pm

quarta jan 07, 2015 8:01 am

E castrado?

PS: entendo pouco do assunto, mas pelo que sei, com essa idade, ou arranja uma "namorada" ou vai ser um cão um bocado frustrado. Mas deixo a questão para os profissionais. Boa sorte!
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta jan 07, 2015 11:01 am

DeepDown Escreveu:E castrado?

PS: entendo pouco do assunto, mas pelo que sei, com essa idade, ou arranja uma "namorada" ou vai ser um cão um bocado frustrado. Mas deixo a questão para os profissionais. Boa sorte!
IIIICCCHHHH Que disparate tão grande.... :o

Para a autora do tópico:

Faça uma visita ao veterinário, descarte a possibilidade de dores. Fazer festas nas costas não costuma despoletar qualquer tipo de agressividade, mas se ele tiver dores, pode sim despoletar um rosnar ou mesmo morder.

Depois do despiste feito e nada a apontar, então sim, procure mesmo um treinador, não arrisque com teorias na internet, o Rott é um cão demasiadamente possante para se arriscar qualquer tipo de técnicas "milagrosas" que aparecem por aí...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
DeepDown
Membro
Registado: sábado abr 28, 2012 9:17 pm

quarta jan 07, 2015 11:20 am

TheOne Escreveu:
DeepDown Escreveu:E castrado?

IIIICCCHHHH Que disparate tão grande.... :o
Tenho andado a ler os livros errados, então. Tenho a certeza que me poderá esclarecer porque é um disparate, assim sendo.

Não quero justificar o comportamento com esse factor, apenas referi aquilo porque poderia ser uma agravante para uma atitude menos passiva do cão. Mas como disse: deixo isso para os profissionais. Não quero levar ninguém ao engano.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta jan 07, 2015 11:30 am

(pressupondo que descartaram a questão de um problema físico, segue a minha resposta)

O comportamento do cão não mudou de um dia para o outro, simplesmente não souberam ler os sinais. Quando chegamos a esta fase muita coisa aconteceu entretanto.

Mexer na cabeça ou no dorso, para o cão é um ato de submissão.

Esta patologia (agressividade) deve ser tratada. Deixo o alerta que o comportamento agressivo tende a criar hábitos, pelo que quanto mais tempo passa sem que seja feita a abordagem correta, mais difícil será tratar.
Tendo em conta o porte do cão, deve ver esta situação como urgente.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quarta jan 07, 2015 11:38 am

Descartando a hipotese dos problemas fisicos, esse comportamento poderá muito bem ser uma disputa de liderança.

Ora com um Rottweiller praticamente adulto voces não vão querer que isso passe para a fase seguinte portante encontrem algum entendido que vos possa ajudar.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jan 07, 2015 11:46 am

Eu posso explicar.

Os cães não ficam frustrados por falta de sexo, na época do sexo eles querem é passar os genes, não procuram prazer próprio.
Se ficam a "empernar" é por frustração dos donos que têm que não destroem a energia em excesso do cão.
Ou por dominância.

Quanto ao rott, ou é dor ou é dominância, em dois anos um cão pode mudar muito, ao longo desse período ele fica maduro (fixação do temperamento), decerto se olharem para trás podem identificar as alterações comportamentais.
Cães de raças mais dominantes tendem a desafiar a autoridade com mais ou menos frequência para subir na escada hierárquica (depende muito dos donos) e sim, também concordo com o conselho dado.
Não vão em mézinhas de "bruxos".
vet e treinador.
Se não houver nada clínico então a solução está no treino de vocês todos.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta jan 07, 2015 12:30 pm

Senhores,
Não há disputas por liderança no cão doméstico. Isto é facto.
A monta social até hoje foi pouco estudada, não há dados concretos quanto aos motivos, PENSA-SE que poderá estar relacionada com alguma frustração (ausência de estímulos), mas nada tem a ver com a dominância.
A patologia que este cão sofre é fruto do comportamento de quem o educou.
Não há cá subidas na hierarquia ou sei lá mais o quê…
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
TFPF

quinta jan 08, 2015 10:15 pm

LFGomes Escreveu:(pressupondo que descartaram a questão de um problema físico, segue a minha resposta)

O comportamento do cão não mudou de um dia para o outro, simplesmente não souberam ler os sinais. Quando chegamos a esta fase muita coisa aconteceu entretanto.

Mexer na cabeça ou no dorso, para o cão é um ato de submissão.

Esta patologia (agressividade) deve ser tratada. Deixo o alerta que o comportamento agressivo tende a criar hábitos, pelo que quanto mais tempo passa sem que seja feita a abordagem correta, mais difícil será tratar.
Tendo em conta o porte do cão, deve ver esta situação como urgente.
O que é certo é que é estranho de um dia para o outro ninguém lhe poder toca, só quer festas na cabeça. Mas em relação ao resto nada tem de agressividade, tudo o que eu lhe digo ele obedece. Nao é agressivo com comida nem nada. Amanha vou com ele ao ver para fazer o despiste.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quinta jan 08, 2015 11:27 pm

Vá ao vet porque se o cão obedece e deixa mexer na cabeça, só rosna quando lhe tocam do dorso, quase de certeza tem ai algum problema fisico.

Posso estar enganado mas 2+2=4 muda de comportamento repentinamente apenas no que diz respeito a uma parte do corpo é problema fisico vá ao vet o quanto antes.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
zitapets

sexta jan 09, 2015 9:55 am

[Tópico editado pela moderação por conter mensagens de carácter provocatório]
Responder

Voltar para “Cães”