Boa tarde
Venho pedir opiniões e conselhos em relação a este problema.
O Wookiee está com 3 meses e uma semana, e começou a ir há rua há uma semana. Até ontem ia há rua sem problemas, muito curioso mas ia sempre onde eu queria de língua de fora e cauda a abanar.
Ele está a ser passeado de 3 a 4 vezes ao dia, 30 minutos de cada vez, a conselho da vet no inicio ir pouco tempo de cada vez há rua.
Hoje de manhã começou o problema, assim que saiu de casa não queria sair da porta do prédio. Fugia de todos os cães e pessoas, cada carro que passava começava a ganir, e sempre a tentar ir na direcção de casa. Voltei para casa e tentei mais tarde, a mesma situação, só que desta vez urinou pelas pernas abaixo e fez fezes liquidas deitado.
O que posso fazer?
Obrigada
medo de passear
Moderador: mcerqueira
Da primeira vez ia normalmente e sem problema algum e de repente começou a ficar assim ?
A única solução é mesmo passear num sitio quase sem barulhos da cidade ( parque por exemplo ) e ver como ele reage. A partir daí ir devagarinho introduzi-lo a ambientes mais barulhentos e movimentados...
Pelo que parece associa a rua a algo mau
A única solução é mesmo passear num sitio quase sem barulhos da cidade ( parque por exemplo ) e ver como ele reage. A partir daí ir devagarinho introduzi-lo a ambientes mais barulhentos e movimentados...

Dudapf Escreveu:Da primeira vez ia normalmente e sem problema algum e de repente começou a ficar assim ?
Sim durante 3 dias andou sem qualquer problema,e de um momento para o outro ficou assim.
Eu tenho um sitio desses mesmo por trás do prédio, é uma zona com relva sem carros, já o levei até lá ao colo para ver se assim ficava mais calmo, mas assim que o ponho no chão volta a fazer o mesmo. Ele em casa está normal, ponho a trela e sai de casa e entra no elevador normal, mas assim que chega há porta do prédio, começa a ganir e a puxar para entrar, e se eu o levar para longe ele tenta puxar para voltar a casa.
Não notou nada enquanto ele passeava? Um som com que ele se assustou, se se aleijou com um pico na patinha por exemplo, ou se algum cão lhe rosnou ... Sei que parece "absurdo" o pico, mas basta uma pequena má experiência que eles absorvem tudonipimg Escreveu:Dudapf Escreveu:Da primeira vez ia normalmente e sem problema algum e de repente começou a ficar assim ?
Sim durante 3 dias andou sem qualquer problema,e de um momento para o outro ficou assim.
Eu tenho um sitio desses mesmo por trás do prédio, é uma zona com relva sem carros, já o levei até lá ao colo para ver se assim ficava mais calmo, mas assim que o ponho no chão volta a fazer o mesmo. Ele em casa está normal, ponho a trela e sai de casa e entra no elevador normal, mas assim que chega há porta do prédio, começa a ganir e a puxar para entrar, e se eu o levar para longe ele tenta puxar para voltar a casa.

Nunca tive nenhum caso desses com cães, não consigo ajudar...
Talvez alguém aqui no fórum consiga ajudar melhor, mas realmente se não aconteceu nada enquanto o passeava das primeiras vezes não estou a perceber o porquê da mudança subdita... :/
O que pode tentar é ter consigo biscoitos de treino e ir devagarinho saindo da porta do prédio e sempre que ele se aproximar mais ir dando e felicitando-o

Com reacções mais ou menos marcadas, é normal, pode é variar a quantidade de trabalho.
Ele foi exposto a um novo ambiente completamente novo, cheio de estímulos , que não está habituado e onde tudo o intimida, ao contrário da casa onde tudo é mais controlado.
Experimente dar voltas cada vez maiores, hoje vai ao passeio, amanhã vai mais longe etc.
Não recompense comportamentos indesejados, ignore-os quando os vir, não dê v colos e festinhas está é a reforçar esse medo em vez de o reconfortar.
Deve também agir com normalidade perante o estímulo em questão quando vir que o caldo está para entornar ou entornado.
Há medida que ele se vai habituando a estímulos, vai normalizar e vai olhar para si para ver como você lida com o estímulo e seguirá o seu exemplo
Ele irá fazer na rua quando se sentir à vontade
Ele está familiarizado com a coleira e trela?
Perante um estímulo em particular na rua, repita a passagem várias vezes, ignore medos e aja com normalidade, assim que obter um bom resultado recompense com brincadeira e ou biscoito.
Na socialização esteja atenta para intervir se necessário, mas não fique na expectativa nem faça tensão na trela, selecione muito bem os cães e donos com que socializa, prefira cães presos, pergunte primeiro como é o cão, se vir que o cão ou e o dono não lhe agrada (alguns esforçam-se para disser pão), amanhã também é dia.
Isso não passa da noite para o dia, mas com boas experiências, dessensibilização e maturação vai passar.
Ele foi exposto a um novo ambiente completamente novo, cheio de estímulos , que não está habituado e onde tudo o intimida, ao contrário da casa onde tudo é mais controlado.
Experimente dar voltas cada vez maiores, hoje vai ao passeio, amanhã vai mais longe etc.
Não recompense comportamentos indesejados, ignore-os quando os vir, não dê v colos e festinhas está é a reforçar esse medo em vez de o reconfortar.
Deve também agir com normalidade perante o estímulo em questão quando vir que o caldo está para entornar ou entornado.
Há medida que ele se vai habituando a estímulos, vai normalizar e vai olhar para si para ver como você lida com o estímulo e seguirá o seu exemplo
Ele irá fazer na rua quando se sentir à vontade
Ele está familiarizado com a coleira e trela?
Perante um estímulo em particular na rua, repita a passagem várias vezes, ignore medos e aja com normalidade, assim que obter um bom resultado recompense com brincadeira e ou biscoito.
Na socialização esteja atenta para intervir se necessário, mas não fique na expectativa nem faça tensão na trela, selecione muito bem os cães e donos com que socializa, prefira cães presos, pergunte primeiro como é o cão, se vir que o cão ou e o dono não lhe agrada (alguns esforçam-se para disser pão), amanhã também é dia.
Isso não passa da noite para o dia, mas com boas experiências, dessensibilização e maturação vai passar.