Bouledogue francês com displasia da anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pmp19
Registado: sexta jan 20, 2012 3:40 am

domingo jan 11, 2015 10:34 pm

Boa noite,
Gostava de partilhar a minha experiencia e de certa forma aconselhar-me sobre o que poderei fazer, assim como se alguem tiver passado por algo idêntico poder ajudar-me.
Tenho um bouledogue francês com um ano e recentemente foi-lhe diagnosticada displasia da anca. Como devem imaginar o meu coração parou por alguns instantes 😕 já foi visto por 2 veterinarios que confirmam o problema. Sei que esta a ser bem acompanhado o que me faz sentir mais tranquilo mas e complicado de qualquer das formas. Neste momento o grau de displasia está entre o D e o E, o que é preocupante podendo mesmo vir a ter de ser operado, mas ainda nao é certo, falta fazer um ultimo exame diagnóstico.
É o meu segundo bouledogue e desta vez quis fazer tudo como deve ser. Ele tem lop e afixo o que na minha opiniao seria o mais acertado, visto que sou amante da raça e do padrao da mesma. Uma das minhas duvidas é: o criador tem alguma responsabilidade? Poderei fazer algum tipo de reclamação ou exigência?
Sei que é uma situação complicada tanto para mim como para ele. Mas gostava que me ajudassem se for possivel.
Obrigado
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo jan 11, 2015 10:53 pm

Olhe, procure por aqui que há imensos tópicos sobre a displasia.

Se o grau do seu cão é esse, então é dos mais altos, a coisa tem remédio mas pesquise mais por si.

Lá por um cão ter afixo e L.O.P. não dispensa a necessidade de uma pesquisa mais aprofundada da linha de sangue dos cães e do criador.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo jan 11, 2015 10:56 pm

Antes de mais, lamento o sucedido com o seu cão... Creio que deve ser angustiante ver um cão tão novo condicionado a essas circunstâncias.
Pouco entendo sobre a displasia mas sei que tem tendência a ser doloroso para o animal e para a carteira dos donos em relação ao tratamento.

Acho que deveria expor a situação ao criador, não só no sentido da reclamação, mas também para efetuar despistes aos progenitores e evitar futuros casos semelhantes.

Desejo que tudo corra pelo melhor com o seu cão!! :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

quarta jan 14, 2015 8:41 pm

Por curiosidade qual o afixo do criador? Se quiser pode enviar por MP.

Mas tal como já disseram e bem, ter LOP e afixo é o mínimo dos mínimos, e em muitos casos isso não é garantia nenhuma de um cão de boa qualidade, isto é, um cão isento dos problemas mais comuns para a raça do mesmo e com uma boa morfologia e temperamento.

Antes de tudo, quando se procura um cão de determinada raça, deve-se perguntar aos criadores da mesma se os pais e avós dos cachorros têm testes de despistes das doenças mais comuns efetuados. Isso é o mais importante!
Tal como já foi referido, pode e deve expor a situação junto do criador, pois esse grau de displasia não é aceitável! A ou B são os graus aceitáveis em criação de exemplares (e na minha opinião só os isentos, grau A, deveriam cruzar).

Desejo o melhor para si e para o seu cão, sei o quão má esta situação é para os donos...
: Prey Model Raw : Friends of PDE : Outcross for Life :

Google is your best friend.
pmp19

quarta jan 14, 2015 11:15 pm

Desde já obrigado pelas respostas. Sim, eu sei que não basta ter lop e afixo, mas nunca pensei e continuo a pensar que a displasia da anca não é uma doença comum na raça, pelo menos foi o que já varios criadores com quem falei me disseram. Aliás, é o primeiro caso que conheço, e logo no meu pequeno &#128533;
Para o criador é chato, mas para quem pensa estar a comprar um bom exemplar e se depara com um problema destes é muito pior. Para além dos exames que teve e vai ter de fazer para avaliar o problema, ainda há a hipotese de vir a ser operado. O andar do pequeno já está alterado, as patinhas estão a ficar arqueadas de forma anormal, a marcha ja é estranha.
Em relação ao criador não vou dizer qual é, não me sinto bem em faze-lo até porque nao estou aqui para denegrir nem prejudicar ninguém. Espero que compreenda.
Fiz a publicação para ver se alguem me podia dar uma ajuda a decidir o que fazer. Sei que é uma situaçao delicada, principalmente a do pequenote, logo a minha também.
Mais uma vez obrigado por perderem algum tempo a responder &#9786;
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quinta jan 15, 2015 8:18 am

É difícil dizer se a displasia é ou não comum na raça se ninguém faz despiste. Nos primos ingleses é mato e também ninguém se preocupa por aí além.

Não sei que tipo de ajuda procura aqui. Há muitas opções terapêuticas e a escolha deve ser feita em função do raio X, do animal e do dono. Esses cães pequenos muitas vezes, mesmo com graus elevados, vivem sem grandes problemas e sem grandes tratamentos pelo que o aconselhava a procurar um ortopedista para uma opinião mais fundamentada.
pmp19

quinta jan 15, 2015 3:16 pm

Foi exatamente o que fiz, já foi consultado por 2 ortopedistas. A esse nivel sei que está bem entregue, está a ser bem seguido.
Qualquer opinião ou troca de experiência a este nivel será uma ajuda apesar de estar a ser bem seguido. Mas o que realmente procurava por aqui era a parte do criador. Se tem ou nao responsabilidade. O que posso ou devo fazer a esse nivel. Na publicação penso ser claro, mas se nao fui peço desculpa.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta jan 16, 2015 11:35 am

Bom Dia...

pmp19, em primeiro lugar, se se confirmar a doença do seu cão, dizer-lhe que lamento, por si e pelo cão...

Em segundo lugar, deverá comunicar imediatamente ao criador, para que haja direito a compensações e, para que o próprio criador, saiba que aquele acasalamento, teve esse resultado... ele, se for, criador, agradecerá!

Atenção ao tipo de displasia da anca... informe-se bem!

Em que zona do País vive?

Melhoras...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
pmp19

sábado jan 17, 2015 5:43 pm

Obrigado fontedasbicas, é realmente uma situaçao complicada, principalmente para o pequeno.
Vivo na zona norte, ele está a ser bem acompanhado. Tipo de displasia? Como assim?
Já informei o criador, sei que é importante. Quanto a compensaçoes nao falamos, nao quis faze-lo na primeira abordagem. De que tipo de compensaçoes poderei falar? É que nao estou dentro do assunto mas penso ter esse direito.
fontedasbicas
Membro Veterano

sábado jan 17, 2015 5:54 pm

Boas...

Enviei, mp!
<p>Cumprimentos </p>
pmp19

sábado jan 17, 2015 6:39 pm

Nao recebi a mensagem :?
fontedasbicas
Membro Veterano

sábado jan 17, 2015 7:30 pm

pmp19 Escreveu:Nao recebi a mensagem :?
Envie-me o seu endereço de e-mail, para [email protected]... será mais fácil...
<p>Cumprimentos </p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo jan 18, 2015 10:59 pm

Eu não sei exactamente identificar a displasia, no entanto conheci um bouledogue durante um tempo e das primeiras coisas que identifiquei no cão, ainda cachorro, foi realmente o andar estranho, como que "para dentro". Desconfiei de displasia, mas não alertei a dona, primeiro porque não era da minha conta e porque tive receio que "desgostasse" do cão, que entretanto foi doado.

Posso dizer-lhe que observei isso muito cedo, talvez com uns 5 ou 6 meses.

De qualquer forma, apesar de ser muito notório, o cão, na altura não aparentava dor.

Pela quantidade de cães desta raça que entretanto apareceram em todo o lado de um momento para o outro, talvez não seja de estranhar a reprodução sem cuidados. No entanto, isto é só uma "lei de probabilidades".

Os criadores não estão livres de terem maus e muito maus exemplares, no entanto é preciso saber se é excepção se a regra. Como disse, não estou dentro do assunto "displasia da anca", mas quero acreditar que um criador experiente pelo menos deve desconfiar do problema.

Penso que o melhor que tem a fazer é perguntar directamente ao criador como resolvem porque na verdade tudo depende inteiramente dele. Ele ou lhe dará algumas opções, ou nenhuma, ou desaparece do mapa.
SummerRB
Membro
Registado: segunda abr 15, 2013 4:16 pm
O gentleman Taylor
Rodolfo - o nosso baby site gigante <3

segunda abr 06, 2015 5:08 pm

A displasia da anca e do cotovelo são doenças multigenicas, ou seja, para aparecerem há vários genes que têm que estar activados.

O criador tem a responsabilidade de testar os pais e de conhecer as suas histórias familiares de forna a reduzir ao máximo a probabilidade dos descendentes virem a sofrer desta patologia. Mas a infeliz realidade é que mesmo fazendo tudo bem, podem aparecer animais doentes.

Se fosse fácil de erradicar não víamos a quantidade de pastores alemães e labradores displasicos que vemos, muitas vezes de bons afixos com criadores responsáveis e apaixonados pelas raças e que trabalham para que os seus animais sejam livres de displasia

Quanto ao criador...
Acho que é importante comunicar. Mas se não pediu os exames de displasia dos país, a responsabilidade também é sua. Se os exames tivessem sido falsificados ou se o criador lhe tivesse dito que os pais estavam limpos sem fazer testes era uma coisa, mas assim a responsabilidade é tanto sua como do criador.
CASTELLUM MARE CAVALIER KING CHARLES SPANIEL
Responder

Voltar para “Cães”