sera culpa do criador?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pmeska
Mensagens: 8
Registado: sexta mar 13, 2015 10:23 am

sexta mar 13, 2015 10:33 am

bom dia antes de mais, sou novo aqui no forum, porque ando a procura de informações e disseram-me que aqui encontrava bastante gente boa e disposta ajudar os outros em diversas situações!

neste caso precisava de orientação, ajuda, opnioes, conselhos...

tenho uma sharpei com 4 meses, e ontem foi-lhe diagnosticado sarna demodecica generalizada, ora bem começou logo com tratamento, a vet meteu-lhe uma pipeta no lombo e tambemv ai fazer um tratamento com um liquido que se lhe vai meter nas falhas a ponta de eliminar os acaros que estao a provocar isso( claro que ela disse isto tudo por outras palavras, so que eu com o stress que ando nem me lembro de metade das coisas que ela disse). ela deu-me um relatorio das coisas caso quisesse avisar o criador, ora bem, aqui preciso de ajuda? sera que o criador sabia que a mae ou pai ou os pais da mae tinham ou tiveram sarna? sera que ele agiu de má fé?! tivesse agido ou nao, o que posso fazer para confronta-lo, pk se a minha sharpei veio assim, os outros filhotes tambem foram e futuros filhotes podem vir e ele vende os animais assim, e nao sao eles tao baratos, e logo ele que tinha tudo pra ser bom criador, afixo, tudo registado, belas instalações....

mas o que é certo é que a cadela desde que chegou as nossas maos, ja se vinha a coçar muito, comecou a ter alguns sintomas dos quais eu falava com o criador e ele dava sempre desculpas do tipo, era normal, que podia ter passado por uma erva, que podia ter sido a brincar e raspar em algum lado, e dp quando lhe encontrei a primeira falha falei com ele e ele disse-me que era normal pra acreditar nele que era da primavera e muda de pelo e por ser bebe...enfim....achei sempre aquilo muito estranho.... o que acha que devia fazer? ele devia responsabilizar-se pelas consequencias? devia obriga-lo a pagar o tratamento ou devolver o dinheiro da cadela sei la... nao é por o dinheiro mas sim para responsabiliza-lo pra tal! tambem me informei que apesar de a mae ter transmitido a filha a sarna, que ela so manifestava por baixa imunidade e isso podia ser varios factores inclusive, vacinas muito cedo, subcarga de vacinas, so pra ter uma ideia, ela nos primeiros dois meses, ou no primeiro mes e meio, levou duas vacinas como se fossem 4! ou seja, levou dois reforcos na mesma vacina! isso é normal? e dp claro ja levou outra no meu veterinario....

podem-me ajudar?
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

sexta mar 13, 2015 10:54 am

Bom dia.

Na minha opinião, esse problema da sarna deve vir dos 'pais' e muito possivelmente, do sítio onde faz a criação, não estar em boas condições de higiene.

Quanto ao caso, do vendedor, sinceramente está no seu direito ( até porque deve ter gasto bem, pelo cachorro), de falar com ele e chegar a uma conclusão e que não prejudique os dois lados, pois a falar é que nos entendemos.

O caso das vacinas, também não acho muito normal estar a levar com tanto reforço. Mas é preferível falar com o veterinário e mostrar a caderneta das vacinas.

Cumpts
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

sexta mar 13, 2015 12:26 pm

Boas,

Respondendo directamente á sua pergunta.. Pode ser como pode não ser culpa do criador, mas se é responsabilidade dele? Sim.

A sarna demodecica é uma doença chata, mas chata tanto para o dono que não tem culpa de nada como para o criador que não tem tarefa fácil. Isto claro estando a falar de pessoas sérias e que não estão a usar para criação cadelas/cães que já tiveram o problema.

O problema é que a sarna demodecica pode estar presente num animal mas nunca se manifestar, e passar esse problema para a ninhada, sendo dificil para o criador chegar lá "até acontecer". Desconheco se haverá algum tipo de teste para fazer um despiste da doença, mas mesmo assim normalmente dá-se prioridades a despistes de doenças graves tipicas da raça, como displasias da anca/cotovelo, sindrome de Wobbler, etc..

Agora, pode e deve falar com o criador que além de ficar informado que existe uma fonte de sarna num dos seus animais, poderá chegar a um acordo consigo de forma a que ninguém fique lesado com esta situação.

Tenha calma e tente levar as coisas a bem, pois apesar de uma doença chata, é tratável e em nada o seu canito vai voltar á plena forma. Por exemplo, uma das "cortesias" que o criador poderá fazer é pagar o tratamento da doença.

Quanto aos "vários" reforços de vacina só consigo explicar como por lapso/esquecimento/irresponsabilidade o vet ou o criador terem-se esquecido de dar o reforço na data apropriada e ter que repetir o processo novamente de vacinação.

Já agora a sarna é localizada ou generalizada?

Pedro
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta mar 13, 2015 1:13 pm

Sem conhecer mais pormenores vou falar no geral.
O Ácaro está sempre lá, em todos nós, em tudo. Manifesta-se quando as defesas falham ou estão em baixo, mesmo em cães domésticos, pode não ser tão dramático como um cão abandonado mas também morde.
No caso dos red noses não é bem um caso de se mas de quando acontecer pelo menos uma vez na vida.
Fale com o seu veterinário, peça-lhe para mandar um mail com as coisas todas e siga o tratamento até ao fim.
Teve muita sorte em conseguir identificar o Ácaro, pois ele é muito chato para aparecer em raspagens, enfia-se na pele quando a coisa não lhe agrada.
Pode tentar responsabilizar o criador, mas sinceramente acho um pouco demais responsabiliza-lo assim à partida por um bicho oportunista.
O foco pode nem estar no criador.
Viu os progenitores e outros cães dele? Algum apresentava alguma falha de pelo nas patas, à volta dos olhos ou em qualquer outro sítio?
O seu cão vinha com alguma falha de pelo à volta dos olhos?
O que achou das condições do canil?
Se o foco foi no criador pode responsabilizá-lo e avisá-lo.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta mar 13, 2015 2:56 pm

pmeska Escreveu:...tambem me informei que apesar de a mae ter transmitido a filha a sarna, que ela so manifestava por baixa imunidade e isso podia ser varios factores inclusive, vacinas muito cedo, subcarga de vacinas, so pra ter uma ideia, ela nos primeiros dois meses, ou no primeiro mes e meio, levou duas vacinas como se fossem 4! ou seja, levou dois reforcos na mesma vacina! isso é normal? e dp claro ja levou outra no meu veterinario....

podem-me ajudar?
Dar vacinas a um cão que já se encontra com o sistema imunitário em baixo não é lá muito de profissional... A menos que esteja a chamar vacina a uma injecção de qualquer coisa que não sabe o que é que pode ser de tratamento contra parasitas externos.

Quanto a conselhos e ajudas, está a ter as necessárias, eu não acrescentaria mais nada de útil.

Boa sorte.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
pmeska
Mensagens: 8
Registado: sexta mar 13, 2015 10:23 am

sexta mar 13, 2015 4:16 pm

muito obrigado, mesmo! obrigado por me ajudarem, darem conselhos e as vossas opiniões!

eu ainda não falei com o criador, mas vou falar sim, ele se quiser levar as coisas a bem (assim o espero) poderá ser bom pros dois, alias pra ele ainda melhor que no futuro poderá não voltar a ter problemas como este.

a sarna é generalizada! começou hoje a ficar com as pelagens vermelhas =/ ando assustado como é óbvio, mas tenho esperança e força pra dar volta a isto e a minha pequenina também :)

em relação ao ter sorte em descobrir o ácaro, sim é verdade, ate pk a veterinária disse o mesmo, e ainda bem que assim começa-se logo com o tratamento.
sim vi os progenitores dele, e não me aparentaram ter alguma coisa como falhas, sou sincero que não andei a "vasculhar" muito, mas a primeira vista não me pareceram ter. as condições do canil, não me pareceram más, tinham as crias separadas de outros cães, era ao ar livre, tinham aquilo limpinho, tudo com as suas divisões, mas pronto, ouve algumas coisas que não me agradaram, como os pequeninos ainda nem tinha dois meses e já comiam comida cozinha em casa, tanto é que quando fui buscar a minha kyba durante a viagem ela vomitou grelos (lol).

em relação as vacinas, o criador aconselhou-me a não dar mais vacinas, pk ela já ia com as vacinas todas, mas aconselhei-me com mais de veterinários, e eles todos me disseram pra dar mais uma vacina, pk era mt cedo pra dizer que o cão já estava "protegido" enfim, já nem sei em que acredite.

no domingo vem uma amiga minha que é doutora no hospital veterinário da universidade de Coimbra e ela diz que vai dar olhada na cadelinha e que vai levar amostras pro laboratório da universidade pra saber mais coisas sobre o estado da cadela...

Entretanto vou falar com o criador e dp exponho aqui o feedback dele.

mais uma vez obrigado a todos :)
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo mar 15, 2015 3:02 pm

Olá.

Como foi dito, culpa édiferente de responsabilidade. Vão ser de graça as analises no laboratorio ?
pmeska
Mensagens: 8
Registado: sexta mar 13, 2015 10:23 am

segunda mar 16, 2015 9:10 am

neste momento ja vao 33euros da primeira parte e 15euros das medicações... eu ja mandei mail ao criador na sexta, mas ele nao respondeu =/
pmeska
Mensagens: 8
Registado: sexta mar 13, 2015 10:23 am

terça mar 17, 2015 10:16 am

resposta do criador:

"ola boa tarde,

depois de falar com 3 vet diferentes e de me terem explicado que 90% dos caes temm essa sarna Demodecica ou Dermodicose mas num pode proliferera e mostrar-se e na maioria dos casos não.
È provocado por um acaro existentes nas cadelas com o cio e lactantes pois estao com o sistem imunológico baixo e os niveis baixos sanguineos que produzem celulas para combater esse a proliferação e o crecimento do acaro.
tudo bem, entendi e nunca demos fé de nada e pode ver os nossos caes todos.
Esse ácaro ocorre em caes bebescom sistema ou sem sistema imunologico nenhum mas contrariamente ao que lhe disseram NÂO È HEREDITARIO..
passa sim da zona da face das mães aos bebes e pode ou nao se propagar e aparecer dependendo do sistema de cada filhote e das variações que pode ter.
criamos por gostar e nao para vender.

não estamos aqui para lutar mas sim para ajudar.
esse ácaro segundo compreendi é alojado nos folicolos dos pelos e apenas tratado exteriormente com banhos e no pior dos casos com pastilhas, apenas ocorre e aparece em cães bebes e nunca em adultos, mudanças de zonas, alterações de estado de stress e mais condicionantes mas na boa.

vou falar com o meu vet e ver o que ele aconselha.

mas segundo me falou apenas shampoo em banhos é top mas com umas pastilhas ajudar sistema imunotologico pra complemento e claro boa alimentação mas isso sei que tem.
outra condicionante que me falou foi mudança alimentação que davamos e sistema da Kyba mudou mas na boa.

obrigado pela atenção."
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça mar 17, 2015 11:46 am

Tem aqui um excelente artigo sobre o Demodex. Leia-o com atenção e ficará bem informado sobre o assunto.

http://www.blog.bichointegral.com.br/20 ... agora.html

De resto, a resposta do criador indica que também andou a ler umas coisas...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça mar 17, 2015 11:50 am

Também posso informar que nós próprios somos portadores vitalícios de Demodex.

E que é sobretudo em idades mais avançadas, quando o nosso sistema imunitário decai, que podemos vir a sofrer desse tipo de sarna.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”