Treinos de cães - Novamente !!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jan 04, 2004 10:06 pm

:| Olá a todos

Não vou abrir nenhuma sondagem, vou só pôr uma questão e ver se alguém é capaz de me responder.

Como alguns sabem moro em Santarém e aqui perto, a cerca de 35 km há uma escola de treino de cães.

Falam em agility e como eu gostaria que a minha cadela praticasse, liguei para lá. Fiquei a saber que em 1º. lugar teria que fazer um curso de obediência durante 2 mêses e só depois a agility. Até aí não ponho questões, só que durante os 2 mêses ela teria que ficar interna e só vinha a casa ao fim de semana, como eu disse que isso era impraticável porque eu trabalho e não poderia ir aos treinos, foi-me dito que não faria mal, eu podia ir só ao sábado de manhã, treinava um bocado, trazia-a para casa e voltava a levá-la na 2ª. Feira.

Estão a ver, tipo colégio interno :lol: :lol: :lol:

Quando eu duvidei da viabilidade, foi-me dito que era mesmo assim, o método inglês e que os resultados que se obtêm normalmente em 6 mêses eles conseguem em 2.

Além do stress que isso iria provocar no animal que não está habituado a estar 1 único dia sem os donos, estou já a prever o stress que a situação iria provocar cá em casa.
Acho que esta casa sem Hanna não era casa.

Claro que o colégio interno custaria alguns €€€€€, bastantes, acho que para uma criança não é tanto ;)

Agora a vossa opinião, já ouviram falar deste método? Será credível?, será benéfico para o animal?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
jpfl
Membro
Registado: quarta fev 19, 2003 10:14 pm

domingo jan 04, 2004 10:23 pm

kitten Escreveu: |
...durante os 2 mêses ela teria que ficar interna e só vinha a casa ao fim de semana, como eu disse que isso era impraticável porque eu trabalho e não poderia ir aos treinos, foi-me dito que não faria mal, eu podia ir só ao sábado de manhã, treinava um bocado, trazia-a para casa e voltava a levá-la na 2ª. Feira.

Estão a ver, tipo colégio interno lol lol lol

Quando eu duvidei da viabilidade, foi-me dito que era mesmo assim, o método inglês e que os resultados que se obtêm normalmente em 6 mêses eles conseguem em 2.

Não sei qual a escola, mas julgo ter ligado para a mesma em finais de novembro, pois a conversa era exactamente a mesma. Também desconfiei desse método, pois a minha reacção/tratamento com o cão não seria a mesma que o treinador teria e assim el não me teria a mesma obdiência que ao treinador. O que considero importante é estar uma pessoa com conhecimentos a dar-me feed-backs enquanto eu treino o cão.

Claro que o colégio interno custaria alguns €€€€€, bastantes, acho que para uma criança não é tanto ;)

também achei que o internato era caro.

[/b]
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

domingo jan 04, 2004 10:26 pm

ola a todos,

sou da opiniao que, ainda que seja para um melhor treino do caqo, o mesmo n se deve separar do dono.... eu seria incapaz!

ps- resposta n cientifica, eh mera opiniao...
;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 04, 2004 10:44 pm

Qual a vantagem de treino sem o dono ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo jan 04, 2004 11:56 pm

Epa não se metam nisso...

As únicas escolas de confiança são as filiadas no cpc. Um treino tem de ser sempre com o dono!!! SEMPRE!!! E qualquer cão pode praticar agility, desde que siga o dono...
kitten
Membro Veterano

segunda jan 05, 2004 4:00 pm

Pois, isso achava eu, que qualquer cão desde que seguisse o dono, o que é o caso poderia praticar agility, só que aqui dizem que não.

1º. Treino de obediência
2º. Agility

Eu que sou completamente dependente da minha cadela não estou a ver-me a ir pô-la ao "colégio" à 2ª. e ir buscá-la ao sábado.

Vasco, a questão de qual a vantagem do treino sem o dono levantei eu, mas a pessoa do outro lado só me respondia que era assim o método inglês, mas como até é relativamente perto um destes dias vou passar por lá só por curiosidade.

Enfim, modernices ... :o :o :o
Madalena Marques
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jan 05, 2004 4:08 pm

Olá

Em relação à sua questão não posso ajudar por falta de conhecimentos, mas se tivesse um cão ele tinha de ser treinado comigo não sózinho.
Mas resolvi intervir pois tenho de lhe dizer que tem uma cadela lindissima, não conhecia a raça, adorei. A sua gata é muito parecida com a minha Amélia ;)

Beijokas
kathleen
kitten
Membro Veterano

segunda jan 05, 2004 4:15 pm

8) 8)
Oh pra mim a babar-me ;) ;) ;)

São realmente muito bonitas as minhas meninas, não são?

A minha tina é muito parecida com a amélia, tartaruga azul, só que a minha é mais velha.

Claro que está fora de questão ela sair de casa, vou-a treinando como sei, ela até bastante obediente, muito inteligente e aprende tudo à 1ª.
e fica por aí.

Parabéns pela sua menina é muito bonita
Madalena Marques
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jan 05, 2004 4:31 pm

Esse tema do "internato" +e bastante comum e vale a pena dizer duas ou três coisas sobre ele:

1. A vantagem de a cadela estar em permanência na escola é que pode ser treinada muito mais intensivamente. A obediência deve começar com pequenos treinos de 5 minutos, várias vezes ao dia, o que com a sua presença não seria viável para si. Além disso, se é uma obediência vocacionada para o agility, o adestrador deve procurar velocidade na resposta aos comandos, o que, se é inexperiente na matéria, será pràticamente impossível de conseguir. Por outro lado, se você estivesse presente e a cadela fosse treinada por outra pessoa, seria muito mais difícil para esta conseguir a atenção da cadela, pelo que a sua presença "atrasaria" o treino.

2. As desvantagens são algumas e vale a pena considerá-las a fundo antes de decidir:
- se a cadela está muito apegada a si, como parece, poderia não superar a fase de adaptação à escola. Todos os cães desenvolvem um conjunto de comportamentos em ambientes estranhos, designados por Sindrome Geral de Adaptação", guja intensidade e duração variam com cada indivíduo e normalmente é ulktrapassado ao fim de 1 ou 2 semanas. Se a sua cadela é muito sensível, poderá ser um bocado traumático para ela ultrapassar esta fase, sobretrudo se o adestrador fôr daqueles que usam para todos os cães um mesmo tipo de estratégia;
- pode dar-se o caso (não conheço a escola, atenção) de o treino ser feito recorrendo a pressão exagerada com o fim de obter resultados mais rápidos, pois quanto mais rápido fôr concluído o treino, mais cedo você o paga;
- este tipo de treino é substancialmente mais caro do que se você acompanhasse o cão âs lições, e sobretudo implica, quando o cão estiver "pronto", que o adestrador faça a transição para si, de modo a passar você a guiar a cadela.

De modo que, no seu caso, eu só "internaria" a cadela se tivesse ANSOLUTA confiança no adestrador e a sensibilidade do animal não fosse elevada. Outra solução implica correr riscos que, se calhar, não vale a pena correr.

Cumprimentos

José Carlos
isabelll
Registado: sexta mar 14, 2003 2:06 pm

segunda jan 05, 2004 5:46 pm

estou a pensar fazer um treino de obediencia com a minha cadela, numa escola no porto (caniclube). alguem que ja tenha feito este tipo de treino.....pode-me dizer se realmente valeu a pena? qt tempo foi preciso? tudo pelo que tenham passado-lol.
beijinhos e obrigago.

ps-atençao que este treino (nao é interno). vai ser uma ou 2 devzes por semana.
isabelll
Registado: sexta mar 14, 2003 2:06 pm

segunda jan 05, 2004 5:50 pm

estou a pensar fazer um treino de obediencia com a minha cadela, numa escola no porto (caniclube). alguem que ja tenha feito este tipo de treino.....pode-me dizer se realmente valeu a pena? qt tempo foi preciso? tudo pelo que tenham passado-lol.
beijinhos e obrigago.

ps-atençao que este treino (nao é interno). vai ser uma ou 2 devzes por semana.
kitten
Membro Veterano

segunda jan 05, 2004 7:22 pm

Pois é jcsousa, o problema é justamente esse, ela é muito pegada a mim e eu a ela, é muitissimo sensível, tem um ano veio para a minha mão com 2 mêses e nunca siu de pé de mim.

Confiança no treinador não tenho nem muita nem pouca, nem sequer o conheço, e o meu medo é exacatamente esse, é que ele trate todos os cães do mesmo modo, e a minha à força não faz rigorosamente nada.

Inclusivamente se estiver atrelada faz festas a toda a gente, salta e brinca com todos os animais, se estiver solta só dá a mão a mim ou ao dono e não deixa cão nenhum chegar perto dela.

Por isso, paciência, vai fazendo umas corridinhas comigo, eu atiro o brinquedo ela vai buscar, salta e brinca solta em sitios onde não há carros e é essencialmente feliz

Detestaria pensar que ao colocá-la num sitio desses era iria ficar infeliz. Por isso, o que não tem remédio, remediado está ;)
Madalena Marques
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jan 05, 2004 7:42 pm

Pois é... é um problema complicado e que só você pode resolver.

Volto a frisar que não conheço a escola e apenas falei em abstracto, pode até ser uma excelente escola, mas isso é que você tem que averiguar.

Por outro lado, se me permite a sugestão, é perfeitamente possível levar a cadela a fazer obediência básica 2 ou 3 vezes por semana, e continuar você em casa, devidamente aconselhada pelo adestrador. Se dará ou não para depois fazer agility é que não sei, porque desconheço em absoluto a modalidade. Mas passará a ter um animal "civilizado" com que pode sair para qualquer sítio e que obedece aos seus comandos... o que também é uma excelente forma de disfrutar com a sua amiga...

Se depois quiser fazer agility, desde que não queira ser campeã, pode perfeitamente fazê-lo. E quem sabe se não terá aí uma futura campeã?

Em minha opinião, muito pessoal, o treino de um cão deve ser encarado como fonte de alegria para o dono e para o bicho. Sair deste quadro é arranjar problemas.

Boa sorte

José Carlos
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jan 05, 2004 10:53 pm

a caniclube é uma boa escola de agility, mas desconheço a sua vertente de obediência. Mas isso é mesmo um curso ou são aulas normais? É que se é um curso tenha em atenção a duração, os conteúdos, etc...
ummlufi
Membro Júnior
Registado: sábado nov 08, 2003 6:07 pm

terça jan 06, 2004 3:55 am

Na minha experiência, tenho um Golden Retriever e após os 7 meses coloquei-o numa escola de treino. Contudo tentei encontrar uma que me permitisse estar sempre a ver o treino e estar com o cão.

São bastantes as escolas onde se deixa lá ficar o cão, e sabe-se lá o que lhe fazem ( agressões).

Na escola onde treino as aulas têm duração de uma hora e o treinador está com o cão cerca de 40 minutos e os restantes 20 somos nós que conduzimos o cão seguindo as instruções do treinador.

Desta forma o cão está sempre à nossa vista e habitua-se a ser também treinado por nós.

A escola onde o levo fica o no Porto ( www.amicao.com), contudo tenha a certeza que aí em Lisboa deve haver alguma com o mesmo método.

Na minha opinião pessoal, nunca deixaria um cão a treinar sem eu estar lá.

E já agora, tenho a dizer-lhe que vale bem a pena termos o nosso animal treinado, é bastante gratificante aquilo que ele depois consegue fazer
Responder

Voltar para “Cães”