Comportamento com novo habitante felino + ração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mfpuscas
Membro Veterano
Mensagens: 385
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

segunda mar 02, 2015 2:41 am

Boa noite!

Tenho um boxer que faz 4 anos muito brevemente e desde pequeno que sempre foi muito sensivel a nivel digestivo, até aos 18 meses comeu royal canin para boxer pois foi a que comia desde que veio do criador, no entanto nos ultimos tempos em que lhe dava essa ração reparava que o pêlo estava bastante baço e quando mudei passei a dar-lhe Arden Grange de Salmão e apartir dai vi uma grande melhoria a nivel de pelagem e a flatulência que era um hábito também desapareceu por completo :)
Apesar destas melhorias reparei que ele demora bastante tempo a fazer a digestão da comida, acabando por vezes por vomita-la. Já tentei mudar para outras rações que ele parece digerir melhor mas mesmo com a transição adequada ele faz continuamente fezes moles e fica com muita flatulência.
Já falei com o veterinário mas queria o feedback de alguém que possa ter tido o mesmo problema, visto que mesmo com rações de qualidade ele parece não se dar bem com elas.

Queria também pedir dicas sobre como relacionar o meu cão com um gatinho de cerca de 7 meses que resgatei e trouxe para minha casa. Sempre que tentei tudo o que o cão faz é persegui-lo e tentar dar-lhe com as patas pela casa toda.

Cumprimentos,
Peço desculpa pelo "wall of text" :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça mar 03, 2015 5:00 pm

Gostava muito de poder ajudar porque sempre tive cães com gatos, mas não sei o que dizer.

O seu cão é um Boxer e tem elevado impulso ao movimento pelo que essas perseguições ao gato são de esperar.

Os meus cães sempre foram molossos, com pouco ou nenhum impulso ao movimento, e os meus gatos são Persas e Exóticos raça muito sossegada pelo que nunca tive problemas.

Agora tenho um Pastor do Cáucaso com 5 meses que gosta bem de correr atrás dos gatos, mas eles são todos adultos e escapam com facilidade. Não faço nada de especial e sei que assim que ele crescer, perde o interesse.

Não sei se o Boxer alguma vez vai perder a vontade de correr atrás do gato.
mfpuscas
Membro Veterano
Mensagens: 385
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

terça mar 03, 2015 10:53 pm

WaterMonitor eu tenho outra gata já com 13 anos e ele continua a tentar brincar com ela, mas ela não lhe da a minima chance, ate já o feriu com alguma gravidade num olho.
Jã o novo gato é muito menos arisco e nao se defende quase. Sei que o meu cão não lhe quer fazer mal mas acaba por magoa lo com a sua brutidao tipica. Nao sei muito bem como agir nesta situação :?
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta mar 04, 2015 12:05 pm

Lá está, eu não consigo ajudar porque a verdade é que nunca fiz nada.

Todos os cães e gatos que foram aparecendo ao longo dos anos sempre se entenderam sem interferência nossa.

A coisa é de tal forma que com os Dogues Alemães os gatos nos dias mais frios sobem para cima deles e dormem ali!

Penso que com o Cáucaso vai ser igual (melhor ainda porque ele tem pêlo comprido) quando ele entrar na idade adulta. Por enquanto continua a correr atrás deles, a dar-lhes patadas e a tentar apanhá-los com a boca. Quando consegue abocanhar um não morde, limita-se a chatear um bocado, eu ralho e ele larga.
mfpuscas
Membro Veterano
Mensagens: 385
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

quarta mar 04, 2015 6:57 pm

Vou tentar uma abordagem mais "natural" a ver se as coisas funcionam melhor :?
dragablue
Membro Veterano
Mensagens: 898
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
Localização: dobermann

quarta mar 04, 2015 7:31 pm

O meu gato quando foi resgatado tinha mais ou menos a mesma idade foi uma aventura porque o meu cao desde pequeno nao pode ver gatos, apresentou se o gato e supreendeu pela positiva mas sempre que o gato saltava de umas coisas para as outras começaram as ditas persiguiçoes e algumas brincadeiras mais "hard"... dao se e toleram se muito bem...

neste momento estou a passar uma fase pior porque tenho uma cadela com 2,5meses que é muito arisca passa a vida a caça lo por vezes somos obrigados a repreender porque ela é muito arisca nao se intimida com os bufos do gato o que cria conflitos com o cao adulto, faz com que este venha no encalço do gato a favor da cadela, quando devia agir ao contrario ela é que é a nova residente e ele como mais velho devia ver isso, dizem que caes e gatos dao se mal por utilizar linguagens diferentes para se comunicarem... nao sei nao tenho grande experiencia com gatos mas o que é certo é que ora se pegam ora estao todos deitados na mesma almofada... importante ir estando atento e deixar eles interagir da forma mais natural possivel... sei que é uma maldade um pouco injusta mas deve manter as unhas do gato sempre aparadas para evitar acidentes de maior...
Última edição por dragablue em quarta mar 04, 2015 7:52 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
dragablue
Membro Veterano
Mensagens: 898
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
Localização: dobermann

quarta mar 04, 2015 7:43 pm

mfpuscas Escreveu:Vou tentar uma abordagem mais "natural" a ver se as coisas funcionam melhor :?
isso acontece sempre que o gato se desloca com maior rapidez certo? o meu se caminhar despercebido passa por eles e por vezes é ignorado... outras ja percebi que faz depropositadamente para provocar brincadeira depois ate se deita de barriga para cima umas vezes termina bem outras mesmos bem depende da brutalidade da brincadeira do caes... quando só tinha o cao era o gato que mandava para terminar a brincadeira... com a cadela ja nao funciona assim ela nao se fica mas ainda esta aprender basta um nao firme que larga o gato e senta se olhar para nos com cara de "what?" lol
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quinta mar 05, 2015 2:00 pm

É o impulso ao movimento.

E até nisso tenho sorte porque os meus gatos não são dados a corridas e limitam-se a caminhar.

Mas com o meu cachorro, por sinal teimoso como um burro, o "não" dá-lhe igual e ele quer por força brincar com eles e dar-lhes patadas. Leva grandes bofetões dos gatos mas nem sente e a verdade é que os Persas não são lá grande coisa em brigas.

Finalmente ele começa a perder o interesse, mas mesmo assim às vezes ainda lhe dá.

Pelo menos interiorizou que "são da casa" e nunca teve qualquer agressividade para com eles. Foi sempre, desde o dia em que chegou, vontade de brincar.
Responder

Voltar para “Cães”