Cadela de rua grávida e doente RIP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta mar 12, 2015 11:07 am

Sinto-me completamente desorientada e sem saber o que fazer, há uns meses atrás apareceu perto da minha casa uma cadela que a mim me parece ser uma Beagle talvez cruzada com podengo, um animal lindo, via-se que estava muito cuidada e não vou muito para o abandono, mas sim que tenha sido levada para a caça e que tenha fugido. Quando a vi pela primeira vez, assim que me viu fugiu o quanto pode, muito assustada, e desde então que só a vejo ao longe, já teve acidente que lhe apanhou a zona das ancas, ficou mesmo muito mal, não andava, arrastava-se, ainda assim, sempre que tentava uma apróximação, ela fugia e deixei de o fazer, devia de ser muito doloroso para ela, eu disse sempre ela porque desde logo me pareceu uma menina e as minhas suspeitas confirmaram-se quando há cerca de um mês vi os cães andarem a trás dela e está grávida :(
Do acidente entretanto melhorou, mas há cerca de 2 semanas que me apercebo que tem um respiração muito ofegante, esta noite passou-a num terreno por detrás da minha casa e de cada vez que a espreitei, via que não estava bem de maneira nenhuma, deitava-se, levantava-se e não sei que fazer, não come ração, só comida de tacho e comida húmida, hoje até lhe dei saquetas dos meus gatos e isso ela comeu, dou-lhe comidinha mas não consigo chegar-lhe e olhem que sou persistente!!!
Ela precisa de ajuda, mais 3 a 4 semanas está a parir, e não sei se lá chega :cry: :cry: :cry:

Já vi no encontra.me se alguém a procurava, já corri os vets da zona e nada :( bem tratada como a vi até é bem provável que tenha chip.

Não sei o que fazer para a ajudar, os do canil é pouco provável que a consigam apanhar, além que que não está sempre no mesmo sitio, tenho dias que não a vejo, e andam lá carradas deles mais fáceis de apanhar e eles não o fazem, quanto mais preocuparem-se com aquela!!!! Sofre o animal e eu estou num desassossego que nem sei!!!!!

Eu sou mais do lado dos gatos e já tenho capturado alguns, por isso aceito qualquer opinião que possa ajudar, por favor...

Já falei com uma associação e disseram-me logo que era muito dificil, é muito desconfiada e corre desalmadamente, dificilmente entraria numa armadilha...
Última edição por Alexpat em sábado mar 14, 2015 5:21 pm, editado 1 vez no total.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta mar 12, 2015 11:44 am

Um animal desses é difícil de apanhar, mas não é impossível. Tenho neste momento, em FAT, uma igual (menos a parte das maleitas) que levou um mês a ser apanhada. É precisa muita perseverança, mas não pode ser só uma pessoa a fazê-lo.

Peça ajuda à associação, a amigos, a toda a gente que possa, e tentem apanhá-la, cercando-a e usando cobertores, redes, o que for preciso. Não usem calmantes, no estado em que ela está, as consequências podem ser fatais, pois foge para o meio do mato e por lá fica.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta mar 12, 2015 12:54 pm

Triste vida a daquele animal, de cada vez que vou à varanda e que a chamo olha-me com um olhar triste que nem sei, também já pensei reunir umas quantas pessoas para a apanhar, mas quem???, e para alem de ser um terreno com vegetação, também tem muitas silvas, e esse seria o melhor sitio e é onde ela fica mais tempo, e depois se ela se sente atacada e morde?, tem de ser alguém com alguma experiência e destreza e não conheço ninguém :(
Está prestes a parir e o tempo esgota-se...

Não me bastava uma gata de rua dificil quanto mais agora uma cadela :(

Falando dos calmantes a Floripes sabe se adormecem mesmo ou apenas ficam atordoados? Porque é assim, se ela se mantiver naquele sitio, apesar das silvas e das ervas, se ela tiver calminha consegue apanhar-se, eu da minha casa consigo ver onde é que ela está, teria de ser ao fim semana que há menos movimento, dar-lhe logo de manhã e ficar a vigiar os passos dela.

Ela é linda, se vissem aquele olhar triste, acredito que muitos de vocês viriam ao meu encontro para ajudá-la
:cry: :cry: :cry:
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta mar 12, 2015 2:04 pm

Eu não sei como é com os gatos.

Mas se escolher o caminho mais longo não a chame ou grite, não diga nada, faça uma "campanha" à sua pessoa quando a vir e se vir que ela está interessada deite uns biscoitos, ração ou mesmo paté de gato para o chão ou deixe a uns metros de si, repita isso várias vezes durante uns dias.
Depois se vir que a coisa melhora e ela baixa a guarda continue a fazer isso cada vez mais perto, até ela vir comer à sua mão.
Ponha-se sempre numa postura menos dominante, nunca de frente, ponha-se de cócoras ou de joelhos e de lado. Outras tantas vezes
Se ela tiver uma ninhada convêm segui-la à distância para tentar localizar os pequenos.
Se falar é muito baixinho, suave, movimentos lentos.
Para o fim leve uma trela, ou pode fazer isto lentamente ou pode fazer rapidamente, alargue o laço ponha biscoitos no meio assim que ela puser a cabeça, ajeite o laço e já está.
as coisa nunca são lineares, utilize a sua sensibilidade para se adaptar às circunstâncias
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta mar 12, 2015 2:36 pm

Ainda não referi aqui, mas para chamá-la é por assobio :oops: quando lhe vou deixar comida, assobio-lhe e se ela tiver por perto, aparece logo para comer, desde que eu desapareça, é claro!!! se eu estiver na minha varanda e que lhe assobie, ela vai logo procurar o sitio da comida, é de uma inteligência extraordinária. Um destes dias, o meu marido desceu para deixar comida, e assobiei-lhe, mas cedo demais, a ponto dela se ter cruzado com ele, nem imaginam, assustou-se, abalou a fugir e a ganir que parecia que a estavam a matar.
Hoje manhã quando lhe deixei a comida, quando ela começou a chegar-se, tentei aproximar-me um pouco, mas fugiu logo e só muito mais tarde foi comer, mesmo a ver-me na varanda (que é num 3º andar) não ia lá :(

Pode ser apenas sugestão minha,mas penso que o problema dela possa ser a nivel respiratório, talvez uma pneumonia, e o facto dela não tocar na ração, poderá estar com febre, e a comida humida é de facto mais apetecivel, eu digo isto porque a minha Zara (cadela) teve uma muito recentemente, e olhando para ela, aparenta o mesmo, mas óbviamente que não passa de uma sugestão, não sou veterinária nem tenho pretensões a isso.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta mar 12, 2015 5:10 pm

Alexpat Escreveu:...

Falando dos calmantes a Floripes sabe se adormecem mesmo ou apenas ficam atordoados? Porque é assim, se ela se mantiver naquele sitio, apesar das silvas e das ervas, se ela tiver calminha consegue apanhar-se, eu da minha casa consigo ver onde é que ela está, teria de ser ao fim semana que há menos movimento, dar-lhe logo de manhã e ficar a vigiar os passos dela.

...
As reacções aos calmantes são muito variáveis, Alexapat. No caso de uma sobredose, que pode acontecer por não se saber o peso do animal nem as condições exactas em que se encontra, ele pode morrer durante o sono, metido num matagal qualquer. Se a dose for mais baixa do que deve, não lhe faz nada, no máximo dos máximos dá-lhe alguma sonolência e ele vai procurar o sítio que achar ideal para uma soneca sem ser incomodado.

E nunca se sabe o que ela poderá fazer nessa altura, assustadiça como é. Com esta que cá está também se tentou apanhá-la com calmante. Ela fugiu e só voltou a aparecer dois dias depois. Só se conseguiu apanhá-la com o auxílio de um senhor experiente que usou um "camaroeiro", e quando a agarraram urinou-se e borrou-se com o medo, mas não virou o dente.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta mar 12, 2015 5:42 pm

Era o que precisava, de alguém experiente para me ajudar, é que ainda por cima tem de ir direitinho para o vet, vou falar com ele a ver o que me diz, era para lá ir no sábado com o meu Kanito para castrar, mas surgiu um imprevisto, e tenho de ir com a minha filha fazer exames, imaginem que com tanto gato em casa, a miúda é alérgica a gatos!!! era só o que me faltava!!! Mas tudo se há-de resolver, o problema agora é outro, e não a achei nada bem hoje de manhã :(
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta mar 12, 2015 8:10 pm

Já liguei ao vet, não podia esperar mais, mas tb não ajudou muito, deu-me a hipotese de ligar para o canil, mas onde ela está podem cá vir e não a encontrarem, tanto pode estar aqui como ir para outro lado, a outra hipotese foram os calmantes, e não sei o que faça :(

Em desespero liguei a um amigo nosso que adora cães e é todo desenrascado, consegui-mos encurralá-la, ele ainda lhe tocou, abanava a cauda, ladrava, mas quando tentava-mos chegar mais perto, rosnava e salivava muito e eu disse-lhe para não tentar mais, podia morder-lhe e não sabemos o que tem e não quis arranjar-lhe chatices, e agora não sei o que faça, mas acho que vou partir para os calmantes, é que ainda por cima, em redor dos terrenos onde anda, é tudo estrada, e tenho receio que numa tentativa de captura ela fuja nessa direção e seja atropelada :(

É triste vermos um animal desta forma e não conseguir-mos fazer nada, não temos meios, ajuda, é revoltante, parece que vivemos num pais de 3º mundo, temos uma sociedade cada vez mais virada para o consumismo e em que se esquecem os valores humanos :(
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta mar 13, 2015 11:50 am

bom dia
não existem armadilhas para cães? por exemplo por a comidita lá dentro..

de onde é?
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta mar 13, 2015 2:40 pm

Vandocasmm Escreveu:bom dia
não existem armadilhas para cães? por exemplo por a comidita lá dentro..

de onde é?

de Alenquer, vi uma armadilha no OLX que me parecia boa, mas 175€ está fora de questão :( tenho 1 mas é de gatos, mas se ela for como a gata que tenho na rua, dificilmente se deixa apanhar, há anos que tento apanhá-la e nada, e também com a ajuda da Animais de Rua...

A armadilha seria o ideal, até porque tem de ser levada para o vet e não é uma menina fácil. Hoje já a vi, voltou ao mesmo local, confesso que depois da tentativa falhada de ontem, ela sumisse dali...
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta mar 13, 2015 2:48 pm

Foi pena não a terem apanhado ontem, não acredito que ela mordesse, mas se há esse risco, um cobertor resolveria a questão.

Há armadilhas para cães, sim, mas não sei quem as tenha, e comprar uma só para essa não me parece que se justifique. Mas há sempre o recurso de a revender no OLX.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta mar 13, 2015 3:10 pm

A menina ontem à noite, não dá para ver a magreza dela, principalmente na parte traseira, no fundo toda ela, só tem mesmo barriguinha, hoje manhã cozi arroz, meti um pouco de planta e juntei uma lata de salsichas, sei que não é o mais indicado, mas era para ver se comia melhor, já que não toca na ração...



Imagem[/img]

Esta já é de hoje manhã, da minha varanda foi o melhor que consegui...

Imagem[/img]
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta mar 13, 2015 3:17 pm

tem que ter paciência... veja se alguma associação empresta armadilhas.

sou de longe, pois senão tentava ajudar.
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta mar 13, 2015 3:18 pm

Floripes3 Escreveu:Foi pena não a terem apanhado ontem, não acredito que ela mordesse, mas se há esse risco, um cobertor resolveria a questão.

Há armadilhas para cães, sim, mas não sei quem as tenha, e comprar uma só para essa não me parece que se justifique. Mas há sempre o recurso de a revender no OLX.
Morde, morde, ela para além de rosnar até levantava as beiças, mostrava mesmo os dentes e babava-se. Hoje parece que vai haver nova tentativa, o nosso amigo é por cães como eu sou por gatos, e não pode ver um animal a sofrer, e não se importa nada de levar uma dentada, eu é que tenho receio de alguma doença que ela possa ter e que possa de alguma forma prejudicá-lo.
colette
Membro Veterano
Mensagens: 3639
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta mar 13, 2015 6:20 pm

Alexpat, vou-lhe enviar mensagem privada com um contacto que a pode ajudar. Foi a pessoa que conseguiu, ao fim de muito trabalho e muitas horas, apanhar a cadelinha que está com a Floripes. Se o seu amigo ou conhecido não conseguir, tente este senhor.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Responder

Voltar para “Cães”