Qual o cachorro escolher?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
psilva001
Membro Júnior
Registado: segunda fev 16, 2015 11:45 am

segunda fev 16, 2015 12:11 pm

Bom dia a todos
Peço desculpas por qualquer coisa mas sou novato aqui.
Gostava que alguém me ajuda-se a decidir qual a raça de cachorro devo escolher, para mim.
Eu moro num apartamento com a minha esposa e filha de 11 anos, pensámos e adicionar mais um membro à família e como somos apaixonados por cães a escolha do animal não foi difícil.... difícil está a ser escolher a raça para nós, ficámos bloqueados com 3 raças que são "stafforshire bull terrier", "American pit bull" e "shar Pei".
O Pit e o Staffy são muito idênticos ao nível do aspeto físico, uma vez que conseguimos arranjar um Pit mais ou menos com as mesmas dimensões do Staffy, quanto a nós segundo o que lemos sobre os dois ambos são de energia muito elevada e muito apegados aos donos, características estas que receio causarem alguns problemas, sendo que ambos trabalhamos e o cachorro irá ficar sozinho em cas cerca de uma 5 ou 5 horas, foi aí que surgiu o shar Pei que apesar de ser ligeiramente maior, tem menos necessidade de companhia e um nível de energia bem mais baixo, no entanto em relação a este o nosso receio é dizerem que não é fácil de ensinar e poder ser agressivo com estranhos e outros animais.
Não que remos ter um cão que sempre que recebermos visitas será necessário prende-lo noutra assoalhada da casa.
Alguém me pode ajudar? quanto mais leio sobre o assunto mais confuso e indeciso fico, :(
psilva001
Membro Júnior

segunda fev 16, 2015 12:18 pm

psilva001 Escreveu:Bom dia a todos
Peço desculpas por qualquer coisa mas sou novato aqui.
Gostava que alguém me ajuda-se a decidir qual a raça de cachorro devo escolher, para mim.
Eu moro num apartamento com a minha esposa e filha de 11 anos, pensámos e adicionar mais um membro à família e como somos apaixonados por cães a escolha do animal não foi difícil.... difícil está a ser escolher a raça para nós. Ficámos bloqueados em 3 raças que são "stafforshire bull terrier", "American pit bull" e "shar Pei".
O Pit e o Staffy são muito idênticos ao nível do aspeto físico, uma vez que conseguimos arranjar um Pit mais ou menos com as mesmas dimensões do Staffy, segundo o que lemos sobre os dois, ambos são de energia muito elevada e muito apegados aos donos, características estas que receamos causarem alguns problemas, sendo que ambos trabalhamos e o cachorro irá ficar sozinho em casa cerca de uma 5 ou 6 horas, foi aí que surgiu o shar Pei que apesar de ser ligeiramente maior, tem menos necessidade de companhia e um nível de energia bem mais baixo, no entanto em relação a este o nosso receio é dizerem que não é fácil de ensinar e poder ser agressivo com estranhos e outros animais.
Não queremos ter um cão que sempre que recebermos visitas será necessário prende-lo noutra assoalhada da casa.
Alguém me pode ajudar? quanto mais leio sobre o assunto mais confuso e indeciso fico, :(
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda fev 16, 2015 1:27 pm

Arranje um rafeiro sem raça definida, vulgo, vira-lata.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
psilva001
Membro Júnior

segunda fev 16, 2015 1:43 pm

Floripes3 Escreveu:Arranje um rafeiro sem raça definida, vulgo, vira-lata.
Boa tarde Floripes3
Antes de mais obrigada pela pronta resposta, então segundo o que percebi da sua resposta, as minhas duvidas e receios são infundados, não me devo preocupar com a raça do cachorro. Nós optámos por procurar por raça uma vez que pensámos que seria a forma de fazer a escolha certa.
Uma raça indefinida até nos ficaria mais em conta, mas desta forma como conseguirei garantir que aquele cachorro que agora é tão calminho e pequenino não se irá transformar num animal que não me cabe em casa e que destrói tudo o que vê.

Obg.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda fev 16, 2015 1:51 pm

psilva001 Escreveu:
Floripes3 Escreveu: mas desta forma como conseguirei garantir que aquele cachorro que agora é tão calminho e pequenino não se irá transformar num animal que não me cabe em casa e que destrói tudo o que vê.

Obg.
Isso é quase certo, para todas as raças, caso não o faça gastar a energia que têm!!
Se você falhar nos passeios, o cão "vinga-se" em casa. E não entenda esta vingança em sentido literal. Mas o cão precisa de gastar aquele "banco de energia" diariamente.
Se explicar melhor o nível de energia da sua família talvez possa ser melhor aconselhado. Não conheço os 2 cães em questão mas suponho que lhe vai dispender no mínimo de 1h por dia de passeio vigoroso, fora mais 2 ou 3 saídas higiénicas.
Faça o dogbreed selector da animal planet e comece daí.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda fev 16, 2015 2:12 pm

Na minha opinião, não deve escolher uma raça considerada potencialmente perigosa, não pelo "perigo" que ela representa (ou não!), mas pela burocracia a que estão sujeitas, incluindo o facto de passear só com açaime, o que no Verão eu acho quase criminoso...

Sobrando o Shar-Pei, eu como não gosto da raça, não só do aspecto mas também do feitio, não são cães amistosos nem fáceis de educar, principalmente para donos de "primeira viagem", sou suspeita para opinar...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
psilva001
Membro Júnior

segunda fev 16, 2015 2:50 pm

Boa tarde
Obrigado pelas vossa respostas
As raças que me foram devolvidas pelo Dog Breeds foram:
Cardigan Welsh Corgi 95% match
Staffordshire Bull Terrier 94% match
German Pinscher 93% match
Glen of Imaal Terrier 93% match
Irish Terrier 93% match

Uma delas é a que já tinha gostado, mas sim tem a conotação de raça PP cá em Portugal, segundo o que li muito por culpa das pessoas mal formadas que utilizavam estes cães para fins menos pacíficos....
A nível de legislação também já me informei, tenho de ter um registo criminal "limpo" (não é problema) tenho de ter um seguro de responsabilidade civil que custa 30 euros por ano... também não seria esse o problema.

Quanto às saídas:
O que tínhamos pensado seria uma saída diária de manhã cerca de 1 hora /1 hora e meia com corrida ou caminhada e outra à noite do mesmo tempo sendo que por volta das 4 da tarde iria também à rua fazer as necessidades.
Sendo que já escolhemos escola para o nosso futuro membro da família no fim de semana teria as aulas de socialização e obediência, e mais tarde de dog agility.

No entanto estou aberto a sugestões

PS. Uma vez que vivemos num apartamento não queríamos um cão de pelo comprido.

Obg.
Floripes3
Membro Veterano

segunda fev 16, 2015 3:22 pm

psilva001 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Arranje um rafeiro sem raça definida, vulgo, vira-lata.
Boa tarde Floripes3
Antes de mais obrigada pela pronta resposta, então segundo o que percebi da sua resposta, as minhas duvidas e receios são infundados, não me devo preocupar com a raça do cachorro. Nós optámos por procurar por raça uma vez que pensámos que seria a forma de fazer a escolha certa.
Uma raça indefinida até nos ficaria mais em conta, mas desta forma como conseguirei garantir que aquele cachorro que agora é tão calminho e pequenino não se irá transformar num animal que não me cabe em casa e que destrói tudo o que vê.

Obg.
Há sempre maneiras de saber que tamanho provável terá um cachorro SRD, mas também teria de o procurar junto de pessoas que não andem a dar cães a todo o custo, mentindo a respeito de tudo e mais alguma coisa respeitante ao cachorro ou cão adulto que ponderasse adoptar. A procura e escolha seria difícil, mas não impossível.

Se optar por adoptar um animal adulto, mas jovem, poderá avaliar o seu comportamento na altura de adoptar. Nisto, como em tudo, o que se tem de ter é calma, não se precipitar e observar. Na escolha, terá também de estabelecer certos parâmetros básicos, tendo em conta o seu tipo de família e estilo de vida: tamanho, tipo de pelagem, nível de actividade, etc.

Não confie nesses testes da treta que se propõem "descobrir" as raças indicadas para si ou para a família. Defina perante si próprio o que pretende e depois corra tudo o que puder dar-lhe informação sobre as muito variadas raças: em todo o Mundo, são só quatrocentas e tal, e a maior parte nem as há cá.

A respeito das raças que escolheu, repito palavra por palavra o que a TheOne disse.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

segunda fev 16, 2015 4:18 pm

Ora um pit um amstaff ou um sharpei?!

Experiencia com cães?

Se sim, possivelmente não estaria a fazer estas perguntas portanto deduza que tenha pouca experiencia.

Das 3 raças que questionou, talvez o sharpei, isto porque o pit e o amstaff dão mais trabalho e mais despesa só para ficarem legais, e tambem por uma questão de temperamento, embora os sharpei´s com que tenho tido contacto tambem não são flores de estufa.

Se calhar uma raça com menos teimosia e independencia era mais adequada.

Tipo um labrador, um golden retriver, um beagle, setter irlandes.

Todos tem contudo um elevado grau de actividade o que significa que tera de o entreter diariamente com um bom passeio ou uma corrida para que o animal não lhe destrua a casa.

Num plano mais virado para o tipico "bully" mas com uma personalidade menos propicia a problemas sugiro o boxer (sou suspeito :) )
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda fev 16, 2015 4:22 pm

Ser calmo enquanto pequeno não quer dizer nada.
A maioria dos comportamentalistas presta esses serviços, ou seja, ajudam os donos a escolher o cachorro mais adequado da ninhada (seja ele de raça ou não).
Se o objetivo de ter um cão com raça definida é o receio de como será em adulto, tenha em consideração mesmo assim que tem que o saber escolher (ou o Criador).
Para ajudarmos, penso que seria mais fácil dizer o que pretende do cão, quanto tempo pode dedicar em passeios, o seu estilo de vida, quanto tempo está disposto a dedicar ao cão diariamente (ou semanalmente) no cuidado do pelo…e por aí fora…
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
psilva001
Membro Júnior

segunda fev 16, 2015 4:44 pm

Boas

"icecosta" o Bull que estou a ver, não é o Amstaf é o Staffy ou seja, segundo o que li é mais pequeno e calminho .A nível físico estamos a falar de metade do tamanho do Amstaf, também gosto do Boxer mas não estou a ver um cão com esse porte a passear aqui em casa :)
O shar Pei já coloquei de parte pois além de ser teimoso e temperamental, também, pelos visto não aceita bem estranhos mesmo que socializado desde cedo.
"LFGomes"
Sim a nossa experiência não é de todo muita, tivemos uma caniche anã que morreu recentemente com 18 anos (já maior de idade :D ) a cadela era da minha esposa e quando casamos veio connosco, no entanto agora queríamos um cão de porte um pouco maior e de preferência com muito menos pelo ou seja que não necessite grandes cuidados ao nivela do pelo, apenas as normais escovadelas e os banhos.
Quanto ao temperamento dócil um tanto ao quanto independente, protetor, e que não ladra-se muito (moramos num apartamento) desnecessariamente (coisa que não acontecia com a caniche).
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

segunda fev 16, 2015 5:05 pm

Fiz confusão com o Amstaff mas de qualquer forma a lógica mantem-se a mesma, continua a pertencer á lista de de cães potencialmente perigosos o que acarreta maior despesa obriga a circular na via publica com açaime, não costuma ser muito sociável com outros cães e precisa de um dono experiente.

Em contrapartida se gosta do boxer fique a saber adapta-se na perfeição a um apartamento não é um animal que esteja em constante actividade dentro de casa, desde que devidamente estimulado quando vem ao exterior passear, umas corridas fazem maravilhas.

Apenas ladram em situações que sejam realmente para ladrar, pode parecer fora do normal, mas á excepção de quando tenho estranhos á porta nunca ouço o meu boxer a ladrar.

Fica ainda a ganhar as habituais patetices que caracterizam a raça e de que toda a gente já ouviu falar.

Acrescenta ainda á lista de virtudes o facto de ser um cão de guarda ( há quem diga o contrário mas boxer que é boxer é cão de guarda )

E é um guardião silencioso que só ladra mesmo mesmo quando tem de ser, muito permissivo com estranhos depois de ver que foram autorizados a entrar, mas até perceber que está tudo bem, não permite abusos.

Mas tudo vai daquilo que pretende, sugiro o boxer porque adapta-se muito bem a todo o tipo de função mantem-se dentro dos "bully" é por norma um animal bastante equilibrado super amigo das crianças e principalmente porque dentro deste tipo de cão que estamos a falar, será o que menos necessita de um dono experiente, por norma não é agressivo com outros animais, por norma tambem não é agressivo com pessoas, e apesar de poder ser um pouco teimoso, não entra muito em desafios.

E tambem é (relativamente) facil de ensinar gosta de agradar... Por vezes precisa de um incentivo ( mas isso tambem acontece com praticamente todos :) )

Tem os seus contras tambem, essencialmente resumem-se a problemas de saude, é uma raça muito dada a problemas cardiacos, muito susceptivel a alergias, cancros etc

E problemas respiratórios no verão devido ao calor e ao focinho curto, mas posso desde já dizer que mesmo de verão tenho feito exercicio com o meu sem problemas, tendo sempre em conta que seja feito fora das horas de maior calor e evitar dias em que o calor seja intenso.

P.s
Muito importante e a não esquecer exigem uma boa alimentação tem inumeros problemas intestinais e gases muitos gases quando abusam de alguma coisa que encontram ou que conseguem roubar.

Por isso a optar por um boxer tente encontrar um bom criador, não vá em conversas de olx.

Tenho visto boxers por ai que de boxer tem muito pouco, podem ser parecidos mas normalmente pecam por falta de porte, bocas demasiado longas etc.

Mas se estivermos a falar unicamente dessas 3 raças que agora passaram a 2 raças ou seja Pit, ou staffy, bem eu cá sou fã dos pit e dos amstaff logo por uma questão de gosto pessoal excluia o staffy mas é como lhe digo esses pequenitos sem a educação adequada podem-se tornar em grandes problemas
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda fev 16, 2015 6:54 pm

Um Bully é um coisa completamente diferente do que um bull.
Floripes3
Membro Veterano

segunda fev 16, 2015 7:22 pm

psilva001
Membro Júnior

segunda fev 16, 2015 7:26 pm

Boas
Fui por curiosidade ver o ranking de facilidade na educação de cachorros e deparei-me com isto ...

- 34º – Field Spaniel, Terra Nova, Terrier Australiano, American Staffordshire Terrier, Setten Gordon, Bearded Collie
- 48º – Boxer, Dogue Alemão
- 49º – Dachshund, Staffordshire Bull Terrier
- 58º – Buldogue Francês

Isto é mesmo verdade ?

Se sim quer dizer que o cãozinho da moda que em todo o lado é apontado como um dos melhores cães para ter numa apartamento não é muito fácil de educar ... :P

Este ranking da posição 1 *a 79.
De facto os meninos da família Mastif não são fáceis mas parece que existem piores e são visto como melhores :lol:

Parece-me tudo uma aldrabice com o objetivo de vender ....

"icecosta"
Sim tens razão os boxers são mais calmos e um pouco mais fáceis de educar, uma vez que são mais sociáveis com outros animais, pelo menos pelo que li que já coloco em duvida :oops:

Obg
Responder

Voltar para “Cães”