Cães , cortar orelhas/cauda? porque?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PedroBGK
Membro
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

sábado fev 14, 2015 12:36 pm

Boas , tenho uma dúvida desde sempre ..

Como toda a gente sabe ha cães em que lhes são cortadas as orelhas e a cauda , porque?

Isso é prejudicial ao cão? Ou não lhe faz diferença?

Obrigado resto de bom dia :D
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

sábado fev 14, 2015 12:41 pm

Faz muita diferença, e é proibido em toda a união europeia.

O meu tem as orelhas inteiras e a cauda foi amputada mas foram os donos anteriores que o fizeram

Em tempos antigos a amputação tinha que ver julgo eu com factores práticos os cães eram utilizados em lutas e as caudas e as orelhas eram pontos fracos.

Actualmente é proibido existe quem ainda o pratique mas é puramente por motivos estéticos.

Quanto ao fazer diferença, a cauda é de extrema importancia na comunicação dos cães, e as orelhas eu cá não sei mas não gostava que me cortassem as minhas.

http://www.veterinaria-atual.pt/news.as ... 7&eid=7280
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado fev 14, 2015 1:57 pm

Pode fazer muita diferença, para pior.
Já vi cães de caça toca e silvados com orelhas cortadas e mal cortadas em ambos os casos pode ser uma mina de ouro para o vet (a quantidade de coisas que podem entrar lá para dentro).
Normalmente cortam para aspecto funcional ou de beleza, mas o facto é que não fazem a mínima diferença.
Para os de guarda ou de protecção até podem ter uma vantagem, mas por outro lado há cães, pastor belgas e etc que passam bem sem essas modificações
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado fev 14, 2015 5:33 pm

Sou absolutamente contra todos os cortes estéticos e a esmagadora maioria dos ditos funcionais.

As orelhas cortavam-se realmente em cães de luta, mas também em cães dedicados à caça grossa, sobretudo a do javali, que é um animal muito agressivo e quando perseguido se atira contra o perseguidor. Daí a achar-se que certos cães ficavam com muito "ar" de ferocidade que se reflectia no dono, foi um passo, e o corte passou de funcional a "estético".

Com as caudas, o mesmo. Era frequente muitos cães que caçavam em matagais cerrados aparecerem com as caudas feridas, criando infecções que obrigavam a cortá-las. Nos cães de luta, também era frequente as caudas serem partidas ou destruídas durante os ataques mútuos. Mais uma vez, o funcional cedeu o lugar ao "estético", passando a ser de regra em algumas raças, sobretudo as criadas de novo pela canicultura.

No entanto, há sempre a possibilidade de um cão nascer anuro (sem cauda) ou com a cauda mais curta e algumas vezes até deformada. Como é evidente, esses casos não entram nesta temática.

Quanto às proibições de sujeitar os cães a amputações estéticas, decorrente da adesão à convenção europeia por parte dos países aderentes à FCI, houve de facto países que rejeitaram uma ou várias dessas proibições, como foi o caso de Portugal, onde é proibido cortar orelhas mas se continua a poder cortar caudas.

Mas também houve países em que os estalões de algumas das suas raças autóctones foram alterados. E nas exposições internacionais os cortes são admitidos, mesmo que proibidos nos países em que elas decorrem, desde que o cão seja originário de um país onde eles sejam permitidos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
PedroBGK
Membro

domingo fev 15, 2015 1:54 am

Obrigado desde ja pelas vossas respostas .

Sim Floripes3 isso de nascer sem cauda aconteceu com o meu cão (é um rafeiro de porte grande) nasceu sem cauda xD

Eu gostava de ter um Blue American Staffordshire Terrier ou um White Staffordshire Bull Terrier.

Eu estéticamente acho que as orelhas dessas 2 raças ficam mais bonitas cortadas , mas também não concordo com o corte , tal como o icecosta disse eu não gostava que me cortassem as minhas xD
PedroBGK
Membro

domingo fev 15, 2015 12:26 pm

AST88 Escreveu:Nos SBT as orelhas não se cortam!!
Sbt? :x O que significa isso?
Floripes3
Membro Veterano

domingo fev 15, 2015 12:39 pm

PedroBGK Escreveu:
AST88 Escreveu:Nos SBT as orelhas não se cortam!!
Sbt? :x O que significa isso?
Staffordshire Bull Terrier.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
PedroBGK
Membro

domingo fev 15, 2015 12:49 pm

Obrigado , porque é que nos Staffordshire bull terrier não se corta?
PedroBGK
Membro

domingo fev 15, 2015 2:08 pm

zitapota Escreveu:
PedroBGK Escreveu:Obrigado , porque é que nos Staffordshire bull terrier não se corta?
lol

A questão está mal colocada. Deveria ser: Porque é que nos outros se corta? :? :? :? :? :?

Sim .. porque? qual é a diferença?
Floripes3
Membro Veterano

domingo fev 15, 2015 2:21 pm

E qual é a precisão?
PedroBGK
Membro

domingo fev 15, 2015 2:25 pm

Floripes3 Escreveu:E qual é a precisão?
Precisão como assim?
Floripes3
Membro Veterano

domingo fev 15, 2015 4:40 pm

Sim, precisão. Ou seja, para que é preciso cortar-lhe as orelhas?
PedroBGK
Membro

domingo fev 15, 2015 4:45 pm

Não sei, essa é a questão que eu coloquei, eu acho que não deve ser feito mas acho que fica esteticamente mais bonito.

Logo queria saber a opinião dos membros com mais informação e o que cada um de vós acha em relação a esse assunto .
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo fev 15, 2015 5:59 pm

Tenho um cão com as orelhas cortadas. Não pedi ao criador que o fizesse mas, pelo que ele me explicou, a maioria dos compradores desta ninhada foram pedindo o corte das orelhas que é tipico da raça.

Não era uma coisa que eu pedisse mas não fiquei chateada ou deixei de ficar. O cão fica efectivamente mais bonito, pelo menos aos meus olhos, mas não ia pedir que fizessem uma coisa que deve causar algum sofrimento.

Não foi comprado cá em Portugal.
PedroBGK
Membro

domingo fev 15, 2015 9:32 pm

WaterMonitor Escreveu:Tenho um cão com as orelhas cortadas. Não pedi ao criador que o fizesse mas, pelo que ele me explicou, a maioria dos compradores desta ninhada foram pedindo o corte das orelhas que é tipico da raça.

Não era uma coisa que eu pedisse mas não fiquei chateada ou deixei de ficar. O cão fica efectivamente mais bonito, pelo menos aos meus olhos, mas não ia pedir que fizessem uma coisa que deve causar algum sofrimento.

Não foi comprado cá em Portugal.
Water vou-lhe mandar MP , se poder dê uma olhada sfv , resto de bom dia :)
Responder

Voltar para “Cães”