Cão e gato

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tiaguit0
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta fev 13, 2014 6:24 pm

domingo jan 25, 2015 10:05 pm

Saudações,

Tenho uma cadelinha rafeira, a Xica, com 10 meses. E queria agora adoptar um gato.
Moro num apartamento.
Qual é a vossa opinião em relação a isso? Não vai haver "confronto de titans"? :D

Digam algo.

Abraço
tiaguit0
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta fev 13, 2014 6:24 pm

terça jan 27, 2015 9:38 pm

Alguém me pode dar umas dicas pf? :|
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jan 27, 2015 9:49 pm

Quando se quer ter um gato e um cão, deve-se levar primeiro o cão para casa e só depois o gato. Portanto, a situação está equilibrada.

Quando levar o gato para casa, deixe-os tomar conhecimento um com o outro, mas sem os deixar aproximar-se: o mais certo é o gato assanhar-se e bufar, por isso tem de se ter cuidado com as unhadas. É uma reacção de defesa normal, mas deve ser vigiada.

Depois, vá tocando conforme a música: não deixe a cadela brincar à bruta com o gato, o qual, aliás, deve levar alguns dias a adaptar-se e por isso se vai esconder, fugir quando o cão entra no seu espaço, etc., nem o gato andar à sapatada à cadela.

Se agir com calma, marcando sempre o lugar de cada um, tudo correrá bem.

Boa sorte.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
tiaguit0
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta fev 13, 2014 6:24 pm

terça jan 27, 2015 9:53 pm

Floripes3 Escreveu:Quando se quer ter um gato e um cão, deve-se levar primeiro o cão para casa e só depois o gato. Portanto, a situação está equilibrada.

Quando levar o gato para casa, deixe-os tomar conhecimento um com o outro, mas sem os deixar aproximar-se: o mais certo é o gato assanhar-se e bufar, por isso tem de se ter cuidado com as unhadas. É uma reacção de defesa normal, mas deve ser vigiada.

Depois, vá tocando conforme a música: não deixe a cadela brincar à bruta com o gato, o qual, aliás, deve levar alguns dias a adaptar-se e por isso se vai esconder, fugir quando o cão entra no seu espaço, etc., nem o gato andar à sapatada à cadela.

Se agir com calma, marcando sempre o lugar de cada um, tudo correrá bem.

Boa sorte.
Obrigado pela resposta breve.

Vou adopar um gato bebé, isso ajuda na relação gato/cão ?
gata7b
Membro
Mensagens: 64
Registado: quarta ago 29, 2012 12:04 am
Localização: Gatas: *Princess Tomy*, The Dutchess Silvie Marissa de Gutemberg & Damsel Safira Bijou de La Fontain

quarta jan 28, 2015 2:41 am

Pode ajudar na medida em que poderá ser mais fácil para o gato adaptar-se ao cão. Se fosse um gato adulto que claramente não gostasse de cães, dificilmente iria mudar. Assim é um gatinho ainda a descobrir o mundo, e se as interações com o cão forem positivas, ele irá crescer a gostar de cães.
tiaguit0
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta fev 13, 2014 6:24 pm

quarta jan 28, 2015 11:24 am

gata7b Escreveu:Pode ajudar na medida em que poderá ser mais fácil para o gato adaptar-se ao cão. Se fosse um gato adulto que claramente não gostasse de cães, dificilmente iria mudar. Assim é um gatinho ainda a descobrir o mundo, e se as interações com o cão forem positivas, ele irá crescer a gostar de cães.
E da parte da cadela qual vai ser a reação?
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

quinta jan 29, 2015 1:59 am

O ideal é levar os dois ao mesmo tempo, quando são pequenos. Muito sinceramente até acho que se tal não for possível, o cão deve ir depois...irá aprender a respeitar o gato e o espaço dele mais facilmente do que um cão já adulto ou que já esteja em casa, até porque muito mais facilmente poderá aleijar o gato (a menos o seu cão seja raça "toy" e mesmo assim...).
Supervisione sempre qualquer aproximação do cão e corrija mal ele ladre, tente perseguir o gato, ou lhe ponha uma pata em cima. Apresente o gato ao cão no seu colo e veja primeiro a reação dele e mais uma vez corrija ao mínimo sinal de agressividade. Terá também de ter cuidado com o afeto que da a um e a outro. Os gatos por natureza não são ciumentos, já os cães....
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
sarinhasc
Membro
Mensagens: 75
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

sexta jan 30, 2015 1:48 am

Eu tenho uma gata e uma cadela.
A gata já estava cá em casa quando veio a cadela. Quando a cadela chegou cá em casa, a kitty ignorou-a e assim foi durante alguns meses, talvez 2.

Se são as melhores amigas? Não
Se brincam muitas vezes juntas? Também não, uma vez por outra começam a correr uma atrás de outra.
Se já houve alguma situação complica entre elas as duas? Não.
O positivo? Conseguem as duas respeitar o espaço de cada uma enquanto comem. E também conseguem dormir as duas juntas num lugar neutro, tipo a minha cama, o mesmo não acontece na cama de cada uma.
O negativo? Sempre que a gata apanha a cama da Lana faz chichi em cima dela, a cadela quando vê que a Kitty está a receber muita atenção mete-se em cima dela. Acredito que ambas as atitudes sejam uma questão de tentativa de liderança.
Para além disto, a cadela gosta muito de cheirar as orelhas da gata e a gata só cheira a Lana quando está a dormir.
Responder

Voltar para “Cães”