Otite e aplicação de tratamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

sexta abr 03, 2015 2:02 pm

Boa tarde,

O meu cão está com uma otite no ouvido esquerdo. Já fomos á veterinária e está medicado. Segundo a veterinária todos os medicamentos para tratamento de otite são aplicados localmente. É aqui que começa o meu problema: tem sido uma barraca cada vez que é hora de aplicar o tratamento. As primeiras aplicações ainda deixou mas agora nem nos conseguimos aproximar dele com o frasco do medicamento na mão pois ele foge logo :( . Se não tiver nada na mão consigo até espreitar para dentro do ouvido e mexer mas assim que ele topa o frasco fica louco. Não é fácil esconder o frasco mesmo porque até me parece que ele já lhe sente o cheiro. Não estamos a conseguir fazer o tratamento como deve ser pois temos que o segurar para conseguir introduzir o aplicador e assim que o vamos fazer ele começa a movimentar a cabeça como um louco, ao ponto que ficamos com medo de lhe magoar o ouvido. Ele até pode estar calmo mas assim que percebe o que vamos fazer fica louco. Hoje já me mostrou os dentes e embora tenha confiança de que não me vai morder prefiro não arriscar. Sei que lhe deve doer o ouvido e ao fim de 4 dias de tratamento continua a abanar imenso a cabeça e a coçar a orelha. Temos usado todas as artimanhas possíveis e imaginárias (não me orgulho disto mas só assim conseguimos fazer o tratamento), desde aplicar o tratamento durante o passeio enquanto ele está distraído com as coisas que o rodeiam, biscoitos, brinquedos etc. O problema é que esta coisas funcionam uma vez e pronto... á segunda já não cai. Amanhã de manhã vou com ele outra vez á veterinária, lembrei-me entretanto como logo á noite tenho que fazer outra aplicação, de colocar aqui a situação no forúm e ver se consigo obter ajuda de alguém que já tenha passado por isto e que tenha alguma dica. Não queremos tentar á força pois ele já anda muito desconfiado de nós, cada vez que me aproximo dele olha logo para as minhas mãos, e tenho receio de perca a confiança em nós. Estou a ficar desesperada pois sem tratamento não vai haver melhora... Toda a ajuda é bem vinda.
Obrigada
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta abr 03, 2015 2:16 pm

Gostava mesmo de ajudar mas não sei o que dizer. :(

Talvez colocarem um açaime?
clourinho
Membro

sexta abr 03, 2015 2:59 pm

WaterMonitor Escreveu:Gostava mesmo de ajudar mas não sei o que dizer. :(

Talvez colocarem um açaime?
Olá WaterMonitor,

Creio que o açaime unicamente vá resolver a parte do conseguirmos não levar uma dentada :? O principal problema nem sequer é esse, pois não acredito que nos vá morder. O problema é mesmo o não permitir que insiramos o aplicador no ouvido. Como começa a pular e a contorcer-se para nos fugir se nessa altura tivermos o aplicador no ouvido podemos magoá-lo. A parte curiosa é que se eu lá for agora e não levar o medicamento na mão ele deixa mexer no ouvido e deixa ver como está, o que não é suficiente pois não é assim que vai melhorar :?

De qualquer forma obrigada pela ideia WaterMonitor, desejo-lhe uma Boa Páscoa.
Makayla
Membro Júnior
Registado: terça fev 17, 2015 1:13 pm

sexta abr 03, 2015 4:45 pm

Boa tarde eu tenho uma Pastora Alemã que tem otite cronica.

Percebo perfeitamente a situação que está a passar, com minha Nalla ao inicio era um terror para conseguirmos fazer as aplicações e as devidas limpezas diárias, esta chegava ao ponto de se esconder debaixo da cama mal via o algodão e o remédio.

Em relação ao facto de ele puder morder pode sempre realmente utilizar um açaime caso seja necessário, mas habitue ele ao açaime para ele não associar o açaime a algo negativo (tratamento)

Inicialmente comigo eu precisava de ajuda de mais uma pessoa para puder fazer o tratamento em ambos os ouvido, com o passar do tempo, ela habituou-se e já é um misto de lhe saber bem com um não quer limpar.

Eles realmente têm muitas dores quando se trata a outites, mesmo você tendo que ser um pouco mais bruta, não á mal nenhum, afinal não nos pudemos sentar diante deles e explicar que é para o bem deles (seria bom que fosse assim)

Tem de ter muita paciência nesta altura, porque de certa forma são como crianças fazem birras para não tomar medicamentos.

Com a minha começou em esconder-se debaixo da cama, passado um tempo desta rotina de limpezas passou a deixar-me limpar normalmente, mas quando a outite.

As melhoras para seu patudo
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

sexta abr 03, 2015 5:45 pm

Eu faço o seguinte quando aplico uma solução para limpar os ouvidos do meu cachorro.

Sento me no chão a brincar com ele, passado uns largos minutos e com o cão no ''ponto'' alguém com um biscoito numa mão e na outra o frasco (esta está atras das costas) passa atras de mim e da-me o biscoito e deixa o frasco atras de mim.

E enquanto mantenho o biscoito na mão fechada, com a outra levanto a orelha, e rapidamente deito o produto.

Isto para uma orelha.....para a outra, só no próximo dia....

Agora se tiver que colocar o medicamento em quantidade especifica, será muito mais complicado.....

Cumps, Lesly
WaterMonitor
Membro Veterano

sexta abr 03, 2015 6:30 pm

Boa Páscoa para vocês também.

A ideia do açaime era precisamente para não serem mordidos.

O resto parece-me simples (saliento sempre que sou bruta que se farta e os meus cães idem), agarram no cão e seguram-lhe a cabeça. É melhor serem duas pessoas, uma segura firme e a outra põe.

Se ele é rebelde e vocês não conseguem conter a força, põem o produto à mão mas escondido e deitam-no como se faz no vet: de lado e uma pessoa segura as patas, a da frente e a de trás, que ficam por baixo dele, ou seja,junto ao chão. Não segurem as patas que ficam por cima porque ele arranja tracção e levanta-se.

Isto faz-se com firmeza e ele não consegue levantar-se. A outra pessoa aplica o produto. Se ele tenta morder, façam com açaime.

Isto falar é fácil mas se calhar era melhor verem no vet como é que eles deitam na marquesa. Os meus cães não precisam, mas quando é cães de pessoal amigo, calha-me sempre a parte de segurar :lol: :lol: :lol:
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta abr 03, 2015 8:11 pm

Não é necessário introduzir o aplicador dentro da orelha.... O próprio produto acaba por escorrer... :? :? :? :? :? :? :? :? :?
clourinho
Membro

sábado abr 04, 2015 5:21 pm

Olá a todos e obrigada por partilharem a vossa experiência. Realmente tem estado a ser do melhor, duas vezes por dia temos que lhe fazer uma "pega". Descobri que o mais fácil é fazê-lo quando o endiabrado está ensonado. Começo com umas festinhas e quando vejo que ele está a adormecer tuca, ele abre os olhos e nem sabe o que aconteceu :D. Até que funcione.... De manhã para fazer a limpeza é que tem sido mais complicado e temos mesmo que recorrer á força, o que não é fácil pois são 40 kgs de cão a contorcer-se, embora sejamos dois andamos todos espatifados com os safanões :oops: . Bem, por incrível que pareça o ouvido está com melhor aspeto e se continuar assim na terça já deixa de fazer o tratamento Yupiiiii.

A veterinária explicou-me que tinha que introduzir o aplicador no ouvido, daí a nossa tentativa de o fazer o melhor possível. Acredito que se não colocar o aplicador corretamente o liquido escorra para o interior do ouvido tal como o Surprisedog menciona mas outro tanto saí para fora.

Boa Páscoa a todos.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado abr 04, 2015 6:08 pm

Tem que introduzir o aplicador no ouvido claro!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado abr 04, 2015 7:47 pm

estou com esse problema mas com uma gata. para mais, o medicamento, um frasco inteiro, não resultou. vai ter de fazer análises. até lá, tenho de limpar os ouvidos. só de ver a cotonete, mia. é um filme. já fiquei com um dedo todo negro e inchado de uma dentada
clourinho
Membro

sábado abr 04, 2015 8:41 pm

anja-azul Escreveu:estou com esse problema mas com uma gata. para mais, o medicamento, um frasco inteiro, não resultou. vai ter de fazer análises. até lá, tenho de limpar os ouvidos. só de ver a cotonete, mia. é um filme. já fiquei com um dedo todo negro e inchado de uma dentada
O meu já nem precisa de ver o algodão ou o frasco, acho que já cheira a minha intenção á légua. Para evitar maiores dramas tenho andado com o frasco do medicamento o bolso do casaco, agora é esperar que ele esteja no relax e lá vou eu... Sei que não é a melhor forma, mas assim evito um pico de stress a esta hora (já chega o da manhã quando temos que limpar com o spray e algodão). Percebo perfeitamente o que quer dizer com filme, pois por aqui é a mesma coisa, cada vez que a hora se aproxima começo a ficar com um nó no estomago só de pensar na cena. Dentada ainda não levámos, só ainda lhe vimos os dentes, já que faz questão de nos sorrir cada vez que o estamos a agarrar para limpar o ouvido, mas desde cair a levar patadas na cara já houve de tudo :(
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

domingo abr 05, 2015 10:16 am

clourinho Escreveu:
A veterinária explicou-me que tinha que introduzir o aplicador no ouvido, daí a nossa tentativa de o fazer o melhor possível. Acredito que se não colocar o aplicador corretamente o liquido escorra para o interior do ouvido tal como o Surprisedog menciona mas outro tanto saí para fora.

Boa Páscoa a todos.

Apenas escrevi, porque, infelizmente, também já tive um problema semelhante, mas que não foi nada difícil de resolver, nem tive quaisquer dos problemas que menciona.... :? :? :?

Não sei qual é o produto que usa, nem sei o que significa ao certo "introduzir o tubo dentro do ouvido"... Eu apenas encostava ligeiramente e introduzia o número de gotas recomendado.... Sem qualquer stress! :? :? :?

Nunca teve uma otite, ou os seus filhos nunca tiveram? Faz-se da MESMA FORMA! Não se mete o tubo nem o frasco dentro do ouvido.... Metem-se as gotas!
O minha intenção é apenas ajudar. As melhoras....
:? :? :?
clourinho
Membro

domingo abr 05, 2015 4:06 pm

surprisedog Escreveu:
clourinho Escreveu:

Boa Páscoa a todos.

Apenas escrevi, porque, infelizmente, também já tive um problema semelhante, mas que não foi nada difícil de resolver, nem tive quaisquer dos problemas que menciona.... :? :? :?

Não sei qual é o produto que usa, nem sei o que significa ao certo "introduzir o tubo dentro do ouvido"... Eu apenas encostava ligeiramente e introduzia o número de gotas recomendado.... Sem qualquer stress! :? :? :?

Nunca teve uma otite, ou os seus filhos nunca tiveram? Faz-se da MESMA FORMA! Não se mete o tubo nem o frasco dentro do ouvido.... Metem-se as gotas!
O minha intenção é apenas ajudar. As melhoras....
:? :? :?
Olá Surprisedog, Boa tarde,

O produto é o Easotic da Virbac. Peço descupa não me expressei corretamente, o que pretendia dizer é que temos que introduzir a ponteira do aplicador no ouvido e fazer pressão para que a gota saía.

Tem muita sorte em conseguir fazê-lo sem stresses, parabéns por ter conseguido ensinar o seu cão dessa forma, infelizmente o meu não teve a mesma sorte... e a verdade é que é um stress cada vez que temos que fazer ou limpeza ou tratamento nos ouvidos.

Por acaso aqui em casa felizmente nunca ninguém tinha tido otites, nunca tinha tido que aplicar gotas nem nos ouvidos dos meus filhos ou nos meus.

Hoje já está um pouco melhor, já não sacode tanto a cabeça e também o ouvido tem melhor aspeto, vamos voltar á veterinária na terça feira para ver se já está ok.

Obrigada pela ajuda. Boa Páscoa.
WaterMonitor
Membro Veterano

domingo abr 05, 2015 4:11 pm

Anja com gatos é todo um outro filme. E sim a dentada acontece com grande facilidade. :lol: :lol: :lol:
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

domingo abr 05, 2015 7:17 pm

:o Realmente deve ser complicado...nem imagino. O meu Sam também tem otite crónica, já chegou a ter otites nas duas orelhas ao mesmo tempo, mas devo ter imensa sorte, porque ele adora que lhe limpe as orelhas, é só ver-me com os "utensílios" na mão e põe-se logo a jeito para a limpeza :D , senta-se ou deita-se exatamente do lado que é necessário. No que toca aos gatos, também já tive o Lúcio com otite, não gosta, mas também não faz grande fita, fica a espera que eu acabe, e depois foge :D . Nos labradores é comum as otites, o que a veterinária me aconselhou foi a limpar com mais frequência, felizmente já há uns tempos que o Sam não tem tido...mas também basta vê-lo a coçar a orelha e vou logo verificar e limpar.
Responder

Voltar para “Cães”