temperamento Shar pei

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
karimis21
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 22, 2011 9:47 am

quinta jan 15, 2015 6:53 pm

temos uma bebe shar peincom 2 meses, uma familia numerosa com 4 crianças entre os 4e os 10 anos. Queria saber para quem já tem um se existe algum cuidado com o temperamento. Com a socializaçao co, outros caes e gatos. Agradeço vossas experiencias. Estamos a pensar por numa escola canina, acham necessario?
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

sábado jan 17, 2015 3:38 pm

Boa tarde,

Essas questões deveriam ser todas colocadas antes da aquisição do cachorro, mas agora que o "mal" já está feito, o mais indicado é mesmo inscrever a cadelinha numa escola de treino, tal como mencionou ;)

Não é tanto a raça que interessa, mas sim o geral que se faz com um cão: regras, disciplina, amor, dedicação, muita socialização (especialmente em cachorro), exercício, comida de boa qualidade e cuidados veterinários quando necessário ;)
: Prey Model Raw : Friends of PDE : Outcross for Life :

Google is your best friend.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo jan 18, 2015 2:22 pm

A única coisa que posso dizer é que uma amiga minha teve uma Shar Pei, entretanto já falecida velhinha, que foi adquirida havendo em casa uma criança muito pequena. Anos depois veio outra criança. Nunca houve qualquer problema ou sequer indícios disso.

A cadela era bastante protectora do núcleo familiar, rosnava sempre a estranhos, mas estando os donos presentes nunca passava daí. Com as crianças da casa era super tolerante.

A determinada altura a minha amiga decidiu, com a criadora da cadela, fazer uma ninhada. Eram bastantes bebés e ainda muito pequenos começaram logo a ser agressivos entre eles, especialmente os machos, mas nunca houve chatices com família. A minha amiga ficou com dois bebés da ninhada, um macho e uma fêmea, por ser criadora tinha imensos gatos em casa, e nunca teve qualquer situação. Nada, zero.

Mas atenção, os Shar Pei dela nunca foram "para as crianças" ou coisa do género. Eram os cães dela e do marido, viviam normalmente dentro de casa mas não era esperado que as crianças cuidassem deles ou aprendessem responsabilidade através dos cães.
karimis21
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 22, 2011 9:47 am

domingo jan 18, 2015 3:54 pm

antes de te-la li muita coisa, entre as quais, que são bons com as crianças, protetoras com a familia, bons para apartamento, o que me levou a decidir. Mas não entanto é sempre bom saber comentarios de quem já os teve ou tem. Era mais que tudo isso minha intenção
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo jan 18, 2015 6:52 pm

Nunca tive, mas tive contacto com esta cadela. Era uma das pessoas a quem ela rosnava quando me apanhava num local da casa onde não estivessem os donos. :lol: :lol: :lol:
janelle
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 14, 2012 5:46 pm

segunda jan 19, 2015 12:55 pm

Antes de mais como qualquer cão, precisa de socialização quer com cães como com pessoas desde pequeno.
Tem instinto de cão de guarda, mas estando os donos em casa aceita toda a gente com o rabo a abanar.
Não é um cão que goste de grandes passeios, aliás gosta é de estar a dormir no sofá ou em cima das pernas dos donos, evite passeios nas horas de muito calor.
Requer alguns cuidados entre limpeza das orelhas regularmente para evitar otites,olhos e esc
Sugiro ração de qualidade e grain free para reduzir os riscos de problemas de pele.
É uma raça muito asseada que por norma detesta água.
Como noutros tópicos já foi dito para diversas raças, compre um exemplar de um criador a sério, mas atenção que isso não significa que tenha garantias dele estar livre de ter entrópio por exemplo, quero com isto dizer que é uma raça que pode dar despesas, se quer ter um sharpei tem de estar preparada para o "sustentar" caso seja preciso.
Responder

Voltar para “Cães”