Maus tratos a cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça jan 27, 2015 2:10 pm

boa tarde,
Por motivos pessoais não posso fazer queixa, contudo gostaria de saber se alguém saberá se é possível apresentar queixa anonimamente.

o que se passa é que uma pessoa arranjou um cão que chora dia e noite, e gane.
só lhe deve dar acesso à cozinha porque quando está em casa só se ouve bater e gritar com o cão. mas sempre na cozinha

Não sei também se ao fazer queixa se algo positivo poderia ir para o bicho..

mas sinceramente, não sei o que algumas pessoas têm na cabeça, porque aquele cão deve ser extremamente infeliz.

obg
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jan 27, 2015 5:10 pm

Acho que li algures que se pode fazer queixa e pedir que o nome de quem faz a queixa não seja revelado, mas não sei se isto é verdade. Pode fazer queixa ao SEPNA ou à polícia, mas duvido que eles intervenham, uma vez que se passa tudo dentro de portas.

Também pode pedir ajuda a uma associação da sua zona, por norma eles sabem o que se pode fazer. Mas também aqui tenho dúvidas que alguma associação se preste a intervir ou a colaborar.

De qualquer das maneiras, mesmo que consiga alguma intervenção, o animal ou vai parar ao canil camarário, ou não é retirado por não haver onde o pôr ou quem o receba sob protecção.

E lembre-se: seja qual for o veículo da intervenção, caso a haja, essa dona pode sempre deduzir de quem partiu a iniciativa e assim arranjar-lhe uma carga de trabalhos em termos de má convivência.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça jan 27, 2015 6:02 pm

Obg Floripes pela sua resposta.

haverei de pensar no que farei, ou não farei.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jan 27, 2015 6:35 pm

Tambem pode confrontar directamente a pessoa.
Pode simplesmente iniciar a conversa chamando a atenção para o barulho, mais nomeadamente para o barulho das correcções que faz ao cão.
Se a pessoa se mostrar defensiva ou até mesmo agressiva pode optar por duas coisas.
Ou faz-se de despercebida(o) e tenta ser educativo(a) para a pessoa e ver se altera a sua conduta ou faz-lhe um ultimato.
Pode demorar um bocado mas se não for pelo sepna pode ir pela psp.
As coisas podem acabar no julgado da paz (no mínimo) prepare-se para isso.
Mas primeiro procure apoio com a Animal, uma associação e veja o melhor para si.
O que lhe estou a tentar disser, é que é impossivel ter o melhor dos dois mundos, tanto que uma queixa anónima não tem muito peso e é mais provavel que não dê em nada. Será mais fiável se for uma acção feita com determinação.
Portanto veja primeiro o que quer fazer, veja se encontra possiveis apoios de qume costuma fazer isso e depois aja conforme o decidido.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jan 27, 2015 8:07 pm

botas96 Escreveu:Tambem pode confrontar directamente a pessoa.
Pode simplesmente iniciar a conversa chamando a atenção para o barulho, mais nomeadamente para o barulho das correcções que faz ao cão.
Se a pessoa se mostrar defensiva ou até mesmo agressiva pode optar por duas coisas.
Ou faz-se de despercebida(o) e tenta ser educativo(a) para a pessoa e ver se altera a sua conduta ou faz-lhe um ultimato.

...
Eu começaria por aqui.

E note que a queixa na polícia deve ser por maus tratos a um animal, que já tem enquadramento legal. Se conseguir levar duas pessoas que corroborem as razões da sua queixa, melhor.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quarta jan 28, 2015 9:45 am

Obrigada Floripes e Botas,
Não resultará essa sugestão, mas obrigada. Existem pessoas que penso são estúpidas e intransigentes por natureza.
O diálogo não resulta. Já o tentei subliminarmente.
Tenho esperança que os outros vizinhos acordem..
Eu e o marido já mandámos " umas bocas" ao cão as vezes que o vimos, a ver se ela se toca.
Ontem passámos e ela estava a vangloriar-se a outra pessoa, que o cão leva muita porradinha, mas que agora já lhe obedece.. (enfim f*****)
vou deixar o tempo correr. Pobre cão que de certeza foi comprado, sabe-se lá onde.
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta jan 28, 2015 9:54 am

Bom Dia...

Eu aconselho sempre sempre a via do diálogo... Tente falar com a pessoa, primeiro...

Depois, se não resultar, deixe para alguém com competência para tal... As queixas no EPNA ou SEPNA, podem ser efectuadas anonimamente, isto a fazer fé no que me aconteceu a mim, num passado recente... Fui visitado por estes senhores, que segundo me disseram, respondiam a uma queixa anónima, portanto...

Mas aqui e como sempre, o importante é resolver o problema do cão...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quarta jan 28, 2015 11:17 am

Sr. Fontedasbicas, obg pela opinião.
embora paciência por vezes seja algo que não me assiste, o diálogo já o tentei. mas a sensação que tive é que além de acharem que somos loucos e que nos estamos a meter onde não devemos, parece ter entrado a 20 e saído a 1000

de qualquer modo a D. Floripes tem razão, neste momento se houvesse uma queixa, anónima, seria óbvia a autoria
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jan 28, 2015 1:15 pm

Se lhe entra pela casa, então diz-lhe respeito.

Ou seja, tudo depende do que realmente pensa das suas acções. Pois se está a monstrar insegurança ou hesitação, então está a meter o bedelho onde não é chamada.
Isso das bocas nunca levou a lado nenhum, uma conversa franca e firme é o que deveria ter tido com os pontos todos nos is.
Em todo o caso uma queixa anónima é impossível (você mesma o diz) e na minha opinião, é melhor assim.
Resta-lhe duas opcções:
Ir para a frente com a queixa
Não ir para a frente com a queixa.
É consigo.
Eu não sei nada, que tipo de maus tratos são, se é algo muito abusivo, se é algo mais pequeno, que tipo de relações tem no prédio, se está a exagerar os factos ou se a situação é real, se é um tipo que quis um tomaghoshi.
Uma coisa lhe digo, o que decider fazer, faça-o a 100%, a determinação apesar de não ser garantia de sucesso, aumenta em muito as probabilidades.
Há maluquinhos em tudo, há muita gente com pancas em todo o lado e a senhora não deve ser excepção, tal como eu não sou, nem qualquer outro o é. A questão é, saber fazer com que lhe levem a sério ou não. Não estou a disser para ser agressiva mas sim firme e assertiva nas suas acções.
Não que isso vá alterar nada para o cão mas poderá fazer com que a levem mais a sério e fazer com que procurem mais coisas.
Se isso falhar então sempre pode escalar a coisa (sepna, psp) ou pode desdramatizar a coisa (ignorar) o que decider fazer faça-o com igual avinco.
Isto de estar com meias medidas é que nunca deu em nada.
Ou faz ou não faz, ou vai ou fica. ou entra ou saí, Percebe? (mas também não é para ir de cabeça)
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta jan 28, 2015 2:25 pm

botas96 Escreveu: Em todo o caso uma queixa anónima é impossível (você mesma o diz) e na minha opinião, é melhor assim.
botas96, a queixa anónima é possível sim senhor... Pelo menos o Batalhão 5 da GNR de Coimbra, com a sua unidade do EPNA ou SEPNA, assim o fez comigo... às vezes parece que não ligam ao que escrevo...

Aliás, há o site na Net, onde poderão, acho eu, apresentar a queixa...

E depois é assim... Da mesma maneira que se deve denunciar... um roubo, um outro crime... Também se devem denunciar maus tratos a animais, acho eu... senão, para que servem as leis?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jan 28, 2015 2:39 pm

botas96 Escreveu:Se lhe entra pela casa, então diz-lhe respeito.

Ou seja, tudo depende do que realmente pensa das suas acções. Pois se está a monstrar insegurança ou hesitação, então está a meter o bedelho onde não é chamada.
Isso das bocas nunca levou a lado nenhum, uma conversa franca e firme é o que deveria ter tido com os pontos todos nos is.
Em todo o caso uma queixa anónima é impossível (você mesma o diz) e na minha opinião, é melhor assim.

...
fontedasbicas Escreveu:
botas96 Escreveu: Em todo o caso uma queixa anónima é impossível (você mesma o diz) e na minha opinião, é melhor assim.
botas96, a queixa anónima é possível sim senhor... Pelo menos o Batalhão 5 da GNR de Coimbra, com a sua unidade do EPNA ou SEPNA, assim o fez comigo... às vezes parece que não ligam ao que escrevo...

Aliás, há o site na Net, onde poderão, acho eu, apresentar a queixa...

E depois é assim... Da mesma maneira que se deve denunciar... um roubo, um outro crime... Também se devem denunciar maus tratos a animais, acho eu... senão, para que servem as leis?
Fontedasbicas, acho que o Botas96 estava a referir-se ao caso específico da Vandocasmm, que mais acima reconheceu que será identificada, por muito anónima que for a queixa...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quarta jan 28, 2015 3:01 pm

sim,

por muito anónima que seja a queixa saberiam que fui eu.

obg
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta jan 28, 2015 3:08 pm

Floripes3 Escreveu:
Fontedasbicas, acho que o Botas96 estava a referir-se ao caso específico da Vandocasmm, que mais acima reconheceu que será identificada, por muito anónima que for a queixa...
Peço desculpa... Claro! Agora e depois da"insinuação" que já houve, qualquer denúncia anónima, será interpretada pela dona do cão, como sendo a vizinha... Peço desculpa...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jan 28, 2015 3:23 pm

Exacto.

Ja se adiantaram a mim
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quarta jan 28, 2015 4:21 pm

Desculpem lá mas, eu estaria bem nas tintas para a minha vizinha saber ou não que tinha sido eu a fazer a queixa.

Seria incapaz de saber que um animal estava a ser maltratado (tareia) e, com medo de represálias nada fazer. Obviamente que não sirvo de exemplo e nem todos somos iguais mas, era o que eu faria. :cry:
Bloqueado

Voltar para “Cães”